Entrar

Plano de aula de Brasil Colônia: Revoltas Separatistas

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil Colônia: Revoltas Separatistas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Brasil Colônia: Revoltas Separatistas

Palavras ChaveRevoltas Separatistas, Brasil Colônia, Guerra Fria, Estados Unidos, União Soviética, Influência Geopolítica, História, 2º Ano Ensino Médio, Redes Sociais, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Instagram, YouTube, Escape Room Virtual, Aprendizado Interativo, Engajamento, Comunicação, Trabalho em Equipe
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Contas no Instagram, Contas no YouTube ou Instagram para realizar lives, Plataforma de Escape Room virtual (ex: escaperoom.com), Projetor e computador para auxiliar nas apresentações, Materiais para anotação (papel, caneta, ou dispositivos digitais), Recursos multimídia (imagens, vídeos, slides)
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.; EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa visa proporcionar uma visão clara dos objetivos específicos da aula, ajudando os alunos a entender o que se espera que eles aprendam e como isso se relaciona com o contexto mais amplo da Guerra Fria e das influências geopolíticas de EUA e URSS. Os objetivos estabelecidos orientarão o desenvolvimento das atividades práticas e discussões em sala de aula.

Objetivos principais:

1. Compreender a influência dos Estados Unidos e da União Soviética nas revoltas separatistas brasileiras durante a Guerra Fria.

2. Analisar as relações internacionais e políticas no contexto do Brasil Colônia sob a perspectiva da bipolaridade mundial da Guerra Fria.

Objetivos secundários:

  1. Identificar os principais líderes e movimentos envolvidos nas revoltas separatistas do Brasil Colônia.
  2. Comparar as estratégias utilizadas pelas potências mundiais para influenciar movimentos separatistas em diferentes regiões do mundo.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa visa introduzir os alunos ao tema da aula, conectando o conteúdo histórico ao contexto da Guerra Fria, que eles já estudaram previamente. A utilização de dispositivos móveis para buscar informações torna a atividade mais interativa e engajante, ao mesmo tempo que estimula a curiosidade e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos. O debate inicial, guiado pelas perguntas chave, permite que os alunos revisem e aprofundem seu entendimento sobre o tema antes de entrarem nas atividades práticas. 

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre as Revoltas Separatistas no Brasil Colônia e sua relação com a Guerra Fria, explique brevemente aos alunos que essas revoltas são um reflexo do contexto político e social da época, influenciado pelas tensões entre as duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética. Em seguida, instrua os alunos a utilizarem seus celulares para buscar um fato interessante sobre uma das revoltas separatistas no Brasil Colônia. Cada aluno deve compartilhar o fato encontrado com a turma. 類

Reflexões Iniciais

1. Como a Guerra Fria influenciou os movimentos separatistas no Brasil Colônia?

2. Quais foram as principais revoltas separatistas no Brasil Colônia e quem foram seus líderes?

3. De que maneira EUA e URSS buscavam influenciar as regiões sob suas zonas de atuação durante a Guerra Fria?

4. Existem paralelos entre as estratégias utilizadas durante a Guerra Fria e as revoltas separatistas no Brasil Colônia?

5. Quais eram os principais objetivos dos movimentos separatistas no Brasil Colônia?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

Esta etapa visa proporcionar uma experiência de aprendizagem prática e engajadora, onde os alunos possam aplicar seus conhecimentos sobre as Revoltas Separatistas do Brasil Colônia em contextos modernos e tecnológicos. Através das atividades propostas, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa, comunicação e colaboração, ao mesmo tempo que aprofundam sua compreensão dos eventos históricos estudados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - História no Instagram: Revoltas Separatistas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Conectar o conteúdo histórico à realidade cotidiana dos alunos através do uso de redes sociais, estimulando a criatividade e a capacidade de síntese.

- Descrição: Os alunos criarão uma série de Stories no Instagram para narrar uma das revoltas separatistas do Brasil Colônia. Eles deverão utilizar recursos como fotos, vídeos, enquetes e textos para contar a história de maneira criativa e didática.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher uma revolta separatista para trabalhar.

  • Os alunos irão pesquisar imagens, vídeos e informações adicionais sobre a revolta escolhida.

  • Utilizando suas contas no Instagram, os alunos criarão uma sequência de Stories abordando os principais eventos, personagens e consequências da revolta.

  • Os Stories devem ser interativos, incluindo enquetes e perguntas para engajar quem está assistindo.

  • Os alunos devem apresentar seus Stories para a turma, explicando suas escolhas de conteúdo e como os elementos multimídia ajudam a contar a história.

Atividade 2 - Influenciadores Históricos: Uma Live sobre Revoltas Separatistas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação em públicos digitais, utilizando tecnologia para explorar e compartilhar conhecimentos históricos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos assumirão o papel de influenciadores digitais especializados em história. Eles criarão e apresentarão uma 'live' no YouTube ou Instagram para discutir uma revolta separatista do Brasil Colônia, usando recursos interativos para engajar o público.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma revolta separatista para apresentar.

  • Os alunos devem preparar um roteiro para a live, incluindo tópicos como contexto histórico, principais líderes, eventos chave e consequências da revolta.

  • Incentive os alunos a usarem recursos multimídia, como slides, vídeos e imagens, durante a live.

  • Os alunos devem encontrar maneiras de interagir com o público durante a apresentação, como fazendo perguntas ou respondendo a comentários ao vivo.

  • Cada grupo apresentará sua live para a turma, simulando uma transmissão real.

Atividade 3 - Escape Room Virtual: Missão Revoltas Separatistas

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover o trabalho em equipe e o pensamento crítico através de uma atividade lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um 'Escape Room' virtual, onde deverão resolver enigmas e cumprir missões relacionadas às revoltas separatistas do Brasil Colônia para 'escapar' do ambiente virtual.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie ou utilize uma plataforma de Escape Room virtual (existem diversas disponíveis online, algumas gratuitas).

  • Configure o Escape Room com enigmas e missões baseados em eventos e personagens das revoltas separatistas.

  • Os alunos devem trabalhar em equipe para resolver os enigmas e avançar para o próximo nível.

  • O grupo que 'escapar' primeiro deve compartilhar sua estratégia e como conseguiram resolver os enigmas.

  • Finalize com uma discussão sobre as revoltas separatistas e como a atividade ajudou a entender melhor o tema.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é promover uma reflexão profunda sobre os aprendizados adquiridos através das atividades práticas e incentivar o desenvolvimento de habilidades de comunicação e crítica construtiva. A discussão em grupo permite que os alunos compartilhem suas descobertas e insights com os colegas, enquanto o feedback 360° promove o crescimento pessoal e o respeito mútuo.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, sugira que cada grupo compartilhe um resumo das principais descobertas e reflexões que tiveram durante a realização das atividades práticas. O professor pode utilizar o seguinte roteiro:

  1. Introdução: 'Vamos dedicar alguns minutos para compartilhar o que aprendemos com as atividades de hoje. Cada grupo poderá apresentar um breve resumo de suas principais descobertas e reflexões.'
  2. Apresentações dos Grupos: Permita que cada grupo fale por 3-4 minutos sobre suas atividades. Eles devem abordar os seguintes pontos:
    • Qual revolta separatista exploraram?
    • Quais foram os aspectos mais interessantes que descobriram?
    • Como a atividade (Stories no Instagram, Live ou Escape Room) ajudou a entender melhor o tema?
  3. Discussão Aberta: Após as apresentações, faça perguntas abertas para a turma, como 'O que mais surpreendeu vocês nas falas dos colegas?' e 'Como vocês acham que o contexto da Guerra Fria influenciou as revoltas no Brasil Colônia?'
  4. Conclusão: Encerre a discussão resumindo os principais pontos levantados e destacando a importância de entender como contextos globais influenciam eventos locais.

Reflexões

1. Como as revoltas separatistas do Brasil Colônia foram influenciadas pelo contexto global da Guerra Fria? 2. Quais paralelos vocês podem identificar entre as estratégias de influência dos EUA e URSS e as revoltas separatistas? 3. De que maneira a utilização de plataformas digitais (Instagram, YouTube, Escape Room) ajudou no entendimento dos eventos históricos?

Feedback 360°

Para realizar a etapa de feedback 360°, instrua os alunos a formarem pequenos círculos com seus grupos de atividade e cada aluno deve oferecer um feedback construtivo aos colegas. Explique que o feedback deve ser focado em aspectos positivos e sugestões de melhoria, sempre de forma respeitosa. Dê exemplos, como:

  • Aspectos Positivos: 'Gostei muito de como você explicou os eventos chave da revolta, foi muito claro e envolvente.'
  • Sugestões de Melhoria: 'Talvez na próxima vez você possa incluir mais referências visuais para tornar a apresentação ainda mais dinâmica.'
  • Regra de Respeito: Lembre os alunos de que o objetivo é ajudar uns aos outros a melhorar, não criticar de forma negativa.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: Esta etapa final visa reforçar os principais aprendizados da aula de uma maneira envolvente e memorável, conectando os conteúdos históricos com a realidade contemporânea dos alunos. A conclusão sintetiza as atividades práticas, destacando a importância do conhecimento adquirido para a compreensão do mundo atual. 

Resumo

 Resumo da Aula: Hoje, navegamos pelas ondas da história das Revoltas Separatistas no Brasil Colônia, tudo sob a lente das influências da Guerra Fria. Os alunos criaram Stories no Instagram, simularam lives como influenciadores históricos e participaram de um Escape Room virtual! Foi uma jornada empolgante, onde exploraram os contextos, líderes e consequências dessas revoltas enquanto vislumbravam a disputa de poder entre EUA e URSS. 

No Mundo

No Mundo: As tensões e estratégias que estudamos não se limitam ao passado. O mundo hoje ainda é moldado por influências políticas globais e locais. Compreender essas dinâmicas históricas ajuda a decifrar eventos atuais, onde potências mundiais continuam a influenciar regiões e movimentos sociais através de tecnologias modernas e plataformas digitais. 

Na Prática

Aplicações: Conhecer a história das revoltas separatistas e a influência da Guerra Fria permite aos alunos identificar padrões de poder e resistência. Isso se traduz no entendimento crítico de movimentos políticos e sociais contemporâneos, valorizando o papel da mídia e das redes sociais na disseminação de ideias e na formação de opiniões. ⚖️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies