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Plano de aula de Brasil Era Vargas: Estado Novo

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil Era Vargas: Estado Novo

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o contexto histórico e político do Estado Novo no Brasil, focando na figura de Getúlio Vargas como líder e a implementação de um regime autoritário.
  2. Analisar as principais características do Estado Novo, incluindo a centralização do poder, a repressão política e a censura à imprensa e à cultura.
  3. Discutir o impacto do Estado Novo na sociedade brasileira, com atenção especial para a industrialização, a urbanização e a criação de órgãos como o DIP e o DASP.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de pensamento crítico e análise histórica, permitindo aos alunos avaliar os eventos do Estado Novo de forma contextualizada e com uma perspectiva crítica.
  2. Estimular a participação ativa dos alunos na sala de aula através de discussões e atividades práticas, promovendo a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor inicia a aula revisando brevemente os conteúdos já estudados que são relevantes para o tópico atual. Isso pode incluir o período da República Velha, a crise de 1929 e a Revolução de 1930 que levou Getúlio Vargas ao poder. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor apresenta duas situações que servirão de base para a Introdução do tópico. A primeira pode ser: "Como a crise econômica mundial e a instabilidade política interna podem levar à ascensão de um regime autoritário?" A segunda pode ser: "Quais seriam os possíveis impactos na sociedade brasileira se o governo centralizasse o poder e restringisse a liberdade de imprensa e de expressão?" (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor explica a importância do estudo do Estado Novo, ressaltando como esse período marcou profundamente a história do Brasil, moldando suas estruturas políticas, sociais e econômicas até os dias atuais. O professor pode mencionar, por exemplo, a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que são instituições e leis que ainda têm grande impacto na sociedade brasileira. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do tópico: O professor, então, introduz o tema da aula: o Estado Novo no Brasil. Ele pode começar contando uma curiosidade, como, por exemplo, o fato de Getúlio Vargas ter sido o primeiro presidente do Brasil a viajar de avião oficialmente. Outra curiosidade pode ser a criação do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que era responsável por controlar a informação e a cultura no país. Essas curiosidades servem para despertar o interesse dos alunos e prepará-los para o estudo mais profundo do tópico. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "O Jogo do Poder" (10 - 15 minutos)

    • Dividir a turma em grupos de no máximo cinco integrantes. Cada grupo representará um segmento da sociedade brasileira durante o Estado Novo: militares, trabalhadores, empresários, intelectuais e a população em geral.
    • O professor distribuirá cartões com situações hipotéticas relacionadas a cada segmento (por exemplo, um cartão pode dizer: "O governo está incentivando a industrialização, mas para isso, muitas áreas rurais serão destruídas. Como seu segmento se sente sobre isso?").
    • Os grupos deverão debater a situação apresentada e chegar a um consenso sobre como seu segmento reagiria. Em seguida, eles apresentarão suas respostas para a classe.
    • Após as apresentações, o professor conduzirá uma discussão sobre como o Estado Novo lidou com esses diferentes segmentos da sociedade e quais foram as consequências dessas ações.
  2. Atividade "Censura e Propaganda" (10 - 15 minutos)

    • O professor dividirá a turma em grupos de até cinco integrantes. Cada grupo receberá uma notícia da época do Estado Novo, previamente selecionada pelo professor, que ilustra a censura e a propaganda do regime.
    • Os alunos deverão analisar a notícia, identificando os elementos de propaganda e censura presentes. Eles devem discutir em grupo o que a notícia está tentando transmitir e o que pode ter sido omitido ou distorcido. Eles também devem discutir como essa notícia poderia influenciar a opinião pública.
    • Após a discussão em grupo, cada grupo apresentará sua análise para a classe. O professor conduzirá uma discussão geral sobre a importância da liberdade de imprensa e expressão em uma sociedade democrática.
  3. Atividade "O Impacto do Estado Novo" (5 - 10 minutos)

    • O professor distribuirá uma folha de atividade com perguntas que incentivam os alunos a refletir sobre o impacto do Estado Novo na sociedade brasileira.
    • As perguntas podem incluir: "Quais foram as principais mudanças na sociedade brasileira durante o Estado Novo?"; "Quais foram as principais conquistas e perdas para os diferentes segmentos da sociedade?"; "Como essas mudanças ainda afetam o Brasil hoje?".
    • Os alunos terão alguns minutos para responder às perguntas individualmente. Em seguida, eles terão a oportunidade de compartilhar suas respostas com a classe. O professor deve incentivar a participação de todos e fornecer feedback construtivo.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo. Isso permite que os alunos compartilhem as soluções, conclusões ou descobertas que fizeram durante as atividades em grupo.
    • Cada grupo terá até três minutos para compartilhar suas respostas e conclusões com a classe. Durante esse tempo, o professor deve se certificar de que todos os alunos estejam prestando atenção e que as discussões sejam focadas e produtivas.
    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para cada grupo, incentivando-os a explicar seu raciocínio ou aprofundar suas análises.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • Após as discussões em grupo, o professor faz a conexão entre as atividades práticas e a teoria estudada. Ele pode destacar como as situações-problema e as atividades ajudaram a ilustrar e aprofundar o entendimento dos alunos sobre o Estado Novo no Brasil.
    • Por exemplo, o professor pode mencionar como a atividade "O Jogo do Poder" ajudou os alunos a entenderem as diferentes perspectivas e reações dos segmentos da sociedade brasileira durante o Estado Novo. Ou como a atividade "Censura e Propaganda" permitiu aos alunos experimentar a manipulação da informação e a restrição da liberdade de expressão, características do regime varguista.
    • O professor também pode perguntar aos alunos como eles acham que essas atividades se relacionam com a realidade atual do Brasil, incentivando-os a fazerem conexões e reflexões mais profundas.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Para finalizar a aula, o professor propõe que os alunos tenham um momento de reflexão individual. Ele faz algumas perguntas para orientar essa reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas e, se quiserem, podem compartilhar suas respostas com a classe. O professor deve encorajar a participação de todos e garantir um ambiente de respeito e escuta ativa.
    • Esta etapa de reflexão final é importante para consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reconheçam o que aprenderam e identifiquem quaisquer lacunas em seu entendimento que precisem ser preenchidas em aulas futuras.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor inicia a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos discutidos e aprendidos durante a aula. Ele pode relembrar a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, as características do regime do Estado Novo, as mudanças sociais e econômicas implementadas, e o impacto dessas mudanças na sociedade brasileira.
    • Ele também pode reforçar as habilidades que foram desenvolvidas, como o pensamento crítico, a análise histórica e a capacidade de compreender e avaliar diferentes perspectivas.
    • O professor pode, então, convidar os alunos a compartilhar suas opiniões ou pontos de vista sobre o tópico, incentivando a participação ativa e a troca de ideias.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (2 - 3 minutos)

    • Em seguida, o professor faz uma conexão clara entre a teoria estudada, as atividades práticas realizadas e as aplicações do conhecimento adquirido. Ele pode, por exemplo, discutir como a análise das notícias da época do Estado Novo se relaciona com a teoria da propaganda e da censura.
    • O professor também pode destacar como o entendimento do Estado Novo pode ajudar os alunos a compreender melhor o contexto político e social do Brasil atual, e a importância de valores como a democracia, a liberdade de expressão e os direitos humanos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o Estado Novo. Esses materiais podem incluir documentários, livros, artigos e sites confiáveis.
    • Ele também pode sugerir alguns tópicos de pesquisa ou leitura adicional, como a vida de Getúlio Vargas, a atuação do DIP e do DASP, ou a resposta da sociedade brasileira ao Estado Novo.
  4. Relevância do Assunto para o Dia a Dia (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor destaca a importância do assunto para o dia a dia dos alunos, explicando como o Estado Novo impactou a sociedade brasileira e moldou o país que conhecemos hoje.
    • Ele pode, por exemplo, mencionar a influência do Estado Novo na estrutura trabalhista do Brasil, na formação das cidades e na maneira como a imprensa e a cultura são controladas.
    • O professor também pode ressaltar a importância de entender o passado para compreender o presente e contribuir para um futuro mais justo e democrático.
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