Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender o contexto da Era Vargas: Os alunos devem ser capazes de descrever o cenário político e social do Brasil durante a Era Vargas, incluindo a crise de 1929, a Revolução de 1930 e a ditadura do Estado Novo. Eles devem entender como esses eventos moldaram o governo constitucional de Vargas.
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Analisar a Constituição de 1934: Os alunos devem adquirir conhecimento sobre a Constituição de 1934, seu conteúdo e suas principais características. Eles devem ser capazes de analisar como essa constituição refletiu as mudanças políticas e sociais que ocorreram durante a Era Vargas.
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Entender o papel de Getúlio Vargas na Era Vargas: Os alunos devem desenvolver um entendimento sólido do papel de Getúlio Vargas como líder durante a Era Vargas. Eles devem ser capazes de descrever suas políticas e ações, e como elas contribuíram para a formação do Brasil moderno.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdo: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos principais eventos que levaram à ascensão de Getúlio Vargas ao poder, como a crise de 1929 e a Revolução de 1930. Essa revisão deve enfatizar as mudanças políticas e sociais que esses eventos trouxeram para o Brasil. (3 - 4 minutos)
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Situações-problema: O professor pode então introduzir duas situações-problema que serão exploradas ao longo da aula. A primeira pode ser: "Como a Constituição de 1934 refletiu as mudanças políticas e sociais que ocorreram durante a Era Vargas?" A segunda pode ser: "Quais foram as principais políticas e ações de Getúlio Vargas durante a Era Vargas e como elas moldaram o Brasil moderno?" (2 - 3 minutos)
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Contextualização: O professor deve então contextualizar a importância do estudo da Era Vargas, explicando como o governo de Vargas teve um impacto duradouro no Brasil moderno. Ele pode mencionar a industrialização e a modernização do país durante esse período, bem como a criação de instituições políticas e sociais que ainda existem hoje. (2 - 3 minutos)
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Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre a Era Vargas. Por exemplo, ele pode mencionar como Vargas se apresentava como um "pai dos pobres" e um defensor dos trabalhadores, embora também tenha implementado políticas autoritárias. Outra curiosidade pode ser a influência do fascismo italiano e do nazismo alemão no Estado Novo. (3 - 4 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade 1: Simulação da Assembleia Constituinte de 1934 (10 - 12 minutos)
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Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo representará um partido político que participou da Assembleia Constituinte de 1934. Eles receberão um resumo das propostas desse partido para a nova Constituição e terão que debatê-las e escrever um trecho da Constituição de 1934.
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Passo a passo:
- O professor divide a turma em grupos, cada um representando um partido político da época.
- O professor distribui os resumos das propostas de cada partido.
- Os grupos debatem as propostas e escolhem as que consideram mais importantes.
- Os grupos escrevem um trecho da Constituição de 1934 baseado nas propostas escolhidas.
- Cada grupo apresenta seu trecho para a turma.
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Objetivo: Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos compreendam o processo de elaboração de uma Constituição e como as diferentes propostas refletem as ideologias dos partidos políticos. Além disso, eles terão a oportunidade de analisar e discutir as propostas da época, o que contribuirá para a compreensão do contexto político e social da Era Vargas.
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Atividade 2: Jogo de Tabuleiro "Getúlio Vargas e a Era Vargas" (10 - 12 minutos)
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Descrição: Neste jogo, os alunos irão percorrer um tabuleiro que representa os principais eventos e desafios do governo de Getúlio Vargas. Eles terão que responder a perguntas relacionadas a esses eventos e desafios para avançar no jogo.
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Passo a passo:
- O professor divide a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.
- Cada grupo recebe um jogo de tabuleiro e peças para mover no tabuleiro.
- Os grupos lançam um dado para determinar quantos espaços podem avançar.
- Quando um grupo cai em um espaço, eles devem responder corretamente a uma pergunta relacionada ao evento ou desafio representado pelo espaço para poder avançar.
- O primeiro grupo a chegar ao final do tabuleiro é o vencedor.
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Objetivo: O objetivo deste jogo é reforçar o conhecimento dos alunos sobre os principais eventos e desafios do governo de Getúlio Vargas, de uma forma divertida e interativa. Além disso, as perguntas do jogo irão estimular os alunos a analisar e refletir sobre esses eventos e desafios, contribuindo para uma compreensão mais profunda do período.
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Retorno (10 - 12 minutos)
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Discussão em Grupo (5 - 6 minutos)
- Descrição: Nesta etapa, o professor deve reunir os alunos para uma discussão em grupo. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar as conclusões de suas atividades e como elas se relacionam com as situações-problema apresentadas no início da aula.
- Passo a passo:
- O professor chama cada grupo para apresentar suas conclusões, começando pelo grupo que simboliza o partido político na Assembleia Constituinte de 1934.
- Enquanto os grupos apresentam, o professor deve fazer perguntas para estimular a reflexão e o debate.
- Após todas as apresentações, o professor deve resumir as principais ideias e fazer as conexões com a teoria apresentada na aula.
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Verificação de Aprendizado (3 - 4 minutos)
- Descrição: Nesta etapa, o professor deve realizar uma breve verificação de aprendizado para avaliar o quanto os alunos conseguiram compreender e reter do conteúdo da aula.
- Passo a passo:
- O professor faz perguntas direcionadas a cada grupo sobre as atividades realizadas.
- Os alunos têm um minuto para discutir entre si e formular uma resposta.
- O professor chama aleatoriamente um grupo para responder a pergunta e justificar sua resposta.
- O professor dá feedback imediato e esclarece qualquer dúvida que possa surgir.
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Conexão com a Prática (2 minutos)
- Descrição: Nesta etapa, o professor deve conectar o que foi aprendido na aula com a prática e o mundo real.
- Passo a passo:
- O professor explica como a simulação da Assembleia Constituinte de 1934 e o jogo de tabuleiro "Getúlio Vargas e a Era Vargas" são exemplos de como a história pode ser aprendida de forma ativa e envolvente.
- O professor também pode mencionar como o entendimento do contexto político e social da Era Vargas pode ajudar os alunos a compreender melhor o Brasil moderno e as questões políticas e sociais atuais.
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Reflexão Final (1 minuto)
- Descrição: Nesta etapa, o professor deve propor que os alunos reflitam durante um minuto sobre as seguintes perguntas: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
- Passo a passo:
- O professor faz as perguntas e pede aos alunos que reflitam silenciosamente por um minuto.
- Após um minuto, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma, se eles se sentirem confortáveis.
- O professor agradece a participação dos alunos e encerra a aula.
Conclusão (3 - 5 minutos)
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Resumo da Aula: O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os pontos principais que foram abordados durante a aula. Ele deve relembrar a importância do contexto da Era Vargas, a Constituição de 1934 e o papel de Getúlio Vargas. Isso ajudará a consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos. (1 - 2 minutos)
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Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Ele pode ressaltar como a simulação da Assembleia Constituinte de 1934 permitiu aos alunos vivenciar o processo de elaboração de uma Constituição. Além disso, ele pode mencionar como o jogo de tabuleiro ajudou a aplicar o conhecimento adquirido de uma maneira divertida e envolvente. (1 minuto)
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Sugestões de Materiais Extras: O professor pode então sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a Era Vargas. Isso pode incluir livros, documentários, sites e artigos. Por exemplo, ele pode sugerir o livro "Getúlio Vargas: O Poder e o Sorriso" de Lira Neto, ou o documentário "Getúlio" de João Jardim. Esses materiais ajudarão os alunos a explorar mais a fundo os temas discutidos na aula. (1 minuto)
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Relevância do Tópico para o Dia a Dia: Por fim, o professor deve explicar brevemente como o tópico da aula é relevante para o dia a dia dos alunos. Ele pode mencionar como o conhecimento sobre a Era Vargas pode ajudar os alunos a entender melhor a história do Brasil e as questões políticas e sociais atuais. Além disso, ele pode ressaltar como a habilidade de analisar e debater ideias, desenvolvida durante as atividades da aula, é uma habilidade valiosa para a vida. (1 minuto)