Objetivos (5 - 7 minutos)
- Compreender o contexto histórico e político do Brasil durante a Nova República, focando especialmente no governo de Fernando Collor.
- Analisar as principais características do governo de Fernando Collor, como a implementação do Plano Collor e o processo de impeachment.
- Discutir e refletir sobre as consequências desses eventos para o cenário político e econômico do Brasil até os dias de hoje.
Objetivos Secundários:
- Identificar as principais figuras políticas e econômicas do período, bem como suas influências no governo de Collor.
- Relacionar os eventos históricos do governo Collor com o contexto social e econômico brasileiro, promovendo uma análise crítica e contextualizada.
O professor deve apresentar esses Objetivos no início da aula, de forma a contextualizar os alunos sobre o que será abordado e quais são as expectativas de aprendizado.
Introdução (10 - 12 minutos)
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Relembrando conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando os principais acontecimentos da Nova República, focando especialmente no período imediatamente anterior ao governo de Fernando Collor. A ideia é situar os alunos no contexto político e econômico do país naquele momento, destacando a hiperinflação e a instabilidade econômica. (2 - 3 minutos)
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Apresentando situações-problema: O professor propõe duas situações para instigar o pensamento crítico dos alunos:
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Situação 1: "Imagine que você é um cidadão brasileiro vivendo no final dos anos 80 e início dos anos 90. Como você acha que a implementação do Plano Collor afetaria a sua vida e a do país como um todo?"
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Situação 2: "Suponha que você é um historiador estudando o período da Nova República. Qual a importância do governo Collor para a consolidação da democracia no Brasil e como ele influenciou os governos posteriores?" (3 - 4 minutos)
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Contextualizando a importância do assunto: O professor explica que o governo Collor foi um marco na história do Brasil, com profundas repercussões políticas e econômicas. Através do estudo deste período, os alunos poderão compreender melhor o cenário atual do país e desenvolver uma visão crítica sobre a política e a economia brasileira. (2 - 3 minutos)
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Introduzindo o tópico: Para chamar a atenção dos alunos, o professor compartilha algumas curiosidades e fatos interessantes sobre o governo Collor:
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Curiosidade 1: "Vocês sabiam que Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto após o regime militar, encerrando um período de 21 anos de ditadura no Brasil?"
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Curiosidade 2: "E que o impeachment de Collor, em 1992, foi o primeiro da história brasileira e o terceiro na história mundial a ter sucesso?" (3 - 4 minutos)
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Objetivos da Introdução: Ao final da Introdução, os alunos devem ter uma visão geral do tópico, entender a importância do governo Collor e estar motivados para aprofundar seu conhecimento sobre o assunto. (1 - 2 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Contexto Histórico e Político do Brasil na Nova República (5 - 7 minutos):
- O professor inicia esta etapa explicando o contexto político e econômico do Brasil na década de 1980, após o fim da ditadura militar, destacando a instabilidade econômica, a hiperinflação e a necessidade de reformas.
- Em seguida, o professor apresenta um panorama das eleições de 1989, que levaram Collor à presidência, destacando os principais candidatos e as promessas de campanha que levaram Collor a ser eleito.
- Por fim, o professor explora as primeiras ações de Collor como presidente, como a criação do Plano Collor e a abertura de investigações de corrupção, que marcaram o início de seu governo.
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O Governo de Fernando Collor (5 - 7 minutos):
- O professor detalha as principais ações e políticas implementadas por Collor durante seu mandato, como a abertura econômica, a privatização de empresas estatais, a redução da inflação e a criação do Cruzeiro Real.
- Em seguida, o professor discute os impactos dessas políticas na economia e na sociedade brasileira, destacando os efeitos positivos e negativos.
- O professor também explora as polêmicas e crises que marcaram o governo Collor, como as denúncias de corrupção, a crise política que levou ao seu impeachment e as manifestações populares que ocorreram durante este período.
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O Plano Collor e o Confisco da Poupança (5 - 7 minutos):
- O professor inicia esta etapa explicando o que foi o Plano Collor, detalhando suas principais características, como o congelamento de preços e a mudança monetária.
- Em seguida, o professor discute as consequências do Plano Collor para a economia e a sociedade brasileira, destacando o impacto do confisco da poupança e as reações populares a esta medida.
- O professor também explora as críticas e defesas ao Plano Collor, promovendo uma análise crítica do programa e de suas consequências.
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O Processo de Impeachment de Fernando Collor (5 - 7 minutos):
- O professor inicia esta etapa explicando as razões e os desdobramentos do processo de impeachment de Collor, destacando o papel do movimento estudantil, da mídia e da sociedade civil neste processo.
- Em seguida, o professor discute as consequências do impeachment para a democracia brasileira, destacando a importância deste evento na consolidação da democracia no Brasil.
- O professor também explora as críticas e defesas ao impeachment de Collor, promovendo uma análise crítica do processo e de suas consequências.
Ao final desta etapa, os alunos devem ter adquirido um conhecimento sólido sobre o governo Collor, suas políticas, os eventos que marcaram seu mandato e as consequências destes para o Brasil. O professor deve incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo o debate e a discussão sobre os temas abordados.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Relacionando a teoria com a prática (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em sala de aula para conectar a teoria apresentada com a realidade atual. Para isso, pode-se propor as seguintes atividades:
- Atividade 1: "Imaginem que vocês são economistas e políticos brasileiros discutindo a implementação de um novo plano econômico. Quais seriam os aprendizados do governo Collor que vocês considerariam? Como poderiam evitar os erros cometidos na época?"
- Atividade 2: "Pesquisem notícias recentes sobre a economia brasileira e discutam em grupos como o governo Collor influenciou a situação atual. Quais são os pontos positivos e negativos das políticas implementadas na época?"
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Refletindo sobre o aprendizado (2 - 3 minutos): O professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Para facilitar essa reflexão, pode-se fazer as seguintes perguntas:
- Pergunta 1: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
- Pergunta 2: "Quais questões ainda não foram respondidas? O que você gostaria de aprender mais sobre o governo Collor?"
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Feedback dos alunos (2 - 3 minutos): O professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito de forma anônima, por meio de bilhetes ou de um questionário online. Alguns questionamentos podem ser:
- Pergunta 1: "O que você achou mais interessante na aula de hoje?"
- Pergunta 2: "O que você gostaria que fosse abordado de forma mais aprofundada em aulas futuras?"
- Pergunta 3: "Você sentiu que a aula atingiu os Objetivos propostos? Por quê?"
Ao final desta etapa, os alunos devem ser capazes de conectar o conteúdo aprendido com a realidade, entender a importância do governo Collor para a situação atual do Brasil e refletir sobre o que aprenderam. O professor, por sua vez, poderá avaliar a efetividade de sua aula e fazer os ajustes necessários para aprimorar o aprendizado dos alunos.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui o contexto histórico e político do Brasil na Nova República, as principais ações e políticas do governo de Fernando Collor, o Plano Collor, o confisco da poupança, o processo de impeachment e suas consequências. O professor deve enfatizar a importância de cada um desses pontos para a compreensão do governo Collor e suas repercussões no Brasil.
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Conexões Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor deve destacar como a aula conectou a teoria e a prática. Isso pode incluir a discussão sobre a importância do governo Collor para a situação atual do Brasil, as atividades que relacionaram a teoria com a prática, como a simulação de um debate sobre a implementação de um novo plano econômico, e a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.
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Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais para estudo complementar. Isso pode incluir livros, documentários, artigos e sites sobre o governo Collor, a Nova República e a história recente do Brasil. O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "Collor Presidente: A História de uma Eleição" de Ricardo Noblat e o documentário "Collor: O Suplício de um Impeachment".
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Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve explicar a relevância do assunto para a vida dos alunos. Isso pode incluir a importância de entender a história política e econômica do próprio país, a influência do governo Collor no cenário atual do Brasil, e a necessidade de desenvolver uma visão crítica e contextualizada sobre a política e a economia. O professor deve encorajar os alunos a continuarem estudando o assunto e a aplicarem o que aprenderam em suas vidas cotidianas e em discussões sobre a sociedade e a política.
Ao final desta etapa, os alunos devem ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, estar motivados para continuar estudando o assunto e compreender a relevância do governo Collor para o Brasil contemporâneo. O professor, por sua vez, deve ter a certeza de que os principais Objetivos de aprendizado foram atingidos e de que os alunos estão preparados para aprofundar o estudo do tema.