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Plano de aula de Brasil: República Oligárquica

História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Brasil: República Oligárquica

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: República Oligárquica

Palavras ChaveRepública Oligárquica, análise política, economia agrária, oligarquias, coronelismo, política do café com leite, atividades interativas, mapa interativo, debate simulado, linha do tempo, dinâmica econômica, influência regional, resistência e revoltas, desenvolvimento de habilidades críticas, compreensão histórica
Materiais NecessáriosPapel kraft, Marcadores coloridos, Cartolina, Conjunto de informações sobre oligarcas, Livros de história, Acesso a documentos digitais, Acessórios para montagem de painéis
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula tem como finalidade estabelecer os objetivos centrais que guiarão as atividades e discussões em sala. Ao definir claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar melhor seus estudos prévios e participar mais ativamente das atividades propostas. A compreensão aprofundada das características e dinâmicas da Primeira República é essencial para entender os subsequentes desenvolvimentos políticos e sociais do Brasil.

Objetivos principais:

1. Analisar as características políticas e econômicas da Primeira República no Brasil, com foco na influência e papel dos oligarcas.

2. Explorar a dinâmica entre os estados dominantes e o governo federal durante a República Oligárquica, identificando as práticas de coronelismo e política do café com leite.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas de análise histórica através da interpretação de documentos e discursos da época.
  2. Fomentar a capacidade de argumentação e debate entre os alunos, utilizando o contexto histórico estudado.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de introdução tem como objetivo engajar os alunos através de situações problema que promovem a reflexão sobre o conteúdo estudado previamente em casa, e contextualizar a importância histórica da República Oligárquica utilizando fatos reais e curiosidades para capturar o interesse dos alunos. Isso prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e crítica dos temas que serão abordados nas atividades subsequentes.

Situações Problema

1. Como as oligarquias estaduais poderiam influenciar as decisões do governo federal durante a República Velha, considerando o contexto de um Brasil predominantemente agrário e com pouca industrialização?

2. Analise o papel do coronelismo e da política do café com leite na manutenção do poder pelas oligarquias. Como essas práticas afetavam a democracia e a distribuição do poder no cenário nacional?

Contextualização

A República Oligárquica, marcada pela dominação de grandes produtores rurais e pela alternância política entre Minas Gerais e São Paulo, teve profundos impactos na formação política, econômica e social do Brasil moderno. Este período também é marcado pelo surgimento das primeiras formas de resistência, como as revoltas tenentistas e a Coluna Prestes, que são essenciais para entender as lutas sociais que eventualmente levariam ao fim desta era oligárquica.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento utiliza atividades interativas e colaborativas em grupo para aprofundar a compreensão dos alunos sobre a República Oligárquica no Brasil. As atividades são projetadas para envolver os alunos em processos de aprendizado ativo, permitindo que eles explorem, visualizem e debatam os aspectos políticos e econômicos do período. Ao trabalhar em grupos, os alunos também desenvolvem habilidades de comunicação e colaboração, essenciais para o aprendizado histórico crítico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - O Mapa dos Barões

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar as complexas relações políticas e econômicas da República Oligárquica e entender a influência regional dos oligarcas.

- Descrição: Esta atividade propõe que os alunos criem um mapa interativo do Brasil durante a República Oligárquica, identificando as principais regiões de influência dos oligarcas e suas conexões políticas e econômicas. Cada grupo receberá um conjunto de informações e deverá, com base nisso, construir um mapa que represente as relações de poder, os principais produtos agrícolas e as alianças políticas.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua para cada grupo um kit contendo informações sobre diferentes oligarcas, suas regiões de influência e produtos agrícolas principais.

  • Os alunos deverão utilizar papel kraft e marcadores para desenhar o mapa do Brasil e posicionar os oligarcas em suas respectivas regiões.

  • Utilize linhas coloridas para indicar alianças políticas e econômicas entre as regiões.

  • Cada grupo apresentará seu mapa à classe, explicando as escolhas feitas e o impacto das oligarquias na política nacional.

Atividade 2 - Debate Oligárquico

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e compreensão das diferentes perspectivas políticas e econômicas da época.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos participarão de um debate simulado, representando diferentes facções e personalidades políticas da época da República Oligárquica. Cada grupo assumirá um papel (oligarca de Minas Gerais, oligarca de São Paulo, representante do governo federal, etc.) e defenderá seus interesses e visões políticas.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos e atribua a cada grupo um papel específico no contexto da República Oligárquica.

  • Forneça a cada grupo um breve dossiê sobre seu papel, incluindo interesses econômicos e políticos.

  • Prepare questões para serem debatidas, como 'Qual deve ser o papel do governo federal no apoio à agricultura?' ou 'Como distribuir melhor o poder político entre os estados?'

  • Realize o debate em formato de mesa redonda, permitindo que cada grupo apresente seus argumentos e responda aos questionamentos dos demais.

  • Conclua com uma votação para decidir qual grupo apresentou argumentos mais convincentes.

Atividade 3 - Cronologia Interativa da República Oligárquica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a sequência de eventos e as mudanças ocorridas durante a República Oligárquica, reforçando a compreensão do impacto histórico deste período.

- Descrição: Os alunos criarão uma linha do tempo interativa, incorporando eventos importantes, figuras políticas e mudanças econômicas significativas durante a República Oligárquica. Cada grupo será responsável por uma década específica e deverá pesquisar e apresentar os principais eventos de forma criativa.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos, com cada grupo responsável por uma década específica da República Oligárquica.

  • Forneça acesso a recursos como livros de história, artigos e documentos digitais para que os alunos possam realizar suas pesquisas.

  • Os alunos deverão criar painéis visuais que representem os principais eventos de sua década, utilizando materiais como cartolina, marcadores e impressões.

  • Monte a linha do tempo na sala de aula, permitindo que cada grupo coloque seu painel na ordem cronológica correta.

  • Finalize com uma apresentação de cada grupo, explicando os eventos escolhidos e sua importância no contexto maior da República Oligárquica.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa final de retorno serve para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo-lhes refletir sobre o que aprenderam e como as atividades práticas ajudaram a aprofundar sua compreensão da matéria. A discussão em grupo também ajuda a desenvolver habilidades críticas de reflexão e argumentação, ao mesmo tempo que proporciona ao professor a oportunidade de avaliar a eficácia das atividades em alcançar os objetivos da aula.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo com uma breve introdução, destacando a importância da colaboração e do compartilhamento de ideias para uma compreensão mais profunda da República Oligárquica. Encoraje os alunos a discutir como as atividades realizadas os ajudaram a visualizar as relações de poder e as dinâmicas econômicas da época. Pergunte sobre as dificuldades encontradas e as descobertas mais interessantes durante as atividades.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao representar as relações de poder entre os oligarcas em seus mapas e debates?

2. Como as atividades alteraram ou reforçaram sua compreensão sobre o impacto das oligarquias na política e economia do Brasil?

3. Há alguma conexão entre os eventos estudados na República Oligárquica e a situação política e econômica atual do Brasil?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade desta etapa de conclusão do plano de aula é consolidar o aprendizado, vinculando os conteúdos teóricos com as atividades práticas realizadas. Ao recapitular os pontos principais, o professor ajuda os alunos a reforçar o conhecimento adquirido e a perceber a relevância histórica e atual dos temas abordados. Esta etapa também serve para assegurar que os alunos possam integrar e aplicar o conhecimento em contextos futuros, tanto acadêmicos quanto cotidianos.

Resumo

Resuma brevemente os principais pontos abordados sobre a República Oligárquica, incluindo a influência dos oligarcas na política e economia, e as práticas de coronelismo e política do café com leite. Reitere as conexões entre os estados dominantes e o governo federal.

Conexão com a Teoria

Explique como as atividades práticas, como a criação de mapas, debates e linhas do tempo, permitiram a aplicação direta das teorias estudadas sobre a República Oligárquica, facilitando assim a compreensão dos processos históricos e suas implicações políticas e econômicas.

Fechamento

Destaque a relevância do estudo da República Oligárquica para entender a formação política e econômica do Brasil moderno e como os eventos daquela época têm ecos nas práticas políticas e sociais contemporâneas.

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