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Plano de aula de Crise de 1929: Causas e Consequências

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Lara da Teachy


História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Crise de 1929: Causas e Consequências

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Crise de 1929: Causas e Consequências

Palavras ChaveCrise de 1929, causas, consequências, pós-Primeira Guerra Mundial, superprodução norte-americana, Brasil, simulação, debate, mapa econômico, atividades interativas, pensamento crítico, contextualização, economia mundial, desemprego, deflação
Materiais NecessáriosOrçamentos familiares fictícios, Dado para eventos aleatórios, Papel grande para mapa, Fichas econômicas, Material para pesquisa sobre a Crise de 1929, Espaço adequado para simulações e debates
Códigos BNCCEM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória Geral

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é essencial para estabelecer as metas de aprendizagem da aula, direcionando o foco tanto dos alunos quanto do professor para os aspectos mais relevantes da Crise de 1929. Ao definir claramente o que se espera alcançar, esta seção prepara o terreno para uma compreensão aprofundada das causas e consequências do evento, permitindo que os estudantes apliquem o conhecimento adquirido de forma crítica e contextualizada.

Objetivos principais:

1. Compreender e explicar as causas da Crise de 1929, focando no impacto do pós-Primeira Guerra Mundial na economia mundial.

2. Analisar as consequências da crise, especialmente no contexto brasileiro, destacando a superprodução dos Estados Unidos e seu efeito global.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades analíticas ao relacionar eventos históricos com contextos econômicos e sociais específicos.
  2. Estimular o pensamento crítico sobre a influência de grandes eventos econômicos na configuração do mundo contemporâneo.

Introdução

Duração: (20 - 30 minutos)

A Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que os incentivam a aplicar o conhecimento de forma crítica e contextualizada. Além disso, a contextualização busca conectar o tema com o mundo real e com a experiência concreta dos alunos, aumentando o interesse e a relevância do estudo da Crise de 1929. Este momento prepara o terreno para a apropriação mais profunda do assunto durante as atividades práticas.

Situações Problema

1. Imagine que você é um economista em 1928 e prevê a Crise de 1929. Quais seriam os sinais econômicos que você observaria para antecipar o colapso?

2. Suponha que você é um agricultor brasileiro na década de 1930. Como a Crise de 1929 afetaria seu negócio e sua vida diária?

Contextualização

A Crise de 1929 é um dos eventos mais marcantes do século XX, afetando profundamente a economia mundial e transformando significativamente a ordem econômica global. Para contextualizar, considere que antes da crise, os Estados Unidos eram vistos como um modelo de crescimento econômico e estabilidade, o que torna o impacto da crise ainda mais surpreendente. Além disso, no Brasil, a crise foi sentida de maneiras diversas, desde a desvalorização do café até a industrialização forçada como resposta à crise agrícola. Essas conexões ajudam a entender não apenas os aspectos econômicos, mas também as implicações sociais e políticas da crise.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem de forma prática e contextualizada o conhecimento adquirido sobre a Crise de 1929. Através de atividades lúdicas e interativas, como simulações, debates e construções de mapas, os alunos são desafiados a pensar criticamente, a tomar decisões complexas e a entender as conexões entre os diferentes aspectos econômicos, sociais e políticos da crise. Esta abordagem não só solidifica o aprendizado como também promove habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e comunicação efetiva.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - A Bolsa Quebrou! Simulação da Crise de 1929

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender, de forma prática, como a Crise de 1929 afetou diferentes classes sociais e desenvolver habilidades de tomada de decisão em contextos econômicos adversos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo representará uma família de diferentes classes econômicas em 1929. Eles receberão um 'orçamento familiar' fictício e deverão tomar decisões financeiras ao longo de 5 'anos' (rodadas), enfrentando os eventos que levaram à Crise de 1929, como a queda da Bolsa de Valores, desemprego e deflação. O objetivo é manter a estabilidade financeira da família ao final das rodadas.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Explique o cenário e distribua os 'orçamentos familiares' fictícios.

  • Cada rodada representa um ano, e os alunos deverão decidir onde investir, quanto poupar e como gastar, considerando os eventos que serão anunciados ao início de cada rodada.

  • Use um dado para determinar eventos aleatórios que afetarão os grupos (ex: queda de 20% na bolsa, aumento do desemprego).

  • Ao final das 5 rodadas, discuta com a classe as estratégias adotadas e as consequências financeiras para cada grupo.

Atividade 2 - Mapa Econômico Mundial Pós-Crise

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e compreender as mudanças no cenário econômico global decorrentes da Crise de 1929, além de promover habilidades de argumentação e análise espacial.

- Descrição: Os alunos, em grupos, criarão um grande mapa-múndi no chão da sala, dividido em regiões econômicas. Cada grupo representará uma região e, baseados em pesquisas prévias e no conhecimento sobre a Crise de 1929, deverão posicionar 'fichas económicas' que simbolizam a situação econômica e as relações de comércio de sua região com as demais.

- Instruções:

  • Prepare o chão da sala com um grande papel para servir de base ao mapa.

  • Divida a classe em grupos, cada um representando uma região econômica (EUA, Europa, Ásia, América Latina, etc.).

  • Distribua 'fichas econômicas' que indicam a situação econômica de cada região e relações de comércio.

  • Os grupos devem posicionar suas fichas no mapa, justificando suas decisões com argumentos baseados no contexto histórico.

  • Ao final, discuta com a classe o mapa criado, destacando as interações e impactos econômicos globais.

Atividade 3 - O Grande Debate: Soluções para a Crise

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Analisar e argumentar sobre as possíveis soluções para a Crise de 1929, promovendo o entendimento das diferentes perspectivas e conflitos de interesses envolvidos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, divididos em grupos, representarão diferentes setores da sociedade (governo, empresários, trabalhadores) em um debate simulado. Cada grupo deverá propor e defender soluções para a Crise de 1929 com base nos interesses e perspectivas de seu setor, usando argumentos históricos e econômicos.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos, cada um representando um setor da sociedade.

  • Cada grupo deve pesquisar e preparar propostas de soluções para a crise que reflitam os interesses de seu setor.

  • Realize um debate, onde cada grupo apresenta suas propostas e responde a questionamentos dos outros grupos.

  • Ao final, faça uma votação para eleger a proposta mais viável e discuta as implicações políticas e sociais das soluções propostas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa de retorno é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, permitindo que compartilhem suas experiências e aprendizados. A discussão em grupo ajuda a sintetizar o conhecimento adquirido, promove a reflexão crítica sobre as atividades realizadas e facilita a identificação de lacunas ou dúvidas que ainda possam persistir. Além disso, esta interação fortalece as habilidades de comunicação e argumentação dos alunos.

Discussão em Grupo

Concluídas as atividades, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Comece convidando cada grupo a compartilhar brevemente as descobertas e conclusões a que chegaram durante as atividades. Em seguida, estimule a interação entre os grupos, perguntando como as diferentes perspectivas e abordagens ajudaram a compreender melhor a Crise de 1929. Peça para que cada grupo destaque os principais desafios enfrentados e como conseguiram superá-los.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais fatores que contribuíram para a Crise de 1929, e como eles se manifestaram nas atividades?

2. Como as decisões tomadas durante as simulações poderiam ter sido diferentes para evitar ou minimizar os impactos da crise?

3. De que maneira as soluções propostas no debate refletem os desafios reais enfrentados na recuperação econômica pós-crise?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham compreendido os conceitos-chave da Crise de 1929 e suas implicações. Além disso, visa reforçar a ligação entre teoria e prática, mostrando aos alunos como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em situações reais. Esta etapa também serve para reiterar a importância do tema, preparando os alunos para refletir sobre suas implicações no mundo contemporâneo.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deverá resumir os principais pontos abordados durante a aula, reiterando as causas e consequências da Crise de 1929, com foco especial no impacto global e no Brasil. Deve-se enfatizar como a superprodução norte-americana e o colapso da Bolsa de Valores desencadearam uma crise econômica sem precedentes.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como a aula de hoje conectou teoria e prática, destacando como as atividades simuladas e os debates permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico de maneira prática e contextualizada. Destaque como os conceitos econômicos foram vivenciados pelos alunos através das simulações, reforçando a compreensão dos eventos históricos e suas implicações atuais.

Fechamento

Para encerrar, o professor deve enfatizar a importância do estudo da Crise de 1929, mostrando como suas lições podem ser aplicadas para entender melhor crises econômicas atuais e a importância de políticas econômicas sólidas. Além disso, destacar a relevância de compreender o passado para evitar erros similares no futuro, consolidando a percepção da relevância do tema para a formação dos estudantes.


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