Logo da Teachy
Entrar

Plano de aula de Quarta República: Governo Dutra

Lara da Teachy


História

Original Teachy

'EM13CHS102'

Quarta República: Governo Dutra

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Quarta República: Governo Dutra

Palavras ChaveGoverno Dutra, Quarta República, História, Ensino Médio, Plano SALTE, Alinhamento com EUA, Oposição ao Comunismo, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Redes Sociais, Simulação, Podcast, Engajamento, Protagonismo dos Alunos, Interatividade
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Projetor ou tela para apresentação, Plataforma de simulação gamificada, Aplicativos de gravação e edição de áudio, Material para anotações (cadernos, canetas)
Códigos BNCCEM13CHS102: Identificar, analisar e discutir as circunstâncias históricas, geográficas, políticas, econômicas, sociais, ambientais e culturais de matrizes conceituais (etnocentrismo, racismo, evolução, modernidade, cooperativismo/desenvolvimento etc.), avaliando criticamente seu significado histórico e comparando-as a narrativas que contemplem outros agentes e discursos.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaHistória
Unidade TemáticaHistória do Brasil

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa apresentar aos alunos os principais objetivos do estudo sobre o governo Dutra, contextualizando-os com habilidades essenciais para o entendimento do tema. Ao compreenderem esses objetivos, os alunos estarão melhor preparados para engajar nas atividades práticas e discussões que seguirão na aula, consolidando assim um aprendizado mais profundo e significativo.

Objetivos principais:

1. Identificar as principais características do governo Dutra e seu alinhamento com os EUA.

2. Compreender o plano SALTE e sua importância para o desenvolvimento do Brasil na época.

3. Analisar a oposição ao comunismo durante o governo Dutra e suas implicações políticas e sociais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a análise crítica sobre políticas governamentais históricas e suas repercussões atuais.
  2. Estimular a utilização de fontes históricas digitais e tecnológicas para enriquecer a pesquisa e o entendimento do tema.

Introdução

Duração: 10 - 15 minutos

Esta etapa do plano de aula visa preparar os alunos para o tema do governo Dutra de maneira dinâmica e participativa. Ao pedir que utilizem seus celulares para buscar informações, incentiva-se a autonomia e o protagonismo no aprendizado. As perguntas chave servem para iniciar um debate e instigar a reflexão sobre os tópicos a serem aprofundados durante a aula, estabelecendo uma base sólida para as atividades práticas subsequentes.

Aquecendo

Para iniciar a aula, explique brevemente aos alunos que o governo de Eurico Gaspar Dutra, que durou de 1946 a 1951, foi um período marcado pelo alinhamento político-econômico com os Estados Unidos, pelo Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia) e pela intensa oposição ao comunismo. Em seguida, instrua os alunos a utilizar seus celulares para pesquisar e compartilhar um fato interessante ou curioso sobre o governo Dutra. Dê a eles alguns minutos para realizar a pesquisa e, depois, peça que compartilhem o que encontraram com a classe.

Reflexões Iniciais

1. Quais foram as principais características do governo Dutra em relação aos Estados Unidos?

2. O que foi o Plano SALTE e qual foi sua importância para o desenvolvimento do Brasil na época?

3. Como o governo Dutra lidou com a oposição ao comunismo e quais foram as repercussões políticas e sociais dessa postura?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

Esta etapa do plano de aula visa engajar os alunos em atividades práticas e interativas que utilizem tecnologias modernas para aprofundar o conhecimento sobre o governo Dutra. As atividades propostas incentivam o protagonismo dos alunos, a pesquisa colaborativa e o uso de ferramentas digitais, contextualizando o aprendizado histórico com a realidade contemporânea.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Historiadores Digitais: Explorando o Governo Dutra nas Redes Sociais

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover um entendimento profundo e interativo sobre o governo Dutra, utilizando ferramentas digitais atuais para contextualizar e comunicar conhecimentos históricos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos e atuarão como 'historiadores digitais'. Eles deverão criar um perfil fictício em uma rede social simulada (pode ser no Instagram ou Twitter, por exemplo) para Eurico Gaspar Dutra ou algum personagem relevante da época e produzir postagens que retratem eventos e políticas importantes de seu governo, como o alinhamento com os EUA, o plano SALTE e a oposição ao comunismo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá escolher entre criar um perfil para Eurico Gaspar Dutra ou algum outro personagem importante de seu governo.

  • Usando celulares e computadores, os alunos deverão pesquisar mais informações sobre os temas principais: alinhamento com os EUA, plano SALTE e a oposição ao comunismo.

  • Cada grupo deverá criar de 5 a 7 postagens, usando imagens, textos e hashtags pertinentes, contextualizando fatos históricos e promovendo discussões sobre os temas.

  • Os grupos deverão analisar as postagens uns dos outros e comentar, simulando interações em redes sociais para fomentar o debate e a reflexão.

Atividade 2 - Jogo de Decisões: O Presidente Dutra

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a análise crítica e a tomada de decisões, contextualizando o governo de Dutra e suas políticas através de uma abordagem gamificada e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de simulação, onde assumirão o papel de assessores do presidente Dutra. Eles enfrentarão uma série de dilemas e tomarão decisões estratégicas sobre políticas econômicas, alianças internacionais e a oposição ao comunismo, utilizando uma plataforma digital gamificada.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo receberá um tablet ou acesso a um computador com internet para acessar a plataforma de simulação.

  • Os alunos deverão discutir em grupo e tomar decisões sobre diferentes cenários apresentados pela plataforma. Cada decisão afetará o desenrolar dos eventos e trará diferentes consequências.

  • A plataforma fornecerá feedback instantâneo sobre as escolhas dos alunos, contextualizando historicamente as consequências de cada decisão.

  • Ao final da simulação, os grupos deverão compartilhar suas experiências e os resultados de suas decisões com a turma, analisando o impacto histórico de suas escolhas.

Atividade 3 - Podcast Histórico: Debatendo o Governo Dutra

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Incentivar a pesquisa, a colaboração e a comunicação oral, permitindo que os alunos explorem os temas do governo Dutra de maneira criativa e moderna.

- Descrição: Os alunos irão criar um episódio de podcast sobre o governo Dutra. Em grupos, eles serão responsáveis por roteirizar, gravar e editar um episódio de 10 a 15 minutos, onde discutirão os principais aspectos do governo Dutra, como o alinhamento com os EUA, o plano SALTE e a oposição ao comunismo.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deverá pesquisar mais a fundo os temas principais: alinhamento com os EUA, plano SALTE e a oposição ao comunismo.

  • Os alunos deverão planejar o roteiro do podcast, definindo os papéis de cada membro do grupo (por exemplo, apresentador, especialistas, etc.).

  • Utilizando aplicativos de gravação e edição de áudio disponíveis em celulares e computadores, os alunos deverão gravar e editar o episódio.

  • Após finalizarem, os grupos deverão partilhar seus episódios com a turma, e todos irão discutir os conteúdos apresentados.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

🎯 Finalidade: Esta etapa do plano de aula visa consolidar o aprendizado dos alunos através da reflexão crítica e do compartilhamento de conhecimentos adquiridos. A discussão em grupo permite que os alunos revisitem os principais pontos estudados e discutidos, promovendo uma compreensão mais profunda e colaborativa. O feedback 360° oferece uma oportunidade para que os alunos reconheçam suas próprias forças e áreas de melhoria, fortalecendo o espírito de equipe e a capacidade de autocrítica.

Discussão em Grupo

💬 Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar a experiência e suas conclusões. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:

  1. Introdução: 'Vamos compartilhar as descobertas e reflexões de cada grupo sobre o governo Dutra. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar seus principais pontos e conclusões.'
  2. Apresentações dos Grupos: Conduza a apresentação de cada grupo, garantindo que todos os temas (alinhamento com os EUA, plano SALTE e oposição ao comunismo) sejam abordados.
  3. Discussão Aberta: 'Agora, vamos abrir para uma discussão aberta onde todos podem comentar e discutir as apresentações dos colegas. Quais foram as percepções mais surpreendentes? Alguém quer complementar ou questionar algum ponto?'

Reflexões

1. 🔍 Perguntas para Reflexão:

  1. 'Como o alinhamento do governo Dutra com os EUA influenciou as políticas internas e externas do Brasil na época?'
  2. 'Quais foram os principais desafios e realizações do plano SALTE? E como eles impactaram o Brasil a longo prazo?'
  3. 'De que maneira a oposição ao comunismo moldou a política e a sociedade brasileira durante o governo Dutra?'

Feedback 360°

🔄 Feedback 360°: Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deverá receber feedback dos colegas com quem trabalhou. Explique a importância do feedback construtivo e respeitoso. Utilize as seguintes orientações:

  1. 'Cada aluno deve apontar uma força que observou em seus colegas durante a atividade.'
  2. 'Cada aluno deve sugerir uma área de melhoria para seus colegas, de forma respeitosa e construtiva.'
  3. 'Esse feedback deve ser breve, direto e com foco no desenvolvimento pessoal e coletivo.'

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

🎯Finalidade: A conclusão da aula visa consolidar os principais aprendizados de maneira criativa e contextualizada. Ao resumir os pontos chave de forma divertida, conectando com o mundo moderno e refletindo sobre suas aplicações práticas, essa etapa ajuda os alunos a fixar o conhecimento e perceber a relevância histórica do governo Dutra no contexto atual.

Resumo

🎉Resumo Divertido: Para finalizar com chave de ouro, imagine que você está assistindo a uma série histórica super interessante! No episódio de hoje, vimos o presidente Eurico Gaspar Dutra, que governou o Brasil de 1946 a 1951. Ele era praticamente BFF dos EUA, seguindo suas diretrizes econômicas e políticas. Vimos o Plano SALTE (Saúde, Alimentação, Transporte e Energia), uma espécie de pacote turbo-charged para turbinar o Brasil. E, claro, a luta contra o comunismo, que foi uma verdadeira saga cheia de reviravoltas! 📜🇧🇷

No Mundo

🌍No Mundo Atual: A aula de hoje se conecta muito com o mundo moderno! Pense no alinhamento político-econômico do Brasil com outras potências, como China e EUA nos dias de hoje – isso é muito similar ao que rolou na época de Dutra. Além disso, a oposição ao comunismo e a busca por desenvolvimento através de planos governamentais é um tema ainda muito atual em várias partes do mundo.

Na Prática

🛠️Aplicações no Dia a Dia: Conhecer o governo Dutra nos ajuda a entender o porquê de certas políticas econômicas e alianças internacionais do Brasil atual. Além disso, analisando o Plano SALTE, podemos ver a importância de planos estratégicos para resolver problemas sociais e econômicos. Sem contar que a dinâmica das oposições política e ideológica da época continua relevante, dado o atual cenário político global.


Iara Tip

Precisa de mais materiais para ensinar esse assunto?

Eu consigo gerar slides, atividades, resumos e 60+ tipos de materiais. Isso mesmo, nada de noites mal dormidas por aqui :)

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Prática | Mudança na Vida no Campo e na Cidade | Plano de aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Renascimento | Metodologia Socioemocional | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Image
Imagem do conteúdo
Plano de aula
Metodologia Expositiva | Roma Antiga: Império Romano | Plano de Aula
Lara da Teachy
Lara da Teachy
-
Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies