Plano de Aula | Metodologia Teachy | Revolução Russa: da Queda do Czar ao Processo Revolucionário
Palavras Chave | Revolução Russa, Queda do Czar, Ascensão do Comunismo, Primeira Guerra Mundial, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Storytelling Histórico, Gamificação, Vlog Histórico, Aprendizado Digital, Análise Crítica, Colaboração, Ferramentas Digitais |
Materiais Necessários | Celulares com acesso à internet, Plataformas de mídia social (Instagram, Facebook, Twitter), Computadores ou tablets, Ferramentas de criação de jogos educativos (Kahoot!, Quizlet, Google Forms), Câmeras de celular, Aplicativos de edição de vídeo (InShot, iMovie), Figurinos e acessórios para encenação, Fontes históricas confiáveis, Projetor ou tela para apresentações, Acesso a imagens e vídeos históricos |
Códigos BNCC | EF09HI10: Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.; EM13CHS103: Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).; EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | História |
Unidade Temática | História Geral |
Objetivos
Duração: 10 a 15 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é estabelecer uma base clara e sólida que ajudará os alunos a compreenderem o contexto e as causas da Revolução Russa. Ao definir os objetivos principais e secundários, os alunos terão uma visão clara sobre o que é esperado deles, facilitando a concentração e o foco durante as atividades previstas na aula.
Objetivos principais:
1. Identificar os antecedentes históricos e sociais que levaram à Revolução Russa.
2. Compreender o impacto do fim da monarquia russa e a ascensão do comunismo.
3. Analisar a influência da Primeira Guerra Mundial no processo revolucionário russo.
Objetivos secundários:
- Relacionar os acontecimentos da Revolução Russa com eventos contemporâneos em outras nações.
- Desenvolver habilidades de análise crítica através de debates sobre os desdobramentos históricos.
Introdução
Duração: 15 a 20 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é engajar os alunos desde o início, utilizando ferramentas digitais que fazem parte do seu cotidiano. Ao buscar fatos interessantes online, os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado e começam a contextualizar o tema dentro da realidade digital e moderna. Além disso, as perguntas chave promoverão um debate inicial que ajudará a ativar o conhecimento prévio e a preparar o terreno para as atividades práticas subsequentes.
Aquecendo
Para começar, explique aos alunos que a Revolução Russa foi um dos eventos mais importantes do século XX, marcando o fim da monarquia czarista e a ascensão do regime comunista. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a Revolução Russa. Incentive-os a compartilhar e discutir brevemente suas descobertas com a turma.
Reflexões Iniciais
1. Quais foram os principais fatores que levaram à queda do Czar Nicolau II?
2. Como a Primeira Guerra Mundial influenciou o processo revolucionário na Rússia?
3. Quem foram os principais líderes da Revolução Russa e quais foram suas contribuições?
4. Qual foi o impacto do fim da monarquia russa na estrutura social e política do país?
5. Como a Revolução Russa influenciou outros movimentos revolucionários ao redor do mundo?
Desenvolvimento
Duração: 60 a 75 minutos
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma oportunidade de aprofundar seu entendimento sobre a Revolução Russa por meio de atividades práticas e colaborativas que utilizam ferramentas digitais. Ao trabalharem em grupo, os alunos exercitam habilidades de comunicação, pesquisa e criatividade, enquanto o uso de tecnologias modernas torna o aprendizado mais envolvente e contextualizado com sua realidade cotidiana.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Revolução nas Redes Sociais: Storytelling Histórico
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Contextualizar a Revolução Russa de maneira criativa e moderna, utilizando mídias sociais para explorar diferentes perspectivas históricas e engajar os alunos no processo de aprendizado.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar uma série de postagens em uma rede social fictícia, contando a história da Revolução Russa do ponto de vista de diferentes personagens históricos. Eles usarão plataformas como Instagram, Facebook ou Twitter para criar posts que combinem texto, imagens e vídeos.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher um personagem histórico relacionado à Revolução Russa (ex.: Czar Nicolau II, Vladimir Lenin, Alexandra Feodorovna, etc.).
-
Os alunos devem criar uma conta fictícia na rede social escolhida e fazer uma série de 5 a 7 posts que contem a história da Revolução Russa do ponto de vista do seu personagem.
-
Incentive os alunos a utilizar fontes confiáveis para embasar suas postagens e a incorporar imagens históricas, textos encenados e vídeos.
-
Os alunos devem usar hashtags relacionadas ao tema para aumentar a visibilidade de suas postagens.
-
Ao final, cada grupo fará uma breve apresentação explicando suas postagens e a escolha de seu personagem.
Atividade 2 - ️ Gamificação Histórica: Revolução Russa em Jogo
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Promover o aprendizado colaborativo através da criação e participação em jogos educativos, reforçando o conhecimento sobre a Revolução Russa de maneira interativa e divertida.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um protótipo de jogo educativo utilizando ferramentas digitais, como Kahoot!, Quizlet ou Google Forms. O jogo deve abordar os principais eventos e figuras da Revolução Russa, e ser apresentado à turma ao final.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher uma ferramenta digital para criar seu jogo educativo (Kahoot!, Quizlet, Google Forms, etc.).
-
Os alunos devem desenvolver uma série de perguntas e desafios relacionados aos eventos, figuras e consequências da Revolução Russa.
-
Incentive os alunos a usar imagens, vídeos e links para tornar o jogo mais interativo e informativo.
-
Os jogos devem incluir pelo menos 10 perguntas/desafios e serem projetados para durar entre 5 a 10 minutos cada.
-
Ao final, cada grupo apresentará seu jogo à turma e todos poderão participar jogando.
Atividade 3 - Influenciadores Históricos: Vlog da Revolução
> Duração: 60 a 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade e o pensamento crítico ao colocar os alunos na pele de personagens da Revolução Russa, utilizando vlogs para explorar e refletir sobre os eventos históricos de uma maneira pessoal e contemporânea.
- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá criar um vlog que simule um diário de vídeo de um personagem fictício da época da Revolução Russa. Utilizando câmeras de celular, eles deverão encenar eventos e compartilhar suas reflexões sobre o que está acontecendo.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve criar um personagem fictício que viveu durante a Revolução Russa.
-
Os alunos devem usar câmeras de celular para gravar uma série de 3 a 5 vídeos curtos (1 a 2 minutos cada), como se fossem vlogs diários desse personagem.
-
Os vídeos devem abordar eventos históricos importantes, reações pessoais e reflexões sobre o impacto desses eventos.
-
Incentive os alunos a serem criativos com figurinos, locações e edição de vídeo, utilizando aplicativos de edição simples como InShot ou iMovie.
-
Ao final, cada grupo apresentará sua série de vlogs à turma e discutirá a perspectiva de seu personagem.
Retorno
Discussão em Grupo
Promova uma discussão em grupo onde os grupos compartilham suas experiências e conclusões obtidas através das atividades. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão:
- Introdução: Explique aos alunos a importância de compartilhar suas experiências para enriquecer o aprendizado coletivo.
- Apresentações: Cada grupo deve apresentar um resumo das atividades realizadas, destacando os principais aprendizados e desafios enfrentados.
- Debate: Incentive todos os alunos a fazer perguntas e comentários sobre as apresentações dos outros grupos.
- Síntese: Conclua a discussão recapitulando os pontos mais importantes e destacando como as atividades contribuíram para o entendimento da Revolução Russa.
Reflexões
1. Como as diferentes perspectivas apresentadas pelos grupos ajudaram a ampliar seu entendimento sobre a Revolução Russa? 2. Quais foram as principais dificuldades encontradas durante as atividades e como vocês as superaram? 3. De que maneira o uso de ferramentas digitais influenciou o processo de aprendizado e a compreensão do tema?
Feedback 360°
Realize uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros alunos do grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando o seguinte formato:
- Pontos Fortes: Cada aluno deve destacar um ponto forte do trabalho de seus colegas.
- Áreas de Melhoria: Cada aluno deve sugerir uma área em que o colega pode melhorar.
- Comentário Final: Cada aluno deve deixar um comentário positivo encorajando o colega.
Conclusão
Duração: 10 a 15 minutos
Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar os conhecimentos adquiridos durante a aula, conectando-os ao mundo atual e ressaltando sua importância prática. Através de um resumo divertido e uma reflexão sobre as aplicações no dia a dia, busca-se motivar os alunos a valorizar e aprofundar o aprendizado histórico.
Resumo
Resumo em Formato de Chat: Professor: 'Galera, hoje viajamos no tempo e exploramos a Revolução Russa, desde a queda do Czar Nicolau II até a ascensão do comunismo, passando pela Primeira Guerra Mundial. Lembram dos posts nas redes sociais fictícias, os jogos educativos e os vlogs históricos?' Aluno 1: 'Sim, foi como se estivéssemos no meio da revolução!' Aluno 2: 'E agora conhecemos de perto personagens como Lenin e Alexandra Feodorovna.' Aluno 3: 'E a Primeira Guerra Mundial teve um impacto gigante no desfecho, né?' Todos: 'Com certeza!'
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: Assim como durante a Revolução Russa, hoje vivemos tempos de muitas mudanças e inovações. Redes sociais e mídias digitais permitem que qualquer pessoa compartilhe suas ideias e influencie o mundo, assim como os líderes revolucionários fizeram no passado. Entender esses processos históricos nos ajuda a navegar e entender as dinâmicas contemporâneas, onde a informação e a comunicação são chaves para transformações sociais.
Na Prática
Importância do Assunto: Estudar a Revolução Russa nos permite compreender como grandes mudanças sociais e políticas acontecem, além de enxergar a importância da participação ativa na sociedade. Essas lições são fundamentais para nos tornarmos cidadãos mais críticos e engajados, capazes de interpretar e influenciar nosso contexto atual.