Entrar

Plano de aula de Verbos: Passado Simples

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Passado Simples

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Verbos: Passado Simples

Palavras ChaveVerbos Regulares, Verbos Irregulares, Passado Simples, Gramática Inglesa, Exemplos Práticos, Diferença de Tempos Verbais, Exercícios Guiados, Comunicação Eficaz, Narrativas Passadas, Resolução de Problemas
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Caderno, Canetas, Apostilas ou folhas de exercícios, Projetor (opcional), Slides de apresentação (opcional)
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entenderem o uso do passado simples, destacando a importância de reconhecer e empregar corretamente os verbos regulares e irregulares. Isso criará uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias para a comunicação eficaz em inglês.

Objetivos principais:

1. Ensinar os alunos a identificar e usar corretamente verbos regulares e irregulares no passado simples.

2. Demonstrar a diferença entre o passado simples e outros tempos verbais em inglês.

3. Proporcionar exemplos claros e práticos que reforcem a compreensão do uso do passado simples.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é preparar os alunos para entenderem o uso do passado simples, destacando a importância de reconhecer e empregar corretamente os verbos regulares e irregulares. Isso criará uma base sólida para o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias para a comunicação eficaz em inglês.

Contexto

Explique aos alunos que a aula de hoje será sobre o uso do passado simples em inglês, um tempo verbal essencial para narrar eventos que ocorreram no passado. Para iniciar, relembre que o passado simples é frequentemente usado em histórias, biografias e notícias. Diga que entender e usar corretamente o passado simples é fundamental para a comunicação em inglês, pois permite que compartilhem experiências e acontecimentos de maneira clara e precisa.

Curiosidades

Sabia que o passado simples é um dos tempos verbais mais usados em inglês? É o tempo que permite contar histórias e relatar eventos. Por exemplo, a maioria dos contos de fadas e lendas são escritos no passado simples. Além disso, muitas músicas populares e filmes também utilizam esse tempo verbal para descrever ações passadas.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma compreensão detalhada e prática do uso do passado simples, tanto para verbos regulares quanto irregulares. Esta seção visa garantir que os alunos sejam capazes de identificar, formular e usar corretamente o passado simples em diferentes contextos, consolidando o conhecimento através de exemplos claros e exercícios práticos guiados pelo professor.

Tópicos Abordados

1. Verbos Regulares no Passado Simples: Explique que verbos regulares no passado simples são formados adicionando '-ed' ao final do verbo base. Exemplo: 'walk' se torna 'walked'. Forneça uma lista de exemplos comuns, tais como 'play' (played), 'work' (worked) e 'clean' (cleaned). 2. Verbos Irregulares no Passado Simples: Detalhe que verbos irregulares não seguem um padrão fixo para formar o passado simples. Eles precisam ser memorizados. Dê exemplos como 'go' (went), 'see' (saw), 'eat' (ate), 'have' (had), 'make' (made). 3. Uso do Passado Simples: Explique que o passado simples é usado para ações que começaram e terminaram no passado. Forneça exemplos em frases: 'I visited my grandmother last weekend', 'She finished her homework yesterday'. 4. Diferença entre Passado Simples e Outros Tempos: Compare o passado simples com o presente perfeito e o passado contínuo. Explique com exemplos: 'I saw the movie' (past simple) vs 'I have seen the movie' (present perfect) e 'I was watching the movie' (past continuous). 5. Prática Guiada: Resolva alguns exercícios no quadro com a turma. Utilize frases para serem completadas no passado simples, tanto com verbos regulares quanto irregulares. Exemplo: 'Yesterday, I _____ (to go) to the park.'

Questões para Sala de Aula

1. Complete as frases com a forma correta do verbo no passado simples: 'Yesterday, I _____ (to walk) to school.' 2. Transforme as frases para o passado simples: 'They eat dinner at 7 PM.' 3. Qual a diferença entre 'I saw the movie' e 'I have seen the movie'? Explique em suas palavras.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos sobre o passado simples, tanto para verbos regulares quanto irregulares. A discussão detalhada das respostas e as perguntas reflexivas ajudam a esclarecer dúvidas, reforçar a aprendizagem e garantir que os alunos estejam confiantes no uso do tempo verbal em diferentes contextos.

Discussão

  • Complete as frases com a forma correta do verbo no passado simples: 'Yesterday, I _____ (to walk) to school.' Resposta: 'Yesterday, I walked to school.' Explicação: 'Walk' é um verbo regular e, portanto, adiciona-se '-ed' para formar o passado simples.

  • Transforme as frases para o passado simples: 'They eat dinner at 7 PM.' Resposta: 'They ate dinner at 7 PM.' Explicação: 'Eat' é um verbo irregular e sua forma no passado simples é 'ate'.

  • Qual a diferença entre 'I saw the movie' e 'I have seen the movie'? Explique em suas palavras. Resposta: 'I saw the movie' indica que a ação de ver o filme aconteceu em um momento específico no passado e está concluída. 'I have seen the movie' indica que a ação de ver o filme aconteceu em algum momento no passado, mas o tempo exato não é importante e pode ter relevância no presente. Explicação: O passado simples é usado para ações concluídas em um tempo específico no passado, enquanto o presente perfeito é usado para ações que têm relevância até o presente ou cujo tempo não é especificado.

Engajamento dos Alunos

1. Qual foi a maior dificuldade que você encontrou ao formar verbos regulares no passado simples? 2. Você conseguiu identificar todos os verbos irregulares nos exercícios? Quais foram mais difíceis de lembrar? 3. Em quais situações do dia a dia você usaria o passado simples? Dê exemplos de frases. 4. Como você explicaria a diferença entre passado simples e presente perfeito para alguém que está aprendendo inglês?

Conclusão

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é revisar e consolidar os principais pontos abordados durante a aula, assegurar que os alunos compreendam a importância prática do passado simples e reforçar a conexão entre a teoria e a prática, garantindo que os alunos estejam preparados para usar o passado simples de forma eficaz em diversas situações comunicativas.

Resumo

  • Verbos Regulares no Passado Simples: Adiciona-se '-ed' ao verbo base, como em 'walk' (walked), 'play' (played).
  • Verbos Irregulares no Passado Simples: Não seguem um padrão fixo e precisam ser memorizados, como 'go' (went), 'see' (saw), 'eat' (ate).
  • Uso do Passado Simples: Utilizado para ações que começaram e terminaram no passado, como em 'I visited my grandmother last weekend'.
  • Diferença entre Passado Simples e Outros Tempos: Passado simples vs presente perfeito ('I saw the movie' vs 'I have seen the movie') e passado contínuo ('I was watching the movie').
  • Prática Guiada: Resolução de exercícios com verbos regulares e irregulares no passado simples.

A aula conectou a teoria com a prática ao fornecer explicações detalhadas sobre a formação e uso do passado simples, seguidas de exemplos práticos e exercícios guiados. Isso permitiu que os alunos aplicassem imediatamente o que aprenderam, reforçando a compreensão através da prática e da correção guiada pelo professor.

O domínio do passado simples é crucial para a comunicação eficaz em inglês, permitindo que os alunos relatem eventos passados de forma clara e precisa. Além de ser amplamente utilizado em histórias, biografias e notícias, o passado simples é frequente em conversas cotidianas, músicas e filmes, tornando seu uso prático e relevante para a compreensão e produção de inglês em diversos contextos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies