Entrar

Plano de aula de Verbos: Passado Perfeito

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Passado Perfeito

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Passado Perfeito: O objetivo principal desta aula é garantir que os estudantes compreendam a estrutura e o uso do tempo verbal Passado Perfeito em inglês. Isso inclui a capacidade de reconhecer o tempo verbal em diferentes contextos e aplicá-lo corretamente em suas próprias construções de frases.

  2. Diferenciação do Passado Perfeito de Outros Tempos Verbais: Além de entender a estrutura e o uso do Passado Perfeito, os alunos também devem ser capazes de diferenciá-lo de outros tempos verbais que eles já aprenderam, como o Passado Simples e o Passado Contínuo. Isso ajudará a fortalecer sua compreensão geral dos tempos verbais e a melhorar suas habilidades de comunicação escrita e oral.

  3. Prática de Aplicação do Passado Perfeito: Por fim, os alunos devem ser capazes de praticar e aplicar o Passado Perfeito em diferentes contextos. Isso pode ser alcançado através de exercícios de escrita, discussões em classe e atividades práticas, que serão realizadas durante a aula.

Objetivos Secundários:

  • Melhoria da Proficiência em Inglês: Além dos Objetivos específicos relacionados ao Passado Perfeito, esta aula também tem como objetivo geral melhorar a proficiência em inglês dos alunos. Isso inclui aprimorar suas habilidades de leitura, escrita, audição e fala.

  • Desenvolvimento de Habilidades de Estudo Independentes: Ao longo da aula, os alunos serão incentivados a desenvolver suas habilidades de estudo independentes. Isso inclui a capacidade de pesquisar e revisar o material de estudo fora da sala de aula, bem como a habilidade de se engajar ativamente na aprendizagem durante a aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor começa a aula revisando brevemente os conceitos de tempos verbais em inglês, em particular o Passado Simples e o Passado Contínuo. Essa revisão pode ser feita através de perguntas aos alunos ou por meio de uma rápida apresentação de slides. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema: Em seguida, o professor apresenta duas situações que podem servir como um problema a ser resolvido pelos alunos, com o objetivo de introduzir o tópico de Passado Perfeito. Por exemplo:

    • "Imagine que você está contando a um amigo sobre um evento que aconteceu antes de outro evento no passado. Como você usaria os tempos verbais em inglês para expressar isso de forma clara?"
    • "Você já leu uma história em inglês onde o autor usou o Passado Perfeito? Como isso afetou a narrativa e a compreensão do tempo na história?"

    Essas situações devem ser projetadas para despertar o interesse dos alunos e mostrar a relevância do tópico para a vida real. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização do Tópico: O professor, então, contextualiza a importância do Passado Perfeito no dia a dia, explicando que este tempo verbal é frequentemente usado em narrativas, relatórios e descrições de experiências passadas. Ele pode dar exemplos de como o Passado Perfeito é usado em notícias, livros, filmes e música. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do Tópico: Para introduzir formalmente o tópico, o professor pode compartilhar duas curiosidades sobre o Passado Perfeito:

    • "Você sabia que o Passado Perfeito é formado pelo verbo 'to have' no Passado Simples, seguido do particípio passado do verbo principal? Por exemplo, 'I had eaten' (Eu tinha comido)."
    • "Uma curiosidade interessante é que, em inglês, o Passado Perfeito também pode ser usado para expressar ações que não foram concluídas no passado. Por exemplo, 'She had always wanted to visit Paris, but never had the chance' (Ela sempre quis visitar Paris, mas nunca teve a chance)."

    Essas curiosidades devem servir para chamar a atenção dos alunos e despertar sua curiosidade sobre o tópico. (2 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 15 minutos):

    1.1. O professor inicia a apresentação da teoria explicando que o Passado Perfeito é um tempo verbal usado para expressar uma ação que foi concluída antes de outra ação ou evento no passado.

    1.2. Em seguida, o professor explora a estrutura do Passado Perfeito. Ele explica que o Passado Perfeito é formado pelo verbo auxiliar "had", seguido do particípio passado do verbo principal.

    1.3. O professor fornece exemplos de frases no Passado Perfeito e pede aos alunos que identifiquem o verbo auxiliar "had" e o particípio passado do verbo principal em cada frase.

    1.4. O professor também deve enfatizar que, ao contrário do Passado Simples e do Passado Contínuo, o Passado Perfeito não tem nenhuma forma contrata.

    1.5. O professor continua a apresentação da teoria explicando que, em algumas situações, o Passado Perfeito pode ser usado para expressar ações que não foram concluídas no passado, principalmente quando a ação não realizada é mencionada depois da ação realizada.

    1.6. O professor fornece mais exemplos de frases que demonstram essa característica do Passado Perfeito e pede aos alunos que identifiquem essas frases.

    1.7. O professor também deve explicar que o Passado Perfeito é comumente usado em narrativas, relatórios e descrições de experiências passadas, especialmente quando há uma sequência de eventos ou ações no passado.

  2. Discussão Dirigida (5 - 7 minutos):

    2.1. Após a apresentação da teoria, o professor conduz uma discussão dirigida para garantir que os alunos compreendam os conceitos apresentados.

    2.2. O professor faz perguntas abertas para estimular a participação dos alunos e aprofundar sua compreensão do tópico.

    2.3. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Vocês conseguem identificar o Passado Perfeito em frases de exemplos que já discutimos?" ou "Vocês podem pensar em situações em que o Passado Perfeito seria usado em conversas do dia a dia?"

    2.4. O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas ideias e a fazerem perguntas para esclarecer qualquer dúvida que possam ter.

  3. Atividade Prática (5 - 8 minutos):

    3.1. Para consolidar o entendimento dos alunos sobre o Passado Perfeito, o professor propõe uma atividade prática.

    3.2. Esta atividade pode ser um exercício de preenchimento de lacunas, onde os alunos devem preencher as lacunas em uma série de frases com a forma correta do Passado Perfeito.

    3.3. O professor fornece feedback imediato após a Conclusão do exercício, corrigindo quaisquer erros e reforçando os conceitos corretos.

    3.4. O professor também pode pedir aos alunos que criem suas próprias frases no Passado Perfeito, como uma maneira de avaliar sua compreensão do tópico e encorajar a prática independente.

O professor deve garantir que a aula seja interativa e dinâmica, incentivando a participação ativa dos alunos e adaptando a velocidade e o estilo da aula para atender às necessidades individuais de aprendizado dos alunos.

Retorno (5 - 7 minutos)

  1. Revisão Conceitual (2 - 3 minutos): 1.1. O professor inicia o Retorno revisando os conceitos principais aprendidos durante a aula. Ele pode fazer isso através de um rápido questionário, onde faz perguntas sobre a estrutura e o uso do Passado Perfeito. 1.2. O professor pode perguntar, por exemplo: "Qual é a estrutura do Passado Perfeito?" ou "Quando usamos o Passado Perfeito em inglês?". 1.3. Essa revisão rápida ajuda a consolidar a aprendizagem e a identificar quaisquer pontos que possam precisar de reforço adicional.

  2. Conexão com a Prática (2 - 3 minutos): 2.1. Em seguida, o professor deve ajudar os alunos a fazer a conexão entre a teoria e a prática. Ele pode, por exemplo, pedir aos alunos para lembrarem de situações onde usaram o Passado Perfeito em suas próprias conversas ou escrita em inglês. 2.2. O professor também pode perguntar aos alunos como eles podem aplicar o que aprenderam hoje em futuras situações de aprendizagem ou em suas vidas cotidianas. 2.3. Esta etapa é essencial para garantir a relevância do que foi aprendido e motivar os alunos a continuar a prática e o estudo independentes.

  3. Reflexão Final (1 minuto): 3.1. Para encerrar a aula, o professor deve pedir aos alunos que reflitam por um minuto sobre o que aprenderam. 3.2. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?". 3.3. Esta reflexão final ajuda os alunos a processar a informação e a identificar áreas para estudo adicional ou esclarecimento.

O professor deve estar aberto a perguntas e comentários dos alunos durante o Retorno, e deve adaptar as futuras aulas com base no feedback recebido. Ele também pode fornecer recursos adicionais para estudo independente, como sites, livros ou exercícios online, para ajudar os alunos a consolidar o que aprenderam.

Conclusão (3 - 5 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (1 - 2 minutos): O professor inicia a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados. Ele reitera a estrutura do Passado Perfeito, sua formação com o verbo auxiliar "had" e o particípio passado do verbo principal, e sua função de expressar uma ação concluída antes de outra ação ou evento no passado. O professor também relembra que, em algumas situações, o Passado Perfeito pode ser usado para expressar ações que não foram concluídas no passado.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor destaca como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações do Passado Perfeito. Ele reitera que a aula não se limitou a apresentar a estrutura do tempo verbal, mas também buscou demonstrar como ele é usado em situações reais, como em narrativas, relatórios e descrições de experiências passadas. O professor também enfatiza que a atividade prática permitiu aos alunos aplicar o que aprenderam e reforçar sua compreensão do tópico.

  3. Materiais Extras para Estudo (1 - 2 minutos): O professor, então, sugere alguns materiais extras para os alunos estudarem fora da sala de aula. Esses materiais podem incluir links para sites com explicações adicionais, exercícios online, listas de verbos irregulares em inglês e vídeos explicativos sobre o uso do Passado Perfeito. O professor também pode recomendar livros de gramática em inglês e filmes ou séries em inglês que usam o Passado Perfeito em suas narrativas.

  4. Relevância do Tópico (1 minuto): Por fim, o professor reforça a importância do Passado Perfeito para a comunicação em inglês. Ele explica que, como um tempo verbal frequentemente usado em narrativas e descrições, o Passado Perfeito é essencial para expressar ideias de maneira clara e precisa. O professor também reitera que a habilidade de usar corretamente o Passado Perfeito pode melhorar consideravelmente a proficiência em inglês dos alunos, tanto na escrita quanto na fala.

O professor encerra a aula encorajando os alunos a revisarem o material de estudo, a praticarem o uso do Passado Perfeito em suas próprias conversas e escrita em inglês, e a estarem preparados para a aula seguinte. Ele também deve estar disponível para responder a quaisquer perguntas que os alunos possam ter após a aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies