🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Verbos: Passado Perfeito

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Passado Perfeito

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão do Passado Perfeito: Os alunos devem ser capazes de entender o conceito e a estrutura do passado perfeito em inglês. Eles devem entender que o passado perfeito é usado para expressar ações concluídas no passado antes de outra ação no passado, e que geralmente é formado pelo verbo auxiliar 'had' seguido do particípio passado do verbo principal.

  2. Identificar o Passado Perfeito em Contexto: Os alunos devem ser capazes de identificar o passado perfeito em frases e textos. Eles devem poder reconhecer o uso do verbo auxiliar 'had' e do particípio passado e entender como isso muda o significado da frase.

  3. Aplicar o Passado Perfeito em Escrita e Fala: Os alunos devem ser capazes de usar o passado perfeito corretamente em suas próprias expressões orais e escritas. Eles devem ser capazes de formar frases no passado perfeito e usá-las em contextos apropriados.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolver a Confiança na Expressão em Inglês: Ao praticar o uso do passado perfeito, os alunos também devem ganhar confiança em sua capacidade de se expressar em inglês. Isso pode ajudar a melhorar suas habilidades gerais de comunicação na língua.

  • Melhorar a Compreensão de Texto: Ao aprender a identificar o passado perfeito em textos, os alunos também podem melhorar suas habilidades de leitura e compreensão de texto em inglês.

  • Promover o Trabalho em Equipe: Ao participar de atividades em grupo, os alunos terão a oportunidade de trabalhar juntos e aprender uns com os outros. Isso pode melhorar suas habilidades de trabalho em equipe e colaboração.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de verbos em inglês, incluindo a ideia de tempos verbais. Ele pode fazer isso de forma interativa, pedindo aos alunos para compartilharem exemplos de verbos que eles já conhecem. Além disso, o professor pode relembrar os alunos sobre o uso de verbos auxiliares (como 'have' e 'be') em diferentes tempos verbais. (3 - 4 minutos)

  2. Situações-Problema: Após a revisão, o professor deve apresentar duas situações-problema que envolvam o uso do passado perfeito. Por exemplo:

    • "Imagine que você estava assistindo a um filme ontem à noite e, de repente, a energia falhou. Quando a energia finalmente voltou, você disse: 'Eu tinha esperado tanto tempo para ver o final, e a energia acabou!' Por que você usou 'tinha esperado' em vez de 'esperei'?"
    • "Suponha que um amigo tenha lhe contado sobre um evento que ocorreu no passado. Ele disse: 'Eu tinha acabado de sair de casa quando começou a chover.' Por que ele usou 'tinha acabado' em vez de 'acabei'?" (3 - 4 minutos)
  3. Contextualização do Tópico: O professor deve então contextualizar a importância do passado perfeito, explicando que é um tempo verbal comum em narrativas, pois é usado para indicar que uma ação ocorreu antes de outra ação no passado. Além disso, o professor pode mencionar que o passado perfeito é frequentemente usado em contextos formais, como em artigos de notícias e escrita acadêmica. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução do Tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico do passado perfeito com algumas curiosidades ou fatos interessantes. Por exemplo:

    • "Você sabia que algumas línguas, como o chinês e o indonésio, não têm tempos verbais como o passado perfeito? Em vez disso, eles usam palavras e expressões extras para indicar o tempo de uma ação."
    • "Outra curiosidade: em inglês, usamos o passado perfeito não apenas para falar sobre ações passadas, mas também para falar sobre eventos que poderiam ter ocorrido, mas não ocorreram. Por exemplo, 'Se eu tivesse estudado mais, teria passado na prova'." (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing - "Time Travelers" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões de ação (por exemplo, "chegamos ao aeroporto", "o avião partiu", "chegamos ao hotel", "começou a chover") e um cartão de "objetivo" com uma frase que deve ser completada no passado perfeito (por exemplo, "Quando chegamos ao hotel, o avião ___").
    • Execução: Os alunos, em seus grupos, devem organizar os cartões de ação na ordem em que aconteceram, criando uma pequena história de viagem no tempo. Eles devem então usar o passado perfeito para completar a frase no cartão de "objetivo". Por exemplo, se o cartão de "objetivo" diz "Quando chegamos ao hotel, o avião ___", e o cartão de "chegamos ao hotel" vem antes do cartão de "o avião partiu", a frase correta seria "Quando chegamos ao hotel, o avião HAD DEPARTED".
    • Regras: Os alunos devem usar cada cartão de ação apenas uma vez e devem garantir que as ações na frase de "objetivo" sejam concluídas antes das ações nos outros cartões.
  2. Atividade de Escrita - "Travel Blog" (10 - 12 minutos):

    • Preparação: O professor deve fornecer a cada grupo um pequeno cenário de viagem (por exemplo, "você e seus amigos viajaram para Paris no verão passado"). Os alunos devem imaginar que estão escrevendo um blog de viagem e devem descrever a viagem, usando o passado perfeito para falar sobre ações que ocorreram antes de outras ações.
    • Execução: Os alunos, em seus grupos, devem escrever um parágrafo ou dois sobre a viagem, incorporando o passado perfeito. Eles devem se concentrar em descrever a ordem em que as coisas aconteceram e em usar o passado perfeito de forma correta e natural.
    • Regras: Os alunos devem tentar usar o passado perfeito pelo menos três vezes em seu parágrafo. O professor deve circular pela sala, oferecendo ajuda e feedback conforme necessário.
  3. Atividade de Revisão - "Jogo da Memória Verbal" (5 - 7 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar um conjunto de cartões com frases em inglês que contêm exemplos de passado perfeito. Cada frase deve estar em um cartão separado.
    • Execução: Os alunos, em seus grupos, devem jogar o "Jogo da Memória Verbal", onde eles devem virar dois cartões de cada vez para tentar encontrar pares de frases que usam o passado perfeito de maneiras diferentes. Quando um par é encontrado, o aluno deve explicar por que as frases usam o passado perfeito.
    • Regras: Os alunos devem jogar de acordo com as regras tradicionais do Jogo da Memória, onde eles devem tentar virar pares de cartas de cada vez. O jogo continua até que todos os pares sejam encontrados.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo tem um máximo de 2 minutos para compartilhar suas soluções ou conclusões das atividades realizadas.
    • Durante as apresentações, o professor deve encorajar os alunos a explicar como usaram o passado perfeito em suas histórias de "Time Travelers" e em seus parágrafos de "Travel Blog".
    • O professor deve fazer perguntas direcionadas para ajudar os alunos a refletir sobre o que aprenderam, como "Por que você decidiu usar o passado perfeito nessa parte da história?" ou "Como o uso do passado perfeito muda o significado da frase?".
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão geral dos conceitos teóricos discutidos na aula.
    • O professor deve conectar as atividades realizadas com a teoria, destacando como o passado perfeito foi usado para expressar a ordem de eventos no "Time Travelers" e para descrever ações que ocorreram antes de outras ações no "Travel Blog".
    • O professor pode reforçar a importância do passado perfeito em contextos de narrativa e em situações em que é necessário indicar que uma ação ocorreu antes de outra no passado.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as respostas para perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos podem escrever suas respostas em um pedaço de papel ou compartilhá-las verbalmente com a turma.
    • O professor deve enfatizar que essas reflexões são uma parte importante do processo de aprendizado e que eles podem ajudar a identificar áreas que precisam de mais prática ou esclarecimento.
  4. Feedback Final (1 minuto):

    • O professor deve agradecer a participação e o esforço de todos e encorajar os alunos a continuar praticando o uso do passado perfeito em casa.
    • O professor pode também aproveitar esse momento para esclarecer quaisquer dúvidas que tenham surgido durante a aula e para fornecer feedback sobre o desempenho geral da turma.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos):

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados na aula, relembrando os estudantes sobre a definição e estrutura do passado perfeito, bem como sua aplicação em contextos de narrativa e para expressar ações concluídas no passado antes de outra ação no passado.
    • Ele deve enfatizar que o passado perfeito é formado pelo verbo auxiliar 'had' seguido do particípio passado do verbo principal.
    • O professor pode também ressaltar as diferenças entre o passado simples e o passado perfeito, destacando que o passado perfeito é usado quando queremos falar sobre ações que aconteceram antes de outras no passado.
  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos):

    • O professor deve reforçar como as atividades realizadas durante a aula ajudaram os alunos a aplicar os conceitos teóricos do passado perfeito.
    • Ele pode, por exemplo, mencionar como a atividade de "Time Travelers" permitiu aos alunos praticar o uso do passado perfeito para falar sobre a ordem de eventos e como o "Travel Blog" os ajudou a descrever ações que ocorreram antes de outras ações.
    • O professor deve enfatizar que a prática é essencial para aprofundar a compreensão e a fluência no uso do passado perfeito.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o passado perfeito.
    • Isso pode incluir links para vídeos explicativos, sites de aprendizagem de inglês, livros didáticos ou exercícios online.
    • O professor pode também recomendar que os alunos pratiquem o uso do passado perfeito em casa, escrevendo pequenas histórias ou diários sobre eventos passados.
  4. Importância do Passado Perfeito (1 minuto):

    • Para concluir, o professor deve reiterar a importância do passado perfeito no dia a dia, tanto para a compreensão de textos em inglês, como para a comunicação eficaz na língua.
    • Ele pode enfatizar que o passado perfeito é frequentemente usado em contextos formais, como em artigos de notícias e escrita acadêmica, e que, portanto, dominar esse tempo verbal pode ser extremamente útil para os alunos em suas futuras carreiras ou estudos.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuar praticando o uso do passado perfeito e a esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter em aulas futuras.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies