Objetivos (5 - 10 minutos)
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Desenvolver o vocabulário relacionado a alimentos, objetos e partes da casa em inglês: Os alunos devem ser capazes de identificar e nomear corretamente uma variedade de alimentos, objetos e partes da casa em inglês. Isso inclui o reconhecimento de palavras escritas e a habilidade de pronunciar corretamente cada termo.
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Aplicar o vocabulário aprendido em situações cotidianas: Além de simplesmente identificar e nomear, os alunos devem ser capazes de usar o vocabulário aprendido em frases e conversas, aplicando-o em contextos do dia a dia.
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Desenvolver habilidades de escuta e fala em inglês: Através das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de praticar suas habilidades de escuta e fala em inglês, o que contribuirá para o Desenvolvimento geral de suas habilidades linguísticas.
Objetivos secundários:
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Promover a interação em inglês entre os alunos: Durante as atividades em grupo, os alunos são incentivados a se comunicar em inglês, o que proporciona uma oportunidade valiosa de prática e interação.
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Incentivar a autonomia no aprendizado: Com a abordagem invertida da aula, os alunos são incentivados a assumir a responsabilidade por seu próprio aprendizado, pesquisando e preparando-se para as atividades antes da aula.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula relembrando os alunos sobre as estruturas básicas e regras gramaticais em inglês, particularmente aquelas relacionadas à formação de palavras e pronúncia. Isso é essencial para que os alunos possam identificar e nomear corretamente os alimentos, objetos e partes da casa durante a aula. Pode-se fazer isso por meio de uma breve revisão, perguntando aos alunos para lembrarem de exemplos de palavras que seguem determinadas regras.
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Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações que estimulem a necessidade de aprender o vocabulário a ser abordado na aula. Por exemplo, a primeira situação poderia ser a descrição de uma cena de um filme ou livro onde a comida é um elemento importante, mas o personagem principal não consegue nomear corretamente os pratos ou ingredientes em inglês. A segunda situação poderia ser a de um turista em um país de língua inglesa que está tentando pedir algo para comer, mas não consegue se fazer entender devido à falta de vocabulário.
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Contextualização: O professor deve explicar a importância do vocabulário a ser aprendido na vida real, destacando como essas palavras são usadas em situações cotidianas. Por exemplo, ao descrever os alimentos, o professor pode falar sobre a importância de saber o que se está comendo, seja por razões de saúde ou por respeito a diferentes culturas alimentares. Ao falar sobre os objetos e partes da casa, o professor pode destacar como essas palavras são úteis quando se está viajando e precisa pedir ou entender direções, ou ao se mudar para uma nova casa e precisar descrever os objetos e espaços.
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Introdução do tópico: Para chamar a atenção dos alunos e despertar o interesse no tópico, o professor pode compartilhar algumas curiosidades relacionadas aos alimentos, objetos e partes da casa. Por exemplo, ele pode mencionar que o termo "hamburger" na verdade vem da palavra alemã "Hamburg steak", e que a primeira geladeira foi inventada em 1803 por um inventor americano chamado Thomas Moore. Além disso, o professor pode mostrar imagens de diferentes tipos de alimentos, objetos e partes da casa, incentivando os alunos a tentarem adivinhar como se dizem em inglês.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de Role-Playing: "A Viagem ao Supermercado" (10 - 12 minutos)
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Cenário: Os alunos são divididos em grupos de cinco e cada grupo recebe uma lista de compras em inglês. Eles são informados de que estão em um país de língua inglesa e precisam ir ao supermercado para comprar os itens da lista. No entanto, eles não estão familiarizados com a aparência de muitos dos itens da lista em inglês.
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Tarefa: Os alunos devem trabalhar em grupo para pesquisar e descobrir o que cada item da lista é em inglês. Eles podem usar seus smartphones ou outros dispositivos eletrônicos para pesquisar, se necessário. Uma vez que eles tenham descoberto o que cada item é, eles devem escrever o nome do item em inglês ao lado do item na lista.
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Objetivo: Esta atividade permite aos alunos aplicar o vocabulário que estão aprendendo em um contexto prático e realista. Ela também reforça a importância do vocabulário em situações cotidianas, como fazer compras.
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Atividade de Pesquisa: "A Casa dos Sonhos" (10 - 12 minutos)
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Cenário: Ainda em seus grupos, os alunos são desafiados a projetar a "casa dos sonhos" deles. Eles devem desenhar uma planta da casa e preencher cada cômodo com itens que eles gostariam de ter em suas casas.
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Tarefa: Uma vez que eles tenham concluído o projeto, eles devem pesquisar o nome em inglês para cada item que incluíram em seus desenhos. Eles devem anotar o nome de cada item em inglês ao lado do item no desenho da planta.
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Objetivo: Esta atividade permite aos alunos expandir seu vocabulário para além dos alimentos e objetos básicos, introduzindo-os a uma variedade de itens que podem ser encontrados em uma casa. Além disso, ela estimula a criatividade e a imaginação dos alunos, tornando a atividade mais envolvente e divertida.
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Atividade de Discussão: "O Almoço na Casa de Um Amigo" (5 - 6 minutos)
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Cenário: Os alunos continuam em seus grupos e são informados de que eles foram convidados para almoçar na casa de um amigo que fala apenas inglês. Eles são informados de que precisam explicar ao amigo o que gostariam de comer e onde gostariam de sentar na mesa.
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Tarefa: Usando o vocabulário que aprenderam, os alunos devem discutir entre si o que gostariam de comer e onde gostariam de sentar. Eles devem então preparar uma pequena apresentação em inglês para explicar suas escolhas ao amigo.
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Objetivo: Esta atividade tem como objetivo desenvolver a habilidade de fala dos alunos, incentivando-os a usar o vocabulário que aprenderam de forma significativa e comunicativa. Além disso, ela promove a colaboração e a interação entre os membros do grupo, fortalecendo as habilidades de trabalho em equipe.
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Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)
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Após a Conclusão das atividades, o professor deve reunir todos os alunos e abrir uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. O professor deve encorajar os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas escolhas de vocabulário e a compartilharem quaisquer dificuldades que tenham enfrentado.
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Durante a discussão, o professor deve fazer conexões entre as atividades e os conceitos de vocabulário que foram ensinados. Por exemplo, ele pode perguntar aos alunos como eles usaram as regras de formação de palavras para identificar o vocabulário desconhecido durante a atividade de role-playing.
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O professor deve também corrigir quaisquer erros de vocabulário ou pronúncia que possam ter surgido durante a discussão, garantindo que os alunos estejam aprendendo a forma correta de usar o vocabulário.
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Reflexão Individual (3 - 5 minutos)
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Após a discussão em grupo, o professor deve propor um momento de reflexão individual. Ele deve fazer perguntas que incentivem os alunos a pensarem sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em outras situações.
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Algumas possíveis perguntas para a reflexão individual incluem:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais palavras ou frases você acha que ainda precisa praticar mais?
- Como você pode usar o vocabulário que aprendeu hoje em situações reais?
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Os alunos devem ser incentivados a anotar suas respostas, que podem ser compartilhadas com a classe ou mantidas como uma ferramenta de autoavaliação para o futuro.
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Feedback e Encerramento (2 - 3 minutos)
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Para concluir a aula, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre as atividades e o formato da aula. Isso pode ser feito através de uma rápida pesquisa de opinião ou de uma discussão aberta.
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O professor deve também destacar os principais pontos de aprendizado da aula e reforçar a importância do vocabulário aprendido para a comunicação em inglês.
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Por fim, o professor deve fornecer aos alunos uma visão geral do que será abordado na próxima aula, preparando-os para o próximo tópico de vocabulário.
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Conclusão (5 - 10 minutos)
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Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)
- O professor deve iniciar a Conclusão da aula recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Ele deve relembrar os alunos sobre as palavras e frases em inglês que aprenderam, principalmente aquelas relacionadas a alimentos, objetos e partes da casa. Isso pode ser feito de forma interativa, pedindo aos alunos para recordarem as palavras e compartilharem exemplos de como as usariam em frases.
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Conexão entre a Teoria, Prática e Aplicações (2 - 3 minutos)
- O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria (o vocabulário em inglês) com a prática (as atividades de role-playing e pesquisa) e as aplicações do mundo real (situações de compras e descrição de casa em inglês). Ele deve enfatizar como o vocabulário aprendido é útil para comunicação cotidiana e como as atividades ajudaram os alunos a aplicar esse vocabulário de maneira significativa.
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Materiais Complementares (1 - 2 minutos)
- O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos aprofundarem seu entendimento do vocabulário aprendido. Isso pode incluir sites de aprendizado de idiomas, aplicativos de vocabulário, livros de exercícios de inglês, filmes ou séries em inglês com legendas, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar que os alunos assistam a um filme em inglês e tentem identificar e anotar os nomes dos alimentos, objetos e partes da casa que aparecem nas cenas.
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Relevância do Tópico para o Dia a Dia (1 - 2 minutos)
- Por fim, o professor deve resumir a importância do vocabulário aprendido para a vida cotidiana dos alunos. Ele pode mencionar, por exemplo, como saber os nomes dos alimentos em inglês pode ser útil durante viagens ou ao ler receitas online. Ele pode também destacar a importância de poder descrever objetos e partes da casa em inglês em várias situações, como ao se mudar para uma nova casa, ao receber convidados de outros países, ou ao viajar para um país de língua inglesa.
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Encerramento da Aula (1 - 2 minutos)
- Para concluir, o professor deve agradecer aos alunos por sua participação e esforço durante a aula. Ele deve reforçar a importância do estudo contínuo e da prática para o aprendizado eficaz de um novo idioma. O professor deve também encorajar os alunos a revisarem o vocabulário aprendido em casa e a se prepararem para a próxima aula, que pode ser sobre um tópico relacionado, como "Atividades Diárias" ou "Transporte e Viagem".