Entrar

Plano de aula de Análise Combinatória: Princípio Multiplicativo

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT310'

Análise Combinatória: Princípio Multiplicativo

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Análise Combinatória: Princípio Multiplicativo

Palavras ChavePrincípio Multiplicativo, Análise Combinatória, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Colaboração, Criatividade, Engajamento, Mídia Social, Design de Moda, Desenvolvimento de Jogos, Feedback 360°
Materiais NecessáriosCelulares com acesso à internet, Computadores ou tablets, Aplicativos de edição de imagens (ex: Canva, Photoshop), Aplicativos de edição de vídeos (ex: iMovie, Adobe Premiere), Ferramentas de design gráfico (ex: Inkscape, GIMP), Projetor ou tela para apresentações, Internet de alta velocidade, Material de escrita (papel, canetas)
Códigos BNCCEM13MAT310: Resolver e elaborar problemas de contagem envolvendo agrupamentos ordenáveis ou não de elementos, por meio dos princípios multiplicativo e aditivo, recorrendo a estratégias diversas, como o diagrama de árvore.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaCombinatória, Probabilidade e Estatística

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e objetiva das habilidades que os alunos deverão desenvolver ao longo da aula. Além disso, os objetivos definidos orientarão as atividades práticas e interativas, garantindo que os alunos apliquem os conceitos estudados previamente em situações concretas e relevantes para o seu cotidiano.

Objetivos principais:

1. Aplicar o Princípio Multiplicativo na resolução de problemas do cotidiano.

2. Desenvolver estratégias para calcular o número de combinações possíveis em diferentes situações.

Objetivos secundários:

  1. Utilizar ferramentas digitais para simular e visualizar problemas de contagem.
  2. Fomentar a colaboração entre os alunos através de atividades práticas em grupo.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é despertar o interesse dos alunos pelo tema e facilitar a conexão entre o conceito teórico e sua aplicação prática e cotidiana. Ao iniciar com um aquecimento que utiliza tecnologia familiar aos alunos e perguntas chave, a aula se estabelece como um ambiente participativo e interativo, preparando o terreno para atividades mais profundas e colaborativas.

Aquecendo

Introdução : Para iniciar a aula, explique brevemente o conceito do Princípio Multiplicativo. Trate-o como uma ferramenta poderosa para resolver problemas do cotidiano em que precisamos descobrir o número total de combinações possíveis. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante ou curioso sobre análise combinatória ou o Princípio Multiplicativo. Incentive-os a compartilhar o que encontraram com a turma. Isso ajudará a conectar o tema com a realidade diária e aumentará seu engajamento.

Reflexões Iniciais

1. 樂 O que é o Princípio Multiplicativo?

2.  Encontrei um fato interessante sobre o tema, quem gostaria de compartilhar?

3.  Como vocês acham que o Princípio Multiplicativo pode ser aplicado no nosso dia a dia?

4. 里 Alguém pode dar um exemplo de uma situação cotidiana onde podemos usar o Princípio Multiplicativo?

5.  Em que tipos de problemas ou situações vocês já usaram ou acham que poderiam utilizar o Princípio Multiplicativo?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é envolver os alunos ativamente na aplicação prática do Princípio Multiplicativo através de cenários criativos e relevantes. As atividades propostas incentivam a colaboração, a utilização de tecnologias modernas e a aplicação dos conceitos de análise combinatória em situações que refletem a realidade digital atual, tornando o aprendizado mais significativo e engajador.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Competição de Influencers

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o Princípio Multiplicativo em um contexto moderno e familiar aos alunos, utilizando mídias sociais para ilustrar a importância da análise combinatória.

- Descrição: Os alunos vão se imaginar como influenciadores digitais que precisam planejar um conteúdo de mídia social para promover um evento fictício. Eles utilizarão o Princípio Multiplicativo para determinar todas as combinações possíveis de trajes ou cenários para suas postagens.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve criar um perfil fictício de um influenciador digital e um evento que ele gostaria de promover (ex: lançamento de um produto, show, festa).

  • Os alunos devem selecionar entre 3 tipos de cenários (ex: praia, parque, cidade) e 4 tipos de roupas (ex: casual, esportiva, elegante, temática).

  • Utilizando o Princípio Multiplicativo, os alunos calcularão todas as combinações possíveis de cenários e roupas para suas postagens.

  • Cada grupo deve criar uma postagem digital (pode ser uma imagem com descrição ou um vídeo curto) para cada combinação de cenários e roupas. Eles podem usar aplicativos de edição de imagens e vídeos para isso.

  • Por fim, os grupos devem apresentar suas postagens para a turma e explicar como chegaram ao número de combinações possíveis.

Atividade 2 - ️ Loja Virtual Fashionista

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Demonstrar a aplicação do Princípio Multiplicativo em um ambiente de negócios, utilizando a criação de uma loja virtual para ilustrar combinações de produtos.

- Descrição: Os alunos atuarão como designers de moda que precisam criar a coleção de uma loja virtual. Utilizando o Princípio Multiplicativo, eles devem determinar todas as combinações possíveis de roupas e acessórios que podem ser vendidas aos clientes.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve imaginar que são designers de uma loja virtual de moda.

  • Os alunos devem selecionar entre 5 tipos de roupas (ex: camisas, calças, saias, vestidos, jaquetas) e 4 tipos de acessórios (ex: chapéus, cintos, colares, pulseiras).

  • Utilizando o Princípio Multiplicativo, os alunos calcularão todas as combinações possíveis de roupas e acessórios para a loja.

  • Cada grupo deve criar um catálogo digital com imagens das combinações de roupas e acessórios. Eles podem usar aplicativos de edição de imagens para criar o catálogo.

  • Os grupos devem apresentar seu catálogo para a turma e explicar como calcularam as combinações possíveis.

Atividade 3 -  Gamificação: Aventura dos Heróis

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Explorar a aplicação do Princípio Multiplicativo no desenvolvimento de jogos, incentivando a criatividade e a colaboração.

- Descrição: Os alunos entrarão no papel de desenvolvedores de um jogo de RPG onde precisam criar diferentes personagens e cenários. Utilizando o Princípio Multiplicativo, eles determinarão todas as combinações possíveis de personagens e cenários para o jogo.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve imaginar que estão desenvolvendo um jogo de RPG.

  • Os alunos devem selecionar entre 3 tipos de personagens (ex: guerreiro, mago, arqueiro) e 4 tipos de cenários (ex: floresta, caverna, castelo, deserto).

  • Utilizando o Princípio Multiplicativo, os alunos calcularão todas as combinações possíveis de personagens e cenários para o jogo.

  • Cada grupo deve criar uma breve descrição e imagem de cada combinação de personagem e cenário. Eles podem usar aplicativos de design gráfico para isso.

  • Os grupos devem apresentar suas combinações de personagens e cenários para a turma e explicar como chegaram aos resultados.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos através da troca de experiências e reflexões sobre as atividades práticas. A discussão em grupo permite que os alunos fortaleçam a compreensão do Princípio Multiplicativo ao explicar suas conclusões e ouvir as percepções dos colegas. O feedback 360° promove a melhoria contínua e a construção de um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Reúna todos os alunos e peça para que cada grupo compartilhe suas experiências e conclusões das atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para guiar a discussão: 'Vamos começar nossa discussão em grupo. Gostaria que cada grupo compartilhasse suas postagens, catálogos ou combinações e explicasse como chegaram aos números de combinações possíveis. Falem sobre os desafios que enfrentaram, as estratégias que adotaram e o que mais aprenderam durante a atividade.'

Reflexões

1.  Que desafios vocês encontraram ao utilizar o Princípio Multiplicativo e como os superaram? 2.  Como a aplicação do Princípio Multiplicativo nas atividades práticas ajudou a consolidar o entendimento de vocês sobre o tema? 3.  Em que outras situações cotidianas ou profissionais vocês acham que poderiam aplicar o Princípio Multiplicativo?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno receberá feedback dos outros membros do seu grupo. Oriente a turma para que o feedback seja construtivo e respeitoso, utilizando frases como 'Eu gostei quando você...','Você poderia melhorar em...' e 'Uma sugestão para a próxima vez é...'.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através de uma recapitulação criativa e divertida, conectando o tema da aula com a realidade dos alunos. Explicar a relevância do Princípio Multiplicativo no mundo moderno reforça a importância da matemática em situações cotidianas, dando sentido prático ao que foi estudado. Esta conclusão busca, portanto, fechar a aula de forma leve e engajadora, garantindo que o conhecimento seja internalizado de maneira significativa. 

Resumo

Resumo: Imagine que você é um super-herói e seu poder especial é multiplicar combinações!  Hoje, exploramos o Princípio Multiplicativo, um conceito matemático que nos permite calcular quantas maneiras diferentes podemos combinar elementos de diferentes conjuntos. Nós mergulhamos em atividades criativas e aplicamos esse princípio para planejar eventos como influenciadores digitais, criar catálogos de lojas virtuais e desenvolver personagens de RPG. Em cada cenário, contamos todas as possíveis combinações de roupas, acessórios ou personagens e cenários. 

No Mundo

No Mundo Atual: Vivemos em uma era digital, onde plataformas de redes sociais, lojas virtuais e jogos online são parte integrante de nosso cotidiano. A análise combinatória, e especificamente o Princípio Multiplicativo, é vital para diversas áreas como marketing digital, design de produtos, e desenvolvimento de jogos. Compreender esse conceito ajuda a navegar e aproveitar melhor as inúmeras possibilidades oferecidas pelo mundo moderno. 

Na Prática

️ Aplicações: O Princípio Multiplicativo não é apenas um conceito teórico; ele tem aplicações práticas que tornam a vida mais organizada e produtiva. Seja ao planejar combinados de roupas, estruturas empresariais ou até criação de conteúdo digital, ele permite calcular e otimizar opções e combinações possíveis, tornando-se uma ferramenta essencial em nosso dia a dia. 

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies