Entrar

Plano de aula de Porcentagem: Problemas de Porcentagem

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT504'

Porcentagem: Problemas de Porcentagem

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Porcentagem: Problemas de Porcentagem

Palavras Chaveporcentagem, cálculo de descontos, aplicação prática, raciocínio lógico, trabalho em grupo, atividades interativas, comunicação, sala de aula invertida, matemática aplicada, contextualização, porcentagens no cotidiano, desafios de aprendizagem, resolução de problemas
Materiais Necessárioslistas fictícias de produtos e preços, porcentagens de desconto, folhetos de lojas com promoções, planilhas para cálculos, slides ou cartões com problemas matemáticos, papéis para anotações
Códigos BNCCEM13MAT504: Investigar processos de obtenção da medida do volume de prismas, pirâmides, cilindros e cones, incluindo o princípio de Cavalieri, para a obtenção das fórmulas de cálculo da medida do volume dessas figuras.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaAritmética

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor para o que é essencial na aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, os alunos podem melhor organizar seu pensamento e esforços de aprendizado. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos compreendam os resultados de aprendizagem desejados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a compreender o conceito de porcentagem e a realizar cálculos simples, como determinar 30% e 50% de 60.

2. Desenvolver habilidades para resolver problemas práticos que envolvam porcentagens, como descontos e acréscimos em valores monetários.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o raciocínio lógico e a aplicação prática de conceitos matemáticos no dia a dia.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo engajar os alunos e revisar o conhecimento prévio sobre porcentagens, utilizando situações problema que estimulem o raciocínio matemático. Além disso, a contextualização busca mostrar a relevância das porcentagens no dia a dia, motivando os alunos a perceberem a aplicabilidade dos conceitos matemáticos em diversas situações reais.

Situações Problema

1. Imagine que você está comprando um celular que custa 2000 reais e a loja oferece um desconto de 20%. Quanto você pagaria pelo celular com o desconto?

2. Uma padaria decidiu aumentar o preço de seus pães em 10% devido ao aumento do custo dos ingredientes. Se antes cada pão custava 2 reais, qual será o novo preço?

Contextualização

A porcentagem é uma das ferramentas matemáticas mais utilizadas no cotidiano, presente em situações como calcular descontos em compras, ajustar preços devido a inflações, ou até mesmo medir o desempenho em esportes. Por exemplo, no futebol, a porcentagem de chutes a gol que resultam em gols é uma estatística crucial para avaliar a eficiência de um jogador.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como propósito proporcionar aos alunos a aplicação prática dos conceitos de porcentagem por meio de atividades lúdicas e contextualizadas. Ao trabalhar em grupo, os alunos têm a oportunidade de discutir e colaborar na resolução de problemas, o que não apenas reforça o aprendizado como também desenvolve habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Cada atividade é projetada para ser interativa e desafiadora, garantindo que os alunos estejam engajados e motivados durante todo o processo.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Festival de Descontos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o conceito de porcentagem para calcular descontos e reforçar a compreensão de como os descontos podem influenciar as decisões de compra.

- Descrição: Os alunos são divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo recebe uma lista fictícia de produtos e seus preços originais, bem como uma porcentagem de desconto. Eles devem calcular o novo preço de cada produto e decidir qual seria o desconto mais atraente para um cliente.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos.

  • Distribua as listas de produtos com os preços originais e as porcentagens de desconto.

  • Peça que cada grupo calcule o novo preço de cada produto com o desconto aplicado.

  • Solicite que cada grupo escolha um produto que, na opinião deles, teria o desconto mais atraente para um cliente.

  • Cada grupo apresenta seu cálculo e justifica a escolha do produto com maior desconto.

Atividade 2 - Investigadores de Promoções

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de cálculo de porcentagem em contextos reais de compra, promovendo a análise crítica de promoções e descontos.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos, organizados em grupos, recebem folhetos de diferentes lojas com promoções. Eles devem analisar e calcular o real valor dos produtos após os descontos anunciados pelas lojas. O desafio é identificar qual loja oferece o melhor desconto geral.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os folhetos das lojas para cada grupo.

  • Os alunos devem calcular o preço final de cada produto com base nos descontos oferecidos.

  • Cada grupo deve anotar os descontos e os preços finais em uma planilha.

  • Ao final, cada grupo apresenta qual loja oferece o melhor desconto médio e discute as estratégias de cálculo utilizadas.

Atividade 3 - Olimpíadas das Porcentagens

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Reforçar o entendimento e a agilidade dos alunos no cálculo de porcentagens, promovendo um ambiente de aprendizado competitivo.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição onde deverão calcular porcentagens rapidamente. A competição será dividida em rodadas com diferentes tipos de problemas, desde cálculos simples de porcentagens até situações mais complexas envolvendo descontos e acréscimos.

- Instruções:

  • Organize a sala em um formato que permita a competição entre os grupos.

  • Explique as regras da competição e como os pontos serão distribuídos.

  • Apresente os problemas em slides ou cartões para que todos os grupos possam ver.

  • Os alunos têm um tempo limitado para resolver cada problema, e devem anotar as respostas em um papel.

  • Ao final de cada rodada, revele as respostas e pontue os grupos de acordo com a precisão e rapidez das respostas.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos articulem e compartilhem o que aprenderam com seus pares. A discussão em grupo ajuda a reforçar o entendimento dos conceitos de porcentagem, proporciona insights sobre diferentes métodos de resolução e promove a habilidade de comunicação dos alunos. Além disso, essa etapa permite ao professor avaliar o grau de entendimento e retenção dos alunos, identificando áreas que podem necessitar de mais esclarecimentos ou revisões.

Discussão em Grupo

Após a realização das atividades, reúna todos os alunos em um grande círculo para uma discussão em grupo. Inicie a discussão com uma breve introdução, agradecendo a participação de todos e destacando a importância da prática e aplicação dos conceitos de porcentagem. Em seguida, peça que cada grupo compartilhe suas descobertas e os desafios enfrentados durante as atividades. Encoraje os alunos a discutirem como eles aplicariam esses conceitos em situações do cotidiano e o que aprenderam de novo.

Perguntas Chave

1. Quais foram os maiores desafios ao calcular as porcentagens nos exemplos dados? Como vocês superaram esses desafios?

2. Como a colaboração em grupo ajudou na resolução dos problemas durante as atividades?

3. De que maneira vocês podem aplicar o conhecimento sobre porcentagens em outras áreas da vida, além da matemática?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma visão clara e consolidada do que foi aprendido durante a aula. Este momento é crucial para reforçar o conhecimento adquirido, destacar a aplicabilidade prática dos conceitos e ressaltar a relevância do estudo das porcentagens. Além disso, serve para responder a quaisquer perguntas finais e assegurar que os alunos estejam preparados para aplicar o que aprenderam em contextos fora da sala de aula.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e recapitular os principais ensinamentos sobre porcentagem, reforçando como calcular porcentagens simples e aplicadas. Deve-se revisitar os exemplos práticos utilizados e as soluções encontradas, assegurando que os alunos tenham uma compreensão clara dos procedimentos e das fórmulas utilizadas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de aplicar a teoria das porcentagens em situações práticas, como cálculo de descontos e acréscimos, através de atividades interativas e contextualizadas. Isso permitiu uma clara conexão entre a teoria estudada em casa e a prática em sala, demonstrando a relevância e a aplicabilidade dos conceitos matemáticos no cotidiano.

Fechamento

Por fim, é essencial destacar a importância das porcentagens no dia a dia. O entendimento desses conceitos permite aos indivíduos tomar decisões informadas em situações que envolvem finanças, negócios e até mesmo em esportes e saúde, onde análises porcentuais são frequentemente utilizadas para avaliação de desempenho e estatísticas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies