Objetivos (5 - 7 minutos)
Objetivos Principais:
- Compreender o conceito de coesão gramatical e sua importância na construção do sentido nos textos.
- Identificar e aplicar os diferentes mecanismos de coesão gramatical (referenciação, substituição, elipse e conexão) na escrita e na leitura de textos.
Objetivos Secundários:
- Promover a habilidade de análise e interpretação de textos, a partir do reconhecimento dos mecanismos de coesão gramatical utilizados.
- Desenvolver a competência de produção de textos coesos e coerentes, por meio da prática de exercícios de aplicação dos mecanismos de coesão gramatical.
Objetivos Terciários:
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância da coesão gramatical para a eficácia da comunicação escrita.
- Fomentar a autonomia do aluno na busca por conhecimento e esclarecimento de dúvidas, através do uso de recursos digitais e bibliográficos.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos Anteriores (3 - 5 minutos): O professor deve iniciar a aula relembrando conceitos importantes que foram abordados em aulas anteriores, como a estrutura e organização textual, a função das palavras e a importância do contexto na compreensão de um texto. Essa revisão é fundamental para que os alunos possam compreender e aplicar de forma efetiva os conceitos de coesão gramatical.
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Situações-Problema (3 - 5 minutos): O professor pode apresentar aos alunos duas situações-problema que envolvam a falta de coesão gramatical. Por exemplo, um texto em que as sentenças não estejam bem conectadas e outro em que as palavras não sejam bem referenciadas. O professor pode perguntar aos alunos o que eles acham desses textos e se conseguem identificar a falta de coesão. Essas situações servem para despertar o interesse dos alunos pelo tema e para que percebam a importância da coesão gramatical na escrita e leitura de textos.
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Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve explicar aos alunos a importância da coesão gramatical no dia a dia, tanto na escrita de textos formais (como redações e relatórios) quanto informais (como mensagens de texto e e-mails), e também na leitura e compreensão de textos diversos. O professor pode exemplificar como a falta de coesão gramatical pode levar a mal-entendidos na comunicação escrita.
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Introdução do Tópico (2 - 3 minutos): Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode introduzir o tópico da coesão gramatical contando uma curiosidade ou história relacionada. Por exemplo, pode mencionar como a coesão gramatical é fundamental em textos jurídicos, onde a falta de clareza pode levar a interpretações erradas e a consequências sérias. Outra possibilidade é contar a história de um escritor famoso que era conhecido por sua habilidade em utilizar a coesão gramatical para criar textos ricos e envolventes.
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade de Storyline (10 - 12 minutos):
- O professor deve dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos e entregar a cada grupo uma folha de papel grande e canetas coloridas.
- Cada grupo receberá uma história curta, mas com várias lacunas. Cada lacuna representa um ponto em que os alunos devem aplicar um mecanismo de coesão gramatical (referenciação, substituição, elipse e conexão).
- A tarefa dos grupos é preencher as lacunas de forma a tornar a história coesa e compreensível. Eles devem usar as canetas coloridas para indicar qual mecanismo de coesão foi utilizado em cada ponto.
- O professor deve circular pela sala, observando e orientando os grupos conforme necessário.
- No final da atividade, cada grupo deve apresentar sua história para a turma, explicando os mecanismos de coesão que utilizaram.
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Atividade de Caça ao Tesouro (10 - 12 minutos):
- Ainda em grupos, os alunos receberão um conjunto de textos curtos e variados (carta, notícia, poema, trecho de livro, etc.) que foram propositalmente escritos com erros de coesão gramatical.
- O objetivo da atividade é que os alunos identifiquem e corrijam os erros, aplicando os mecanismos de coesão gramatical aprendidos.
- Para tornar a atividade mais lúdica, o professor pode propor que a turma que corrigir todos os textos no menor tempo seja a vencedora.
- Ao final da atividade, o professor deve revisar com a turma as correções feitas, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos de coesão gramatical.
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Discussão em Grupo (3 - 5 minutos):
- Após as atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo para que os alunos compartilhem suas percepções e aprendizados.
- O professor pode fazer perguntas direcionadas para estimular a reflexão dos alunos, como: "Qual mecanismo de coesão vocês acharam mais desafiador de aplicar?" ou "Vocês conseguem identificar agora a importância da coesão gramatical na comunicação escrita?".
- Essa discussão é uma oportunidade para o professor esclarecer dúvidas remanescentes e reforçar os conceitos aprendidos.
Retorno (8 - 10 minutos)
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Revisão em Grupo (3 - 5 minutos):
- O professor deve chamar cada grupo para apresentar brevemente as soluções encontradas durante as atividades de Storyline e Caça ao Tesouro.
- Durante as apresentações, o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas ou comentários, promovendo assim uma troca de ideias entre os alunos.
- O professor deve fazer intervenções pontuais, ressaltando os pontos que foram bem trabalhados e corrigindo eventuais equívocos, sempre reforçando a importância da coesão gramatical para a compreensão e produção de textos.
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Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):
- Após as apresentações, o professor deve fazer uma revisão dos conceitos teóricos apresentados no início da aula, conectando-os com as atividades práticas realizadas pelos alunos.
- O professor pode, por exemplo, destacar como a atividade de Storyline permitiu aos alunos entenderem na prática a importância de referenciar corretamente as palavras e frases no texto para garantir a coesão.
- Da mesma forma, o professor pode ressaltar como a atividade de Caça ao Tesouro ajudou os alunos a perceberem a necessidade de substituir palavras já mencionadas no texto por pronomes, evitando repetições desnecessárias.
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Reflexão Final (2 - 3 minutos):
- Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
- Quais questões ainda não foram respondidas?
- Após o tempo de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a turma.
- O professor deve anotar as questões não respondidas, que servirão como ponto de partida para a próxima aula ou para aprofundamento individual dos alunos.
- Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente por um minuto sobre as seguintes perguntas:
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Feedback e Encerramento (1 minuto):
- O professor deve agradecer a participação de todos, ressaltar os pontos positivos da aula e dar um breve feedback sobre o desempenho da turma.
- Por fim, o professor deve lembrar aos alunos de revisarem os conteúdos estudados em casa e de estarem preparados para a próxima aula.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos):
- O professor deve iniciar a Conclusão da aula fazendo um resumo dos principais pontos abordados, reforçando a definição de coesão gramatical e os diferentes mecanismos utilizados para sua aplicação (referenciação, substituição, elipse e conexão).
- É importante que o professor enfatize a importância desses mecanismos na construção do sentido nos textos e na eficácia da comunicação escrita.
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Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):
- Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria (com a apresentação inicial dos conceitos de coesão gramatical), a prática (com as atividades de Storyline e Caça ao Tesouro) e as aplicações (com a discussão sobre a importância da coesão gramatical no dia a dia e a correção dos textos).
- O professor pode ressaltar como as atividades práticas permitiram aos alunos aplicar e compreender de forma efetiva os conceitos teóricos apresentados.
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Materiais Extras (1 minuto):
- O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre coesão gramatical. Isso pode incluir livros, sites, vídeos e exercícios online.
- O professor pode, por exemplo, indicar um livro de gramática que aborde o tema de forma mais detalhada, um site com exercícios interativos de coesão gramatical, e um vídeo explicativo no YouTube.
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Importância do Assunto (1 minuto):
- Para concluir, o professor deve reforçar a importância do assunto abordado para a vida dos alunos.
- O professor pode mencionar como a habilidade de aplicar a coesão gramatical de forma correta e eficiente é fundamental em diversas situações do cotidiano, desde a escrita de um e-mail até a produção de um trabalho acadêmico.
- Além disso, o professor pode enfatizar como a compreensão e o uso adequado da coesão gramatical contribuem para a clareza e a eficácia da comunicação escrita, uma habilidade essencial em qualquer profissão.