Entrar

Plano de aula de Orações Coordenadas

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Orações Coordenadas

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Orações Coordenadas

Palavras ChaveOrações Coordenadas, Gramática, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Educação Inovadora, Atividades Interativas, Engajamento, Aprendizado Ativo, Colaboração, Gamificação, Storytelling Digital
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Acesso à Internet, Projetor ou Tela para Compartilhamento, Perfis Fictícios de Influenciadores Digitais, Plataformas de Gamificação (Kahoot!, Quizizz), Google Docs, Imagens e Textos para Postagens, Hashtags Relevantes, Prêmios Simbólicos (Certificados Digitais), Tempo para Discussões e Reflexões
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula, proporcionando uma visão geral das habilidades que serão desenvolvidas. Isso prepara os alunos para o engajamento ativo nas atividades práticas que serão realizadas, garantindo que todos estejam alinhados com as metas de aprendizado.

Objetivos principais:

1. Classificar as orações coordenadas em assindéticas ou sindéticas aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas.

2. Desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar as orações coordenadas em textos variados.

Objetivos secundários:

  1. Familiarizar-se com exemplos práticos do uso de orações coordenadas em redes sociais e outros contextos digitais.
  2. Estimular a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos através de atividades interativas.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a aula, incentivando a curiosidade e o interesse pelo tema. O aquecimento através da busca por fatos interessantes e o debate inicial com perguntas chave ajudam a engajá-los, garantindo que estejam prontos para participar ativamente das atividades práticas que virão a seguir.

Aquecendo

Esta aula tem como tema as orações coordenadas, uma parte essencial da gramática que ajuda a construir frases complexas e bem estruturadas. Convide os alunos a usar seus celulares para buscar um fato interessante sobre orações coordenadas. Por exemplo, podem procurar a diferença entre orações coordenadas e subordinadas ou curiosidades sobre seu uso em diferentes idiomas.

Reflexões Iniciais

1. Qual a diferença entre orações coordenadas e orações subordinadas?

2. Por que é importante entender as orações coordenadas para a construção de textos?

3. Quais são os tipos de orações coordenadas e como podemos identificá-los?

4. Em quais situações cotidianas você já usou orações coordenadas sem perceber?

5. Como as orações coordenadas são usadas nas redes sociais e na comunicação digital?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 80 minutos

A finalidade desta etapa é aplicar os conceitos de orações coordenadas em atividades práticas e contextualizadas, tornando o aprendizado interativo e relevante para os alunos. Através do uso de tecnologias e dinâmicas modernas, os alunos podem explorar os conteúdos de maneira mais significativa e divertida, solidificando seus conhecimentos de forma ativa e engajante.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciador das Orações Coordenadas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar orações coordenadas através de um formato contemporâneo e engajador, como as redes sociais.

- Descrição: Os alunos irão criar uma série de postagens fictícias para redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) como se fossem influenciadores digitais gramáticos. Cada postagem deve ilustrar e explicar um tipo de oração coordenada.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social para focar suas postagens.

  • Utilizando celulares e computadores, os alunos devem criar perfis fictícios de influenciadores digitais que são especialistas em gramática.

  • Cada grupo deve elaborar uma série de postagens que expliquem os diferentes tipos de orações coordenadas (assindéticas, sindéticas aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas), utilizando exemplos práticos e visuais atrativos.

  • As postagens devem conter imagens, textos explicativos e hashtags relevantes para aumentar o engajamento (ex: #GramáticaDivertida, #OraçõesCoordenadas).

  • Após criar as postagens, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando a escolha dos exemplos e o impacto esperado das postagens.

  • Utilize um projetor ou compartilhamento de tela para exibir as criações na sala.

Atividade 2 -  Gamificação: Missão Gramática 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar o aprendizado colaborativo e engajador por meio de dinâmicas de jogo, reforçando a classificação de orações coordenadas de maneira lúdica e interativa.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo digital onde precisam completar missões relacionadas à identificação e classificação de orações coordenadas. Eles ganham pontos por cada resposta correta, e o grupo com mais pontos no final ganha um prêmio.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Utilize plataformas de gamificação como Kahoot! ou Quizizz para criar um quiz interativo sobre orações coordenadas.

  • Configure perguntas que abordem a classificação das orações coordenadas em assindéticas e sindéticas (aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas).

  • Cada grupo deverá acessar o quiz através de seus dispositivos móveis ou computadores.

  • Explique que cada grupo acumulará pontos baseados na rapidez e precisão das respostas.

  • Proporcione um intervalo de reflexão e discussão de 2 minutos a cada 5 perguntas para que os alunos possam debater e justificar suas escolhas.

  • No final, consagre o grupo vencedor com algum prêmio simbólico, como certificados digitais ou algum outro incentivo.

Atividade 3 -  Storytelling Digital: Contando Histórias com Orações Coordenadas 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos através da construção de uma narrativa digital, ao mesmo tempo em que reforçam o conceito de orações coordenadas.

- Descrição: Os alunos criarão uma história digital coletiva utilizando plataformas como Google Docs, onde cada grupo será responsável por um parágrafo. Eles devem construir a narrativa utilizando todos os tipos de orações coordenadas.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Crie um documento compartilhado no Google Docs e disponibilize o link para todos os grupos.

  • Cada grupo será responsável por escrever um parágrafo da história, garantindo que utilizem pelo menos uma oração coordenada de cada tipo (assindética, sindética aditiva, alternativa, adversativa, conclusiva e explicativa).

  • Instrua os grupos a discutirem e decidirem em conjunto como integrar as orações coordenadas de maneira coerente e criativa em seus parágrafos.

  • Proporcione um tempo para que cada grupo escreva e revise seu parágrafo.

  • Após a conclusão, a turma toda revisará o documento final, verificando se todos os tipos de orações coordenadas foram utilizados corretamente.

  • Proponha uma leitura coletiva da história, destacando os exemplos de orações coordenadas utilizadas.

Retorno

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a consolidação do aprendizado através da troca de experiências e feedback entre os alunos. A discussão em grupo permite que os alunos revisem e reforcem os conceitos das orações coordenadas, enquanto o feedback construtivo estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e colaborativas.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, sugira que cada grupo compartilhe suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: Convide cada grupo a apresentar brevemente o trabalho que desenvolveram, destacando os tipos de orações coordenadas que utilizaram e como as integraram nas atividades. Pergunte aos alunos quais foram os maiores desafios que enfrentaram durante a criação dos conteúdos digitais. Incentive os alunos a discutirem como a utilização das redes sociais e das dinâmicas digitais ajudou na compreensão dos tipos de orações coordenadas.

Reflexões

1. Como a criação de postagens para redes sociais ajudou a solidificar seu entendimento sobre orações coordenadas? 2. Qual foi o tipo de oração coordenada que você achou mais desafiador de identificar e por quê? 3. Como as atividades colaborativas influenciaram sua experiência de aprendizado nesta aula?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem um feedback 360° dentro de seus grupos. Cada aluno deve compartilhar um ponto positivo e uma sugestão de melhoria para cada um dos colegas de grupo. Explique que o feedback deve ser construtivo e respeitoso, focando em aspectos específicos do trabalho e do processo colaborativo. Sugira que os alunos usem frases como: 'Eu gostei da sua contribuição em... porque...' e 'Uma sugestão para melhorar sua participação é...'.

Conclusão

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, refletir sobre a importância das orações coordenadas na comunicação diária e conectar os novos conhecimentos ao contexto contemporâneo. Este fechamento ajuda a fixar os conceitos de forma duradoura e significativa, incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam de maneira prática em suas rotinas.

Resumo

Resumo Divertido: No universo mágico das orações coordenadas, nossos heróis gramaticais exploraram terras de assindéticas e sindéticas. Eles encontraram aditivas que somam forças, adversativas que duelam com argumentos, alternativas que abrem portas, conclusivas que finalizam épicas jornadas e explicativas que revelam mistérios. Foi uma aventura e tanto pelos reinos da gramática digital! 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual: Estudamos como as orações coordenadas são essenciais na construção de frases que dão poder à comunicação moderna, seja em redes sociais, blogs ou outras plataformas digitais. Entender essas estruturas nos permite criar conteúdo claro e impactante, que ressoa na era da informação rápida e global.

Na Prática

Importância para o Dia a Dia: A habilidade de usar orações coordenadas de forma correta é crucial para escrever e se comunicar eficazmente. Desde postagens nas redes sociais até redações e comunicações profissionais, essas estruturas ajudam a construir argumentos coerentes e convincentes, facilitando a transmissão de ideias complexas de maneira simples e direta.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies