Plano de Aula | Metodologia Teachy | Orações Coordenadas
Palavras Chave | Orações Coordenadas, Gramática, Metodologia Digital, Metodologia Ativa, Redes Sociais, Educação Inovadora, Atividades Interativas, Engajamento, Aprendizado Ativo, Colaboração, Gamificação, Storytelling Digital |
Materiais Necessários | Celulares, Computadores, Acesso à Internet, Projetor ou Tela para Compartilhamento, Perfis Fictícios de Influenciadores Digitais, Plataformas de Gamificação (Kahoot!, Quizizz), Google Docs, Imagens e Textos para Postagens, Hashtags Relevantes, Prêmios Simbólicos (Certificados Digitais), Tempo para Discussões e Reflexões |
Códigos BNCC | EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: 10 - 15 minutos
A finalidade desta etapa é assegurar que os alunos compreendam claramente os objetivos da aula, proporcionando uma visão geral das habilidades que serão desenvolvidas. Isso prepara os alunos para o engajamento ativo nas atividades práticas que serão realizadas, garantindo que todos estejam alinhados com as metas de aprendizado.
Objetivos principais:
1. Classificar as orações coordenadas em assindéticas ou sindéticas aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas.
2. Desenvolver a habilidade de identificar e diferenciar as orações coordenadas em textos variados.
Objetivos secundários:
- Familiarizar-se com exemplos práticos do uso de orações coordenadas em redes sociais e outros contextos digitais.
- Estimular a colaboração e o compartilhamento de conhecimento entre os alunos através de atividades interativas.
Introdução
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é preparar os alunos para a aula, incentivando a curiosidade e o interesse pelo tema. O aquecimento através da busca por fatos interessantes e o debate inicial com perguntas chave ajudam a engajá-los, garantindo que estejam prontos para participar ativamente das atividades práticas que virão a seguir.
Aquecendo
Esta aula tem como tema as orações coordenadas, uma parte essencial da gramática que ajuda a construir frases complexas e bem estruturadas. Convide os alunos a usar seus celulares para buscar um fato interessante sobre orações coordenadas. Por exemplo, podem procurar a diferença entre orações coordenadas e subordinadas ou curiosidades sobre seu uso em diferentes idiomas.
Reflexões Iniciais
1. Qual a diferença entre orações coordenadas e orações subordinadas?
2. Por que é importante entender as orações coordenadas para a construção de textos?
3. Quais são os tipos de orações coordenadas e como podemos identificá-los?
4. Em quais situações cotidianas você já usou orações coordenadas sem perceber?
5. Como as orações coordenadas são usadas nas redes sociais e na comunicação digital?
Desenvolvimento
Duração: 70 - 80 minutos
A finalidade desta etapa é aplicar os conceitos de orações coordenadas em atividades práticas e contextualizadas, tornando o aprendizado interativo e relevante para os alunos. Através do uso de tecnologias e dinâmicas modernas, os alunos podem explorar os conteúdos de maneira mais significativa e divertida, solidificando seus conhecimentos de forma ativa e engajante.
Sugestões de Atividades
Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas
Atividade 1 - Influenciador das Orações Coordenadas
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e classificar orações coordenadas através de um formato contemporâneo e engajador, como as redes sociais.
- Descrição: Os alunos irão criar uma série de postagens fictícias para redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook) como se fossem influenciadores digitais gramáticos. Cada postagem deve ilustrar e explicar um tipo de oração coordenada.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Cada grupo deve escolher uma rede social para focar suas postagens.
-
Utilizando celulares e computadores, os alunos devem criar perfis fictícios de influenciadores digitais que são especialistas em gramática.
-
Cada grupo deve elaborar uma série de postagens que expliquem os diferentes tipos de orações coordenadas (assindéticas, sindéticas aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas), utilizando exemplos práticos e visuais atrativos.
-
As postagens devem conter imagens, textos explicativos e hashtags relevantes para aumentar o engajamento (ex: #GramáticaDivertida, #OraçõesCoordenadas).
-
Após criar as postagens, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando a escolha dos exemplos e o impacto esperado das postagens.
-
Utilize um projetor ou compartilhamento de tela para exibir as criações na sala.
Atividade 2 - Gamificação: Missão Gramática
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Fomentar o aprendizado colaborativo e engajador por meio de dinâmicas de jogo, reforçando a classificação de orações coordenadas de maneira lúdica e interativa.
- Descrição: Os alunos participarão de um jogo digital onde precisam completar missões relacionadas à identificação e classificação de orações coordenadas. Eles ganham pontos por cada resposta correta, e o grupo com mais pontos no final ganha um prêmio.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Utilize plataformas de gamificação como Kahoot! ou Quizizz para criar um quiz interativo sobre orações coordenadas.
-
Configure perguntas que abordem a classificação das orações coordenadas em assindéticas e sindéticas (aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas).
-
Cada grupo deverá acessar o quiz através de seus dispositivos móveis ou computadores.
-
Explique que cada grupo acumulará pontos baseados na rapidez e precisão das respostas.
-
Proporcione um intervalo de reflexão e discussão de 2 minutos a cada 5 perguntas para que os alunos possam debater e justificar suas escolhas.
-
No final, consagre o grupo vencedor com algum prêmio simbólico, como certificados digitais ou algum outro incentivo.
Atividade 3 - Storytelling Digital: Contando Histórias com Orações Coordenadas
> Duração: 60 - 70 minutos
- Objetivo: Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos através da construção de uma narrativa digital, ao mesmo tempo em que reforçam o conceito de orações coordenadas.
- Descrição: Os alunos criarão uma história digital coletiva utilizando plataformas como Google Docs, onde cada grupo será responsável por um parágrafo. Eles devem construir a narrativa utilizando todos os tipos de orações coordenadas.
- Instruções:
-
Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.
-
Crie um documento compartilhado no Google Docs e disponibilize o link para todos os grupos.
-
Cada grupo será responsável por escrever um parágrafo da história, garantindo que utilizem pelo menos uma oração coordenada de cada tipo (assindética, sindética aditiva, alternativa, adversativa, conclusiva e explicativa).
-
Instrua os grupos a discutirem e decidirem em conjunto como integrar as orações coordenadas de maneira coerente e criativa em seus parágrafos.
-
Proporcione um tempo para que cada grupo escreva e revise seu parágrafo.
-
Após a conclusão, a turma toda revisará o documento final, verificando se todos os tipos de orações coordenadas foram utilizados corretamente.
-
Proponha uma leitura coletiva da história, destacando os exemplos de orações coordenadas utilizadas.
Retorno
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é promover a reflexão e a consolidação do aprendizado através da troca de experiências e feedback entre os alunos. A discussão em grupo permite que os alunos revisem e reforcem os conceitos das orações coordenadas, enquanto o feedback construtivo estimula o desenvolvimento de habilidades sociais e colaborativas.
Discussão em Grupo
Para iniciar a discussão em grupo, sugira que cada grupo compartilhe suas experiências e conclusões sobre as atividades realizadas. Utilize o seguinte roteiro para introduzir a discussão: Convide cada grupo a apresentar brevemente o trabalho que desenvolveram, destacando os tipos de orações coordenadas que utilizaram e como as integraram nas atividades. Pergunte aos alunos quais foram os maiores desafios que enfrentaram durante a criação dos conteúdos digitais. Incentive os alunos a discutirem como a utilização das redes sociais e das dinâmicas digitais ajudou na compreensão dos tipos de orações coordenadas.
Reflexões
1. Como a criação de postagens para redes sociais ajudou a solidificar seu entendimento sobre orações coordenadas? 2. Qual foi o tipo de oração coordenada que você achou mais desafiador de identificar e por quê? 3. Como as atividades colaborativas influenciaram sua experiência de aprendizado nesta aula?
Feedback 360°
Instrua os alunos a realizarem um feedback 360° dentro de seus grupos. Cada aluno deve compartilhar um ponto positivo e uma sugestão de melhoria para cada um dos colegas de grupo. Explique que o feedback deve ser construtivo e respeitoso, focando em aspectos específicos do trabalho e do processo colaborativo. Sugira que os alunos usem frases como: 'Eu gostei da sua contribuição em... porque...' e 'Uma sugestão para melhorar sua participação é...'.
Conclusão
Duração: 15 - 20 minutos
A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, refletir sobre a importância das orações coordenadas na comunicação diária e conectar os novos conhecimentos ao contexto contemporâneo. Este fechamento ajuda a fixar os conceitos de forma duradoura e significativa, incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam de maneira prática em suas rotinas.
Resumo
Resumo Divertido: No universo mágico das orações coordenadas, nossos heróis gramaticais exploraram terras de assindéticas e sindéticas. Eles encontraram aditivas que somam forças, adversativas que duelam com argumentos, alternativas que abrem portas, conclusivas que finalizam épicas jornadas e explicativas que revelam mistérios. Foi uma aventura e tanto pelos reinos da gramática digital!
No Mundo
Conexão com o Mundo Atual: Estudamos como as orações coordenadas são essenciais na construção de frases que dão poder à comunicação moderna, seja em redes sociais, blogs ou outras plataformas digitais. Entender essas estruturas nos permite criar conteúdo claro e impactante, que ressoa na era da informação rápida e global.
Na Prática
Importância para o Dia a Dia: A habilidade de usar orações coordenadas de forma correta é crucial para escrever e se comunicar eficazmente. Desde postagens nas redes sociais até redações e comunicações profissionais, essas estruturas ajudam a construir argumentos coerentes e convincentes, facilitando a transmissão de ideias complexas de maneira simples e direta.