Entrar

Plano de aula de Literatura: Simbolista e Parnasiana

Português

Original Teachy

'EM13LGG302'

Literatura: Simbolista e Parnasiana

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Literatura: Simbolista e Parnasiana

Palavras ChaveLiteratura Simbolista, Parnasiana, Análise literária, Autores e obras, Atividades interativas, Comparação de movimentos, Criação literária, Debate crítico, Aplicação prática, Engajamento estudantil, Contextualização histórica, Desenvolvimento de habilidades, Discussão em grupo, Reflexão crítica
Materiais NecessáriosPoemas simbolistas e parnasianos, Materiais para apresentações (computador, projetor de slides), Espaço adequado para apresentações (sala de aula, auditório), Cópias de textos de referência sobre os movimentos literários, Papel e materiais de escrita para atividades de criação literária, Cronômetro para controle de tempo das apresentações e atividades
Códigos BNCCEM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaLiteratura

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para direcionar o foco dos alunos e do professor para as competências essenciais que devem ser desenvolvidas durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera alcançar, tanto os estudantes quanto o instrutor podem orientar suas atividades e discussões para atingir esses objetivos específicos. Esta abordagem ajuda a maximizar a eficiência do tempo em sala e garante que os alunos saiam da aula com uma compreensão robusta dos temas abordados.

Objetivos principais:

1. Capacitar os alunos a analisar textos literários do movimento Simbolista e Parnasiano, discernindo suas características principais e como se distinguem de outras correntes literárias.

2. Familiarizar os alunos com os principais autores e obras do Simbolismo e Parnasianismo, permitindo-lhes identificar e contextualizar as contribuições individuais de cada escritor.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de argumentação e crítica literária ao comparar e contrastar os estilos dos diferentes autores e movimentos.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de Introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que eles estudaram previamente, utilizando situações problema que os fazem aplicar seu conhecimento de forma prática e crítica. Além disso, a contextualização visa conectar os movimentos literários com o contexto histórico e social, aumentando a relevância do estudo para os alunos e facilitando a compreensão das motivações e características desses estilos. Essa abordagem inicial prepara o terreno para uma análise mais profunda e significativa durante a aula.

Situações Problema

1. Imagine que você é um editor no final do século XIX, encarregado de selecionar poemas para uma antologia. Você tem em mãos obras de Cruz e Sousa e Olavo Bilac. Como você reconheceria, por suas características literárias, a qual movimento cada um pertence?

2. Suponha que você está estudando para um exame de literatura e recebeu um poema anônimo para analisar. Os temas abordados são a fuga da realidade, a melancolia e um uso intenso de metáforas. Como você poderia determinar se este poema é mais provavelmente Simbolista ou Parnasiano?

Contextualização

O Simbolismo e o Parnasianismo não são apenas movimentos literários, mas também reflexos de um período de transição e contestação de valores sociais, culturais e estéticos. O Simbolismo, com sua ênfase na subjetividade, nos sonhos e no misticismo, surge como uma resposta à objetividade e racionalidade crescentes da sociedade industrial do final do século XIX. Por outro lado, o Parnasianismo, com sua estética de perfeição formal e rejeição do sentimentalismo, reflete a busca por uma arte mais objetiva e técnica, alinhada com a visão cientificista da época. Essa contextualização ajuda a compreender não apenas as características literárias desses movimentos, mas também o que eles representam dentro de um panorama mais amplo da história e da cultura.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A fase de Desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem o conhecimento adquirido sobre o Simbolismo e o Parnasianismo por meio de atividades práticas e interativas. Essas atividades visam fortalecer a capacidade dos alunos de analisar, comparar e criar textos literários, além de promover habilidades de apresentação e debate. Escolhendo uma das atividades propostas, os alunos poderão explorar os movimentos literários de maneira engajadora e significativa, garantindo uma compreensão mais profunda e duradoura do tópico.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Café Literário: Um Encontro de Movimentos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a capacidade dos alunos de analisar e comparar textos literários, além de aprimorar habilidades de apresentação e argumentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas para preparar e apresentar um 'Café Literário' que simboliza um encontro entre os movimentos Simbolista e Parnasiano. Cada grupo deverá selecionar e analisar um poema de um autor representativo de cada movimento, identificando as características principais de cada um. Os alunos deverão preparar uma apresentação que inclua a recitação dos poemas, uma breve explicação das características do movimento a que pertencem e uma justificativa de como esses movimentos se relacionam ou se opõem.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Atribuir a cada grupo um poema Simbolista e um poema Parnasiano, ambos de autores reconhecidos.

  • Os alunos devem analisar os poemas, identificando elementos característicos de cada movimento (simbolismo, uso de imagens, objetividade, etc.).

  • Preparar uma apresentação que inclua a recitação dos poemas, uma explicação das características de cada movimento e uma reflexão sobre como eles se relacionam ou se contrastam.

  • Cada grupo terá 20 minutos para apresentar seu trabalho, seguido de 10 minutos para perguntas e discussão com a classe.

Atividade 2 - Duelo de Mestres: Batalha Literária

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Revisar e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o Simbolismo e o Parnasianismo, de forma dinâmica e competitiva.

- Descrição: Os alunos participarão de uma competição de conhecimento e habilidade literária. O professor fará perguntas sobre características, autores e obras do Simbolismo e Parnasianismo. Cada grupo responderá às perguntas, ganhando pontos com respostas corretas e justificativas bem fundamentadas. O estilo do jogo é inspirado em 'quiz shows', com perguntas de múltipla escolha e respostas em forma de argumentação.

- Instruções:

  • Organizar a sala em formato de auditório, com mesas para os grupos.

  • O professor fará perguntas sobre os movimentos Simbolista e Parnasiano, alternando entre os grupos.

  • Cada grupo terá um tempo limitado para discutir a resposta antes de responder.

  • Pontuar as respostas corretas e as justificativas apresentadas.

  • Ao final, o grupo com mais pontos é declarado vencedor.

Atividade 3 - Construtores de Universos: Oficina de Criação Literária

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Estimular a criatividade e aprofundar o entendimento dos alunos sobre as características e diferenças entre o Simbolismo e o Parnasianismo.

- Descrição: Nesta atividade criativa, os alunos, em grupos, criarão um poema ou pequeno conto que misture elementos do Simbolismo e do Parnasianismo. Eles deverão utilizar as ferramentas estéticas de ambos os movimentos para construir uma narrativa única e coesa, que será apresentada para a classe ao final. O objetivo é demonstrar o entendimento das características de cada movimento e sua habilidade de integrá-las de forma original.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um tema para o poema ou conto.

  • Os alunos devem integrar elementos Simbolistas e Parnasianos em sua criação.

  • Preparar a apresentação do poema ou conto, explicando como cada elemento utilizado se relaciona com os movimentos literários.

  • Apresentar o trabalho para a classe, seguido de uma discussão sobre as escolhas estéticas e poéticas.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos, permitindo-lhes articular o que aprenderam e refletir sobre o processo de aprendizagem. Ao compartilhar suas experiências e insights, os alunos podem ganhar uma compreensão mais ampla dos temas discutidos, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação. Este momento também serve para o professor avaliar o entendimento dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes, garantindo que os objetivos de aprendizagem tenham sido atingidos.

Discussão em Grupo

Para encerrar a aula, organize uma discussão em grupo com todos os alunos. Inicie a conversa relembrando os principais pontos abordados nas atividades e pedindo que cada grupo compartilhe suas descobertas e as dificuldades encontradas. Use perguntas guias para promover uma reflexão conjunta e um debate saudável sobre as diferenças e semelhanças entre o Simbolismo e o Parnasianismo. Encoraje os alunos a expressarem como a atividade prática ajudou a solidificar o conhecimento teórico prévio.

Perguntas Chave

1. Quais foram as características mais marcantes que diferenciaram o Simbolismo do Parnasianismo nos poemas que vocês analisaram?

2. Como a integração de elementos dos dois movimentos ajudou a enriquecer a criação dos poemas ou contos?

3. Houve algum ponto durante as apresentações que gerou controvérsia ou debate dentro do grupo? Como vocês resolveram?

4. De que maneira as atividades de hoje contribuem para uma compreensão mais profunda da literatura Simbolista e Parnasiana?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de Conclusão serve para solidificar o aprendizado dos alunos, garantindo que eles possam articular claramente os conceitos aprendidos e entender sua aplicabilidade. Além disso, ajuda a reforçar a conexão entre teoria e prática, o que é essencial para a compreensão aprofundada do assunto. Esta seção final também busca motivar os alunos a continuar explorando e apreciando os movimentos literários discutidos, tanto em sala de aula quanto em suas próprias leituras.

Resumo

Nesta etapa final, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre os movimentos literários Simbolista e Parnasiano. Deve enfatizar as características distintas de cada movimento, os principais autores e obras, bem como as atividades realizadas, que permitiram aos alunos aplicar o conhecimento teórico na prática.

Conexão com a Teoria

Explique como a aula de hoje conectou a teoria com a prática, destacando a importância de entender não apenas o contexto histórico e as características literárias, mas também de ser capaz de aplicar esses conhecimentos em atividades criativas e analíticas. Mostre como as atividades, como o 'Café Literário' e a 'Batalha Literária', permitiram aos alunos usar o conhecimento teórico para análise e criação literária.

Fechamento

Por fim, reforce a relevância dos movimentos Simbolista e Parnasiano, tanto historicamente quanto na literatura contemporânea. Discuta como a compreensão desses movimentos enriquece a leitura e a apreciação de textos literários atuais, além de ampliar a capacidade crítica e analítica dos alunos. Encoraje-os a continuar explorando esses estilos em suas leituras pessoais e acadêmicas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies