Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Figuras de Linguagem
Palavras Chave | Figuras de Linguagem, Metáfora, Hipérbole, Eufemismo, Interpretação Textual, Produção Textual, Comunicação Escrita, Comunicação Oral, Exemplos Práticos, Resolução de Problemas, Aula Expositiva, Participação Ativa |
Materiais Necessários | Quadro branco ou lousa, Marcadores ou giz, Projetor multimídia (opcional), Slides ou transparências com exemplos de figuras de linguagem, Cópias de textos diversos contendo figuras de linguagem, Folhas de papel e canetas para anotações, Lista de exercícios práticos |
Códigos BNCC | EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Interpretação Textual |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão geral clara e objetiva dos principais objetivos da aula, estabelecendo expectativas e focando nas habilidades específicas que os alunos devem adquirir. Ao definir os objetivos, a aula se torna mais estruturada e direcionada, facilitando o processo de ensino e aprendizagem.
Objetivos principais:
1. Reconhecer e entender as principais figuras de linguagem, como hipérbole, eufemismo e metáfora.
2. Identificar figuras de linguagem em diversos tipos de textos.
3. Compreender o efeito das figuras de linguagem na comunicação escrita e oral.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é contextualizar os alunos sobre o tema, despertando seu interesse e curiosidade. Ao apresentar o contexto e curiosidades, o professor cria um ambiente propício para a aprendizagem, mostrando a relevância do assunto tanto na vida acadêmica quanto no cotidiano dos alunos.
Contexto
Hoje vamos falar sobre as figuras de linguagem, elementos essenciais para tornar a comunicação mais expressiva e interessante. As figuras de linguagem são recursos que usamos, muitas vezes sem perceber, para dar mais vida às nossas palavras, seja na escrita ou na fala. Elas estão presentes em poesias, músicas, livros, discursos e até mesmo nas conversas do dia a dia. Entender essas figuras é fundamental para aprimorar a interpretação de textos e a produção textual.
Curiosidades
Você sabia que usamos figuras de linguagem o tempo todo, mesmo sem nos darmos conta? Por exemplo, quando dizemos que alguém tem 'coração de pedra' estamos usando uma metáfora. Ou quando exageramos em uma situação, dizendo que esperamos 'uma eternidade', estamos utilizando uma hipérbole. Essas figuras ajudam a transmitir emoções e intensificar nossas mensagens.
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as principais figuras de linguagem, garantindo que compreendam suas definições e aplicações. Ao explorar exemplos detalhados e resolver questões práticas, os alunos serão capazes de reconhecer e utilizar essas figuras em diversos contextos, aprimorando sua interpretação e produção textual.
Tópicos Abordados
1. Metáfora: Explique que metáfora é uma figura de linguagem que estabelece uma relação de semelhança entre dois elementos, sem usar palavras comparativas como 'como' ou 'tal qual'. Exemplos: 'Ela é uma flor', 'O tempo é dinheiro'. 2. Hipérbole: Detalhe que hipérbole é o uso de exagero para expressar uma ideia de forma mais enfática. Exemplos: 'Estou morrendo de fome', 'Chorei rios de lágrimas'. 3. Eufemismo: Defina eufemismo como uma figura de linguagem usada para suavizar uma expressão considerada rude, desagradável ou ofensiva. Exemplos: 'Ele passou desta para melhor' (em vez de 'morreu'), 'Ela está na terceira idade' (em vez de 'velha').
Questões para Sala de Aula
1. Identifique a figura de linguagem na frase: 'Estou tão cansado que poderia dormir por mil anos'. 2. Substitua a expressão 'morreu' por um eufemismo adequado em uma frase. 3. Crie uma frase utilizando uma metáfora para descrever alguém que é muito inteligente.
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos revisem e discutam as respostas às questões apresentadas. Esse momento de retorno é crucial para esclarecer dúvidas, reforçar o entendimento e incentivar a participação ativa dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda das figuras de linguagem.
Discussão
-
- Identifique a figura de linguagem na frase: 'Estou tão cansado que poderia dormir por mil anos'.
- Resposta: Esta frase utiliza uma hipérbole. O exagero 'dormir por mil anos' enfatiza o quão cansado alguém está, sem a intenção de que literalmente dormiria por mil anos.
-
Substitua a expressão 'morreu' por um eufemismo adequado em uma frase.
- Resposta: Uma forma eufemística de dizer 'morreu' pode ser 'ele passou desta para melhor'. Este é um eufemismo porque suaviza a dureza da palavra 'morreu' com uma expressão mais amena.
-
Crie uma frase utilizando uma metáfora para descrever alguém que é muito inteligente.
- Resposta: 'Ela é um farol de sabedoria'. Nesta frase, farol é uma metáfora para descrever alguém muito inteligente, sugerindo que ilumina o caminho com seu conhecimento.
Engajamento dos Alunos
1. 1. Por que você acha que usamos figuras de linguagem em nossa comunicação diária? 2. 2. Você consegue pensar em outras hipérboles que você usa ou ouve frequentemente no dia a dia? Compartilhe com a turma. 3. 3. Como você se sente ao ouvir um eufemismo em vez de uma expressão direta? Isso muda o impacto da mensagem para você? 4. 4. Tente encontrar uma figura de linguagem em uma música ou poema que você gosta e compartilhe com a turma. 5. 5. Discuta com um colega como diferentes figuras de linguagem podem alterar a interpretação de um texto.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar e revisar o conteúdo apresentado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara dos principais conceitos discutidos. Ao resumir, conectar teoria à prática e destacar a relevância do tema, esta etapa reforça o aprendizado e prepara os alunos para aplicar o conhecimento adquirido em contextos diversos.
Resumo
- Definição e exemplos de metáfora.
- Definição e exemplos de hipérbole.
- Definição e exemplos de eufemismo.
- Identificação e criação de frases utilizando as figuras de linguagem estudadas.
A aula conectou a teoria com a prática ao apresentar definições claras e exemplos práticos de cada figura de linguagem, seguidos de atividades de identificação e criação de frases. Isso permitiu que os alunos aplicassem imediatamente os conceitos aprendidos em situações reais, facilitando a compreensão e memorização do conteúdo.
Entender figuras de linguagem é crucial para aprimorar a comunicação, tanto na escrita quanto na fala. Elas tornam as mensagens mais expressivas e impactantes. No dia a dia, utilizamos figuras de linguagem constantemente, seja para enfatizar uma emoção, suavizar uma notícia ou criar uma imagem vívida na mente do ouvinte. Conhecer essas figuras amplia a capacidade de interpretação e produção textual dos alunos.