Entrar

Plano de aula de Orações Coordenadas

Português

Original Teachy

'EM13LGG402'

Orações Coordenadas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Orações Coordenadas

Palavras ChaveOrações Coordenadas, Assindéticas, Sindéticas, Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas, Explicativas, Conjunções, Construção de Frases, Escrita, Interpretação de Textos
Materiais NecessáriosQuadro branco e marcadores, Projetor ou slides de apresentação, Folhas de exercício, Canetas e lápis, Material de apoio didático (livros, apostilas), Textos de jornais ou revistas para análise
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada sobre o que será abordado durante a aula, para que os alunos entendam os principais conceitos a serem aprendidos. Isso ajudará a direcionar a atenção dos alunos para os pontos mais importantes e permitirá que eles acompanhem a explicação de forma mais eficaz.

Objetivos principais:

1. Compreender o conceito de orações coordenadas e suas classificações.

2. Identificar e diferenciar orações coordenadas assindéticas e sindéticas.

3. Classificar as orações coordenadas sindéticas em aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada sobre o que será abordado durante a aula, para que os alunos entendam os principais conceitos a serem aprendidos. Isso ajudará a direcionar a atenção dos alunos para os pontos mais importantes e permitirá que eles acompanhem a explicação de forma mais eficaz.

Contexto

Para começar a aula sobre orações coordenadas, é importante que os alunos compreendam que a coordenação é um dos mecanismos básicos de construção de frases em português. As orações coordenadas são independentes, mas ligadas entre si, formando um discurso coerente e coeso. Esses tipos de orações são essenciais para a construção de textos mais elaborados e para a comunicação eficaz. Assim, entender como funcionam as orações coordenadas ajudará os alunos a melhorar sua escrita e interpretação de textos.

Curiosidades

Você sabia que as orações coordenadas são frequentemente utilizadas em discursos políticos e publicitários? Por exemplo, um político pode usar orações coordenadas para apresentar várias propostas de forma clara e organizada. Da mesma forma, um anúncio publicitário pode utilizar essas estruturas para listar os benefícios de um produto de maneira mais atrativa e persuasiva.

Desenvolvimento

Duração: (40 - 50 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as orações coordenadas, permitindo-lhes identificar, classificar e diferenciar os diversos tipos de orações coordenadas. Isso será alcançado através de explicações detalhadas, exemplos claros e atividades práticas que reforçam o conteúdo.

Tópicos Abordados

1. Introdução às Orações Coordenadas: Explique o conceito de orações coordenadas, ressaltando que são orações independentes que se conectam para formar um discurso coerente. Dê exemplos simples para ilustrar. 2. Orações Coordenadas Assindéticas: Detalhe que são orações coordenadas sem conectivo (conjunção) ligando-as. Exemplifique com frases como 'Cheguei, comi, dormi.' 3. Orações Coordenadas Sindéticas: Explique que são orações coordenadas ligadas por conjunções. Classifique-as em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. 4. Aditivas: Indicam adição de ideias. Exemplo: 'Estudei muito e passei no exame.' 5. Adversativas: Indicam oposição ou contraste. Exemplo: 'Queria sair, mas estava chovendo.' 6. Alternativas: Indicam alternância ou escolha. Exemplo: 'Ou você estuda, ou você trabalha.' 7. Conclusivas: Indicam conclusão ou consequência. Exemplo: 'Estava cansado, portanto fui dormir cedo.' 8. Explicativas: Indicam explicação ou justificativa. Exemplo: 'Não saia, porque está perigoso.' 9. Diferença entre Assindéticas e Sindéticas: Reforce a diferença entre as orações coordenadas sem conectivo (assindéticas) e aquelas com conectivo (sindéticas), usando exemplos claros para fixar o entendimento.

Questões para Sala de Aula

1. Classifique as orações coordenadas nas frases abaixo como assindéticas ou sindéticas, e identifique o tipo de conjunção, se houver: a) 'Ela não veio à escola, pois está doente.' b) 'Estudei bastante, mas não consegui passar.' c) 'Ou você estuda, ou você trabalha.' 2. Complete as frases abaixo com uma conjunção adequada e classifique o tipo de oração coordenada: a) 'Fui ao mercado _______ comprei frutas.' b) 'Ele queria sair _______ estava chovendo.' c) 'Você precisa estudar _______ terá sucesso.' 3. Explique a diferença entre uma oração coordenada adversativa e uma oração coordenada conclusiva, dando um exemplo de cada.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, permitindo que os alunos validem suas respostas e esclareçam quaisquer dúvidas. A discussão detalhada das questões garante uma compreensão mais profunda do conteúdo, enquanto as perguntas e reflexões promovem o engajamento e a aplicação prática do conhecimento.

Discussão

  • Explique que a frase 'Ela não veio à escola, pois está doente.' é uma oração coordenada sindética explicativa, porque a conjunção 'pois' introduz uma explicação.

  • Detalhe que a frase 'Estudei bastante, mas não consegui passar.' é uma oração coordenada sindética adversativa, uma vez que a conjunção 'mas' indica oposição.

  • Esclareça que a frase 'Ou você estuda, ou você trabalha.' é uma oração coordenada sindética alternativa, pois a conjunção 'ou...ou' sugere uma escolha entre alternativas.

  • Para a frase 'Fui ao mercado e comprei frutas.', explique que a conjunção 'e' é aditiva, indicando uma adição de ações, classificando-a como uma oração coordenada sindética aditiva.

  • Na frase 'Ele queria sair, mas estava chovendo.', a conjunção 'mas' indica um contraste, classificando-a como uma oração coordenada sindética adversativa.

  • Na frase 'Você precisa estudar, pois terá sucesso.', a conjunção 'pois' justifica a necessidade de estudar, sendo uma oração coordenada sindética explicativa.

  • Para exemplificar a diferença entre oração coordenada adversativa e conclusiva, mencione: 'Queria sair, mas estava chovendo.' (adversativa) e 'Estava cansado, portanto fui dormir cedo.' (conclusiva).

Engajamento dos Alunos

1. Pergunte: 'Por que é importante entender a diferença entre orações coordenadas assindéticas e sindéticas?' 2. Questione: 'Como o uso de conjunções específicas pode mudar o sentido de uma frase?' 3. Peça aos alunos que criem uma frase para cada tipo de oração coordenada sindética e expliquem a escolha das conjunções. 4. Solicite que os alunos identifiquem orações coordenadas em textos de jornais ou revistas e classifiquem-nas. 5. Proponha uma discussão sobre o impacto das orações coordenadas na clareza e persuasão de um discurso.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o entendimento dos alunos. Além disso, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do conteúdo para o dia a dia dos alunos ajudam a consolidar o conhecimento e a demonstrar a importância prática do tema estudado.

Resumo

  • As orações coordenadas são independentes, mas conectadas para formar um discurso coerente.
  • Existem dois tipos principais de orações coordenadas: assindéticas (sem conectivo) e sindéticas (com conectivo).
  • As orações coordenadas sindéticas podem ser classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
  • Orações coordenadas assindéticas não possuem conjunções ligando-as, por exemplo: 'Cheguei, comi, dormi.'
  • Orações coordenadas sindéticas aditivas indicam adição de ideias, por exemplo: 'Estudei muito e passei no exame.'
  • Orações coordenadas sindéticas adversativas indicam oposição, por exemplo: 'Queria sair, mas estava chovendo.'
  • Orações coordenadas sindéticas alternativas indicam escolha, por exemplo: 'Ou você estuda, ou você trabalha.'
  • Orações coordenadas sindéticas conclusivas indicam consequência, por exemplo: 'Estava cansado, portanto fui dormir cedo.'
  • Orações coordenadas sindéticas explicativas indicam justificativa, por exemplo: 'Não saia, porque está perigoso.'

A aula conectou a teoria com a prática através da apresentação de exemplos claros e exercícios práticos que permitiram aos alunos identificar e classificar diferentes tipos de orações coordenadas. Além disso, a resolução guiada de problemas reforçou a aplicação prática do conhecimento teórico.

Compreender as orações coordenadas é fundamental para melhorar a clareza e coesão na escrita e na comunicação oral. Essas estruturas são amplamente usadas em discursos políticos e publicitários, onde a clareza e a persuasão são essenciais. Conhecer e aplicar corretamente as orações coordenadas ajuda a construir argumentos mais sólidos e convincentes.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies