Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Orações Coordenadas
Palavras Chave | Orações Coordenadas, Assindéticas, Sindéticas, Aditivas, Adversativas, Alternativas, Conclusivas, Explicativas, Conjunções, Construção de Frases, Escrita, Interpretação de Textos |
Materiais Necessários | Quadro branco e marcadores, Projetor ou slides de apresentação, Folhas de exercício, Canetas e lápis, Material de apoio didático (livros, apostilas), Textos de jornais ou revistas para análise |
Códigos BNCC | EM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico. |
Ano Escolar | 2º ano do Ensino Médio |
Disciplina | Português |
Unidade Temática | Gramática |
Objetivos
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada sobre o que será abordado durante a aula, para que os alunos entendam os principais conceitos a serem aprendidos. Isso ajudará a direcionar a atenção dos alunos para os pontos mais importantes e permitirá que eles acompanhem a explicação de forma mais eficaz.
Objetivos principais:
1. Compreender o conceito de orações coordenadas e suas classificações.
2. Identificar e diferenciar orações coordenadas assindéticas e sindéticas.
3. Classificar as orações coordenadas sindéticas em aditivas, alternativas, adversativas, conclusivas e explicativas.
Introdução
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é fornecer uma visão clara e detalhada sobre o que será abordado durante a aula, para que os alunos entendam os principais conceitos a serem aprendidos. Isso ajudará a direcionar a atenção dos alunos para os pontos mais importantes e permitirá que eles acompanhem a explicação de forma mais eficaz.
Contexto
Para começar a aula sobre orações coordenadas, é importante que os alunos compreendam que a coordenação é um dos mecanismos básicos de construção de frases em português. As orações coordenadas são independentes, mas ligadas entre si, formando um discurso coerente e coeso. Esses tipos de orações são essenciais para a construção de textos mais elaborados e para a comunicação eficaz. Assim, entender como funcionam as orações coordenadas ajudará os alunos a melhorar sua escrita e interpretação de textos.
Curiosidades
Você sabia que as orações coordenadas são frequentemente utilizadas em discursos políticos e publicitários? Por exemplo, um político pode usar orações coordenadas para apresentar várias propostas de forma clara e organizada. Da mesma forma, um anúncio publicitário pode utilizar essas estruturas para listar os benefícios de um produto de maneira mais atrativa e persuasiva.
Desenvolvimento
Duração: (40 - 50 minutos)
A finalidade desta etapa é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre as orações coordenadas, permitindo-lhes identificar, classificar e diferenciar os diversos tipos de orações coordenadas. Isso será alcançado através de explicações detalhadas, exemplos claros e atividades práticas que reforçam o conteúdo.
Tópicos Abordados
1. Introdução às Orações Coordenadas: Explique o conceito de orações coordenadas, ressaltando que são orações independentes que se conectam para formar um discurso coerente. Dê exemplos simples para ilustrar. 2. Orações Coordenadas Assindéticas: Detalhe que são orações coordenadas sem conectivo (conjunção) ligando-as. Exemplifique com frases como 'Cheguei, comi, dormi.' 3. Orações Coordenadas Sindéticas: Explique que são orações coordenadas ligadas por conjunções. Classifique-as em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. 4. Aditivas: Indicam adição de ideias. Exemplo: 'Estudei muito e passei no exame.' 5. Adversativas: Indicam oposição ou contraste. Exemplo: 'Queria sair, mas estava chovendo.' 6. Alternativas: Indicam alternância ou escolha. Exemplo: 'Ou você estuda, ou você trabalha.' 7. Conclusivas: Indicam conclusão ou consequência. Exemplo: 'Estava cansado, portanto fui dormir cedo.' 8. Explicativas: Indicam explicação ou justificativa. Exemplo: 'Não saia, porque está perigoso.' 9. Diferença entre Assindéticas e Sindéticas: Reforce a diferença entre as orações coordenadas sem conectivo (assindéticas) e aquelas com conectivo (sindéticas), usando exemplos claros para fixar o entendimento.
Questões para Sala de Aula
1. Classifique as orações coordenadas nas frases abaixo como assindéticas ou sindéticas, e identifique o tipo de conjunção, se houver: a) 'Ela não veio à escola, pois está doente.' b) 'Estudei bastante, mas não consegui passar.' c) 'Ou você estuda, ou você trabalha.' 2. Complete as frases abaixo com uma conjunção adequada e classifique o tipo de oração coordenada: a) 'Fui ao mercado _______ comprei frutas.' b) 'Ele queria sair _______ estava chovendo.' c) 'Você precisa estudar _______ terá sucesso.' 3. Explique a diferença entre uma oração coordenada adversativa e uma oração coordenada conclusiva, dando um exemplo de cada.
Discussão de Questões
Duração: (20 - 25 minutos)
A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, permitindo que os alunos validem suas respostas e esclareçam quaisquer dúvidas. A discussão detalhada das questões garante uma compreensão mais profunda do conteúdo, enquanto as perguntas e reflexões promovem o engajamento e a aplicação prática do conhecimento.
Discussão
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Explique que a frase 'Ela não veio à escola, pois está doente.' é uma oração coordenada sindética explicativa, porque a conjunção 'pois' introduz uma explicação.
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Detalhe que a frase 'Estudei bastante, mas não consegui passar.' é uma oração coordenada sindética adversativa, uma vez que a conjunção 'mas' indica oposição.
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Esclareça que a frase 'Ou você estuda, ou você trabalha.' é uma oração coordenada sindética alternativa, pois a conjunção 'ou...ou' sugere uma escolha entre alternativas.
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Para a frase 'Fui ao mercado e comprei frutas.', explique que a conjunção 'e' é aditiva, indicando uma adição de ações, classificando-a como uma oração coordenada sindética aditiva.
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Na frase 'Ele queria sair, mas estava chovendo.', a conjunção 'mas' indica um contraste, classificando-a como uma oração coordenada sindética adversativa.
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Na frase 'Você precisa estudar, pois terá sucesso.', a conjunção 'pois' justifica a necessidade de estudar, sendo uma oração coordenada sindética explicativa.
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Para exemplificar a diferença entre oração coordenada adversativa e conclusiva, mencione: 'Queria sair, mas estava chovendo.' (adversativa) e 'Estava cansado, portanto fui dormir cedo.' (conclusiva).
Engajamento dos Alunos
1. Pergunte: 'Por que é importante entender a diferença entre orações coordenadas assindéticas e sindéticas?' 2. Questione: 'Como o uso de conjunções específicas pode mudar o sentido de uma frase?' 3. Peça aos alunos que criem uma frase para cada tipo de oração coordenada sindética e expliquem a escolha das conjunções. 4. Solicite que os alunos identifiquem orações coordenadas em textos de jornais ou revistas e classifiquem-nas. 5. Proponha uma discussão sobre o impacto das orações coordenadas na clareza e persuasão de um discurso.
Conclusão
Duração: (10 - 15 minutos)
A finalidade desta etapa é resumir os principais pontos abordados durante a aula, reforçando o entendimento dos alunos. Além disso, conectar a teoria com a prática e destacar a relevância do conteúdo para o dia a dia dos alunos ajudam a consolidar o conhecimento e a demonstrar a importância prática do tema estudado.
Resumo
- As orações coordenadas são independentes, mas conectadas para formar um discurso coerente.
- Existem dois tipos principais de orações coordenadas: assindéticas (sem conectivo) e sindéticas (com conectivo).
- As orações coordenadas sindéticas podem ser classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
- Orações coordenadas assindéticas não possuem conjunções ligando-as, por exemplo: 'Cheguei, comi, dormi.'
- Orações coordenadas sindéticas aditivas indicam adição de ideias, por exemplo: 'Estudei muito e passei no exame.'
- Orações coordenadas sindéticas adversativas indicam oposição, por exemplo: 'Queria sair, mas estava chovendo.'
- Orações coordenadas sindéticas alternativas indicam escolha, por exemplo: 'Ou você estuda, ou você trabalha.'
- Orações coordenadas sindéticas conclusivas indicam consequência, por exemplo: 'Estava cansado, portanto fui dormir cedo.'
- Orações coordenadas sindéticas explicativas indicam justificativa, por exemplo: 'Não saia, porque está perigoso.'
A aula conectou a teoria com a prática através da apresentação de exemplos claros e exercícios práticos que permitiram aos alunos identificar e classificar diferentes tipos de orações coordenadas. Além disso, a resolução guiada de problemas reforçou a aplicação prática do conhecimento teórico.
Compreender as orações coordenadas é fundamental para melhorar a clareza e coesão na escrita e na comunicação oral. Essas estruturas são amplamente usadas em discursos políticos e publicitários, onde a clareza e a persuasão são essenciais. Conhecer e aplicar corretamente as orações coordenadas ajuda a construir argumentos mais sólidos e convincentes.