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Plano de aula de Orações Substantivas

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Original Teachy

'EM13LGG103'

Orações Substantivas

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Orações Substantivas

Palavras ChaveOrações Subordinadas Substantivas, Função de Substantivo, Classificação, Identificação, Exemplos Práticos, Exercícios, Estrutura Gramatical, Conjunção 'que', Conjunção 'se', Sujeito, Objeto Direto, Objeto Indireto, Complemento Nominal, Predicativo do Sujeito, Aposto
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores, Projetor ou tela para apresentação, Slides de apresentação (PowerPoint ou similar), Folhas de exercícios impressas, Canetas e lápis, Caderno para anotações, Textos curtos para análise
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar2º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam o que são orações subordinadas substantivas, sua função dentro de uma frase e como identificá-las e classificá-las corretamente. Esta compreensão inicial é fundamental para que os alunos possam acompanhar as explicações subsequentes e aplicar o conhecimento de maneira prática durante a aula.

Objetivos principais:

1. Explicar o conceito de orações subordinadas substantivas e sua função dentro de uma frase.

2. Demonstrar como identificar e classificar orações subordinadas substantivas em diferentes contextos.

3. Fornecer exemplos claros e detalhados para ilustrar o uso correto das orações subordinadas substantivas.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é garantir que os alunos compreendam o que são orações subordinadas substantivas, sua função dentro de uma frase e como identificá-las e classificá-las corretamente. Esta compreensão inicial é fundamental para que os alunos possam acompanhar as explicações subsequentes e aplicar o conhecimento de maneira prática durante a aula.

Contexto

Para iniciar a aula sobre orações subordinadas substantivas, comece explicando que as orações subordinadas são um tipo de oração que depende de outra para fazer sentido completo. No caso das orações subordinadas substantivas, elas exercem a função de um substantivo dentro da frase principal. Isso significa que podem ser o sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito ou aposto. Dê exemplos simples e cotidianos para ilustrar isso, como 'É importante que você estude' (onde 'que você estude' é uma oração subordinada substantiva que funciona como sujeito).

Curiosidades

Você sabia que o uso correto das orações subordinadas substantivas é essencial para a clareza e precisão na comunicação escrita e falada? Em jornais, revistas e até mesmo nas redes sociais, essas estruturas são frequentemente utilizadas para elaborar argumentos e expressar ideias complexas de maneira mais eficaz. Por exemplo, em uma notícia, pode-se dizer: 'A informação de que o evento será adiado foi confirmada', onde a oração 'de que o evento será adiado' fornece detalhes essenciais para a compreensão da frase.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre as orações subordinadas substantivas, explorando suas diversas funções dentro de uma frase e como identificá-las e classificá-las corretamente. Ao fornecer exemplos detalhados e exercícios práticos, os alunos terão a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido de maneira prática, consolidando o entendimento e facilitando a utilização correta dessas estruturas em suas produções textuais.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Orações Subordinadas Substantivas: Explique que as orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham funções típicas de substantivos na oração principal. Elas podem atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto. 2. Classificação das Orações Subordinadas Substantivas: Detalhe cada uma das funções que as orações subordinadas substantivas podem exercer na oração principal. Utilize exemplos claros para ilustrar cada caso. 3. Sujeito: 'É necessário que você venha.' (oração subordinada substantiva funcionando como sujeito) 4. Objeto Direto: 'Ele disse que viria.' (oração subordinada substantiva funcionando como objeto direto) 5. Objeto Indireto: 'Ele se referiu a que viria.' (oração subordinada substantiva funcionando como objeto indireto) 6. Complemento Nominal: 'Tenho certeza de que ele virá.' (oração subordinada substantiva funcionando como complemento nominal) 7. Predicativo do Sujeito: 'A verdade é que ele não virá.' (oração subordinada substantiva funcionando como predicativo do sujeito) 8. Aposto: 'A notícia de que ele virá alegrará a todos.' (oração subordinada substantiva funcionando como aposto) 9. Estrutura das Orações Subordinadas Substantivas: Explique a estrutura gramatical dessas orações, destacando o uso da conjunção 'que' e de outros conectivos que podem introduzir as orações subordinadas substantivas, como 'se'. 10. Identificação e Análise em Textos: Forneça exemplos de textos curtos e peça para que os alunos identifiquem as orações subordinadas substantivas presentes, classificando-as de acordo com a função que desempenham.

Questões para Sala de Aula

1. Identifique a oração subordinada substantiva na frase: 'Eu espero que você compreenda o conteúdo.' Classifique-a de acordo com a função que desempenha. 2. Analise a frase: 'Ele tem medo de que não consiga passar no exame.' Qual a função da oração subordinada substantiva presente? 3. Reescreva a frase 'A certeza de que ele virá é reconfortante' substituindo a oração subordinada substantiva por um substantivo simples, sem alterar o sentido da frase.

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é reforçar o aprendizado dos alunos ao discutir detalhadamente as respostas das questões apresentadas na etapa de Desenvolvimento. Este retorno permite que os alunos esclareçam dúvidas, verifiquem a correção de suas respostas e compreendam melhor os conceitos abordados. O engajamento por meio de perguntas e reflexões promove uma participação ativa e crítica, consolidando o conhecimento adquirido sobre as orações subordinadas substantivas.

Discussão

  • Questão 1: 'Eu espero que você compreenda o conteúdo.' Explicação: A oração subordinada substantiva é 'que você compreenda o conteúdo'. Esta oração funciona como objeto direto do verbo 'espero'.

  • Questão 2: 'Ele tem medo de que não consiga passar no exame.' Explicação: A oração subordinada substantiva é 'de que não consiga passar no exame'. Esta oração funciona como complemento nominal do substantivo 'medo'.

  • Questão 3: 'A certeza de que ele virá é reconfortante.' Explicação: A oração subordinada substantiva é 'de que ele virá'. Esta oração funciona como complemento nominal do substantivo 'certeza'. Ao reescrever a frase substituindo a oração subordinada substantiva por um substantivo simples, sem alterar o sentido, temos: 'A certeza da sua vinda é reconfortante.'

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta: Como identificar rapidamente se uma oração subordinada substantiva está exercendo a função de sujeito ou objeto direto? 2.Reflexão: Por que é importante compreender e utilizar corretamente as orações subordinadas substantivas em textos mais formais, como redações de vestibular e artigos científicos? 3.Discussão: Peça aos alunos que criem suas próprias frases usando orações subordinadas substantivas e troquem com os colegas para que estes classifiquem as funções das orações nas frases recebidas. 4.Exercício: Analise a frase 'A decisão de que todos devem participar foi unânime.' Qual é a função da oração subordinada substantiva? Como você chegou a essa conclusão?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é recapitular os principais conteúdos abordados, reforçando o conhecimento adquirido pelos alunos. Também visa destacar a importância prática do tema e como ele se aplica no dia a dia, garantindo que os alunos compreendam a relevância do assunto para suas produções textuais e comunicações futuras.

Resumo

  • As orações subordinadas substantivas são aquelas que desempenham funções típicas de substantivos na oração principal.
  • Elas podem atuar como sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito e aposto.
  • A estrutura gramatical dessas orações geralmente envolve a conjunção 'que' ou 'se'.
  • Exemplos práticos e exercícios foram usados para ilustrar e praticar a identificação e classificação dessas orações.

A aula conectou a teoria com a prática ao explicar detalhadamente o conceito e as funções das orações subordinadas substantivas, e em seguida, aplicando esse conhecimento por meio de exemplos claros e exercícios práticos. Isso permitiu que os alunos vissem como essas estruturas são utilizadas em diferentes contextos e situações reais, consolidando o aprendizado de maneira eficaz.

Compreender e utilizar corretamente as orações subordinadas substantivas é fundamental para a clareza e precisão na comunicação escrita e falada. Essas estruturas são amplamente utilizadas em textos formais, como redações de vestibular, artigos científicos e textos jornalísticos, além de serem essenciais para a elaboração de argumentos e a expressão de ideias complexas de maneira eficaz.

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