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Plano de aula de Unidades de Concentração: % de Massa, Volume e Outras Unidades

Química

Original Teachy

'EM13CNT303'

Unidades de Concentração: % de Massa, Volume e Outras Unidades

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender e aplicar as unidades de concentração em química, com foco em % de massa, volume e outras unidades.

  2. Desenvolver habilidades para calcular e converter unidades de concentração, utilizando exemplos práticos e aplicações reais para facilitar a compreensão.

  3. Promover a reflexão sobre a importância das unidades de concentração no cotidiano e em aplicações práticas, como na indústria farmacêutica, na preparação de alimentos e na produção de bebidas.

Objetivos Secundários:

  • Incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas, através da prática de exercícios e problemas envolvendo unidades de concentração.

  • Fomentar a participação ativa dos alunos, promovendo discussões e esclarecimentos de dúvidas durante a aula.

  • Estimular a conexão entre a teoria e a prática, enfatizando a importância do conhecimento adquirido para a compreensão e resolução de situações do cotidiano.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando brevemente os conceitos de concentração e solução, que foram estudados em aulas anteriores. É importante garantir que os alunos compreendam esses tópicos, pois eles servem como base para o novo conteúdo que será abordado. O professor pode fazer perguntas para verificar a compreensão dos alunos e esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

  2. Situação Problema: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações problema. A primeira pode ser: "Como as indústrias farmacêuticas garantem que a concentração de um medicamento seja precisa e uniforme em cada comprimido?". A segunda pode ser: "Como os fabricantes de bebidas gaseificadas conseguem manter a concentração de dióxido de carbono (CO2) constante em cada garrafa?" Essas questões servirão como ponto de partida para a Introdução do novo conteúdo.

  3. Contextualização: O professor deve explicar que as unidades de concentração são usadas não apenas em laboratórios e indústrias, mas também em situações cotidianas. Por exemplo, ao preparar uma receita, usamos a concentração (em %) de um ingrediente para determinar a quantidade necessária. Da mesma forma, ao diluir um medicamento, precisamos saber a concentração para calcular a quantidade correta.

  4. Introdução ao Tópico: Para introduzir o tópico de forma atraente, o professor pode compartilhar algumas curiosidades. Por exemplo, pode mencionar que a Coca-Cola tem uma fórmula secreta que inclui a concentração exata de cada ingrediente, o que lhes dá seu sabor característico. Outra curiosidade é que a concentração de sal na água do mar é de aproximadamente 3,5%, o que a torna imprópria para consumo humano sem tratamento. Esses exemplos podem ajudar a mostrar aos alunos a relevância e a aplicabilidade do tópico.

  5. Ganho da Atenção: Para capturar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar a seguinte informação: "Vocês sabiam que a concentração de oxigênio (O2) no ar que respiramos é de cerca de 21%? Isso significa que, a cada 100 moléculas de ar, 21 são de oxigênio. Agora, imagine se essa concentração fosse maior ou menor. Como isso afetaria nossa saúde e nosso ambiente?" Essa questão pode estimular a curiosidade dos alunos e prepará-los para a exploração do tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Unidades de Concentração (% de Massa, Volume e Outras Unidades): (10 - 12 minutos)

    • O professor deve introduzir as unidades de concentração, começando com a % de massa. Deve ser explicado que a % de massa é a relação entre a massa do soluto e a massa total da solução, expressa em porcentagem. Exemplos práticos devem ser usados para ilustrar essa unidade, como a % de sal em uma solução de água e sal.

    • Em seguida, o professor deve apresentar a % de volume, que é a relação entre o volume do soluto e o volume total da solução, expressa em porcentagem. Novamente, exemplos práticos devem ser usados, como a % de álcool em uma bebida alcoólica.

    • Por fim, o professor deve introduzir outras unidades de concentração, como molaridade (mol/L), normalidade (N), partes por milhão (ppm) e partes por bilhão (ppb). Cada unidade deve ser explicada em detalhes, com exemplos práticos para demonstrar o seu uso.

  2. Cálculo de Unidades de Concentração: (5 - 7 minutos)

    • O professor deve explicar como calcular as unidades de concentração, utilizando fórmulas e equações. Deve ser enfatizado que os cálculos dependem do tipo de unidade de concentração e que é importante prestar atenção às unidades durante os cálculos.

    • O professor deve demonstrar passo a passo como fazer os cálculos, utilizando exemplos práticos. Os alunos devem ser encorajados a acompanhar os cálculos e a fazer perguntas se tiverem dúvidas.

    • Após a demonstração, os alunos devem ser convidados a praticar os cálculos por conta própria, com a orientação do professor. O professor deve circular pela sala, oferecendo ajuda e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

  3. Resolução de Problemas: (5 - 6 minutos)

    • O professor deve propor uma série de problemas envolvendo unidades de concentração para que os alunos resolvam. Os problemas devem variar em dificuldade e devem abordar diferentes tipos de unidades de concentração.

    • Os alunos devem ser incentivados a trabalhar em grupos para resolver os problemas, o que promove a colaboração e a discussão. O professor deve circular pela sala, oferecendo ajuda e esclarecendo dúvidas conforme necessário.

    • Após a resolução dos problemas, o professor deve revisar as soluções com a classe, esclarecendo quaisquer dúvidas restantes e fornecendo feedback sobre o desempenho dos alunos.

  4. Atividade Prática - Experimento de Diluição: (5 - 7 minutos)

    • Para consolidar o aprendizado, o professor pode realizar um experimento simples de diluição. Neste experimento, o professor pode preparar uma solução mãe com uma concentração conhecida e, em seguida, pedir aos alunos que diluam a solução para obter uma concentração desejada.

    • Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve receber uma solução mãe e instruções para diluí-la. Eles devem medir a quantidade de solução mãe e a quantidade de solvente necessário e, em seguida, calcular a nova concentração.

    • Após a Conclusão do experimento, os resultados devem ser discutidos em sala de aula, reforçando a conexão entre a teoria e a prática.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo sobre a resolução dos problemas e a realização do experimento. Cada grupo deve compartilhar suas conclusões e quaisquer dificuldades que tenham encontrado. O professor deve facilitar a discussão, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico e aprofundar a compreensão dos alunos. Alguns pontos a serem discutidos podem incluir:

    • Quais foram as principais dificuldades encontradas ao calcular as unidades de concentração?

    • Como a realização do experimento contribuiu para a compreensão dos conceitos de concentração e diluição?

    • Quais são as implicações práticas dos conceitos aprendidos? Como eles se aplicam a situações do cotidiano e a indústrias como a farmacêutica e a de alimentos e bebidas?

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): O professor deve então fazer a conexão entre a discussão em grupo e a teoria apresentada. Deve ser explicado como os conceitos teóricos se aplicam aos problemas resolvidos e ao experimento realizado. O professor deve enfatizar a importância de entender a teoria para resolver problemas práticos e aplicar o conhecimento em situações do cotidiano. Além disso, o professor pode fazer um resumo dos principais pontos discutidos, reforçando os conceitos mais importantes.

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?

    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Após o minuto de reflexão, os alunos devem ser convidados a compartilhar suas respostas. O professor deve ouvir atentamente, oferecer feedback e esclarecer quaisquer dúvidas restantes. Isso não só ajuda a consolidar o aprendizado, mas também permite que o professor avalie a eficácia da aula e faça ajustes conforme necessário para aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação da Aula: O professor deve começar a Conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição e a importância das unidades de concentração, a diferença entre % de massa e % de volume, a Introdução de outras unidades de concentração e a prática de cálculos e resolução de problemas. O professor deve garantir que os conceitos-chave sejam reiterados e que quaisquer dúvidas remanescentes sejam esclarecidas.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. Deve ser destacado como a compreensão teórica das unidades de concentração permitiu a resolução prática de problemas e a realização do experimento de diluição. Além disso, o professor deve reiterar as aplicações reais desses conceitos, como na indústria farmacêutica, na preparação de alimentos e na produção de bebidas.

  3. Materiais Complementares: O professor pode então sugerir alguns materiais de leitura ou visualização para os alunos aprofundarem seu entendimento sobre unidades de concentração. Isso pode incluir livros de química, sites educacionais, vídeos do YouTube ou aplicativos de aprendizado de química. O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses materiais em seu próprio ritmo e a trazerem quaisquer dúvidas ou insights para a próxima aula.

  4. Importância do Tópico para o Dia a Dia: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do tópico para o dia a dia. Deve ser enfatizado que as unidades de concentração não são apenas conceitos abstratos, mas ferramentas práticas que nos ajudam a entender e controlar a composição das substâncias ao nosso redor. O professor pode reiterar os exemplos mencionados durante a aula, como a concentração de sal em uma receita, a concentração de oxigênio no ar que respiramos e a concentração de ingredientes em medicamentos e bebidas. Isso ajudará a consolidar o aprendizado dos alunos e a tornar o tópico mais relevante e interessante.

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