Entrar

Plano de aula de Arte: Contemporânea

Artes

Original Teachy

'EM13LGG202'

Arte: Contemporânea

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito da arte contemporânea e como ela se diferencia de outras formas de arte.

  2. Analisar e discutir obras de arte contemporânea, identificando os principais elementos e técnicas utilizados pelos artistas para expressar suas ideias e emoções.

  3. Desenvolver a capacidade de apreciação crítica da arte contemporânea, respeitando as diferentes formas de expressão e percebendo o valor subjetivo da arte.

Objetivos secundários:

  • Promover a reflexão sobre a importância da arte contemporânea na sociedade atual, estimulando o senso crítico e a consciência cultural dos alunos.

  • Incentivar a expressão artística e criativa dos alunos, inspirando-os a experimentar diferentes formas de arte e a desenvolver suas próprias ideias e projetos.

  • Estimular o debate e a troca de ideias entre os alunos, promovendo a aprendizagem colaborativa e a habilidade de argumentação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores:

    • O professor inicia a aula fazendo uma breve revisão de conceitos básicos de arte, como as diferentes formas de expressão, os principais movimentos artísticos e a importância da arte na sociedade.
  2. Apresentação de Situações-Problema:

    • O professor pode propor aos alunos a análise de duas obras de arte: uma clássica e uma contemporânea. Ele pode perguntar: "O que diferencia essas duas obras?"; "Como os artistas de cada época expressaram suas ideias e emoções através de suas obras?"; "Como a arte se relaciona com o contexto histórico e social de cada época?". Essas perguntas servirão como ponto de partida para a Introdução do tópico da aula.
  3. Contextualização do Assunto:

    • O professor pode contextualizar a importância da arte contemporânea no mundo atual, destacando a sua relevância como reflexo das questões sociais, políticas e culturais contemporâneas. Ele pode citar exemplos de obras de arte contemporânea que abordam temas como diversidade, desigualdade, tecnologia, entre outros.
  4. Apresentação da Teoria:

    • O professor deve apresentar a definição de arte contemporânea, explicando que se trata de um termo amplo que abrange todas as formas de arte produzidas a partir da segunda metade do século XX até os dias de hoje. Ele deve ressaltar que a arte contemporânea se caracteriza pela diversidade de estilos, técnicas e materiais, bem como pela ênfase no conceito e na ideia por trás da obra, em detrimento da habilidade técnica.
  5. Ganho de Atenção:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades e histórias sobre artistas contemporâneos famosos e suas obras. Ele pode também mostrar imagens de obras de arte contemporânea intrigantes e provocativas, desafiando os alunos a expressarem suas primeiras impressões e interpretações.

Ao final da Introdução, os alunos deverão ter uma compreensão básica do que é a arte contemporânea e de como ela se diferencia das formas de arte anteriores. Eles deverão também estar intrigados e curiosos para aprender mais sobre o assunto.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Discussão em Grupo (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 5 alunos e fornece a cada grupo uma imagem de uma obra de arte contemporânea diferente. As imagens devem ser de obras que representem bem o conceito de arte contemporânea, com diferentes estilos, técnicas e temas.
    • O professor instrui os grupos a discutirem entre si e analisarem as imagens, tentando identificar os principais elementos e técnicas utilizados pelos artistas, assim como os possíveis significados e intenções por trás das obras. Eles também devem discutir como as obras se relacionam com o contexto social, político e cultural da época em que foram produzidas.
    • O professor circula pela sala, ouvindo as discussões, fazendo perguntas para estimular o pensamento crítico dos alunos e esclarecendo dúvidas.
  2. Apresentação das Análises (5 - 7 minutos)

    • Após a discussão, cada grupo apresenta suas análises para a turma. Eles devem explicar o que observaram nas obras, como interpretam os elementos e técnicas utilizados pelos artistas, e como veem a relação entre as obras e o contexto de produção.
    • Após cada apresentação, o professor deve promover um breve debate, permitindo que os outros alunos façam perguntas ou comentários sobre a análise apresentada.
  3. Conexão com a Teoria (5 - 6 minutos)

    • O professor utiliza as análises e discussões feitas pelos alunos para aprofundar a explicação teórica sobre a arte contemporânea. Ele pode, por exemplo, retomar algumas das obras analisadas e discutir como elas exemplificam os conceitos e características da arte contemporânea.
    • O professor também pode aproveitar para introduzir novos conceitos e teorias, relacionando-os com as análises dos alunos e incentivando-os a refletir e questionar ainda mais.
  4. Atividade Prática (5 - 7 minutos)

    • Por fim, o professor propõe uma atividade prática, em que os alunos serão desafiados a criar suas próprias obras de arte contemporânea. O professor fornece materiais variados (tintas, pincéis, lápis de cor, papel, tecidos, objetos de uso cotidiano, etc.) e orienta os alunos a expressarem suas ideias e emoções através da arte, inspirados pelos conceitos e técnicas discutidos na aula.
    • Durante a atividade, o professor circula pela sala, dando feedbacks e orientações individuais, e estimulando a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Ao final do Desenvolvimento, os alunos deverão ter aprofundado o seu conhecimento sobre a arte contemporânea, desenvolvido a capacidade de análise e crítica de obras de arte, e experimentado a expressão artística e criativa. Eles deverão também ter aprimorado as habilidades de trabalho em grupo, argumentação e debate.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor reúne todos os alunos e promove uma discussão em grupo. Cada grupo deverá compartilhar as soluções ou conclusões que chegaram durante a atividade prática.
    • O professor pode iniciar a discussão fazendo perguntas direcionadas para cada grupo, como: "Quais foram os principais elementos e técnicas que vocês utilizaram em suas obras de arte?", "Como vocês expressaram suas ideias e emoções através da arte?", "Quais foram as maiores dificuldades que enfrentaram e como as superaram?".
    • O professor deve incentivar a participação de todos os alunos, fazendo perguntas, comentando as respostas e promovendo a troca de ideias entre os grupos. Ele deve também valorizar as diferentes formas de expressão e as diferentes interpretações das obras de arte.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • O professor retoma a teoria apresentada no início da aula e faz a conexão com as atividades práticas realizadas pelos alunos. Ele deve destacar como as técnicas e conceitos discutidos na aula foram aplicados pelas turmas durante a atividade e como eles ajudaram a compreender e expressar as ideias e emoções através da arte contemporânea.
    • O professor também pode aproveitar para introduzir novos conceitos ou esclarecer dúvidas que surgiram durante a discussão.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam silenciosamente por um minuto sobre as perguntas: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Após o minuto de reflexão, o professor pede que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Ele deve valorizar as diferentes percepções e reflexões dos alunos, reforçando a importância da arte como forma de expressão e reflexão sobre o mundo.
  4. Feedback e Avaliação (2 - 3 minutos)

    • Por fim, o professor coleta feedback dos alunos sobre a aula. Ele pode perguntar o que eles mais gostaram na aula, o que acharam mais desafiador, e o que gostariam de aprender mais no futuro.
    • O professor deve também avaliar o desempenho dos alunos durante a aula, considerando a participação, o envolvimento, a criatividade e a compreensão dos conceitos. Ele pode dar feedbacks individuais ou coletivos, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria.

Ao final do Retorno, os alunos deverão ter consolidado o conhecimento adquirido durante a aula, desenvolvido a capacidade de reflexão e autoavaliação, e percebido a importância da arte contemporânea como meio de expressão e crítica da sociedade. O professor, por sua vez, deverá ter uma visão clara do progresso dos alunos e das necessidades de aprendizagem futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação dos Principais Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve resumir brevemente os pontos principais abordados ao longo da aula. Ele pode relembrar a definição de arte contemporânea, as características que a distinguem de outras formas de arte, as técnicas e elementos frequentemente utilizados, e a importância do contexto histórico e social na interpretação das obras.
    • Além disso, o professor deve recapitular as principais conclusões e reflexões dos alunos, ressaltando as diferentes interpretações e percepções, e a riqueza da arte contemporânea como espaço de expressão e debate.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve destacar como a aula combinou a teoria, a análise e a prática. Ele pode reforçar como a discussão teórica sobre a arte contemporânea foi enriquecida pelas análises das obras e pela criação artística dos alunos.
    • Além disso, o professor deve reforçar que a capacidade de apreciar e criar arte contemporânea não depende apenas de habilidades técnicas, mas também de uma mentalidade aberta, curiosa e crítica.
  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor pode sugerir alguns materiais de leitura, vídeos, exposições virtuais ou documentários para os alunos que desejam aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre a arte contemporânea. Os materiais podem incluir biografias de artistas contemporâneos, análises de obras, entrevistas, etc.
    • O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses materiais por conta própria, lembrando que a arte é um campo vasto e diverso, que oferece infinitas possibilidades de descoberta e aprendizado.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância da arte contemporânea para o dia a dia. Ele pode destacar como a arte contemporânea nos ajuda a compreender e refletir sobre os desafios e complexidades do mundo atual, e como ela nos inspira a questionar, a imaginar e a sonhar.
    • O professor deve também enfatizar que a arte contemporânea não se limita aos museus e galerias, mas está presente em nossas vidas de muitas formas, desde os murais de rua até as capas de álbuns e os vídeos virais na internet. E, mais importante, a arte contemporânea está ao alcance de todos, como uma ferramenta poderosa de expressão e transformação.

Ao final da Conclusão, os alunos deverão ter uma visão clara da importância e relevância da arte contemporânea, tanto como objeto de estudo quanto como fonte de inspiração e reflexão. Eles deverão também estar motivados a continuar explorando e experimentando a arte em suas vidas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies