🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Arte: Contemporânea

Artes

Original Teachy

'EM13LGG202', 'EM13LGG105', 'EM13LGG204'

Arte: Contemporânea

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreensão do conceito de arte contemporânea: Os alunos devem ser capazes de definir e entender o que é a arte contemporânea. Eles devem ser capazes de identificar as características únicas da arte contemporânea, como a diversidade de formas, materiais e ideias, a interação com o público e o espaço, bem como a crítica social e política.

  2. Conhecimento das principais correntes e artistas da arte contemporânea: Os alunos devem ser capazes de identificar e descrever brevemente as principais correntes artísticas contemporâneas, como o pop art, o minimalismo, o expressionismo abstrato, o realismo mágico, entre outros. Além disso, eles devem ser capazes de citar alguns dos artistas mais influentes dessas correntes.

  3. Capacidade de análise crítica: Os alunos devem desenvolver habilidades de análise crítica para interpretar e discutir obras de arte contemporâneas. Isso inclui a capacidade de identificar o propósito da obra, suas principais características, suas influências e impacto na sociedade.

    Objetivos secundários:

    • Estimular a apreciação da arte contemporânea como uma forma de expressão única e relevante.
    • Fomentar a curiosidade e o pensamento crítico dos alunos em relação à arte e à sociedade.
    • Promover a discussão e o debate em sala de aula sobre temas e questões relacionadas à arte contemporânea.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdo: O professor deverá iniciar a aula relembrando os conceitos básicos de arte, suas diversas formas de expressão ao longo do tempo e as principais correntes artísticas até a arte moderna. Esta revisão servirá como base para a Introdução do novo tópico - a arte contemporânea.

  2. Situações-problema: O professor deverá propor duas situações que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos:

    • A primeira situação pode ser a apresentação de uma obra de arte contemporânea muito conhecida, mas que causa controvérsias e é frequentemente mal compreendida. O desafio seria entender por que ela é considerada arte e quais são as mensagens que o artista quis transmitir.
    • A segunda situação pode ser a apresentação de um movimento artístico contemporâneo pouco conhecido, mas que tem uma contribuição significativa para a arte atual. O desafio seria descobrir mais sobre esse movimento e como ele se encaixa no contexto da arte contemporânea.
  3. Contextualização: O professor deverá enfatizar a importância da arte contemporânea no mundo atual, destacando como ela reflete e influencia a sociedade, a cultura e as questões políticas. Pode-se mencionar, por exemplo, como a arte contemporânea aborda temas como a diversidade, a identidade, o meio ambiente, a tecnologia, entre outros.

  4. Ganho de atenção: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades sobre a arte contemporânea e seus artistas. Alguns exemplos podem ser:

    • O fato de que a arte contemporânea não é apenas pintura e escultura, mas também inclui instalações, performances, arte digital e muito mais.
    • A história de como algumas obras de arte contemporânea se tornaram extremamente valiosas, como "O Urinol" de Marcel Duchamp, que foi vendido por milhões de dólares.
    • A história de artistas contemporâneos notáveis, como Banksy, que é famoso por suas obras de arte de rua politicamente carregadas que aparecem misteriosamente em todo o mundo.

Ao final desta etapa, os alunos devem estar motivados e preparados para explorar o mundo da arte contemporânea com curiosidade e pensamento crítico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - "O Museu da Arte Contemporânea": Montando a Exposição" (10 - 12 minutos)

    • O professor divide a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma lista de artistas contemporâneos e suas respectivas correntes artísticas.
    • O objetivo da atividade é que os alunos, em seus grupos, criem uma exposição de arte contemporânea imaginária, escolhendo obras de arte (que podem ser desenhadas ou descritas), de pelo menos 3 diferentes correntes artísticas.
    • Para cada obra de arte escolhida, os alunos devem justificar sua seleção, explicando como ela representa a corrente artística em questão e por que ela é relevante para a sociedade contemporânea.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua exposição para a turma, explicando suas escolhas e justificativas. O professor, juntamente com os demais alunos, fará perguntas para estimular a discussão e a reflexão.
  2. Atividade 2 - "Decifrando a Arte Contemporânea" (10 - 12 minutos)

    • O professor apresentará para a turma uma obra de arte contemporânea complexa e pouco conhecida. Pode ser uma pintura, uma instalação, uma performance, ou qualquer outra forma de arte.
    • O professor dividirá a turma em grupos e cada grupo receberá uma cópia da obra de arte, sem nenhuma informação sobre ela.
    • O objetivo da atividade é que os alunos, em seus grupos, "decifrem" a obra de arte, tentando entender o que o artista quis transmitir e por que ele usou os materiais e a forma que usou.
    • Para fazer isso, os grupos deverão analisar a obra de arte, discutir suas percepções e ideias, e criar uma explicação para a obra de arte. Eles também deverão pesquisar sobre o artista e o contexto em que a obra foi criada para ajudar em sua interpretação.
    • Ao final da atividade, cada grupo apresentará sua interpretação para a turma. O professor, juntamente com os demais alunos, fará perguntas para estimular a discussão e a reflexão.
  3. Atividade 3 - "Arte Contemporânea e Você" (5 - 7 minutos)

    • O professor pedirá para cada aluno tirar um minuto para refletir sobre como a arte contemporânea se relaciona com sua vida, seus interesses, suas preocupações, ou com a sociedade em geral.
    • Em seguida, o professor abrirá um espaço para que os alunos compartilhem suas reflexões, se sentirem confortáveis. Isso pode ser feito oralmente ou por escrito, dependendo da dinâmica da turma.
    • O professor incentivará os alunos a expressarem suas opiniões e a escutarem as opiniões dos outros, ressaltando que não há respostas certas ou erradas nessa atividade, apenas diferentes perspectivas.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda da arte contemporânea, suas diversas formas e correntes, e sua relevância para a sociedade. Eles também devem ter desenvolvido habilidades de análise crítica e de expressão de suas próprias ideias e opiniões.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos e promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou conclusões encontradas por cada equipe durante as atividades.
    • Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar brevemente suas exposições e interpretações das obras de arte contemporânea, compartilhando as principais ideias e argumentos que surgiram durante a atividade.
    • Durante as apresentações, o professor deve incentivar os demais alunos a fazerem perguntas e a expressarem suas opiniões, promovendo um ambiente de respeito e abertura para diferentes pontos de vista.
    • O professor, como facilitador da discussão, deve fazer perguntas que estimulem o pensamento crítico, a conexão com a teoria e a reflexão sobre a aplicação prática dos conceitos discutidos.
  2. Conexão com a teoria (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve retomar os conceitos teóricos abordados no início da aula e fazer a conexão com as atividades práticas realizadas.
    • Por exemplo, o professor pode destacar como a exposição imaginária montada pelos alunos reflete a diversidade e a relevância da arte contemporânea, ou como a interpretação das obras de arte demonstra a compreensão dos alunos sobre as principais correntes artísticas e seus respectivos artistas.
  3. Reflexão individual (3 - 5 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam.
    • O professor pode sugerir algumas perguntas para orientar a reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?" e "Como você pode aplicar o que aprendeu hoje na sua vida ou no seu trabalho como artista?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre essas perguntas. Em seguida, eles podem compartilhar suas respostas com a turma, se desejarem.
    • O professor deve ressaltar que a reflexão é uma parte importante do processo de aprendizagem, pois ajuda a consolidar o conhecimento, a identificar áreas que precisam de mais estudo e a encontrar maneiras de aplicar o que foi aprendido na prática.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara do que aprenderam durante a aula, das suas principais dificuldades e questões em aberto, e de como a arte contemporânea se conecta com suas vidas e interesses. Além disso, o professor deve ter obtido um feedback valioso sobre a eficácia da aula e as necessidades de aprendizado dos alunos, que poderão ser levados em consideração na preparação das próximas aulas.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo do conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve fazer um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando o conceito de arte contemporânea, as principais correntes e artistas, e a importância da análise crítica na interpretação das obras.
    • Além disso, o professor deve relembrar as atividades realizadas e as principais conclusões alcançadas pelos alunos, destacando a diversidade de perspectivas e a riqueza de interpretações na arte contemporânea.
  2. Conexão teoria-prática (1 - 2 minutos)

    • O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, a prática e a reflexão.
    • Por exemplo, o professor pode mencionar como a atividade de montar uma exposição de arte contemporânea permitiu aos alunos aplicar seus conhecimentos teóricos de uma forma prática e criativa.
    • Além disso, o professor deve destacar como a atividade de "decifrar" uma obra de arte contemporânea ajudou os alunos a desenvolver habilidades de análise crítica e a compreender a importância do contexto na arte.
  3. Materiais complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a arte contemporânea.
    • Estes materiais podem incluir livros, documentários, sites de arte, exposições virtuais, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, recomendar o livro "Understanding Contemporary Art" de Michelle Marder Kamhi, ou o documentário "The Price of Everything" que explora o mercado da arte contemporânea.
  4. Importância do conteúdo (1 - 2 minutos)

    • Para concluir, o professor deve ressaltar a importância da arte contemporânea no mundo atual.
    • O professor pode mencionar, por exemplo, como a arte contemporânea reflete e influencia a sociedade, como ela aborda questões atuais e relevantes, e como ela desafia as ideias tradicionais sobre arte.
    • Além disso, o professor deve enfatizar como o estudo da arte contemporânea pode ajudar os alunos a desenvolver habilidades importantes, como o pensamento crítico, a criatividade, a empatia, e a apreciação da diversidade.

Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão clara da importância e relevância da arte contemporânea, e de como eles podem continuar a explorar e a aprender sobre este fascinante mundo da arte.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies