Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Palavras ChaveVocabulário, Partes da Casa, Objetos, Materiais, Cotidiano, Espanhol, Atividades Práticas, Maquete, Dramatização, Discussão em Grupo, Colaboração, Interação, Aplicação Contextual, Revisão Teórica, Conclusão Prática
Materiais NecessáriosCartões com palavras em espanhol, Materiais de papelaria (papel, cola, tesoura), Objetos recicláveis, Listas de itens básicos em espanhol, Cenários domésticos para dramatização, Espaço adequado para construção de maquetes e apresentações
Códigos BNCCEM13LGG402: Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso, respeitando os usos das línguas por esse(s) interlocutor(es) e sem preconceito linguístico.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaEspanhol
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

Esta etapa do plano de aula visa estabelecer os objetivos principais que nortearão as atividades em sala. Ao delinear claramente o que se espera alcançar, os alunos podem direcionar seus esforços de aprendizagem de maneira mais eficaz. Através dos objetivos propostos, busca-se garantir que os estudantes não apenas reconheçam as palavras em contexto, mas também possam utilizá-las de forma prática e integrada em suas vidas diárias.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a capacidade de compreensão e aplicação do vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais em situações cotidianas.

2. Fomentar a habilidade de associação entre palavras em espanhol e seus respectivos objetos e ambientes, promovendo assim a fluência na identificação e uso desses termos.

Objetivos secundários:

  1. Estimular a interação e colaboração entre os alunos durante as atividades práticas, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e participativo.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução tem como objetivo engajar os alunos e fazer uma conexão direta entre o conteúdo estudado e sua aplicação prática. As situações problema propostas incentivam os alunos a pensarem criticamente e a aplicarem o conhecimento prévio de forma ativa, preparando o terreno para atividades mais complexas em sala. A contextualização, por sua vez, visa mostrar a relevância do vocabulário de partes da casa, objetos e materiais em cenários reais e diversificados, aumentando o interesse e a motivação dos alunos.

Situações Problema

1. Imagine que você está em uma casa na Espanha e precisa pedir para alguém buscar um objeto específico em um cômodo que você não conhece. Como você descreveria o objeto e em qual cômodo ele provavelmente estaria?

2. Se você fosse encarregado de montar uma lista de compras para equipar uma nova casa, quais tipos de materiais e objetos seriam essenciais e como você os descreveria em espanhol?

Contextualização

A habilidade de descrever partes da casa, objetos e materiais em espanhol não só é crucial para situações cotidianas, como também pode enriquecer experiências de viagem e intercâmbio cultural. Por exemplo, saber os termos corretos para 'lavadora' e 'secadora' em um país de língua espanhola pode fazer toda a diferença na hora de usar esses eletrodomésticos. Além disso, entender a configuração e o vocabulário de uma casa típica de um país hispanohablante pode ajudar na compreensão de textos, filmes e notícias locais.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de Desenvolvimento do plano de aula é projetada para permitir que os alunos apliquem de maneira prática e interativa o vocabulário estudado em casa. Através das atividades propostas, os alunos têm a oportunidade de solidificar seu conhecimento, desenvolver habilidades de colaboração e comunicação, e explorar o uso do espanhol em contextos variados e relevantes. Cada atividade é estruturada para ser um ambiente de aprendizado lúdico e envolvente, garantindo que os alunos possam experimentar a língua de forma significativa e memorável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Casa de Vocabulario

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar o vocabulário de partes da casa, objetos e materiais de forma prática e criativa, promovendo a fluência e a fixação do aprendizado.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até cinco pessoas. Cada grupo receberá cartões com palavras em espanhol que descrevem partes da casa, objetos e materiais. O desafio é que cada grupo deve criar uma maquete de uma casa, utilizando materiais de papelaria e outros recicláveis, e posicionar os objetos nos lugares corretos da casa, de acordo com a descrição das palavras em espanhol.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de no máximo cinco alunos.

  • Distribuir cartões de palavras em espanhol para cada grupo.

  • Explicar que eles devem montar uma maquete de uma casa e posicionar os objetos nos locais corretos.

  • Permitir que usem materiais como papel, cola, tesoura e objetos recicláveis para a construção da maquete.

  • Definir um tempo limite de 60 minutos para esta atividade.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua maquete, explicando em espanhol a disposição dos objetos e materiais na casa, utilizando o vocabulário aprendido.

Atividade 2 - Mercado de Vocabulario

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de argumentação e vocabulário relacionado a objetos e materiais, além de praticar a classificação de itens.

- Descrição: Os alunos, organizados em grupos, simularão a montagem de uma lista de compras para equipar uma casa nova em um país de língua espanhola. Eles receberão uma lista de necessidades básicas em espanhol e deverão adicionar itens que considerem importantes, justificando suas escolhas. Além disso, cada grupo deverá classificar os itens por categorias como 'materiais de construção', 'itens de cozinha', 'utensílios domésticos', etc.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até cinco alunos.

  • Entregar a cada grupo uma lista inicial de itens básicos em espanhol para uma nova casa.

  • Instruir os alunos a acrescentarem itens à lista, justificando a necessidade de cada um em espanhol.

  • Cada grupo deve classificar os itens adicionados em categorias específicas.

  • Permitir 60 minutos para a conclusão da lista e classificação.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua lista e as justificativas em espanhol.

Atividade 3 - Dramatização Doméstica

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Utilizar o vocabulário de forma prática em situações do cotidiano, reforçando a memorização e o uso ativo da língua espanhola.

- Descrição: Esta atividade consiste em um jogo de dramatização, onde cada grupo de alunos receberá um cenário doméstico específico (ex: preparar um jantar, arrumar a casa para uma festa, etc.) e deverá usar o vocabulário de partes da casa e objetos em espanhol para descrever suas ações e interações, além de resolver problemas comuns que possam surgir no cenário.

- Instruções:

  • Dividir os alunos em grupos de no máximo cinco.

  • Atribuir a cada grupo um cenário doméstico diferente e específico.

  • Os grupos devem preparar uma pequena dramatização, utilizando o vocabulário estudado.

  • Permitir 60 minutos para preparação e ensaio.

  • Cada grupo apresenta sua dramatização, focando no uso correto do vocabulário em espanhol e na resolução dos problemas do cenário.

Retorno

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é permitir que os alunos articulem o que aprenderam e reflitam sobre a aplicação do vocabulário em contextos práticos. A discussão em grupo ajuda a consolidar o conhecimento adquirido, permitindo que os alunos compartilhem insights e estratégias de aprendizado. Além disso, esta etapa serve para avaliar o entendimento dos alunos e para o professor identificar pontos que necessitam de reforço ou revisão.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode pedir que cada grupo compartilhe suas experiências e descobertas durante as atividades práticas. Pode-se começar com uma breve introdução, onde cada grupo relata o que mais os surpreendeu ou o que acharam mais desafiador na aplicação do vocabulário em situações práticas. Em seguida, o professor pode encorajar os alunos a discutir como eles percebem a utilidade do vocabulário aprendido em suas vidas diárias e em possíveis futuras viagens ou intercâmbios culturais.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao aplicar o vocabulário em situações práticas durante as atividades?

2. Como vocês acham que o vocabulário sobre partes da casa, objetos e materiais pode ser útil em contextos reais, como em uma viagem ou intercâmbio?

3. Houve algum termo ou conceito que vocês consideraram particularmente importante ou interessante? Por quê?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A finalidade da etapa de Conclusão é garantir que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada do conteúdo aprendido, vinculando as atividades práticas à teoria estudada. Além disso, visa reforçar a relevância do vocabulário para o uso diário e em contextos reais, motivando os alunos a continuarem praticando e aprimorando seu espanhol fora da sala de aula.

Resumo

Para concluir a aula, o professor deve resumir e recapitular os principais pontos abordados sobre o vocabulário das partes da casa, objetos e materiais. Deve-se enfatizar as palavras-chave e os conceitos fundamentais, como 'cocina' (cozinha), 'lavadora' (máquina de lavar) e 'mesa' (mesa), que foram aplicados nas atividades práticas.

Conexão com a Teoria

Durante a aula, a teoria foi integrada à prática por meio de atividades interativas, como a criação de maquetes de casas, simulação de listas de compras e dramatizações de cenários domésticos. Essas abordagens permitiram que os alunos aplicassem o vocabulário de forma contextualizada, reforçando a conexão entre o aprendizado e situações do cotidiano.

Fechamento

É essencial destacar a importância do vocabulário abordado para a comunicação eficaz em situações reais, como em viagens, intercâmbios e até mesmo na interação com falantes nativos de espanhol. Compreender e usar corretamente esses termos pode fazer uma grande diferença na qualidade das interações e na integração em ambientes de língua espanhola.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies