Entrar

Plano de aula de Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a estrutura e o uso do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo em espanhol:

    • Identificar a formação do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo a partir do infinitivo do verbo.
    • Diferenciar entre os usos do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo e do Presente do Subjuntivo.
  2. Conhecer e aplicar o Pretérito Perfeito do Subjuntivo em espanhol:

    • Reconhecer a formação do Pretérito Perfeito do Subjuntivo a partir do infinitivo do verbo.
    • Comparar e contrastar o uso do Pretérito Perfeito do Subjuntivo com o do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.
  3. Praticar a utilização correta dos dois tempos verbais em contextos escritos e orais:

    • Realizar exercícios de preenchimento de lacunas, reescrita de frases e produção de textos breves.
    • Participar de atividades de conversação em sala de aula, utilizando os tempos verbais de forma apropriada.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade de análise e interpretação de textos em espanhol, reconhecendo o uso dos tempos verbais estudados.
  • Promover a autonomia e a autoconfiança dos alunos no uso dos tempos verbais, através de práticas de estudo autônomo.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos (3 - 5 minutos):

    • O professor iniciará a aula relembrando os alunos sobre os conceitos de subjuntivo e a formação do pretérito perfeito do subjuntivo.
    • Será feita uma breve retomada dos tópicos anteriores, como o uso do subjuntivo em situações de incerteza, dúvida, desejo ou sugestão.
  2. Situação Problema (3 - 5 minutos):

    • O professor apresentará duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:
      • Primeira situação: "Imaginem que vocês estão escrevendo uma carta para um amigo que está passando por um momento difícil. Como vocês expressariam seu desejo de que tudo se resolva da melhor maneira possível?"
      • Segunda situação: "Agora, pensem em uma situação em que vocês estão relembrando um momento alegre com a família, mas que infelizmente já passou. Como vocês descreveriam esse momento?"
  3. Contextualização (2 - 3 minutos):

    • O professor explicará que, em espanhol, existem dois tempos verbais que podem ser usados para expressar essas situações: o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo e o Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
    • Será ressaltado que o domínio desses tempos verbais é fundamental para a expressão correta de sentimentos, desejos, dúvidas e incertezas em língua espanhola.
  4. Introdução ao Tópico (3 - 5 minutos):

    • O professor apresentará o tópico da aula: "Verbos: Pretérito Imperfecto y Pretérito Perfecto del Subjuntivo".
    • Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode contar que esses tempos verbais são amplamente utilizados na literatura, no jornalismo e na conversação formal em espanhol.
    • Serão mostrados exemplos de frases em espanhol que utilizam esses tempos verbais, para que os alunos possam ter uma ideia inicial de como eles são usados.
  5. Objetivos da Aula (1 - 2 minutos):

    • O professor explicará os Objetivos da aula, que incluem a compreensão da estrutura e do uso desses tempos verbais, a aplicação correta em contextos escritos e orais e a habilidade de diferenciar entre eles.
    • Será enfatizado que, ao final da aula, os alunos deverão ser capazes de aplicar esses tempos verbais em suas próprias produções de texto e conversações em espanhol.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria - Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (8 - 10 minutos)

    • O professor explicará que o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo é usado para expressar situações passadas que são incertas, duvidosas ou irreais.
    • Será reforçado que este tempo verbal é formado a partir da terceira pessoa do plural (ellos) do tempo indicativo, retirando-se a terminação "-ron" e acrescentando a terminação correspondente a cada pessoa do plural e do singular.
    • O professor apresentará uma tabela de conjugação do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo de três verbos regulares, um de cada conjugação (-ar, -er, -ir), para que os alunos possam observar a variação nas terminações.
    • Será ressaltado que, nos verbos irregulares, a raiz permanece inalterada, mas as terminações são as mesmas que nos verbos regulares.
    • O professor exemplificará o uso do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo em frases, como: "Esperaba que vinieras a la fiesta" (Eu esperava que você viesse para a festa) e "Si tuviera dinero, viajaría por el mundo" (Se eu tivesse dinheiro, viajaria pelo mundo).
  2. Prática - Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (5 - 7 minutos)

    • O professor fornecerá aos alunos uma lista de frases em espanhol no Presente do Subjuntivo e pedirá que eles as reescrevam no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.
    • Os alunos trabalharão em pequenos grupos para completar a atividade, enquanto o professor circula pela sala, oferecendo ajuda e esclarecendo dúvidas.
    • O professor reforçará a necessidade de atenção à concordância de tempos verbais e à escolha do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo em vez do Presente do Subjuntivo, dependendo do contexto.
  3. Teoria - Pretérito Perfeito do Subjuntivo (5 - 7 minutos)

    • O professor introduzirá o Pretérito Perfeito do Subjuntivo, explicando que ele é usado para expressar ações passadas concluídas que são incertas, duvidosas ou irreais.
    • Será ressaltado que este tempo verbal é formado a partir do Pretérito Perfeito do Indicativo, substituindo a terminação "-ieron" por "-iera" nas conjugações de -er e -ir, e por "-ara" nas conjugações de -ar.
    • O professor apresentará uma tabela de conjugação do Pretérito Perfeito do Subjuntivo de três verbos regulares, um de cada conjugação, para que os alunos possam observar a variação nas terminações.
    • Será reforçado que, nos verbos irregulares, a raiz permanece inalterada, mas as terminações são as mesmas que nos verbos regulares.
    • O professor exemplificará o uso do Pretérito Perfeito do Subjuntivo em frases, como: "Ojalá que hubieras venido a la fiesta" (Tomara que você tivesse vindo para a festa) e "Si hubiera tenido dinero, habría viajado por el mundo" (Se eu tivesse tido dinheiro, teria viajado pelo mundo).
  4. Prática - Pretérito Perfeito do Subjuntivo (2 - 3 minutos)

    • O professor fornecerá aos alunos uma nova lista de frases em espanhol, agora no Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, e pedirá que eles as reescrevam no Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
    • Os alunos trabalharão individualmente para completar a atividade, enquanto o professor circula pela sala, oferecendo ajuda e esclarecendo dúvidas.
    • O professor reforçará a necessidade de atenção à concordância de tempos verbais e à escolha do Pretérito Perfeito do Subjuntivo em vez do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, dependendo do contexto.

Ao longo de todo o Desenvolvimento, o professor incentivará a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas para verificar a compreensão e promovendo a discussão sobre os usos e as diferenças entre os dois tempos verbais.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos)

    • O professor solicitará que cada grupo compartilhe suas soluções ou conclusões das atividades de reescrita de frases.
    • Cada grupo terá um máximo de 3 minutos para apresentar, e o professor estimulará os outros grupos a fazerem perguntas ou comentários sobre as apresentações.
    • O professor incentivará os alunos a explicarem suas escolhas de tempos verbais e a justificarem seus usos, promovendo assim a reflexão e a compreensão aprofundada dos tempos verbais estudados.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 4 minutos)

    • O professor retomará os conceitos teóricos apresentados no início da aula e fará uma conexão com as atividades práticas realizadas.
    • Será enfatizado como a teoria dos tempos verbais subjuntivos se aplica na prática, e como a correta utilização desses tempos verbais pode enriquecer a expressão escrita e oral dos alunos.
    • O professor reforçará que, além de saber conjugar os verbos no Pretérito Imperfeito e no Pretérito Perfeito do Subjuntivo, é essencial entender o contexto em que esses tempos verbais são usados.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • O professor propõe que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • O professor fará perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Os alunos terão um minuto para pensar sobre as perguntas, e depois serão incentivados a compartilhar suas respostas com a turma.
    • O professor anotará as perguntas não respondidas e as dúvidas dos alunos para abordá-las nas próximas aulas ou em atividades de revisão.
  4. Feedback e Encerramento (1 minuto)

    • O professor agradecerá a participação de todos e incentivará os alunos a continuarem praticando os tempos verbais estudados.
    • Será ressaltado que, para dominar completamente esses tempos verbais, os alunos precisam praticar não apenas em sala de aula, mas também em casa, lendo textos em espanhol e escrevendo suas próprias frases e histórias.
    • O professor se despedirá da turma e estará disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter após a aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor fará uma revisão dos principais pontos abordados durante a aula, ressaltando a importância do domínio dos tempos verbais estudados para a comunicação eficaz em espanhol.
    • Será reforçada a diferença entre o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo, usado para expressar ações passadas incertas, duvidosas ou irreais, e o Pretérito Perfeito do Subjuntivo, usado para expressar ações passadas concluídas que são incertas, duvidosas ou irreais.
    • O professor relembrará as regras de formação e as terminações dos verbos regulares e irregulares no Pretérito Imperfeito e no Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor explicará como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações, destacando como as atividades de reescrita de frases permitiram aos alunos aplicar a teoria na prática.
    • Será ressaltado que, através dessas atividades, os alunos puderam perceber a diferença de significado e de uso entre o Pretérito Imperfeito e o Pretérito Perfeito do Subjuntivo.
    • O professor reforçará que o objetivo dessas atividades não é apenas a correta conjugação dos verbos, mas também a habilidade de escolher o tempo verbal apropriado em diferentes contextos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor sugerirá alguns materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre os tempos verbais estudados.
    • As sugestões podem incluir sites de aprendizagem de idiomas, livros de gramática espanhola, exercícios online de conjugação verbal, entre outros.
    • O professor incentivará os alunos a explorarem esses materiais por conta própria, como parte de seu estudo autônomo.
  4. Importância do Assunto (1 minuto)

    • Para encerrar, o professor reiterará a importância do domínio do Pretérito Imperfeito e do Pretérito Perfeito do Subjuntivo para a comunicação eficaz em espanhol.
    • Será destacado que, além de serem amplamente utilizados na literatura e no jornalismo, esses tempos verbais são essenciais para a expressão correta de sentimentos, desejos, dúvidas e incertezas em língua espanhola.
    • O professor ressaltará que, ao dominar esses tempos verbais, os alunos serão capazes de expressar-se de maneira mais precisa e sofisticada em espanhol, o que certamente enriquecerá suas experiências de comunicação e de aprendizado da língua.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies