Objetivos (5 - 7 minutos)
-
Identificar e descrever as partes da casa em espanhol: Os alunos deverão ser capazes de identificar e descrever as diferentes partes de uma casa em espanhol, como sala, cozinha, quarto, banheiro, etc. Isso inclui a capacidade de identificar e nomear os diferentes cômodos de uma casa.
-
Identificar e nomear objetos comuns encontrados em uma casa: Os alunos deverão ser capazes de identificar e nomear os objetos comuns que são normalmente encontrados em uma casa. Isso inclui a capacidade de nomear objetos como cadeira, mesa, cama, chuveiro, geladeira, etc.
-
Identificar e nomear materiais usados na construção de uma casa: Os alunos deverão ser capazes de identificar e nomear os diferentes materiais que são usados na construção de uma casa. Isso inclui a capacidade de nomear materiais como tijolo, cimento, madeira, vidro, etc.
Objetivos secundários:
- Praticar a pronúncia correta: Os alunos deverão praticar a pronúncia correta dos termos e palavras em espanhol relacionados às partes da casa, objetos e materiais.
- Desenvolver habilidades de compreensão auditiva: Os alunos deverão desenvolver suas habilidades de compreensão auditiva, sendo capazes de identificar os termos e palavras em espanhol relacionados às partes da casa, objetos e materiais quando ouvirem.
Introdução (10 - 15 minutos)
-
Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos conteúdos anteriores que são relevantes para o tópico da aula. Isso pode incluir a revisão de vocabulário básico em espanhol, estruturas de frases simples e a pronúncia correta. Esta revisão serve para garantir que os alunos tenham a base necessária para entender e aprender o novo vocabulário e os conceitos que serão apresentados. (3 - 5 minutos)
-
Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o assunto. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como você descreveria a sua casa para um amigo que fala espanhol?" ou "Se você estivesse construindo uma casa, quais materiais você usaria e como os chamaria em espanhol?". Essas perguntas servem para que os alunos percebam a importância do vocabulário e do conhecimento do tema para situações do cotidiano. (3 - 5 minutos)
-
Introdução ao tópico: O professor deve, então, introduzir o tópico da aula. Ele pode começar explicando a importância do vocabulário relacionado à casa, objetos e materiais em situações cotidianas e em contextos mais formais, como em um exame de proficiência em espanhol. O professor pode também compartilhar algumas curiosidades sobre a cultura hispânica, como o fato de que em alguns países de língua espanhola, as casas são geralmente maiores e mais espaçosas do que em outros. (3 - 5 minutos)
-
Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos e despertar seu interesse no tópico, o professor pode compartilhar algumas anedotas ou histórias relacionadas ao tópico. Por exemplo, ele pode falar sobre a Casa Batlló, um famoso edifício em Barcelona, Espanha, que foi construído por Antoni Gaudí e é conhecido por sua arquitetura única. Ou ele pode falar sobre a origem de certos objetos do cotidiano que usamos em nossas casas, como a cadeira, que tem uma longa história na arte e no design. As histórias e anedotas servem para tornar o aprendizado mais divertido e interessante, e para mostrar aos alunos a relevância e a diversidade do tópico. (3 - 5 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
-
Apresentação da Teoria:
1.1. Partes da casa em Espanhol: O professor deve começar apresentando o vocabulário relacionado às partes de uma casa em espanhol. Ele pode usar imagens ou ilustrações para auxiliar na explicação. Deve apresentar palavras como sala, cozinha, quarto, banheiro, entre outros, e explicar onde cada uma dessas partes se localiza na estrutura geral da casa. (5 - 7 minutos)
1.2. Objetos domésticos em Espanhol: Em seguida, o professor deve introduzir o vocabulário relacionado aos objetos comuns encontrados em uma casa, como cadeira, mesa, cama, chuveiro, geladeira, etc. O professor pode usar imagens reais dos objetos para facilitar a associação do vocabulário. (5 - 7 minutos)
1.3. Materiais de construção em Espanhol: Por fim, o professor deve apresentar o vocabulário relacionado aos materiais de construção usados em uma casa, como tijolo, cimento, madeira, vidro, etc. Novamente, o uso de imagens reais dos materiais pode ajudar os alunos a entenderem melhor. (5 - 7 minutos)
-
Prática Guiada:
2.1. Exercícios de associação: O professor deve, então, conduzir os alunos em exercícios de associação, onde eles devem associar a palavra em espanhol com a imagem correspondente. Isso ajudará os alunos a consolidarem o vocabulário aprendido. (3 - 5 minutos)
2.2. Exercícios de repetição oral: Após a associação, os alunos devem praticar a pronúncia correta das palavras em espanhol. O professor deve orientar os alunos a repetirem as palavras em espanhol após ele, e corrigir qualquer erro de pronúncia. (3 - 5 minutos)
-
Prática Livre:
3.1. Jogo de Adivinhação: Para tornar a aula mais interativa e divertida, o professor pode propor um jogo de adivinhação. Os alunos devem descrever uma parte da casa, um objeto ou um material de construção em espanhol, e os colegas devem adivinhar o que é. O professor deve monitorar o jogo e corrigir qualquer erro. (5 - 7 minutos)
3.2. Atividade de Desenho: Em seguida, os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo recebe uma folha de papel grande. Cada grupo deve desenhar uma casa e preencher as diferentes partes, objetos e materiais em espanhol que aprenderam na aula. No final, cada grupo apresenta seu desenho para a classe, explicando em espanhol o que desenhou. (5 - 7 minutos)
Retorno (8 - 10 minutos)
-
Revisão dos Conteúdos: O professor deve revisar os principais pontos da aula, reforçando o vocabulário em espanhol relacionado às partes da casa, objetos e materiais. Ele pode fazer isso através de uma rápida revisão oral, onde ele pergunta aos alunos o que eles lembram de cada tópico. O professor deve corrigir qualquer erro e reforçar os pontos que os alunos têm dificuldade em lembrar. (3 - 4 minutos)
-
Conexão com o Mundo Real: O professor deve, então, conectar os conteúdos da aula com situações do mundo real. Ele pode fazer isso através de perguntas como: "Como você usaria esse vocabulário em uma conversa do dia a dia?" ou "Por que é importante conhecer essas palavras em espanhol, mesmo se você não fala espanhol fluente?". O objetivo é fazer com que os alunos percebam a relevância do que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em diferentes contextos. (2 - 3 minutos)
-
Perguntas Reflexivas: O professor pode propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:
- Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
- Quais questões você ainda tem sobre o tópico da aula?
Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Essa etapa permite que os alunos processem o que aprenderam e identifiquem qualquer área que ainda não entendam completamente. (2 - 3 minutos)
-
Feedback: Finalmente, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito através de uma rápida pesquisa de opinião ou de uma discussão em grupo. O feedback dos alunos é uma ferramenta valiosa para o professor avaliar a eficácia de sua aula e fazer melhorias para aulas futuras. (1 - 2 minutos)
Conclusão (5 - 7 minutos)
-
Resumo dos Conteúdos: O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos abordados. Ele deve reforçar o vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais, e a pronúncia correta em espanhol. O professor pode relembrar as imagens e situações utilizadas durante a aula para facilitar a memorização dos alunos. (2 - 3 minutos)
-
Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor deve explicar como a aula conecta a teoria, a prática e as aplicações do conhecimento. Ele deve destacar como a Introdução dos conceitos teóricos foi seguida por atividades práticas, como os exercícios de associação e a prática de pronúncia. O professor também deve enfatizar a importância do vocabulário aprendido para a comunicação cotidiana em espanhol, e como os alunos podem aplicar esse conhecimento em situações reais. (1 - 2 minutos)
-
Materiais Extras: O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir sites, aplicativos, livros ou vídeos em espanhol que abordem o vocabulário relacionado a casas, objetos e materiais. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a um episódio de uma série ou novela em espanhol e tentem identificar e anotar o vocabulário relacionado ao tema da aula. (1 - 2 minutos)
-
Importância do Assunto: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele deve explicar que o vocabulário relacionado a casas, objetos e materiais é útil não apenas para descrever sua própria casa ou entender instruções em espanhol, mas também para se comunicar de forma eficaz em uma variedade de situações cotidianas. O professor pode, por exemplo, mencionar que esse vocabulário pode ser útil quando os alunos viajam para um país de língua espanhola e precisam se comunicar com pessoas locais. (1 - 2 minutos)
Esta Conclusão permite que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara do que aprenderam, uma ideia do que devem fazer para continuar aprendendo e uma apreciação da relevância e utilidade do que aprenderam.