Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Identificar e descrever as partes da casa em espanhol: Os alunos deverão ser capazes de identificar e descrever as diferentes partes de uma casa em espanhol, como sala, cozinha, quarto, banheiro, etc. Isso inclui a capacidade de identificar e nomear os diferentes cômodos de uma casa.

  2. Identificar e nomear objetos comuns encontrados em uma casa: Os alunos deverão ser capazes de identificar e nomear os objetos comuns que são normalmente encontrados em uma casa. Isso inclui a capacidade de nomear objetos como cadeira, mesa, cama, chuveiro, geladeira, etc.

  3. Identificar e nomear materiais usados na construção de uma casa: Os alunos deverão ser capazes de identificar e nomear os diferentes materiais que são usados na construção de uma casa. Isso inclui a capacidade de nomear materiais como tijolo, cimento, madeira, vidro, etc.

Objetivos secundários:

  • Praticar a pronúncia correta: Os alunos deverão praticar a pronúncia correta dos termos e palavras em espanhol relacionados às partes da casa, objetos e materiais.
  • Desenvolver habilidades de compreensão auditiva: Os alunos deverão desenvolver suas habilidades de compreensão auditiva, sendo capazes de identificar os termos e palavras em espanhol relacionados às partes da casa, objetos e materiais quando ouvirem.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos conteúdos anteriores que são relevantes para o tópico da aula. Isso pode incluir a revisão de vocabulário básico em espanhol, estruturas de frases simples e a pronúncia correta. Esta revisão serve para garantir que os alunos tenham a base necessária para entender e aprender o novo vocabulário e os conceitos que serão apresentados. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode apresentar duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos e contextualizar o assunto. Por exemplo, o professor pode perguntar: "Como você descreveria a sua casa para um amigo que fala espanhol?" ou "Se você estivesse construindo uma casa, quais materiais você usaria e como os chamaria em espanhol?". Essas perguntas servem para que os alunos percebam a importância do vocabulário e do conhecimento do tema para situações do cotidiano. (3 - 5 minutos)

  3. Introdução ao tópico: O professor deve, então, introduzir o tópico da aula. Ele pode começar explicando a importância do vocabulário relacionado à casa, objetos e materiais em situações cotidianas e em contextos mais formais, como em um exame de proficiência em espanhol. O professor pode também compartilhar algumas curiosidades sobre a cultura hispânica, como o fato de que em alguns países de língua espanhola, as casas são geralmente maiores e mais espaçosas do que em outros. (3 - 5 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para ganhar a atenção dos alunos e despertar seu interesse no tópico, o professor pode compartilhar algumas anedotas ou histórias relacionadas ao tópico. Por exemplo, ele pode falar sobre a Casa Batlló, um famoso edifício em Barcelona, Espanha, que foi construído por Antoni Gaudí e é conhecido por sua arquitetura única. Ou ele pode falar sobre a origem de certos objetos do cotidiano que usamos em nossas casas, como a cadeira, que tem uma longa história na arte e no design. As histórias e anedotas servem para tornar o aprendizado mais divertido e interessante, e para mostrar aos alunos a relevância e a diversidade do tópico. (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria:

    1.1. Partes da casa em Espanhol: O professor deve começar apresentando o vocabulário relacionado às partes de uma casa em espanhol. Ele pode usar imagens ou ilustrações para auxiliar na explicação. Deve apresentar palavras como sala, cozinha, quarto, banheiro, entre outros, e explicar onde cada uma dessas partes se localiza na estrutura geral da casa. (5 - 7 minutos)

    1.2. Objetos domésticos em Espanhol: Em seguida, o professor deve introduzir o vocabulário relacionado aos objetos comuns encontrados em uma casa, como cadeira, mesa, cama, chuveiro, geladeira, etc. O professor pode usar imagens reais dos objetos para facilitar a associação do vocabulário. (5 - 7 minutos)

    1.3. Materiais de construção em Espanhol: Por fim, o professor deve apresentar o vocabulário relacionado aos materiais de construção usados em uma casa, como tijolo, cimento, madeira, vidro, etc. Novamente, o uso de imagens reais dos materiais pode ajudar os alunos a entenderem melhor. (5 - 7 minutos)

  2. Prática Guiada:

    2.1. Exercícios de associação: O professor deve, então, conduzir os alunos em exercícios de associação, onde eles devem associar a palavra em espanhol com a imagem correspondente. Isso ajudará os alunos a consolidarem o vocabulário aprendido. (3 - 5 minutos)

    2.2. Exercícios de repetição oral: Após a associação, os alunos devem praticar a pronúncia correta das palavras em espanhol. O professor deve orientar os alunos a repetirem as palavras em espanhol após ele, e corrigir qualquer erro de pronúncia. (3 - 5 minutos)

  3. Prática Livre:

    3.1. Jogo de Adivinhação: Para tornar a aula mais interativa e divertida, o professor pode propor um jogo de adivinhação. Os alunos devem descrever uma parte da casa, um objeto ou um material de construção em espanhol, e os colegas devem adivinhar o que é. O professor deve monitorar o jogo e corrigir qualquer erro. (5 - 7 minutos)

    3.2. Atividade de Desenho: Em seguida, os alunos podem ser divididos em grupos e cada grupo recebe uma folha de papel grande. Cada grupo deve desenhar uma casa e preencher as diferentes partes, objetos e materiais em espanhol que aprenderam na aula. No final, cada grupo apresenta seu desenho para a classe, explicando em espanhol o que desenhou. (5 - 7 minutos)

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos: O professor deve revisar os principais pontos da aula, reforçando o vocabulário em espanhol relacionado às partes da casa, objetos e materiais. Ele pode fazer isso através de uma rápida revisão oral, onde ele pergunta aos alunos o que eles lembram de cada tópico. O professor deve corrigir qualquer erro e reforçar os pontos que os alunos têm dificuldade em lembrar. (3 - 4 minutos)

  2. Conexão com o Mundo Real: O professor deve, então, conectar os conteúdos da aula com situações do mundo real. Ele pode fazer isso através de perguntas como: "Como você usaria esse vocabulário em uma conversa do dia a dia?" ou "Por que é importante conhecer essas palavras em espanhol, mesmo se você não fala espanhol fluente?". O objetivo é fazer com que os alunos percebam a relevância do que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em diferentes contextos. (2 - 3 minutos)

  3. Perguntas Reflexivas: O professor pode propor que os alunos reflitam por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões você ainda tem sobre o tópico da aula?

    Após o minuto de reflexão, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Essa etapa permite que os alunos processem o que aprenderam e identifiquem qualquer área que ainda não entendam completamente. (2 - 3 minutos)

  4. Feedback: Finalmente, o professor deve solicitar feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito através de uma rápida pesquisa de opinião ou de uma discussão em grupo. O feedback dos alunos é uma ferramenta valiosa para o professor avaliar a eficácia de sua aula e fazer melhorias para aulas futuras. (1 - 2 minutos)

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos: O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos abordados. Ele deve reforçar o vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais, e a pronúncia correta em espanhol. O professor pode relembrar as imagens e situações utilizadas durante a aula para facilitar a memorização dos alunos. (2 - 3 minutos)

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações: O professor deve explicar como a aula conecta a teoria, a prática e as aplicações do conhecimento. Ele deve destacar como a Introdução dos conceitos teóricos foi seguida por atividades práticas, como os exercícios de associação e a prática de pronúncia. O professor também deve enfatizar a importância do vocabulário aprendido para a comunicação cotidiana em espanhol, e como os alunos podem aplicar esse conhecimento em situações reais. (1 - 2 minutos)

  3. Materiais Extras: O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Isso pode incluir sites, aplicativos, livros ou vídeos em espanhol que abordem o vocabulário relacionado a casas, objetos e materiais. O professor pode, por exemplo, sugerir que os alunos assistam a um episódio de uma série ou novela em espanhol e tentem identificar e anotar o vocabulário relacionado ao tema da aula. (1 - 2 minutos)

  4. Importância do Assunto: Por fim, o professor deve ressaltar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Ele deve explicar que o vocabulário relacionado a casas, objetos e materiais é útil não apenas para descrever sua própria casa ou entender instruções em espanhol, mas também para se comunicar de forma eficaz em uma variedade de situações cotidianas. O professor pode, por exemplo, mencionar que esse vocabulário pode ser útil quando os alunos viajam para um país de língua espanhola e precisam se comunicar com pessoas locais. (1 - 2 minutos)

Esta Conclusão permite que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara do que aprenderam, uma ideia do que devem fazer para continuar aprendendo e uma apreciação da relevância e utilidade do que aprenderam.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies