Entrar

Plano de aula de Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Vocabulário: Partes da Casa, Objetos e Materiais

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Desenvolver a compreensão de vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais em espanhol: O objetivo principal é que os alunos possam identificar e se familiarizar com o vocabulário essencial para descrever as partes da casa, os objetos e os materiais em espanhol.

  2. Aprimorar a habilidade de criação de frases utilizando o vocabulário aprendido: Além do reconhecimento do vocabulário, os alunos devem ser capazes de formar frases coerentes e corretas em espanhol, utilizando o vocabulário adquirido.

  3. Promover a prática da pronúncia correta em espanhol: O foco não deve ser apenas no significado das palavras, mas também na maneira correta de pronunciá-las. Os alunos devem ser incentivados a praticar a pronúncia durante toda a aula.

Objetivos secundários:

  • Estimular o Desenvolvimento da fluência oral em espanhol: Através das atividades propostas, os alunos terão a oportunidade de praticar a fala em espanhol, o que contribuirá para o Desenvolvimento da fluência oral.

  • Fomentar a interação em sala de aula: As atividades em grupo irão promover a colaboração entre os alunos, incentivando a comunicação e a interação em sala de aula.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor deve começar relembrando os alunos sobre os tópicos já estudados que são relevantes para a aula atual. Deve-se revisar o vocabulário básico em espanhol, estruturas de frases simples e a pronúncia correta. Essa revisão pode ser feita através de perguntas e respostas interativas para envolver os alunos na revisão. (3 - 5 minutos)

  2. Apresentação de situações-problema: O professor pode então apresentar duas situações-problema que irão servir como base para o Desenvolvimento da aula. A primeira pode ser a descrição de uma casa em espanhol, onde os alunos terão que identificar as partes da casa, os objetos e os materiais mencionados. A segunda situação-problema pode ser a descrição de uma situação cotidiana envolvendo a utilização de objetos em uma casa, onde os alunos terão que identificar os objetos e os materiais mencionados. (2 - 3 minutos)

  3. Contextualização da importância do tópico: O professor deve então explicar a importância do tópico da aula, destacando como a compreensão e o uso correto do vocabulário relacionado às partes da casa, objetos e materiais são essenciais para a comunicação em espanhol. Pode-se mencionar situações cotidianas, como a necessidade de descrever a própria casa, pedir ou dar instruções sobre o uso de objetos domésticos, entre outros. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a arquitetura, a decoração ou a cultura de países de língua espanhola. Uma curiosidade interessante pode ser, por exemplo, a diferença entre os nomes de algumas partes da casa em espanhol, dependendo do país. Outra curiosidade pode ser a origem de alguns objetos comuns em uma casa, como a televisão, a geladeira, etc. (3 - 4 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Jogo de Tabuleiro "La Casa de los Sueños" (10 - 12 minutos): O professor deve dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos e entregar a cada grupo um tabuleiro de jogo de tabuleiro previamente preparado. Neste jogo, os alunos devem percorrer o tabuleiro, que representa uma casa, através de um dado. Cada espaço do tabuleiro é marcado com uma imagem de uma parte da casa, um objeto ou um material. Ao cair em um espaço, o grupo deve formar uma frase em espanhol descrevendo o que a imagem representa. O professor deve fornecer um conjunto de cartas com palavras e frases em espanhol que os alunos podem usar para formar suas frases. O jogo continua até que um grupo chegue ao final do tabuleiro. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e corrigindo a pronúncia e a estrutura das frases conforme necessário.

    • Preparação: O professor deve preparar previamente o tabuleiro de jogo, as cartas de palavras e frases em espanhol e os marcadores para cada grupo. Além disso, o professor deve revisar as regras do jogo e a estrutura das frases que os alunos devem formar.
  2. Atividade de Criação de Diálogos (8 - 10 minutos): Após o jogo de tabuleiro, os alunos devem ser divididos em novos grupos. Cada grupo receberá uma série de imagens que representam diferentes partes de uma casa, objetos e materiais. O desafio é que cada grupo crie um diálogo curto em espanhol que ocorra na casa representada pelas imagens. O diálogo deve incluir a descrição das partes da casa, o uso dos objetos e a menção dos materiais. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos, corrigindo a pronúncia e a estrutura das frases conforme necessário.

    • Preparação: O professor deve preparar previamente as imagens que serão usadas na atividade. Além disso, o professor deve revisar a estrutura dos diálogos e a utilização do vocabulário.
  3. Apresentação dos Diálogos (2 - 3 minutos): Após a criação dos diálogos, cada grupo deve apresentar o seu para a turma. Durante as apresentações, os outros alunos devem prestar atenção, pois após cada apresentação, o professor fará perguntas sobre o diálogo apresentado para verificar a compreensão dos alunos e reforçar o vocabulário aprendido.

    • Preparação: O professor deve preparar uma lista de perguntas sobre as partes da casa, os objetos e os materiais que os alunos devem usar durante as apresentações e deve revisar a estrutura dos diálogos.
  4. Discussão em Grupo (2 - 3 minutos): Após as apresentações, o professor deve promover uma discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas pelos alunos, as estratégias utilizadas para superar essas dificuldades e as lições aprendidas durante as atividades. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o seu próprio processo de aprendizagem e compartilhem suas experiências com os colegas.

    • Preparação: O professor deve preparar algumas perguntas para orientar a discussão e deve revisar as estratégias que os alunos podem ter utilizado durante as atividades.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções encontradas pelos alunos durante as atividades. Isso pode ser feito através de perguntas como: Qual foi a estratégia utilizada pelo grupo para formar as frases em espanhol? Como o grupo decidiu quais partes da casa, objetos e materiais seriam incluídos no diálogo? Quais foram as principais dificuldades encontradas? Como o grupo conseguiu superar essas dificuldades? O objetivo é que os alunos reflitam sobre o seu próprio processo de aprendizagem e compartilhem suas experiências com os colegas.

    • Preparação: O professor deve preparar algumas perguntas para orientar a discussão e deve revisar as estratégias que os alunos podem ter utilizado durante as atividades.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer a conexão entre as atividades realizadas e a teoria apresentada no início da aula. Isso pode ser feito através de perguntas como: Como as atividades de hoje ajudaram a reforçar o vocabulário aprendido? Como as atividades de hoje contribuíram para a melhoria da habilidade de formar frases em espanhol? Como as atividades de hoje promoveram a prática da pronúncia correta em espanhol?

    • Preparação: O professor deve revisar a teoria apresentada no início da aula e deve preparar algumas perguntas para facilitar a conexão entre a teoria e as atividades realizadas.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor deve então propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que foi aprendido. O professor pode fazer perguntas como: Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje? Quais questões ainda não foram respondidas? O que você faria de forma diferente se tivesse que repetir as atividades de hoje?

    • Preparação: O professor deve preparar as perguntas de reflexão e deve lembrar aos alunos que a reflexão individual é uma parte importante do processo de aprendizagem.
  4. Feedback do Professor (1 minuto): Finalmente, o professor deve fornecer feedback aos alunos sobre o seu desempenho durante as atividades, destacando os pontos fortes e apontando áreas que precisam de melhoria. O professor deve também esclarecer quaisquer dúvidas remanescentes e reforçar os conceitos mais importantes aprendidos durante a aula.

    • Preparação: O professor deve revisar as atividades realizadas e preparar o feedback a ser fornecido aos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve recapitular os pontos-chave da aula, relembrando o vocabulário aprendido, as estruturas de frases utilizadas e a importância da pronúncia correta. O professor pode fazer isso através de um resumo oral, ou pode pedir aos alunos que compartilhem o que consideram ser os pontos mais importantes aprendidos durante a aula. Esta é uma oportunidade para reforçar o aprendizado e esclarecer quaisquer dúvidas que possam ter surgido.

    • Preparação: O professor deve revisar o conteúdo da aula e preparar um resumo dos pontos-chave a serem abordados.
  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações, destacando como as atividades práticas ajudaram a reforçar a teoria apresentada. O professor pode, por exemplo, mencionar como o jogo de tabuleiro ajudou a consolidar o vocabulário e a estrutura das frases, e como a atividade de criação de diálogos permitiu que os alunos aplicassem esse vocabulário e estrutura de forma significativa.

    • Preparação: O professor deve revisar a conexão entre a teoria e a prática e preparar uma explicação clara sobre como a aula conectou esses dois aspectos.
  3. Materiais Complementares (1 minuto): O professor deve sugerir materiais complementares para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre o tema. Estes podem incluir sites de aprendizado de línguas que oferecem exercícios interativos, vídeos educativos, podcasts em espanhol, entre outros. O professor pode, por exemplo, recomendar um site que tenha um jogo online de construção de uma casa, onde os alunos devem usar o vocabulário aprendido para descrever as partes da casa e os objetos que vão incluir.

    • Preparação: O professor deve preparar uma lista de materiais complementares e explicar brevemente como esses materiais podem ajudar os alunos a aprofundar seu conhecimento sobre o tema.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância do vocabulário aprendido para o dia a dia. Deve-se destacar como a capacidade de descrever a casa, os objetos e os materiais em espanhol pode ser útil em várias situações, desde conversas cotidianas até viagens para países de língua espanhola.

    • Preparação: O professor deve revisar a importância do assunto e preparar uma explicação clara sobre como o vocabulário aprendido pode ser útil no dia a dia dos alunos.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies