Entrar

Plano de aula de Identidade

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS501'

Identidade

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Familiarizar os alunos com o conceito de identidade na filosofia, suas origens e componentes principais.

    1.1. Explicar a importância da identidade para a formação do indivíduo e sua relação com a sociedade.

  2. Proporcionar aos alunos a oportunidade de refletir sobre sua própria identidade, considerando aspectos como cultura, valores, e experiências pessoais.

    2.1. Explorar a ideia de que a identidade não é estática, mas evolui ao longo da vida.

  3. Incentivar o pensamento crítico dos alunos sobre a construção da identidade, questionando como diferentes fatores (tais como família, amigos, mídia, etc.) influenciam na formação de nossa identidade.

    3.1. Discutir o papel da sociedade na construção da identidade, considerando a influência dos padrões sociais e culturais.

O professor deve explicitar esses objetivos aos alunos no início da aula para que eles saibam o que esperar e possam acompanhar o progresso da aula em relação a esses objetivos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Recapitulação de conteúdos prévios (3 - 5 minutos):

    1.1. O professor deve começar a aula relembrando brevemente conteúdos que foram abordados em aulas anteriores e que serão necessários para o entendimento da aula atual, como o conceito de filosofia, a ideia de reflexão sobre a existência e os conceitos de subjetividade e intersubjetividade.

  2. Situações-problema (3 - 5 minutos):

    2.1. O professor poderá sugerir duas situações problemáticas para instigar a curiosidade dos alunos e servir como pontapé inicial para o desenvolvimento da teoria. Por exemplo: "Como seria se acordássemos um dia sem saber quem somos? O que define quem somos: nosso nome, nossos gostos, nossos comportamentos ou nossas memórias?"

    2.2. Outra situação que poderia ser proposta é: "Imagine que você tenha que se apresentar para uma pessoa que nunca te viu antes, sem dizer seu nome, profissão ou onde vive. Como você se descreveria?"

  3. Contextualização da importância do assunto (2 - 4 minutos):

    3.1. O professor deve contextualizar a importância do conceito de identidade na filosofia e na vida prática. Ele pode ressaltar que a construção da identidade é um processo contínuo, que nos acompanha durante toda a vida e que impacta a maneira como interagimos com o mundo e como o mundo interage conosco.

  4. Introdução do tópico (2 - 3 minutos):

    4.1. A fim de ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico com curiosidades ou histórias relacionadas à identidade. Por exemplo, ele pode mencionar o caso de Phineas Gage, um homem que sofreu uma lesão cerebral e teve sua personalidade e comportamento drasticamente alterados, levantando questões sobre a relação entre cérebro e identidade.

    4.2. Outra curiosidade que poderia ser mencionada é a existência de tribos indígenas que não têm nome próprio, apenas apelidos temporários, desafiando a ideia ocidental comum de que o nome é uma parte fundamental da identidade individual.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade: "Construindo Identidades" (10 - 15 minutos)

    1.1. Divida a turma em pequenos grupos e forneça a cada grupo uma folha grande de papel e várias canetas coloridas.

    1.2. Os alunos devem desenhar um "boneco" no centro da folha. Este boneco representa uma pessoa fictícia cuja identidade eles irão construir.

    1.3. Em torno do boneco, os alunos devem escrever e desenhar todos os elementos que eles acreditam que compõem a identidade dessa pessoa. Isso pode incluir coisas como seu ambiente familiar, suas experiências de vida, sua cultura, seus valores, suas habilidades, suas características físicas, entre outros.

    1.4. Após a atividade, cada grupo deve apresentar o seu "boneco" e explicar os elementos que escolheram para construir a identidade dele. O professor deve aproveitar para incitar o debate e a reflexão sobre os elementos escolhidos pelos alunos.

  2. Debate: "A influência do meio na construção da identidade" (5 - 7 minutos)

    2.1. Após a atividade anterior, proponha um debate em sala de aula. O professor deve escolher alguns grupos e perguntar se o "boneco" que eles criaram seria a mesma pessoa se tivesse nascido em um ambiente cultural diferente, ou se tivesse vivido experiências diferentes.

    2.2. Incentive os alunos a refletir sobre como o meio em que vivemos influencia na nossa identidade. Este debate pode ser guiado por algumas perguntas, como: "O que aconteceria se o 'boneco' tivesse nascido em um país diferente? E se ele tivesse passado por uma experiência traumática? Seu nome influencia em quem ele é?"

  3. Reflexão individual: "Quem sou eu?" (5 - 7 minutos)

    3.1. Peça aos alunos para fazerem uma reflexão individual, escrevendo em um papel a resposta para a pergunta "Quem sou eu?". Eles podem escrever palavras, frases, desenhar ou de qualquer outra forma que acharem mais conveniente para expressar a sua identidade.

    3.2. Encoraje os alunos a considerarem todos os aspectos que discutiram durante a aula e a atividade em grupo. Eles devem refletir sobre a sua identidade atual, como ela foi construída e como ela pode mudar no futuro.

    3.3. Após a atividade, se houver tempo, os alunos podem compartilhar suas reflexões com a turma, se se sentirem à vontade para isso. Caso contrário, esta atividade pode servir como uma reflexão pessoal para cada aluno levar para casa.

Essas atividades têm como objetivo fazer os alunos refletirem sobre a construção da identidade, considerando sua própria experiência e a de outros. Ao final desta etapa, os alunos devem ter uma compreensão mais profunda sobre o conceito de identidade na filosofia e sobre como a identidade é construída e modificada ao longo da vida.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 5 minutos)

    1.1. O professor deve reunir todos os alunos para uma discussão em grupo sobre as reflexões e conclusões encontradas por cada um durante a atividade "Construindo Identidades".

    1.2. Cada grupo pode apresentar brevemente a identidade que construíram e explicar os motivos por trás das escolhas que fizeram.

    1.3. O professor deve incentivar os alunos a compartilharem suas opiniões e perspectivas, promovendo um ambiente de respeito e escuta ativa.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos)

    2.1. Após a discussão, o professor deve trazer à tona os principais pontos da teoria abordada na aula e como eles se conectam com as atividades realizadas.

    2.2. O professor pode reforçar conceitos como a influência do meio na construção da identidade, a ideia de que a identidade não é estática e a importância da reflexão individual na compreensão de nossa própria identidade.

    2.3. O professor deve também esclarecer quaisquer dúvidas ou mal-entendidos que possam ter surgido durante as atividades.

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos)

    3.1. Para finalizar a aula, o professor deve propor uma reflexão final aos alunos.

    3.2. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".

    3.3. Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas e, se desejarem, compartilhar suas respostas com a turma.

    3.4. O objetivo desta reflexão é fazer com que os alunos consolidem o que aprenderam e identifiquem possíveis lacunas em seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras ou em estudos individuais.

Essa etapa final de retorno é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos, incentivando-os a fazer conexões entre a teoria e a prática e a refletir sobre o que aprenderam. Além disso, promove um ambiente de diálogo e respeito às diferentes perspectivas, valores fundamentais para uma educação filosófica.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Recapitulação (1 - 2 minutos):

    1.1. O professor deve resumir os principais pontos discutidos durante a aula, relembrando o conceito de identidade, a influência do meio na formação da identidade e a ideia de que a identidade é um processo contínuo e não estático.

    1.2. Ele pode destacar as principais reflexões surgidas durante as atividades e debates, reforçando a importância do pensamento crítico e da reflexão individual na formação da identidade.

  2. Conexão entre teoria e prática (1 - 2 minutos):

    2.1. O professor deve explicar como as atividades realizadas durante a aula, como a construção das identidades fictícias e a reflexão individual, proporcionaram uma experiência prática que ajudou a compreender a teoria discutida.

    2.2. Ele pode ressaltar como o debate sobre a influência do meio permitiu que os alunos aplicassem os conceitos teóricos a situações reais e refletissem sobre sua própria experiência de formação da identidade.

  3. Sugestão de materiais complementares (1 - 2 minutos):

    3.1. Para aprofundar a compreensão dos alunos sobre a temática da identidade, o professor pode sugerir leituras complementares, como textos filosóficos sobre identidade, livros, artigos, documentários ou filmes que abordem a questão da identidade.

    3.2. Ele pode, por exemplo, recomendar a leitura de textos de filósofos como John Locke e David Hume, que discutem a questão da identidade pessoal, ou a visualização de filmes que exploram a questão da identidade, como "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" ou "A Identidade Bourne".

  4. Relevância do tópico (1 - 2 minutos):

    4.1. Para encerrar a aula, o professor deve reforçar a importância da reflexão sobre a identidade para o dia a dia dos alunos. Ele pode explicar que a compreensão de nossa própria identidade influencia em como nos vemos, como nos comportamos e como interagimos com o mundo.

    4.2. Além disso, ele pode ressaltar que a habilidade de questionar e refletir sobre a própria identidade e a dos outros é fundamental para o desenvolvimento de uma visão crítica e empática da realidade, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies