Entrar

Plano de aula de Ética e Vontade

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS604'

Ética e Vontade

Plano de Aula | Metodologia Técnica | Ética e Vontade

Palavras ChaveÉtica comportamental, Vontade pessoal, Dilemas éticos, Mercado de trabalho, Reflexão, Decisões éticas, Código de Ética, Atividades práticas, Discussão, Princípios éticos
Materiais NecessáriosComputador com acesso à internet, Projetor, Vídeo sobre dilema ético (ex: caso Volkswagen), Folhas de papel, Canetas ou lápis, Quadro branco, Marcadores, Material de pesquisa sobre empresas éticas (ex: Patagonia, Natura)
Códigos BNCCEM13CHS604: Discutir o papel dos organismos internacionais no contexto mundial, com vistas à elaboração de uma visão crítica sobre seus limites e suas formas de atuação nos países, considerando os aspectos positivos e negativos dessa atuação para as populações locais.; EM13CHS605: Analisar os princípios da declaração dos Direitos Humanos, recorrendo às noções de justiça, igualdade e fraternidade, identificar os progressos e entraves à concretização desses direitos nas diversas sociedades contemporâneas e promover ações concretas diante da desigualdade e das violações desses direitos em diferentes espaços de vivência, respeitando a identidade de cada grupo e de cada indivíduo.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Objetivos

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é garantir que os alunos entendam os conceitos fundamentais de ética comportamental e sua aplicação prática. Ao conectar esses conceitos com situações reais e o mercado de trabalho, os alunos desenvolvem habilidades críticas que são essenciais para a tomada de decisões éticas em suas futuras carreiras profissionais. Esta etapa também promove a reflexão sobre a importância de priorizar princípios éticos acima de interesses pessoais.

Objetivos principais:

1. Compreender a ética comportamental como um dever humano essencial.

2. Reconhecer a importância de colocar a ética acima da vontade pessoal em situações cotidianas e profissionais.

3. Desenvolver a habilidade de analisar dilemas éticos e tomar decisões baseadas em princípios éticos.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar discussões sobre dilemas éticos reais e possíveis soluções.
  2. Incentivar a reflexão individual e em grupo sobre a aplicação da ética no cotidiano.

Introdução

Duração: 15 a 20 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é despertar o interesse dos alunos pelo tema e contextualizar a importância da ética comportamental em situações reais e no mercado de trabalho. Essa introdução estabelece uma base sólida para discussões e atividades subsequentes, incentivando os alunos a refletirem sobre a relevância da ética em suas próprias vidas.

Contextualização

A ética é um conjunto de princípios que orienta o comportamento humano, ajudando-nos a distinguir entre o que é certo e errado. No contexto atual, onde as redes sociais amplificam nossas ações e decisões, entender e praticar a ética se torna essencial. A ética comportamental é especialmente relevante porque influencia diretamente nossas interações diárias, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Curiosidades e Conexão com o Mercado

No mercado de trabalho, a ética é um fator determinante para a reputação e sucesso de uma empresa. Por exemplo, empresas como a Patagonia e Natura são conhecidas por suas práticas éticas em relação ao meio ambiente e aos direitos dos trabalhadores. Além disso, profissões como a medicina, advocacia e jornalismo possuem códigos de ética rigorosos que guiam a conduta dos profissionais. Curiosidade: uma pesquisa revelou que empresas eticamente responsáveis têm mais chances de serem bem-sucedidas a longo prazo.

Atividade Inicial

Inicie a aula com uma pergunta provocadora: 'Você já se deparou com uma situação em que teve que escolher entre fazer o que é certo e o que é fácil? Compartilhe com a turma.' Exiba um vídeo curto (3-4 minutos) sobre um dilema ético famoso, como o caso da Volkswagen e a manipulação de testes de emissões. Promova uma breve discussão em grupo sobre as primeiras impressões dos alunos em relação ao vídeo.

Desenvolvimento

Duração: 40 a 45 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é aprofundar o entendimento dos alunos sobre a ética comportamental, proporcionando-lhes oportunidades práticas para aplicar e refletir sobre os conceitos discutidos. As atividades propostas incentivam a participação ativa, a colaboração em grupo e a aplicação dos princípios éticos em situações reais, preparando-os para tomar decisões éticas em suas vidas pessoais e profissionais.

Tópicos a Abordar

  1. Definição de ética comportamental
  2. Diferença entre ética e moral
  3. Exemplos de dilemas éticos no dia a dia
  4. A relação entre ética e vontade pessoal
  5. Impacto da ética no mercado de trabalho

Reflexões Sobre o Tema

Oriente os alunos a refletirem sobre como a ética influencia suas decisões diárias e profissionais. Questione-os sobre situações em que tiveram que escolher entre seus desejos pessoais e o que era eticamente correto. Pergunte como essas decisões podem afetar suas vidas e carreiras a longo prazo.

Mini Desafio

Desafio Ético: Construindo o Código de Ética da Turma

Os alunos irão criar um Código de Ética para a turma, que aborde princípios que eles consideram essenciais para um comportamento ético no ambiente escolar e futuro profissional.

Instruções

  1. Divida a turma em grupos de 4-5 alunos.
  2. Cada grupo deve discutir e listar valores e princípios éticos que consideram importantes.
  3. Oriente os grupos a pensar em situações específicas que podem ocorrer no ambiente escolar e profissional e como esses princípios se aplicariam.
  4. Peça para cada grupo apresentar suas ideias e, em conjunto com a turma, construir um Código de Ética coletivo.
  5. Finalize a atividade com uma discussão sobre a importância de seguir esse código e como ele pode ser aplicado no dia a dia.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de identificar e estabelecer princípios éticos aplicáveis ao cotidiano e ao mercado de trabalho, promovendo a compreensão da importância da ética acima da vontade pessoal.

Duração: 35 a 40 minutos

Exercícios de Fixação e Avaliação

  1. Questione os alunos: 'Descreva uma situação em que você teve que escolher entre o que você queria fazer e o que era eticamente correto. Como você lidou com isso?'
  2. Proponha um debate em sala sobre um dilema ético atual, como o uso de dados pessoais por empresas de tecnologia.
  3. Peça para os alunos escreverem um breve ensaio sobre a importância da ética no mercado de trabalho, relacionando com exemplos reais discutidos durante a aula.

Conclusão

Duração: 10 a 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é assegurar que os alunos consolidem o conhecimento adquirido, compreendam a importância da ética em suas vidas e estejam preparados para aplicar esses princípios em situações futuras. A discussão final e a recapitulação dos conteúdos garantem que os alunos saiam da aula com uma compreensão clara e prática da ética comportamental.

Discussão

Promova uma discussão final com os alunos sobre o que aprenderam durante a aula. Questione-os sobre as reflexões feitas, os desafios enfrentados e como os exercícios ajudaram a compreender a importância da ética acima da vontade pessoal. Incentive-os a compartilhar suas experiências e a pensar em como aplicar esses princípios éticos em suas vidas cotidianas e futuras carreiras.

Resumo

Recapitule os principais pontos abordados na aula: a definição de ética comportamental, a diferença entre ética e moral, exemplos de dilemas éticos no dia a dia, a relação entre ética e vontade pessoal, e o impacto da ética no mercado de trabalho. Relembre as atividades práticas realizadas, como a criação do Código de Ética da turma e os exercícios de reflexão.

Fechamento

Explique como a aula conectou a teoria com a prática e as aplicações reais, enfatizando a importância de aplicar princípios éticos em todas as áreas da vida. Ressalte que a ética é um dever humano que deve ser colocado acima de vontades pessoais, pois suas escolhas éticas têm um impacto significativo tanto na vida pessoal quanto no ambiente profissional.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies