Entrar

Plano de aula de Política e Poder

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS501'

Política e Poder

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Política e Poder

Palavras ChavePolítica, Poder, Filosofia, Redes Sociais, Campanha Eleitoral, Simulação Política, Documentário, Metodologia Digital, Pensamento Crítico, Participação Cidadã, Engajamento, Atividades Práticas
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à Internet, Contas no Instagram, Ferramentas de criação de conteúdo (ex.: Canva, Adobe Spark), Plataforma de simulação política (ex.: SimCity, Democracy 3), Documentos compartilhados (ex.: Google Docs), Softwares de edição de vídeo (ex.: iMovie, Windows Movie Maker), Computadores ou notebooks com acesso à internet, Apresentações em PowerPoint ou similar, Projetor ou Smart TV para exibição dos vídeos
Códigos BNCCEM13CHS501: Analisar os fundamentos da ética em diferentes culturas, tempos e espaços, identificando processos que contribuem para a formação de sujeitos éticos que valorizem a liberdade, a cooperação, a autonomia, o empreendedorismo, a convivência democrática e a solidariedade.; EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.; EM13CHS503: Identificar diversas formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), suas principais vítimas, suas causas sociais, psicológicas e afetivas, seus significados e usos políticos, sociais e culturais, discutindo e avaliando mecanismos para combatê-las, com base em argumentos éticos.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaFilosofia
Unidade TemáticaFilosofia

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer aos alunos uma compreensão sólida dos conceitos de poder e política, bem como de suas inter-relações dinâmicas. Isso preparará os alunos para participarem ativamente das atividades práticas subsequentes e permitirá que eles apliquem o conhecimento teórico adquirido em situações contemporâneas e relevantes.

Objetivos principais:

1. Entender a construção histórica e filosófica do conceito de poder.

2. Analisar a relação entre poder e política em diferentes contextos sociais e históricos.

3. Discutir como a conjuntura política interfere na percepção e exercício do poder.

Objetivos secundários:

  1. Fomentar o pensamento crítico sobre eventos políticos atuais.
  2. Incentivar a pesquisa sobre diferentes teorias políticas e suas implicações na sociedade moderna.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

 A finalidade desta etapa é envolver os alunos desde o início, incentivando-os a utilizar ferramentas digitais para explorar o tema e trazer suas descobertas para a discussão em sala. Isso não apenas facilita a conexão com a realidade moderna e digital dos alunos, mas também promove um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico, crucial para a Metodologia Digital.

Aquecendo

Aquecimento: Explique aos alunos que a aula de hoje abordará o tema 'Política e Poder'. Peça aos alunos que usem seus celulares para buscar um fato interessante sobre o tema, seja uma curiosidade histórica, uma teoria filosófica ou um evento político recente. Dê a eles aproximadamente 3 a 5 minutos para essa pesquisa e depois peça para compartilharem suas descobertas com a turma.

Reflexões Iniciais

1. O que é poder para você? Como você definiria esse conceito?

2. Como a política pode influenciar o poder, ou vice-versa?

3. Quais são alguns exemplos históricos ou contemporâneos de uso do poder na política?

4. Você acredita que o poder é sempre negativo? Por quê?

5. Como as redes sociais podem influenciar ou modificar a dinâmica de poder político?

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

 A finalidade desta etapa é aprofundar a compreensão dos alunos sobre o conceito de poder e sua relação com a política por meio de atividades práticas e digitais. Essas atividades incentivam a aplicação do conhecimento teórico em contextos modernos e relevantes, promovendo o aprendizado colaborativo e a capacidade crítica dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Criação de Campanha Eleitoral no Instagram

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender como as redes sociais influenciam a política e o poder, desenvolvendo habilidades de persuasão e marketing digital diretamente relacionadas ao contexto político.

- Descrição: Os alunos devem criar uma campanha eleitoral fictícia no Instagram, onde cada grupo representará um candidato com uma ideologia política distinta. Eles devem elaborar postagens, vídeos e stories para promover seu candidato, explorando os mecanismos de poder e persuasão política.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve escolher ou sortear um candidato fictício e definir a ideologia política dele.

  • Os alunos devem criar um perfil no Instagram para o candidato escolhido.

  • Produzam conteúdos digitais, incluindo postagens estáticas, vídeos e stories, que enfatizem as propostas e a personalidade do candidato, utilizando ferramentas como Canva ou Adobe Spark para criar gráficos e vídeos de alta qualidade.

  • Encoraje a utilização de hashtags, enquetes e outras ferramentas interativas do Instagram para aumentar o engajamento.

  • Cada grupo terá 40 minutos para desenvolver e publicar seus conteúdos. Nos 20 minutos finais, os grupos farão uma breve apresentação de sua campanha para a turma.

Atividade 2 - ️ Jogo de Simulação Política

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Vivenciar a experiência de tomada de decisões políticas e econômicas, compreendendo o impacto das políticas no poder e na sociedade.

- Descrição: Os alunos participarão de um jogo de simulação política online, utilizando plataformas como 'SimCity' ou 'Democracy 3'. Eles serão divididos em grupos e deverão administrar uma cidade ou um país, tomando decisões políticas e econômicas que afetem a sociedade de forma realista.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Instrua os alunos a se conectarem à plataforma de simulação escolhida.

  • Cada grupo deve assumir o controle de uma cidade ou país e tomar decisões políticas e econômicas, considerando os conceitos de poder e política estudados.

  • Peça que registrem as principais decisões e resultados em um documento compartilhado (Google Docs).

  • Nos 15 minutos finais, cada grupo deve apresentar suas principais decisões e os impactos observados, explorando como o poder foi exercido e suas consequências.

Atividade 3 -  Documentário do YouTube sobre Movimentos Políticos

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar movimentos políticos históricos ou contemporâneos, compreendendo suas estratégias de poder e seus impactos na sociedade.

- Descrição: Os alunos devem produzir um mini documentário de 5 a 7 minutos, utilizando o YouTube para expor um movimento político significativo. Cada grupo escolherá um movimento, investigará suas origens, suas estratégias de poder e seu impacto na sociedade.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um movimento político significativo (ex.: Primavera Árabe, Movimento Sufragista, etc.).

  • Pesquisem a fundo sobre o movimento selecionado, utilizando fontes confiáveis e acadêmicas.

  • Utilize celulares e softwares de edição de vídeo básicos (como iMovie ou Windows Movie Maker) para gravar e editar o documentário.

  • Incentive a inclusão de entrevistas, narrações, imagens de arquivo e gráficos explicativos.

  • Nos 20 minutos finais, os grupos devem compartilhar seus vídeos no YouTube e fazer uma breve apresentação do documentário para a turma.

Retorno

Duração: (20 - 25 minutos)

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado e promover a reflexão crítica por meio do compartilhamento de experiências e feedback construtivo. Essa discussão final ajuda os alunos a internalizarem os conceitos trabalhados, além de desenvolver habilidades de comunicação, colaboração e autocrítica.

Discussão em Grupo

Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugestão de roteiro:

  1. Introdução: Explique brevemente o objetivo da discussão e como ela se relaciona com o tema estudado.
  2. Compartilhamento: Convide cada grupo a apresentar um resumo das principais descobertas e insights obtidos durante a realização das atividades.
  3. Debate: Incentive os alunos a fazer perguntas aos outros grupos, promovendo uma troca de ideias e reflexões.
  4. Conclusão: Resuma os principais pontos discutidos e como eles se relacionam com os conceitos de poder e política estudados.

Reflexões

1. Como os diferentes grupos abordaram a ideia de poder em suas atividades? 2. Quais foram as estratégias mais eficazes de persuasão e influência política observadas? 3. Em que medida as atividades realizadas ajudaram a compreender a relação entre poder e política no mundo atual?

Feedback 360°

Feedback 360°: Instrua os alunos a participarem de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos outros membros do grupo. Orientações para o feedback:

  1. Seja específico: Forneça exemplos concretos do que foi observado.
  2. Foque em aspectos positivos e áreas de melhoria: Balanceie elogios e sugestões de melhoria.
  3. Seja respeitoso: Mantenha um tom respeitoso e construtivo durante todo o processo.

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

Finalidade: Esta etapa tem como finalidade consolidar os aprendizados do dia de uma forma leve e interativa, ajudando os alunos a refletirem sobre a importância do tema discutido. Ao conectar o conteúdo da aula com o mundo real e suas aplicações práticas, a conclusão reforça a relevância do aprendizado e incentiva a continuidade do engajamento dos alunos com o assunto. Essa reflexão final é crucial para a internalização dos conceitos abordados e para motivar os alunos a aplicar esse conhecimento em suas vidas cotidianas.

Resumo

Resumo Divertido: Para resumir, vamos fazer uma rápida viagem na montanha-russa do conhecimento!  Hoje, exploramos o intrincado mundo de Poder e Política. Começamos nossa jornada definindo o que é poder e como ele se entrelaça com a política. Os alunos brilharam em atividades práticas, como criar campanhas eleitorais no Instagram e gerenciar cidades em jogos de simulação. Cada grupo se aprofundou em diferentes aspectos do poder político, desde campanhas digitais até documentários sobre movimentos históricos. Foi uma verdadeira aventura educativa! 

No Mundo

No Mundo Atual: A aula de hoje se conecta diretamente com a realidade contemporânea, onde plataformas digitais e redes sociais desempenham papéis cruciais na política. Com políticos e ativistas utilizando Twitter, Instagram e YouTube para disseminar suas mensagens, compreender a dinâmica do poder no mundo digital nunca foi tão relevante. Esta conexão ajuda os alunos a visualizar como o poder é exercido e percebido na era moderna.

Na Prática

Aplicações: Compreender a relação entre poder e política é essencial para qualquer cidadão informado. Isso não apenas permite uma leitura crítica das notícias diárias, mas também capacita os alunos a participarem ativamente do processo democrático, seja votando de maneira informada, seja criando conteúdos que promovam causas sociais ou políticas importantes. O conhecimento adquirido aqui se aplica diretamente ao uso consciente e crítico das mídias digitais e à participação cidadã.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies