Entrar

Plano de aula de Amazônia: Biomas, Economia e os Impactos Ambientais: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS301'

Amazônia: Biomas, Economia e os Impactos Ambientais: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Amazônia: Biomas, Economia e os Impactos Ambientais: Revisão

Palavras ChaveAmazônia, Biomas, Ecossistemas, Devastação, Impactos Ambientais, Desenvolvimento Econômico, Sustentabilidade, Metodologia Digital, Redes Sociais, Gamificação, Documentário, Interatividade, Educação Ambiental
Materiais NecessáriosCelulares, Computadores, Conexão à Internet, Ferramentas de edição de vídeo (InShot, Adobe Spark), Plataforma de criação de quizzes (Kahoot, Quizizz), Quadro branco ou tela para projeção, Acesso às redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter), Ferramentas de apresentação (PowerPoint, Google Slides), Aplicativo de mensagens (WhatsApp)
Códigos BNCCEM13CHS301: Problematizar hábitos e práticas individuais e coletivos de produção, reaproveitamento e descarte de resíduos em metrópoles, áreas urbanas e rurais, e comunidades com diferentes características socioeconômicas, e elaborar e/ou selecionar propostas de ação que promovam a sustentabilidade socioambiental, o combate à poluição sistêmica e o consumo responsável.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.; EM13CHS306: Contextualizar, comparar e avaliar os impactos de diferentes modelos socioeconômicos no uso dos recursos naturais e na promoção da sustentabilidade econômica e socioambiental do planeta (como a adoção dos sistemas da agrobiodiversidade e agroflorestal por diferentes comunidades, entre outros).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaGeografia Humana

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é fornecer uma visão geral clara e concisa dos objetivos da aula, preparando os alunos para a compreensão aprofundada dos biomas, ecossistemas, desafios ambientais e questões econômicas relacionadas à Amazônia. Estes objetivos servirão como guia para as atividades práticas e discussões, garantindo que os alunos saibam exatamente o que se espera que eles aprendam e como aplicarão esse conhecimento.

Objetivos principais:

1. Identificar o bioma e o ecossistema da Amazônia.

2. Analisar os principais problemas de devastação da região amazônica.

3. Avaliar a relação entre meio ambiente e desenvolvimento econômico na Amazônia.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas para interpretar dados ambientais e econômicos.
  2. Promover a discussão e o pensamento crítico sobre soluções sustentáveis para a Amazônia.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é aquecer os alunos e prepará-los para a aula, estimulando seu interesse e curiosidade sobre o tema. Ao buscar informações e compartilhar com os colegas, os alunos começam a se envolver ativamente com o tópico, o que facilita a construção de conhecimento coletivo e prepara o terreno para debates e atividades práticas mais aprofundadas.

Aquecendo

Para iniciar a aula sobre a Amazônia, convide os alunos a refletirem sobre a importância desse bioma para o mundo. Explique brevemente que a Amazônia é uma das maiores florestas tropicais do planeta, abrigando uma biodiversidade incomparável e desempenhando um papel crucial no equilíbrio climático global. Em seguida, peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre a Amazônia, seja relacionado à biodiversidade, questões ambientais ou aspectos econômicos, e compartilhem com a turma.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os principais biomas encontrados na região amazônica?

2. Como a devastação da Amazônia afeta o clima global?

3. Quais são as principais causas da devastação da floresta amazônica?

4. Como o desenvolvimento econômico impacta o meio ambiente da região?

5. Quais são as possíveis soluções sustentáveis para os problemas enfrentados pela Amazônia?

Desenvolvimento

Duração: 75 - 85 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência de aprendizado interativa e colaborativa, onde os alunos aplicam seus conhecimentos prévios sobre a Amazônia em atividades práticas que utilizam a tecnologia. Essas atividades promovem o engajamento, a sensibilização e a construção de habilidades críticas, preparando os alunos para pensar de maneira holística sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Missão Influenciador Sustentável 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de comunicação e consciência ambiental através do uso de redes sociais para promover a sustentabilidade.

- Descrição: Os alunos deverão criar uma campanha de conscientização nas redes sociais sobre a devastação da Amazônia, atuando como influenciadores digitais. A campanha deverá conter posts informativos, vídeos curtos e stories que abordem a biodiversidade da região, os problemas ambientais e as possíveis soluções sustentáveis.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo escolherá uma plataforma de rede social (Instagram, TikTok, Twitter) para desenvolver a campanha.

  • O grupo deverá pesquisar mais informações atualizadas sobre a devastação da Amazônia, utilizando celulares e computadores.

  • Crie um planejamento para a campanha, incluindo pelo menos 3 posts informativos, 2 vídeos curtos e 2 stories.

  • Realize a produção do conteúdo utilizando ferramentas de edição disponíveis nos aparelhos móveis.

  • Compartilhe os conteúdos produzidos no grupo de WhatsApp da turma para apresentação e feedback dos colegas.

  • Faça uma breve apresentação de até 5 minutos explicando a escolha do tema e a abordagem adotada.

Atividade 2 -  Game Show Ambiental 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Estimular o aprendizado ativo e colaborativo através da gamificação, aprofundando o conhecimento sobre a Amazônia.

- Descrição: Criar um quiz interativo sobre a Amazônia utilizando uma plataforma de gamificação como Kahoot ou Quizizz. Os alunos deverão elaborar questões relacionadas aos biomas, impactos ambientais e desenvolvimento econômico da Amazônia.

- Instruções:

  • Formar grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo receberá a tarefa de elaborar 10 perguntas com múltipla escolha sobre a Amazônia. As perguntas devem abranger biomas, problemas ambientais e desenvolvimento econômico.

  • Os alunos utilizarão computadores ou celulares para acessar a plataforma de criação de quizzes (Kahoot, Quizizz).

  • Inserir as perguntas e respostas na plataforma escolhida, formatando o quiz de maneira atrativa e educativa.

  • Após todos os grupos terminarem a criação dos seus quizzes, os alunos trocarão os quizzes entre si para jogarem e responderem às questões formatadas pelos colegas.

  • Realizar um momento de discussão sobre as respostas corretas, reforçando o aprendizado e corrigindo possíveis equívocos.

Atividade 3 - ️ Documentário Interativo ️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a capacidade de pesquisa, análise crítica e produção de conteúdo multimídia sobre temas ambientais e econômicos.

- Descrição: Os alunos criarão um mini documentário interativo sobre a relação entre o meio ambiente e o desenvolvimento econômico na Amazônia. Utilizando vídeos, entrevistas fictícias e dados visuais, deverão abordar o impacto do desmatamento e as alternativas sustentáveis.

- Instruções:

  • Dividir a turma em grupos de até 5 alunos.

  • Planejar o roteiro do documentário, incluindo entrevistas com personagens fictícios (como um agricultor, um ambientalista e um empresário), dados sobre desmatamento e imagens da Amazônia.

  • Utilizar celulares e computadores para gravar vídeos, coletar imagens e dados relevantes.

  • Editar o material utilizando ferramentas de edição de vídeo disponíveis online, como InShot ou Adobe Spark.

  • Cada grupo deverá criar um vídeo final de 5-7 minutos, combinando as entrevistas, dados e imagens.

  • Exibir os documentários na sala de aula, seguido de uma discussão sobre as diferentes perspectivas e soluções apresentadas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado, promovendo a reflexão e a troca de conhecimentos entre os alunos. Através da discussão em grupo e do feedback 360°, os alunos têm a oportunidade de valorizar suas próprias contribuições e as dos colegas, além de identificar áreas para desenvolvimento pessoal e coletivo. Esta etapa também fortalece habilidades críticas de comunicação e colaboração, essenciais para o aprendizado contínuo e a prática de soluções sustentáveis.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro para iniciar a discussão: Comece perguntando aos alunos como se sentiram ao realizar as atividades práticas. Pergunte a cada grupo para apresentar um resumo das suas campanhas, quizzes ou documentários. Incentive os alunos a refletirem sobre as diferentes perspectivas abordadas em suas atividades, destacando os pontos positivos e os desafios enfrentados.

Reflexões

1. Quais foram as informações mais surpreendentes ou chocantes que descobriram sobre a Amazônia durante as atividades? 2. Como as atividades ajudaram a entender melhor a relação entre desenvolvimento econômico e o impacto ambiental na Amazônia? 3. Quais soluções sustentáveis foram propostas pelos grupos e quais vocês acreditam ser mais viáveis?

Feedback 360°

Instrua cada grupo a realizar uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos demais membros do grupo em que trabalhou. Oriente a turma a focar em três aspectos principais durante o feedback: Pontos fortes da contribuição de cada um, Áreas para melhoria e Ideias inovadoras trazidas por cada aluno. Reforce a importância de um feedback construtivo e respeitoso, valorizando a colaboração e o aprendizado mútuo.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade:  Esta etapa tem a finalidade de consolidar os conceitos abordados durante a aula, conectando-os ao mundo real e suas aplicações práticas. Ao resumir os aprendizados de maneira divertida e contextualizar com a dinâmica moderna, espera-se que os alunos internalizem a importância do tema e se sintam motivados a agir de maneira consciente e proativa em suas vidas. 

Resumo

Resumo Divertido da Aula:  Imagine que a Amazônia é um super-herói do clima! 隸‍♂️ Ela combate vilões como o desmatamento e a poluição, enquanto sustenta uma biodiversidade incrível, cheia de seres mágicos como o boto cor-de-rosa e a harpia. Nos mergulhamos nas suas aventuras, entendendo seus poderes, as ameaças que enfrenta e discutimos como podemos ajudar este herói a continuar salvando o mundo. 

No Mundo

Conexão com o Mundo Atual:  Nossa aula sobre a Amazônia está diretamente ligada às grandes questões globais de hoje, como as mudanças climáticas, sustentabilidade e a economia verde. A dinâmica moderna exige que estejamos conscientes de como nossas ações impactam o planeta e como a preservação da Amazônia é vital para a manutenção do equilíbrio ecológico e climático. 

Na Prática

Aplicações no Dia a Dia:  Entender a Amazônia vai além das aulas de Geografia; é uma questão de responsabilidade global. O conhecimento adquirido pode ser aplicado na adoção de práticas sustentáveis, na promoção de campanhas de conscientização e até mesmo em escolhas cotidianas, como o consumo responsável e o apoio a iniciativas ecológicas. ️♻️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies