Entrar

Plano de aula de Brasil: Biomas: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil: Biomas: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Biomas: Revisão

Palavras ChaveBiomas brasileiros, Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa, Pantanal, Sala de aula invertida, Atividades interativas, Debate, Construção de maquetes, Viagem virtual, Conservação ambiental, Biodiversidade, Educação geográfica
Materiais NecessáriosDiários de bordo digital, Vídeos e fotos dos biomas, Computadores ou tablets, Acesso à internet, Materiais recicláveis (papelão, plásticos, tecidos), Elementos naturais (folhas, galhos, areia), Dados reais sobre os biomas, Cenários fictícios para o debate
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS302: Analisar e avaliar criticamente os impactos econômicos e socioambientais de cadeias produtivas ligadas à exploração de recursos naturais e às atividades agropecuárias em diferentes ambientes e escalas de análise, considerando o modo de vida das populações locais – entre elas as indígenas, quilombolas e demais comunidades tradicionais –, suas práticas agroextrativistas e o compromisso com a sustentabilidade.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é fundamental para estabelecer o que se espera alcançar ao final da aula. Neste caso, o foco está em consolidar o conhecimento prévio dos alunos sobre os biomas brasileiros, permitindo que eles identifiquem e comparem as características ecológicas e as ameaças em cada região. Esta clareza de direcionamento ajuda os alunos a focarem nas tarefas práticas subsequentes, garantindo uma compreensão mais profunda e crítica do tema.

Objetivos principais:

1. Revisar e aprofundar o conhecimento sobre os seis principais biomas do Brasil: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal.

2. Desenvolver a capacidade de identificar as características distintas de cada bioma, incluindo clima, vegetação, fauna e relevância ecológica.

3. Fomentar a habilidade de análise crítica ao comparar a importância ecológica e as ameaças enfrentadas por cada bioma.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar o trabalho em equipe e a troca de conhecimentos entre os alunos durante as atividades práticas.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos com o conteúdo que estudaram previamente, utilizando situações problema para ativar o pensamento crítico e aprofundar a compreensão. Além disso, a contextualização busca estabelecer uma conexão emocional e prática com os biomas, mostrando sua importância real e urgência de preservação. Esses elementos preparatórios são essenciais para que os alunos estejam motivados e preparados para as atividades práticas de análise e comparação dos biomas.

Situações Problema

1. Imagine que uma grande parte da Mata Atlântica é desmatada para dar lugar a novas plantações. Quais seriam as consequências para o clima local e para as espécies endêmicas dessa região?

2. Se as práticas de queimadas continuarem a aumentar no Cerrado, como isso afetaria a biodiversidade da região e, por consequência, a produção agrícola brasileira?

Contextualização

Os biomas do Brasil não são apenas decorativos em mapas, mas fundamentais para a vida na Terra. A Amazônia, por exemplo, é frequentemente chamada de 'pulmão do mundo' devido à sua capacidade de absorver dióxido de carbono. A Mata Atlântica, apesar de sua pequena extensão remanescente, é uma das mais ricas em biodiversidade no planeta. Compreender a importância e as ameaças a esses biomas é crucial para a conservação ambiental e para a sustentabilidade de recursos que afetam diretamente a qualidade de vida.

Desenvolvimento

Duração: (65 - 75 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para que os alunos apliquem de forma prática e interativa o conhecimento prévio adquirido sobre os biomas do Brasil. Através de atividades lúdicas e contextualizadas, os estudantes explorarão, debaterão e construirão representações físicas e virtuais dos biomas, permitindo uma compreensão mais profunda e significativa das características e desafios de cada um. Esta fase é crucial para a consolidação do aprendizado e para o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, argumentação e trabalho em equipe.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Viagem Virtual pelos Biomas

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Explorar detalhadamente cada bioma do Brasil, desenvolvendo habilidades de pesquisa e síntese de informações.

- Descrição: Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e cada grupo assumirá o papel de exploradores em uma viagem virtual pelos biomas do Brasil. Utilizando recursos como vídeos, fotos e descrições, os alunos deverão 'visitar' cada bioma (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal), coletando informações e registrando em um diário de bordo digital.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os diários de bordo digital (pode ser um documento compartilhado online).

  • Apresente um breve contexto e recursos visuais de cada bioma.

  • Permita que cada grupo explore virtualmente um bioma de cada vez, coletando informações sobre clima, vegetação, fauna e principais ameaças.

  • Cada grupo deve registrar as descobertas no diário de bordo, incluindo textos, imagens e vídeos que exemplifiquem as características e desafios de cada bioma.

  • Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, em um formato de apresentação criativo e informativo.

Atividade 2 - Debate dos Biomas: Preservação vs. Desenvolvimento

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Promover a compreensão das complexidades envolvidas na gestão dos biomas e desenvolver habilidades de argumentação e negociação.

- Descrição: Nesta atividade, os grupos de alunos assumirão diferentes papéis (ambientalistas, empresários, políticos) e participarão de um debate simulado sobre a utilização e preservação dos biomas brasileiros. Cada grupo defenderá seus interesses e propostas, baseando-se em dados reais e cenários fictícios.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de no máximo 5 alunos, cada um representando um setor diferente (ambientalistas, empresários, políticos).

  • Atribua a cada grupo um bioma específico para defender.

  • Forneça dados reais e cenários fictícios que envolvam conflitos de uso da terra nos biomas.

  • Cada grupo prepara argumentos em defesa de seus interesses e propostas para o uso sustentável do bioma.

  • Realize um debate, com cada grupo apresentando seus argumentos e respondendo às perguntas dos outros grupos.

  • Ao final, permita que os grupos modifiquem suas propostas com base nas discussões do debate.

Atividade 3 - Construindo Biomas em Miniatura

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe, além de reforçar o conhecimento sobre as características dos biomas brasileiros.

- Descrição: Os alunos irão construir maquetes representando os seis biomas do Brasil, utilizando materiais recicláveis e naturais. Cada grupo será responsável por um bioma e deverá considerar as características únicas do clima, vegetação e fauna ao construir sua maquete.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de até 5 pessoas e atribua um bioma a cada grupo.

  • Forneça materiais recicláveis, como papelão, plásticos e tecidos, além de elementos naturais, como folhas, galhos e areia.

  • Oriente os alunos a pesquisar as características do bioma designado antes de começar a construção.

  • Cada grupo construirá uma maquete que represente seu bioma, considerando aspectos como vegetação, clima e biodiversidade.

  • Ao final, cada grupo apresentará sua maquete, explicando as escolhas feitas durante a construção e as características representadas.

  • Promova uma discussão sobre a importância da representação fiel dos biomas e as ameaças que cada um enfrenta.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa de retorno é consolidar o aprendizado, permitindo que os alunos reflitam sobre o conhecimento adquirido e articulem suas descobertas. Através da discussão em grupo, os alunos têm a oportunidade de verbalizar e confrontar suas ideias com as de outros, o que facilita a identificação de lacunas no entendimento e promove uma compreensão mais profunda e contextualizada dos biomas do Brasil.

Discussão em Grupo

Para iniciar a discussão em grupo, o professor pode convidar cada grupo a compartilhar as principais descobertas e desafios encontrados durante as atividades. Pode-se também incentivar os alunos a discutir as diferenças e semelhanças entre os biomas explorados, focando em como cada um respondeu às diversas ameaças identificadas. Este momento é importante para que os alunos articulem o que aprenderam e ouçam perspectivas diferentes, enriquecendo assim o seu entendimento.

Perguntas Chave

1. Quais são as principais ameaças que cada bioma enfrenta e como elas variam de um bioma para o outro?

2. Como as características únicas de cada bioma influenciam na sua capacidade de resistir ou se adaptar às mudanças ambientais?

3. Que medidas poderiam ser tomadas para proteger melhor cada um dos biomas, considerando os diferentes interesses e necessidades dos setores representados?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de conclusão serve para consolidar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma visão clara e integrada dos conteúdos explorados. Além disso, permite que os alunos reflitam sobre a importância dos biomas no contexto global e local, e como o conhecimento adquirido pode ser aplicado na prática para a conservação ambiental e sustentabilidade. Essa reflexão final ajuda a reforçar a relevância do estudo dos biomas na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir e reforçar os principais pontos abordados sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal. É crucial revisitar as características únicas de cada bioma, como clima, vegetação, fauna e principais ameaças, destacando as diferenças e semelhanças entre eles.

Conexão com a Teoria

O professor deve explicar como as atividades práticas, como a viagem virtual, o debate e a construção de maquetes, serviram para aplicar e solidificar o conhecimento teórico dos alunos sobre os biomas. Esta conexão entre teoria e prática reforça a compreensão dos alunos e a importância de tais conhecimentos no mundo real.

Fechamento

Para encerrar, o professor deve destacar a importância dos biomas brasileiros na manutenção da biodiversidade e na regulação do clima global, além de discutir brevemente as ações que podem ser tomadas para preservar essas regiões. É essencial que os alunos compreendam o impacto direto de suas escolhas diárias no equilíbrio desses ecossistemas e na qualidade de vida futura.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies