Entrar

Plano de aula de Brasil: Formação do Território Brasileiro e a Econômica: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Brasil: Formação do Território Brasileiro e a Econômica: Revisão

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Brasil: Formação do Território Brasileiro e a Econômica: Revisão

Palavras Chaveformação territorial, geopolítica brasileira, demografia, distribuição de renda, mercado de trabalho, atividades interativas, prática em sala de aula, desigualdades regionais, história econômica do Brasil, simulação de cenários
Materiais Necessáriosmapas do Brasil divididos por períodos históricos, linha do tempo, dados demográficos e de renda, peças coloridas para representação de faixas de renda, mapa gigante do Brasil, cartões de emprego, dinheiro fictício, acesso à internet para pesquisa, materiais para apresentação (canetas, papel, marcadores)
Códigos BNCCEM13CHS106: Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e difundir informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.; EM13CHS204: Comparar e avaliar os processos de ocupação do espaço e a formação de territórios, territorialidades e fronteiras, identificando o papel de diferentes agentes (como grupos sociais e culturais, impérios, Estados Nacionais e organismos internacionais) e considerando os conflitos populacionais (internos e externos), a diversidade étnico-cultural e as características socioeconômicas, políticas e tecnológicas.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaGeografia
Unidade TemáticaTerritório

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 10 minutos)

A etapa de objetivos é crucial para direcionar o foco dos alunos e do professor durante a aula. Ao estabelecer claramente o que se espera atingir com o estudo da formação do território brasileiro e sua dinâmica socioeconômica, os alunos podem melhor organizar seu pensamento e preparação prévia. Esta etapa também serve para alinhar as expectativas e garantir que todos os envolvidos estejam cientes dos tópicos a serem aprofundados durante a atividade em sala.

Objetivos principais:

1. Analisar a formação geopolítica do território brasileiro, reconhecendo os principais eventos e decisões que moldaram as fronteiras nacionais ao longo da história.

2. Investigar a composição demográfica e a distribuição de renda no Brasil, identificando padrões e disparidades regionais.

3. Explorar o mercado de trabalho brasileiro, compreendendo os setores mais relevantes e as dinâmicas de emprego e desemprego no contexto atual.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades críticas e analíticas nos alunos ao examinar as causas e consequências das estruturas geopolíticas e econômicas do Brasil.
  2. Promover um diálogo interativo sobre como as políticas históricas e atuais influenciam a vida cotidiana dos brasileiros.

Introdução

Duração: (20 - 25 minutos)

A etapa de introdução é essencial para engajar os alunos e conectar o conteúdo estudado em casa com a aplicação prática em sala de aula. As situações-problema são projetadas para estimular o pensamento crítico e a revisão da matéria, enquanto a contextualização ajuda a situar a importância histórica e contemporânea do tema. Este momento também serve para despertar a curiosidade e preparar os alunos para as atividades interativas que seguirão.

Situações Problema

1. Considerando que o Brasil é o quinto maior país do mundo em área territorial, como vocês acham que as diferenças regionais influenciam a distribuição de renda e a dinâmica do mercado de trabalho?

2. Pensando nos ciclos econômicos históricos do Brasil, como o ciclo do açúcar, do ouro e do café, como esses eventos moldaram as fronteiras geopolíticas e as características econômicas das diferentes regiões brasileiras?

Contextualização

A formação do território brasileiro e sua economia são marcadas por uma série de eventos históricos que influenciaram não apenas as fronteiras políticas, mas também a composição demográfica e econômica. Desde a chegada dos portugueses e a subsequente colonização, passando pela independência e pelos inúmeros conflitos internos e externos, cada fase deixou sua marca. Esses aspectos são cruciais para entender a atual distribuição de renda e a estrutura do mercado de trabalho no Brasil, impactando diretamente na vida dos brasileiros hoje.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 80 minutos)

A etapa de desenvolvimento é projetada para permitir que os alunos apliquem e aprofundem seu conhecimento prévio sobre a formação do território brasileiro e sua economia através de atividades práticas e interativas. Cada atividade proposta visa envolver os alunos de maneira lúdica e educativa, incentivando a colaboração, o debate e a análise crítica. Esta etapa é crucial para transformar a teoria em prática e garantir uma compreensão abrangente dos temas abordados.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mapa Mundi Brasileiro: Reconstruindo Fronteiras

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Compreender os eventos históricos que moldaram o território brasileiro e refletir sobre as mudanças geopolíticas ao longo do tempo.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos são desafiados a reconstruir o mapa do Brasil, considerando os principais eventos históricos que definiram suas fronteiras. Cada grupo receberá um conjunto de peças de mapa que representam diferentes períodos históricos e terão que posicionar corretamente essas peças em uma linha do tempo no chão da sala, formando o território brasileiro contemporâneo.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Distribuir os conjuntos de peças de mapa e uma linha do tempo vazia para cada grupo.

  • Os alunos deverão pesquisar brevemente (usando materiais pré-providenciados) os eventos que influenciaram as mudanças territoriais.

  • Posicionar as peças na linha do tempo conforme acreditam ser o correto, discutindo dentro do grupo as razões de cada escolha.

  • Cada grupo apresenta seu mapa finalizado e discute as escolhas com a classe.

Atividade 2 - Demografia e Desigualdade: Um Jogo de Distribuição

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Visualizar e analisar a distribuição geográfica da população e da renda no Brasil, identificando padrões de desigualdade.

- Descrição: Os alunos irão simular a distribuição da população e da renda no Brasil através de um jogo interativo. Eles usarão dados reais para alocar populações em um mapa gigante do Brasil no chão da sala, usando diferentes cores para indicar diferentes níveis de renda e densidades populacionais.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos de até cinco alunos.

  • Fornecer a cada grupo dados demográficos e de renda, além de peças coloridas representando diferentes faixas de renda.

  • Os grupos deverão alocar as peças no mapa conforme os dados, tentando representar a distribuição real da população e da renda no Brasil.

  • Após a montagem, cada grupo apresentará suas análises sobre as desigualdades observadas.

  • Discussão em classe sobre as políticas públicas que poderiam alterar esses padrões.

Atividade 3 - O Mercado de Trabalho em Ação

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Entender a dinâmica do mercado de trabalho brasileiro e como diferentes setores respondem a mudanças econômicas.

- Descrição: Esta atividade simula um 'mercado de trabalho' onde os alunos assumem papéis de diferentes setores da economia. Eles deverão negociar empregos, salários e enfrentar desafios econômicos simulados, como crises ou booms econômicos, proporcionados pelo professor em momentos aleatórios.

- Instruções:

  • Dividir a classe em grupos, cada um representando um setor da economia brasileira (agricultura, indústria, serviços).

  • Distribuir 'cartões de emprego' e 'dinheiro fictício' para iniciar as negociações.

  • Iniciar o jogo com um cenário econômico base, e introduzir eventos econômicos aleatórios que os alunos devem responder.

  • Os alunos negociam entre si para melhorar suas condições de trabalho e salário.

  • Debate sobre as estratégias usadas e como os eventos econômicos influenciaram suas decisões.

Retorno

Duração: (20 - 30 minutos)

Esta etapa de retorno é crucial para consolidar os aprendizados obtidos durante as atividades práticas. Ao compartilhar suas experiências e conclusões, os alunos não apenas reforçam seu próprio entendimento, mas também ganham insights a partir das perspectivas de seus colegas. Este momento de discussão coletiva serve para integrar os conhecimentos adquiridos e avaliar o entendimento geral dos alunos sobre os complexos temas abordados na aula.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo onde cada grupo compartilha suas descobertas e conclusões. Inicie a discussão com uma breve introdução: 'Agora que concluímos nossas atividades práticas, vamos compartilhar o que aprendemos. Cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas e discutir como essas informações podem ser aplicadas para entender melhor a formação do território brasileiro e suas implicações socioeconômicas. Vamos começar com o grupo um.'

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios ao tentar mapear as mudanças territoriais do Brasil?

2. Como as disparidades de renda e demografia influenciam a vida cotidiana nas diferentes regiões do Brasil?

3. De que maneira os eventos simulados do mercado de trabalho ajudaram vocês a compreender as dinâmicas econômicas do país?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de conclusão é crucial para consolidar o aprendizado, permitindo aos alunos refletir sobre o que foi aprendido e compreender a relevância dos temas abordados. Ao resumir os principais pontos, reitera-se o conhecimento adquirido e destaca-se a importância prática dessas informações. Essa revisão final ajuda na retenção de longo prazo e na aplicação futura do conhecimento em contextos reais.

Resumo

Para encerrar, vamos resumir os principais pontos abordados na aula de hoje. Discutimos a formação geopolítica do território brasileiro, observando como eventos históricos moldaram as fronteiras e influenciaram a composição demográfica e econômica do país. Analisamos também a distribuição de renda e as dinâmicas do mercado de trabalho, utilizando atividades práticas para ilustrar essas questões.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou a teoria à prática de maneira eficaz, permitindo aos alunos aplicar o conhecimento prévio em atividades que simularam cenários reais do território brasileiro e sua economia. Essas atividades ajudaram a solidificar o entendimento teórico através de experiências práticas, tornando a aprendizagem mais concreta e significativa.

Fechamento

Entender a formação do território brasileiro e suas implicações socioeconômicas é fundamental, não apenas academicamente, mas também para a compreensão das questões contemporâneas que afetam nosso dia a dia. A capacidade de analisar tais dinâmicas é crucial para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies