Entrar

Plano de aula de Relevo: Revisão

Geografia

Original Teachy

'EM13CHS106'

Relevo: Revisão

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender os conceitos básicos de relevo e as formas de representação cartográfica, como mapas de relevo, curvas de nível, e sombreamento.

  2. Identificar e descrever as principais características do relevo terrestre, como planaltos, planícies, montanhas, e depressões.

  3. Aplicar o conhecimento adquirido para interpretar e analisar mapas e imagens de relevo, reconhecendo os diferentes tipos de relevo e suas relações com a formação do espaço geográfico.

Objetivos secundários:

  • Fomentar a habilidade de observação e análise dos alunos, incentivando-os a questionar e investigar sobre o tema do relevo.

  • Desenvolver habilidades de leitura de mapas e imagens, promovendo a compreensão e interpretação dos mesmos.

  • Estimular a participação ativa dos alunos, através de discussões em grupo e atividades práticas, para promover a aprendizagem significativa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores: O professor inicia a aula relembrando brevemente os conceitos de geografia física já estudados, como os componentes da paisagem (relevo, clima, vegetação, hidrografia) e a importância do estudo do relevo para o entendimento do espaço geográfico.

  2. Situações-problema: Em seguida, o professor apresenta duas situações-problema para despertar o interesse dos alunos:

    • Se um grupo de estudantes precisa atravessar uma região montanhosa para chegar a uma cidade do outro lado, quais dificuldades eles poderiam enfrentar?

    • Se um agricultor precisa escolher um local para plantar em uma região desconhecida, que tipo de informação sobre o relevo ele precisaria?

  3. Contextualização: O professor explica que o estudo do relevo é fundamental para diversas áreas do conhecimento e para a vida prática. Ele pode ser aplicado, por exemplo, no planejamento urbano, na construção de estradas e ferrovias, na agricultura, na previsão do tempo, entre outros.

  4. Ganhar a atenção dos alunos: Para despertar a curiosidade e a atenção dos alunos, o professor pode:

    • Compartilhar curiosidades sobre o relevo, como a existência do Monte Everest, a montanha mais alta do mundo, e a Fossa das Marianas, o ponto mais profundo dos oceanos.

    • Mostrar imagens impressionantes do relevo terrestre, como a Cadeia do Himalaia, os Grandes Lagos na América do Norte, e o Deserto do Saara.

  5. Introdução ao tópico: Finalmente, o professor introduz o tópico da aula, explicando que irão revisar o conceito de relevo, aprender sobre as diferentes formas de representação cartográfica e explorar as principais características do relevo terrestre.

  6. Objetivos da aula: O professor informa aos alunos os Objetivos de aprendizagem da aula, incentivando-os a participar ativamente e a tirar dúvidas ao longo do processo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade prática: Modelagem de Relevo com Massinha de Modelar (10 - 15 minutos)

    • Preparação: O professor deve providenciar massinhas de modelar de cores diferentes (preferencialmente verde, para representar as áreas de vegetação, e marrom, para as áreas de relevo acidentado), palitos de churrasco, papel cartão e canetas hidrocor.

    • Divisão dos grupos: Os alunos devem ser divididos em pequenos grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá um pedaço de papel cartão e uma quantidade de massinha de modelar.

    • Objetivo: O objetivo da atividade é que os alunos criem um modelo de relevo em escala reduzida, representando diferentes tipos de relevo: planícies, planaltos, montanhas e depressões.

    • Desenvolvimento: Cada grupo escolhe um tipo de relevo para representar. Eles devem moldar a massinha de modelar no formato do relevo escolhido e fixá-lo no papel cartão utilizando os palitos de churrasco. Em seguida, devem pintar o relevo de acordo com a cor correspondente (verde para planícies, marrom para montanhas, etc).

    • Discussão: Enquanto os grupos realizam a atividade, o professor deve circular pela sala, auxiliando e orientando. É importante que os alunos discutam entre si sobre as características do relevo que estão representando, como a variação de altitudes, a presença de vales, a inclinação do terreno, entre outros.

  2. Atividade em Grupo: Leitura e Interpretação de Mapas de Relevo (10 - 15 minutos)

    • Preparação: O professor deve providenciar diferentes tipos de mapas de relevo (mapas topográficos, mapas de curvas de nível, mapas sombreados) e imagens de satélite.

    • Divisão dos grupos: Os alunos permanecem nos mesmos grupos da atividade anterior.

    • Objetivo: O objetivo desta atividade é que os alunos aprendam a ler e interpretar mapas de relevo, identificando as diferentes formas de relevo representadas e suas características.

    • Desenvolvimento: Cada grupo recebe um mapa de relevo e uma imagem de satélite. Eles devem comparar as duas representações e identificar as semelhanças e diferenças. Em seguida, devem identificar no mapa as diferentes formas de relevo (planaltos, planícies, montanhas, depressões) e marcar com um círculo cada uma delas. Por fim, devem descrever as características de cada forma de relevo, como a variação de altitudes, a inclinação do terreno, a presença de vales, etc.

    • Discussão: O professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde cada grupo apresenta suas descobertas e reflexões. O professor pode complementar as discussões com informações adicionais, se necessário.

Estas atividades lúdicas e práticas visam facilitar a compreensão dos conceitos de relevo, bem como estimular a colaboração e a participação ativa dos alunos. Além disso, permitem que os alunos apliquem o conhecimento adquirido de maneira significativa, através da manipulação de materiais concretos e da resolução de problemas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos)

    • O professor deve reunir todos os alunos para uma conversa em grupo. Ele deve pedir a cada grupo para compartilhar as conclusões ou soluções que encontraram durante as atividades práticas.
    • Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas descobertas. É importante que o professor estimule o respeito e a atenção dos demais alunos durante as apresentações, para que todos possam aprender com as diferentes perspectivas de interpretação do relevo.
    • Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para estimular a reflexão e aprofundar a compreensão dos alunos. Por exemplo: "Por que vocês escolheram representar o relevo dessa forma?" ou "Como vocês interpretaram esta curva de nível no mapa?".
    • Após as apresentações, o professor deve fazer um breve resumo das principais conclusões e reflexões, relacionando-as com os conceitos teóricos apresentados no início da aula.
  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos)

    • O professor deve então explicar como as atividades práticas se conectam com a teoria do relevo. Ele deve destacar, por exemplo, como a modelagem de relevo com massinha de modelar ajuda a visualizar as diferentes formas de relevo e suas características, e como a leitura e interpretação de mapas de relevo permite identificar e localizar as diferentes formas de relevo em um determinado espaço geográfico.
    • O professor pode também comentar sobre a importância do estudo do relevo para diversas áreas do conhecimento e para a vida prática, relembrando as situações-problema apresentadas na Introdução da aula.
    • O objetivo desta etapa é consolidar o aprendizado dos alunos, mostrando a relevância e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos.
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos)

    • Finalmente, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como:
      1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
      2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    • Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre essas perguntas. Após o tempo determinado, o professor pode pedir a alguns alunos que compartilhem suas respostas com a classe. Isso pode ajudar a identificar possíveis lacunas no entendimento dos alunos e fornecer feedback valioso para o planejamento das próximas aulas.
    • O professor deve encorajar os alunos a continuarem pensando sobre o tema da aula e a trazerem suas dúvidas e reflexões para as próximas aulas.

Esta etapa de Retorno é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, promover a reflexão e a metacognição, e para avaliar a eficácia da aula. Além disso, ela permite que o professor faça os ajustes necessários no planejamento das próximas aulas, de acordo com as necessidades e dificuldades dos alunos.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos de relevo, suas formas de representação cartográfica e as características das diferentes formas de relevo terrestre.
    • Ele deve fazer referência às atividades práticas realizadas e como elas ajudaram a solidificar o entendimento dos conceitos teóricos apresentados.
    • É importante que o professor, durante o resumo, retome as situações-problema apresentadas no início da aula e mostre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado para solucioná-las.
  2. Conexão Teoria-Prática-Aplicação (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e a aplicação dos conceitos.
    • Ele deve ressaltar como a modelagem de relevo com massinha de modelar e a leitura e interpretação de mapas de relevo ajudaram a visualizar e compreender melhor os conceitos teóricos.
    • Além disso, o professor deve reforçar a importância do estudo do relevo para diversas áreas do conhecimento e para a vida prática, exemplificando com situações reais.
  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo complementares para aprofundar o entendimento dos alunos sobre o tema.
    • Esses materiais podem incluir livros, artigos, documentários, sites de geografia, jogos educativos, entre outros.
    • É importante que o professor incentive os alunos a explorarem esses materiais por conta própria, de acordo com seus interesses e necessidades.
  4. Relevância do Assunto (1 - 2 minutos)

    • Por fim, o professor deve destacar a importância do estudo do relevo para a compreensão do mundo em que vivemos.
    • Ele pode ressaltar como o relevo influencia diversos aspectos do nosso dia a dia, desde o clima e a vegetação de uma região, até a construção de estradas e a escolha de locais para a agricultura.
    • Além disso, o professor pode instigar os alunos a pensarem sobre como o conhecimento adquirido pode ser aplicado em suas vidas, em suas futuras profissões e em suas interações com o ambiente.

A etapa de Conclusão é fundamental para consolidar o aprendizado dos alunos, reforçar a conexão entre a aula e o mundo real, e motivar os alunos a continuarem estudando e explorando o tema. Além disso, ela permite ao professor avaliar a eficácia da aula e fazer os ajustes necessários para as próximas aulas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies