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Plano de aula de América: Povos Originários: Revisão

História

Original Teachy

'EM13CHS104', 'EM13CHS106', 'EMCHS201'

América: Povos Originários: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão da diversidade cultural e étnica dos povos indígenas da América: O professor deve guiar os alunos para entender a riqueza e a variedade de culturas e etnias dos povos indígenas que habitavam a América antes da chegada dos europeus. Isso inclui a compreensão de suas línguas, tradições, crenças e modos de vida.

  2. Identificação dos principais povos originários da América e sua localização geográfica: Os alunos devem ser capazes de identificar os principais povos indígenas que habitavam diferentes regiões da América e onde estavam localizados. Isso permitirá que eles visualizem a diversidade desses povos e como eles se adaptaram a diferentes ambientes naturais.

  3. Reconhecimento dos impactos da chegada dos europeus sobre os povos indígenas da América: Os alunos devem ser capazes de entender e discutir os impactos negativos que a chegada dos europeus teve sobre os povos indígenas, incluindo a perda de terras, a violência e a Introdução de doenças.

Objetivos secundários:

  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa e análise: O professor deve incentivar os alunos a pesquisarem por conta própria sobre os povos indígenas da América, utilizando diferentes fontes de informação e desenvolvendo habilidades de análise crítica.

  • Estimular o respeito e a valorização da diversidade cultural: O professor deve aproveitar a discussão sobre os povos indígenas da América para promover a valorização da diversidade cultural e a luta contra o preconceito e a discriminação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores:

    • O professor inicia a aula relembrando os alunos sobre as grandes navegações e a colonização das Américas pelos europeus, destacando o contexto histórico, as motivações e as consequências desses eventos.
    • Em seguida, o professor revisa brevemente as principais características dos povos indígenas que foram abordadas em aulas anteriores, como a organização social, as formas de subsistência, as crenças e as manifestações culturais.
  2. Situações-problema:

    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas situações-problema:
      • A primeira, pode ser a seguinte: "Como vocês acham que os povos indígenas da América lidaram com a chegada dos europeus e as mudanças que isso trouxe para suas vidas?"
      • A segunda situação-problema pode ser: "Se os europeus não tivessem chegado à América, como vocês acham que a história dos povos indígenas teria sido diferente?"
  3. Contextualização:

    • O professor explica a importância de compreender a realidade dos povos indígenas da América, destacando que eles são parte fundamental da história e da cultura dos países americanos.
    • Além disso, o professor pode contextualizar o assunto, mostrando como as questões indígenas continuam atuais, como a luta pela demarcação de terras e o combate ao preconceito e à discriminação.
  4. Introdução ao tópico:

    • O professor introduz o tópico da aula, a América: Povos Originários, explicando que irão revisar os principais povos indígenas que habitavam a América antes da chegada dos europeus, suas características culturais e sua localização geográfica.
    • Para chamar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades ou histórias interessantes sobre os povos indígenas, como a construção das pirâmides maias, a diversidade de línguas indígenas na Amazônia ou as tradições de caça dos povos das planícies da América do Norte.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação do conteúdo:

    • Cultura e Localização Geográfica dos Maias (5 - 7 minutos): O professor apresenta os Maias como um dos povos indígenas mais avançados da América, com destaque para sua localização geográfica (Península de Yucatán, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador) e suas principais conquistas culturais, como a escrita hieroglífica, a matemática avançada, a arquitetura monumental e o calendário de longa contagem.
    • Cultura e Localização Geográfica dos Incas (5 - 7 minutos): O professor introduz os Incas, destacando sua localização geográfica (Andes Centrais da América do Sul, principalmente no Peru) e sua organização social altamente centralizada. O professor deve enfatizar a importância da agricultura em terraços e do sistema de estradas para o Império Inca, bem como suas realizações artísticas e arquitetônicas, como Machu Picchu.
    • Cultura e Localização Geográfica dos Astecas (5 - 7 minutos): O professor descreve os Astecas, com foco em sua localização geográfica (México Central) e em sua complexa sociedade militar e religiosa. O professor deve destacar a engenhosidade da agricultura flutuante, a importância do sacrifício humano em sua religião e a grandeza de sua capital, Tenochtitlán.
  2. Análise Comparativa:

    • Semelhanças e Diferenças entre os Povos Maias, Incas e Astecas (5 - 7 minutos): O professor deve orientar os alunos a comparar as três culturas, identificando semelhanças (por exemplo, a importância da agricultura, a prática do sacrifício humano, a arquitetura monumental) e diferenças (por exemplo, a localização geográfica, a organização social, as realizações culturais).
    • A Influência dos Povos Indígenas na América Atual (3 - 5 minutos): O professor deve discutir brevemente como os legados dos Maias, Incas e Astecas podem ser vistos na América atual, por exemplo, na arte, na culinária, na arquitetura, nas tradições e nas línguas indígenas.
  3. Discussão sobre a Conquista Europeia:

    • Impactos da Conquista Europeia nos Povos Indígenas (5 - 7 minutos): O professor deve introduzir a discussão sobre os impactos da conquista europeia na América, com foco na violência, na exploração, na perda de terras e na Introdução de doenças que devastaram as populações indígenas.
    • Reflexão sobre as Situações-Problema da Introdução (3 - 5 minutos): O professor deve retomar as situações-problema apresentadas na Introdução e perguntar aos alunos o que eles aprenderam que poderia ajudá-los a responder a essas perguntas. O professor também pode pedir aos alunos que compartilhem suas opiniões e sentimentos sobre a conquista europeia e seus impactos nos povos indígenas.
  4. Atividade Prática - Mapa dos Povos Indígenas:

    • Preparação do Material (3 - 5 minutos): O professor deve preparar um mapa da América sem a divisão política atual, mas com a indicação das áreas onde os Maias, Incas e Astecas estavam localizados. Os alunos também devem receber marcadores coloridos.
    • Execução da Atividade (5 - 7 minutos): Os alunos devem colorir as áreas no mapa correspondentes aos Maias, Incas e Astecas com as cores correspondentes. Esta atividade irá ajudar os alunos a visualizarem a localização geográfica desses povos e a compreenderem a diversidade dos povos indígenas da América.

Ao longo do Desenvolvimento da aula, o professor deve encorajar a participação ativa dos alunos, fazendo perguntas, promovendo discussões e valorizando as contribuições dos alunos. Ele também deve estar atento para corrigir possíveis equívocos e esclarecer dúvidas.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão dos Conceitos Chave (3 - 4 minutos):

    • O professor deve iniciar o Retorno relembrando os conceitos chave da aula, focando na diversidade cultural e étnica dos povos indígenas da América, identificação dos principais povos originários e suas localizações geográficas, e os impactos da chegada dos europeus sobre esses povos.
    • Para isso, o professor pode fazer perguntas diretas aos alunos, como: "Quais são os principais povos indígenas que estudamos hoje e onde estavam localizados?" ou "Quais foram os impactos da chegada dos europeus sobre os povos indígenas da América?".
  2. Conexão com a Teoria e a Prática (2 - 3 minutos):

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria, através da apresentação dos conteúdos, e a prática, através da atividade do Mapa dos Povos Indígenas.
    • Ele pode destacar como a atividade ajudou os alunos a visualizarem a localização geográfica dos povos indígenas e a compreenderem a diversidade cultural desses povos.
  3. Reflexão Final (3 - 4 minutos):

    • O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula.
    • Ele pode fazer perguntas para orientar a reflexão, como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" ou "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • Após um minuto de reflexão, o professor deve pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas. Ele deve valorizar todas as contribuições, esclarecer possíveis dúvidas e reforçar os conceitos mais importantes.
  4. Feedback dos Alunos (opcional - 1 minuto):

    • Se houver tempo, o professor pode pedir aos alunos que deem um feedback rápido sobre a aula, perguntando o que eles gostaram mais e o que gostariam de aprender mais.
    • Este feedback pode ser útil para o professor avaliar a eficácia da aula e fazer ajustes em aulas futuras, se necessário.

Ao final do Retorno, o professor deve reforçar a importância do respeito e da valorização da diversidade cultural, e de como esse conhecimento é relevante para a compreensão da história e da realidade dos países americanos. Ele também deve encorajar os alunos a continuarem explorando esse tema por conta própria, através de leituras, pesquisas ou visitas a museus e exposições.

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