Entrar

Plano de aula de Expansão Marítima Europeia: Revisão

História

Original Teachy

'EM13CHS103'

Expansão Marítima Europeia: Revisão

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Objetivo Principal: Compreender o contexto histórico, os principais agentes e as motivações que levaram à expansão marítima europeia, focando principalmente no período das Grandes Navegações (séculos XV e XVI).

    • Objetivo Secundário: Identificar as consequências e impactos da expansão marítima europeia para a formação do sistema-mundo moderno, incluindo a colonização e o início do comércio global.
  2. Objetivo Principal: Analisar as mudanças sociais, políticas e econômicas causadas pela expansão marítima, tanto nas metrópoles quanto nas colônias.

    • Objetivo Secundário: Relacionar as transformações no sistema produtivo e no pensamento europeu com a expansão marítima.
  3. Objetivo Principal: Desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico, aplicando o conhecimento adquirido para compreender as dinâmicas atuais de poder e economia global.

    • Objetivo Secundário: Estimular a reflexão sobre a construção das narrativas históricas e a importância do ponto de vista na interpretação dos eventos passados e presentes.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Anteriores: O professor inicia a aula relembrando os conteúdos já estudados que têm relação direta com o tema da expansão marítima europeia, como a situação da Europa no final da Idade Média, o Renascimento, a formação dos Estados Nacionais e o feudalismo. Esta revisão é importante para situar os alunos no contexto histórico que levará à expansão marítima.

  2. Situações-Problema: O professor apresenta duas situações que se tornarão o ponto de partida para o Desenvolvimento do conteúdo. Primeiro, ele questiona: "Como a busca por novas rotas comerciais pode ter influenciado a expansão marítima europeia?". Segundo, ele propõe: "Por que a expansão marítima, que começou como uma iniciativa comercial, acabou se tornando um processo de colonização e dominação de povos e territórios?".

  3. Contextualização: O professor explica a importância da expansão marítima europeia para a formação do mundo moderno, ressaltando como este processo contribuiu para a formação do sistema-mundo, a globalização do comércio e o início da colonização. Ele também destaca como essa expansão teve um impacto profundo na estrutura social, política e econômica das sociedades envolvidas, tanto nas metrópoles quanto nas colônias.

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a expansão marítima, como a disputa entre Portugal e Espanha pelo controle das rotas para as Índias, a lenda das riquezas do rei Preste João, as dificuldades enfrentadas pelos navegadores (como as tempestades e o escorbuto) e os benefícios que a expansão trouxe para a Europa (como o aumento do comércio, a difusão do conhecimento e a formação de impérios coloniais).

  5. Apresentação do Tópico: Finalmente, o professor apresenta o tópico da aula: "Expansão Marítima Europeia: Revisão". Ele explica que, ao longo da aula, os alunos irão revisar e aprofundar seus conhecimentos sobre esse importante período da história, analisando as principais motivações, agentes e consequências da expansão marítima europeia, assim como suas implicações para o mundo contemporâneo.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade 1 - Mapa Interativo (10 - 12 minutos):

    • Passo 1: O professor divide a turma em grupos de no máximo cinco alunos e distribui para cada grupo um mapa-múndi em branco e canetas coloridas.
    • Passo 2: Em seguida, ele projeta um mapa interativo na lousa ou em um monitor, que mostra as rotas de navegação dos principais exploradores europeus durante a expansão marítima.
    • Passo 3: O professor explica que cada grupo terá que marcar no seu mapa as principais rotas de navegação, identificando os exploradores e as datas de suas viagens. Além disso, eles também devem assinalar os principais portos de partida e chegada, e os locais onde foram estabelecidas as primeiras colônias europeias.
    • Passo 4: O professor circula pela sala orientando os grupos e esclarecendo dúvidas. Ele também pode fornecer informações adicionais, se necessário, para ajudar os alunos a completarem seus mapas.
    • Passo 5: Ao final da atividade, cada grupo apresenta seu mapa para a turma, explicando as rotas que marcaram e os exploradores que identificaram. O professor faz as correções e complementa as informações, se necessário.
  2. Atividade 2 - Jogo de Papéis (10 - 12 minutos):

    • Passo 1: O professor prepara previamente cartões com diferentes personagens envolvidos na expansão marítima (por exemplo: um rei europeu, um navegador, um mercador, um missionário, um indígena, um africano escravizado, etc.).
    • Passo 2: Os alunos, ainda nos mesmos grupos, recebem um desses cartões e são orientados a pesquisar rapidamente sobre o personagem que receberam, prestando atenção em suas motivações, desafios e experiências durante a expansão marítima.
    • Passo 3: Em seguida, os grupos são convidados a encenar uma breve conversa entre os personagens, discutindo as rotas de navegação, as expectativas e os medos, as relações com os povos indígenas e africanos, os impactos das viagens, etc. Esta conversa pode ser gravada em vídeo ou apresentada ao vivo para a turma, dependendo dos recursos disponíveis.
    • Passo 4: Após as encenações, o professor conduz uma discussão coletiva, destacando as diferentes perspectivas apresentadas e relacionando com os conceitos discutidos na aula.
  3. Atividade 3 - Debate (5 - 6 minutos):

    • Passo 1: O professor propõe um debate sobre o tema: "A expansão marítima europeia foi um processo de descobrimento ou de conquista?". Ele divide a turma em dois grupos, um defendendo a ideia de que foi um processo de descobrimento e o outro de que foi um processo de conquista.
    • Passo 2: Cada grupo tem um tempo para preparar seus argumentos, que podem ser baseados nas informações da aula, nas atividades realizadas e em pesquisas complementares, se quiserem.
    • Passo 3: O debate é realizado, com cada grupo apresentando seus argumentos e rebatendo os do grupo adversário. O professor atua como mediador, garantindo que todos tenham a oportunidade de falar e que o debate seja respeitoso e produtivo.
    • Passo 4: Ao final do debate, o professor encerra a atividade, reforçando os principais pontos discutidos e ressaltando a importância de considerar diferentes perspectivas ao estudar a história.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 6 minutos):

    • Passo 1: O professor reúne todos os alunos e abre uma discussão em grupo sobre as soluções e conclusões encontradas por cada grupo durante as atividades. Ele pode fazer perguntas como: "Quais foram as principais rotas de navegação identificadas pelos grupos? Como elas se relacionam com as motivações e Objetivos dos exploradores?"; "Quais foram os principais argumentos apresentados pelos grupos durante o debate? Como eles se relacionam com as diferentes perspectivas sobre a expansão marítima europeia?".
    • Passo 2: Durante a discussão, o professor estimula os alunos a explicarem suas respostas e argumentos, a ouvirem as opiniões e ideias dos colegas e a fazerem conexões com o conteúdo teórico apresentado na aula. Ele também pode aproveitar para fazer correções e complementações, se necessário, e para reforçar os conceitos e habilidades trabalhados.
  2. Verificação da Aprendizagem (2 - 3 minutos):

    • Passo 1: Após a discussão, o professor faz uma breve revisão dos Objetivos da aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como isso se relaciona com o conteúdo da aula. Ele pode fazer perguntas como: "Quais foram as principais motivações para a expansão marítima europeia?"; "Quais foram as principais consequências da expansão para as sociedades europeias e para as sociedades colonizadas?"; "Como as atividades realizadas ajudaram a entender melhor esses aspectos da expansão marítima?".
    • Passo 2: O professor também pode pedir aos alunos que façam uma breve reflexão por escrito sobre o que aprenderam na aula, quais foram as partes mais interessantes e desafiadoras, e o que gostariam de aprender mais sobre o assunto.
  3. Conexão com o Mundo Real (2 - 3 minutos):

    • Passo 1: Por fim, o professor destaca a relevância do tema da aula para o mundo atual, fazendo conexões com eventos e processos contemporâneos. Ele pode mencionar, por exemplo, como a expansão marítima contribuiu para a formação do sistema-mundo moderno e para a globalização do comércio, temas que são muito relevantes para entender a economia e a política global atual.
    • Passo 2: O professor também pode ressaltar como a expansão marítima influenciou a formação das sociedades atuais, incluindo questões como a diversidade cultural, as relações de poder e as desigualdades sociais. Ele pode, por exemplo, falar sobre a importância do contato entre diferentes culturas na formação da identidade brasileira, ou sobre como as relações de poder estabelecidas durante a expansão marítima ainda influenciam as relações internacionais e a geopolítica global.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor faz um resumo dos principais pontos abordados durante a aula, reforçando os conceitos e informações mais relevantes sobre a expansão marítima europeia. Ele pode, por exemplo, retomar as motivações para a expansão (como a busca por novas rotas comerciais e o desejo de difundir o cristianismo), os principais agentes (como Portugal e Espanha), as rotas de navegação mais importantes, as consequências da expansão (como a colonização e a formação de impérios coloniais) e a influência do processo na formação do sistema-mundo moderno.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): O professor explica como a aula conectou a teoria (apresentada e discutida), a prática (com as atividades de mapeamento e encenação) e as aplicações (mostrando a relevância do tema para entender o mundo atual). Ele ressalta como as atividades práticas ajudaram a consolidar os conceitos teóricos e a desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico, e como a discussão sobre as implicações da expansão marítima pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e atuantes.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor sugere alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. Estes materiais podem incluir livros, documentários, filmes, sites de museus e exposições virtuais, entre outros. Ele pode, por exemplo, recomendar a leitura de "Viagens na Minha Terra" de Almeida Garrett, a visita virtual ao Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, e a série documental "História do Mundo em Duas Horas" do History Channel.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor reforça a importância do tema para a compreensão da história e do mundo contemporâneo. Ele destaca como a expansão marítima europeia não apenas mudou a geografia e a economia do planeta, mas também influenciou profundamente as estruturas sociais, políticas e culturais das sociedades envolvidas. Ele encerra a aula convidando os alunos a continuarem explorando e questionando a história, e a refletirem sobre como as narrativas do passado podem nos ajudar a entender e a transformar o presente e o futuro.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies