Objetivos (5 - 10 minutos)
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Desenvolver a fluência oral: O professor deve orientar os alunos a se comunicarem em inglês de maneira clara e fluente. Isso inclui a prática de diálogos, discussões e apresentações orais.
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Aprimorar a compreensão auditiva: O professor deve incentivar os alunos a ouvirem e entenderem o inglês falado, tanto do professor quanto de outros alunos. Isso pode ser feito através de atividades de escuta ativa, como jogos de adivinhação e ditados.
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Estimular a participação ativa em sala de aula: O professor deve promover um ambiente de aprendizado acolhedor e encorajador, no qual os alunos se sintam à vontade para participar ativamente das discussões e atividades em inglês. Isso ajudará a melhorar a confiança dos alunos em sua capacidade de se expressar em inglês.
Objetivos secundários:
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Desenvolver habilidades de pensamento crítico: Através de atividades orais, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades de pensamento crítico, analisando e respondendo a questões em inglês.
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Expandir o vocabulário e a gramática: Ao praticar a fala, os alunos terão a chance de expandir seu vocabulário e aperfeiçoar suas habilidades gramaticais.
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Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdo: O professor deve começar a aula revisando brevemente os tópicos anteriores que são relevantes para a aula atual. Isso pode incluir revisar as regras básicas de gramática, vocabulário e expressões úteis para atividades orais. Essa revisão ajudará a preparar os alunos para o novo conteúdo que será apresentado. (3 - 5 minutos)
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Situações Problemas: O professor, então, deve propor duas situações problema que irão engajar os alunos e estimular o pensamento crítico. Por exemplo: "Imagine que você está em uma viagem para um país de língua inglesa e precisa pedir informações sobre como chegar a um local. Como você faria isso em inglês?" ou "Suponha que você está em uma reunião de negócios com parceiros internacionais que só falam inglês. Como você se apresentaria e discutiria seus pontos de vista em inglês?" (3 - 5 minutos)
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Contextualização: O professor deve, então, contextualizar a importância das atividades orais em inglês, explicando como elas são essenciais para a comunicação eficaz em diversos contextos, como viagens, negócios, estudos no exterior, entre outros. Além disso, deve-se destacar como o domínio da fluência oral em inglês pode abrir portas para oportunidades de carreira e enriquecer a experiência pessoal dos alunos. (2 - 3 minutos)
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Introdução do Tópico: Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode compartilhar algumas curiosidades sobre a importância do inglês no mundo atual, como o fato de ser a língua mais falada no mundo dos negócios e da tecnologia. Além disso, pode-se mencionar a presença do inglês em várias formas de entretenimento, como filmes, músicas, séries e jogos, o que pode motivar os alunos a quererem aperfeiçoar suas habilidades orais. (2 - 3 minutos)
Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Atividade "Cenário de Viagem": O professor irá dividir a turma em grupos de três ou quatro alunos. Cada grupo receberá um cenário de viagem diferente, com uma situação em que eles precisam se comunicar em inglês. Por exemplo, um grupo pode receber o cenário de pedir direções para chegar a um ponto turístico, outro grupo pode receber o cenário de pedir informações sobre horários e preços de um museu, e assim por diante. Os alunos terão que preparar um pequeno diálogo em inglês para a situação que lhes foi atribuída. Depois, cada grupo apresentará seu diálogo para a turma. O professor irá orientar e corrigir, se necessário, a pronúncia, a gramática e o vocabulário usados pelos alunos em seus diálogos. (10 - 12 minutos)
- Passo 1: Dividir a turma em grupos e entregar os cenários de viagem.
- Passo 2: Os grupos devem ler o cenário e começar a preparar o diálogo.
- Passo 3: Apresentação dos diálogos para a turma.
- Passo 4: Feedback do professor e correções, se necessário.
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Atividade "Debate": Após as apresentações dos diálogos, o professor irá propor um debate em inglês sobre um tema atual ou relevante para os alunos. O tema deve ser escolhido de forma a estimular os alunos a usarem vocabulário e expressões mais complexas. Por exemplo, o professor pode propor um debate sobre a importância da preservação do meio ambiente, sobre as vantagens e desvantagens das redes sociais, entre outros. Os alunos serão divididos em dois grupos, um grupo defendendo um ponto de vista e o outro grupo defendendo o ponto de vista oposto. O professor irá orientar o debate, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que o inglês usado seja adequado. (8 - 10 minutos)
- Passo 1: Dividir a turma em dois grupos e explicar o tema do debate.
- Passo 2: Os grupos devem discutir e preparar seus argumentos em inglês.
- Passo 3: Iniciar o debate, permitindo que cada aluno tenha a oportunidade de falar.
- Passo 4: Feedback do professor e correções, se necessário.
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Atividade "Jogo de Adivinhação": Para finalizar a parte prática da aula, o professor irá propor um jogo de adivinhação em inglês. O professor irá escrever no quadro palavras ou frases em inglês que representem pessoas, lugares, objetos ou ações. Os alunos, em grupos, terão que adivinhar o que está escrito no quadro, fazendo perguntas em inglês que só podem ser respondidas com "sim" ou "não". Por exemplo, se a palavra no quadro for "elefante", os alunos podem perguntar "Is it a big animal?" ou "Does it have a long nose?". O professor irá orientar o jogo, garantindo que todos os alunos participem e que o inglês usado seja adequado. (5 - 7 minutos)
- Passo 1: Dividir a turma em grupos e explicar as regras do jogo.
- Passo 2: O professor escreve palavras ou frases no quadro e os grupos têm que adivinhar.
- Passo 3: Cada grupo faz perguntas em inglês para adivinhar a palavra ou frase.
- Passo 4: O grupo que adivinhar corretamente ganha um ponto.
Retorno (10 - 15 minutos)
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Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo sobre as soluções ou resultados encontrados por cada grupo durante as atividades práticas. Cada grupo terá até 3 minutos para compartilhar suas conclusões, desafios e aprendizados com a turma. O objetivo é que os alunos possam refletir sobre o que foi feito, o que foi aprendido e como podem aplicar essas habilidades em outras situações. Durante a discussão, o professor deve fazer perguntas para aprofundar a reflexão dos alunos e corrigir possíveis erros ou mal-entendidos.
- Passo 1: O professor inicia a discussão pedindo a um grupo para compartilhar suas conclusões.
- Passo 2: O grupo compartilha suas conclusões com a turma.
- Passo 3: O professor faz perguntas para aprofundar a discussão.
- Passo 4: O professor dá feedback e corrige possíveis erros.
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Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): Após a discussão, o professor deve explicar como as atividades práticas se conectam com a teoria apresentada na Introdução da aula. Por exemplo, o professor pode destacar como a preparação e apresentação dos diálogos ajudou os alunos a praticarem a fluência oral, aprimorarem a compreensão auditiva e a expandirem o vocabulário e a gramática. Além disso, o professor pode ressaltar como o debate e o jogo de adivinhação estimularam o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos em inglês.
- Passo 1: O professor explica a conexão entre a teoria e as atividades práticas.
- Passo 2: Os alunos são convidados a compartilhar suas percepções sobre essa conexão.
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Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam na aula. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos devem ser incentivados a expressar suas respostas em inglês, permitindo que eles pratiquem a autoexpressão e a reflexão em inglês.
- Passo 1: O professor faz as perguntas de reflexão.
- Passo 2: Os alunos refletem por um minuto sobre as perguntas.
- Passo 3: Alguns alunos compartilham suas respostas com a turma.
- Passo 4: O professor dá feedback e encerra a aula.
Conclusão (5 - 10 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão fazendo um resumo dos principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui as estratégias e técnicas para desenvolver a fluência oral, a compreensão auditiva e a participação ativa em inglês. O professor deve reiterar a importância de cada tópico e como eles se conectam para formar um conjunto robusto de habilidades de comunicação em inglês.
- Passo 1: O professor recapitula os pontos principais da aula.
- Passo 2: O professor reforça a importância dos conteúdos aprendidos.
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Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve enfatizar como a aula combinou teoria, prática e aplicações. O professor deve ressaltar como os conceitos teóricos foram aplicados nas atividades práticas e como essas habilidades podem ser aplicadas em situações reais, como viagens, reuniões de negócios, debates, entre outros.
- Passo 1: O professor explica a conexão entre teoria, prática e aplicações.
- Passo 2: O professor ilustra a conexão com exemplos concretos.
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Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento e prática de atividades orais em inglês. Esses materiais podem incluir sites com exercícios de listening e speaking, livros de conversação em inglês, aplicativos de aprendizado de idiomas, entre outros. O professor deve encorajar os alunos a explorarem esses materiais em seu próprio ritmo, como uma forma de estudo autônomo e complementar às aulas.
- Passo 1: O professor apresenta os materiais extras.
- Passo 2: O professor explica como os materiais podem ajudar os alunos a aprofundar seu aprendizado.
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Relevância do Conteúdo (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve explicar brevemente a importância e a relevância do conteúdo aprendido para o dia a dia dos alunos. O professor deve destacar como a habilidade de se comunicar efetivamente em inglês pode impactar positivamente várias áreas da vida dos alunos, como estudos, carreira, viagens e interações sociais. Além disso, o professor deve ressaltar que, ao dominar as atividades orais em inglês, os alunos estão se capacitando para lidar com um mundo cada vez mais globalizado e interconectado.
- Passo 1: O professor enfatiza a relevância do conteúdo aprendido.
- Passo 2: O professor encerra a aula, incentivando os alunos a aplicarem o que aprenderam em suas vidas cotidianas.