Entrar

Plano de aula de Produções Escritas

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG103'

Produções Escritas

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Produções Escritas

Palavras Chaveescrita em inglês, coerência, gramática, contextos variados, comunicação eficiente, atividades práticas, aplicação de conhecimento, redação de e-mails, criação de guias turísticos, argumentação para debates, contextualização, engajamento, reflexão crítica, autoavaliação, habilidades de escrita, mercado de trabalho globalizado, aplicabilidade
Materiais Necessáriosenvelopes com informações de personagens e destinatários, perfis de turistas, descrições de cidades, computadores ou tablets com acesso à internet, materiais para escrita (papel, canetas), projetor para apresentações, quadro branco e marcadores
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade TemáticaInterpretação de Texto

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 minutos)

A etapa de Objetivos é crucial para estabelecer o foco da aula e garantir que tanto o professor quanto os alunos estejam alinhados quanto às competências a serem desenvolvidas. Ao definir claramente os objetivos, os alunos podem direcionar seus esforços de aprendizado durante as atividades práticas, maximizando a eficácia do tempo em sala de aula e assegurando que todos os aspectos necessários para a escrita eficiente em inglês sejam abordados.

Objetivos principais:

1. Desenvolver a habilidade dos alunos em escrever textos em inglês com coerência e gramática adequada.

2. Habilitar os alunos a expressar ideias de forma clara e eficaz em diferentes temas e gêneros textuais.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a autoavaliação e a reflexão crítica sobre as próprias produções escritas.
  2. Fomentar a capacidade de revisão e melhoria contínua dos textos.

Introdução

Duração: (15 - 20 minutos)

A introdução serve para engajar os alunos e conectá-los com o tema da aula, utilizando situações reais e problemas que eles possam encontrar no dia a dia. Ao apresentar tais situações, os alunos são incentivados a refletir sobre a importância prática das habilidades de escrita em inglês em contextos variados, motivando-os a aplicar o conhecimento de forma consciente e eficaz.

Situações Problema

1. Imagine que você está planejando uma viagem para um país onde apenas o inglês é falado. Como você se comunicaria com os locais ou compreenderia as placas e instruções?

2. Considere que você precisa escrever um e-mail para uma universidade estrangeira solicitando informações sobre cursos. Quais aspectos da escrita em inglês você consideraria essenciais para garantir que sua mensagem seja compreendida corretamente?

Contextualização

A habilidade de escrever em inglês não é apenas uma exigência acadêmica, mas uma competência essencial no mercado de trabalho globalizado. Muitas empresas multinacionais requerem que seus empregados sejam capazes de comunicar-se eficientemente em inglês. Além disso, entender os diferentes estilos e formatos de escrita pode abrir portas para oportunidades internacionais de estudo e trabalho.

Desenvolvimento

Duração: (75 - 80 minutos)

A seção de Desenvolvimento é projetada para maximizar o envolvimento dos alunos através de atividades práticas que simulam situações reais de uso da língua inglesa. Cada atividade proposta visa fortalecer diferentes aspectos da escrita em inglês, como formalidade, informatividade e argumentação, permitindo que os alunos apliquem os conceitos estudados de maneira criativa e contextualizada. A seleção de apenas uma atividade por aula permite um aprofundamento significativo e uma discussão detalhada sobre as produções dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Mystery Email Challenge

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita formal em inglês, com foco em clareza, adequação cultural e precisão gramatical.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas. Cada grupo receberá uma série de informações sobre um personagem fictício que precisa enviar um e-mail importante para um contato internacional. Os detalhes incluem o objetivo do e-mail, informações pessoais do personagem e restrições linguísticas ou culturais que devem ser consideradas. Os estudantes deverão redigir o e-mail tentando cumprir todos os requisitos e adequando o estilo e forma ao contexto dado.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os envelopes contendo as informações do personagem e do destinatário do e-mail.

  • Explique que eles têm 60 minutos para compor o e-mail, considerando todos os detalhes fornecidos.

  • Após a redação, cada grupo deve apresentar seu e-mail e justificar as escolhas feitas durante a escrita.

  • Conduza uma votação para escolher o e-mail que melhor atendeu aos critérios de eficiência comunicativa e adequação cultural.

Atividade 2 - Aventura Urbana

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a escrita de textos informativos e descritivos em inglês, aprimorando o vocabulário e a coesão textual.

- Descrição: Os alunos, agrupados, receberão o perfil de um turista que está visitando uma cidade grande pela primeira vez. O grupo deve criar um guia escrito em inglês, detalhando um roteiro de um dia pela cidade, incluindo locais para visitar, comer e dicas culturais. O desafio é fazer o guia o mais informativo e atraente possível, usando vocabulário rico e estruturas gramaticais corretas.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no máximo 5 integrantes.

  • Apresente o perfil do turista e as características da cidade escolhida.

  • Os alunos devem planejar e escrever o guia em 70 minutos.

  • Cada grupo apresentará seu guia para a classe, explicando suas escolhas de locais e informações incluídas.

  • Realize uma discussão sobre as diferentes abordagens dos grupos e vote no guia mais completo e interessante.

Atividade 3 - Debate Preparatório

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver habilidades de escrita argumentativa em inglês, focando na clareza, estruturação lógica e uso efetivo de evidências.

- Descrição: Esta atividade simula uma preparação para um debate internacional. Os grupos receberão um tópico controverso e deverão escrever uma série de argumentos e contra-argumentos em inglês. A atividade engloba pesquisa rápida, escrita argumentativa e revisão crítica, culminando em uma apresentação para testar a persuasão dos argumentos.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Escolha um tópico controverso e distribua para cada grupo.

  • Os alunos têm 70 minutos para pesquisar, escrever e revisar seus argumentos.

  • Cada grupo apresentará seus argumentos e receberá feedback dos colegas sobre a clareza e persuasão dos mesmos.

  • Discuta as diferentes estratégias de argumentação utilizadas pelos grupos.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

Esta etapa do plano de aula é essencial para consolidar o aprendizado dos alunos através da reflexão e compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos verbalizem e confrontem suas próprias práticas de escrita, aprendendo uns com os outros e ganhando uma compreensão mais profunda sobre a aplicabilidade das habilidades adquiridas. Além disso, a troca de feedback entre os grupos promove um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico, fundamental para o aprimoramento contínuo das habilidades de escrita.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os alunos dos objetivos da atividade e a importância de aplicar a escrita em contextos reais. Peça que cada grupo compartilhe suas experiências, desafios encontrados e como resolveram problemas durante a atividade. Encoraje a participação de todos e sugira que reflitam sobre como as habilidades desenvolvidas podem ser aplicadas em situações fora da sala de aula.

Perguntas Chave

1. Quais foram os principais desafios que seu grupo enfrentou durante a escrita e como vocês os superaram?

2. Como você pode aplicar as habilidades de escrita aprendidas hoje em outras áreas da sua vida acadêmica ou profissional?

3. Houve alguma estratégia de outro grupo que você considerou particularmente eficaz ou criativa?

Conclusão

Duração: (5 - 10 minutos)

A Conclusão serve para solidificar o aprendizado, vinculando as atividades práticas com a teoria estudada e destacando a relevância do conteúdo para a vida real dos alunos. Ao recapitular os principais pontos e enfatizar a aplicabilidade das habilidades adquiridas, os alunos são incentivados a refletir sobre o valor da escrita em inglês em suas vidas.

Resumo

Para encerrar a aula, é crucial resumir os conceitos chave discutidos, reforçando a compreensão dos alunos sobre a escrita em inglês em diversos contextos. Desde a redação de e-mails em situações formais até a criação de guias turísticos e argumentos para debates, os alunos exploraram várias dimensões da escrita eficaz.

Conexão com a Teoria

A aula de hoje conectou teoria e prática ao permitir que os alunos aplicassem diretamente os conhecimentos prévios em atividades que simulam situações reais de uso da língua inglesa. Este método de aprendizado ativo não apenas facilita a compreensão dos conceitos gramaticais e estilísticos, mas também destaca a importância de adaptar o estilo de escrita ao contexto.

Fechamento

Compreender a escrita em inglês é imprescindível não apenas para o sucesso acadêmico, mas também para oportunidades profissionais em um ambiente globalizado. As habilidades desenvolvidas aqui são aplicáveis em uma variedade de situações do dia a dia, desde comunicação formal até interações mais casuais em ambientes internacionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies