Entrar

Plano de aula de Verbos: Futuro com Going to e Will

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Futuro com Going to e Will

Plano de Aula | Metodologia Ativa | Verbos: Futuro com Going to e Will

Palavras ChaveGoing to, Will, Futuro em inglês, Atividades práticas, Aplicação teórica, Verbos de futuro, Comunicação eficaz, Trabalho em equipe, Criatividade, Apresentações, Discussão em grupo, Reflexão crítica, Consolidação do aprendizado, Diferenciação entre tempos verbais
Materiais NecessáriosCartolinas, Canetas, Marcadores, Recortes de revistas, Dispositivos móveis ou câmeras para gravação de vídeos
Códigos BNCCEM13LGG403: Fazer uso do inglês como língua de comunicação global, levando em conta a multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções dessa língua no mundo contemporâneo.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaInglês
Unidade Temática**Gramática **

Premissas: Este Plano de Aula Ativo pressupõe: uma aula de 100 minutos de duração, estudo prévio dos alunos tanto com o Livro, quanto com o início do desenvolvimento do Projeto e que uma única atividade (dentre as três sugeridas) será escolhida para ser realizada durante a aula, já que cada atividade é pensada para tomar grande parte do tempo disponível.

Objetivos

Duração: (5 - 7 minutos)

A etapa de Objetivos é fundamental para estabelecer claramente o que os alunos devem alcançar ao final da aula. Definindo metas específicas, os alunos podem direcionar melhor seus esforços e focar em aspectos cruciais do aprendizado dos tempos verbais futuros em inglês. Esta seção também serve para alinhar as expectativas do professor com as necessidades de aprendizado dos alunos, assegurando que todos os envolvidos tenham uma compreensão clara do que é esperado e como o sucesso será avaliado.

Objetivos principais:

1. Diferenciar e compreender o uso dos tempos verbais 'going to' e 'will' para expressar o futuro em inglês.

2. Capacitar os alunos a aplicar corretamente 'going to' e 'will' em frases de contexto variado, demonstrando entendimento prático do uso dos verbos no futuro.

Objetivos secundários:

  1. Incentivar a participação ativa dos alunos em atividades práticas para consolidar o aprendizado teórico em casa.
  2. Desenvolver habilidades de análise e discussão em grupo, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Introdução tem como objetivo engajar os alunos e ativar seu conhecimento prévio através de situações problema que estimulam a reflexão sobre o uso prático de 'going to' e 'will'. A contextualização visa mostrar a relevância do tema no cotidiano e em situações reais, aumentando o interesse e a motivação dos alunos para a aprendizagem. Esta abordagem prepara o terreno para uma compreensão mais profunda e aplicada dos tempos verbais do futuro.

Situações Problema

1. Imagine que você ganhou um concurso de redação e precisa falar sobre seus planos futuros. Como usaria 'going to' e 'will' para descrever suas expectativas e decisões?

2. Pretenda que você é um meteorologista e precisa fazer previsões para o próximo mês. Qual tempo verbal você escolheria para falar sobre eventos planejados e previsões baseadas em evidências atuais?

Contextualização

Entender a diferença entre 'going to' e 'will' é crucial não apenas para a comunicação do dia a dia, mas também para situações formais e profissionais. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, a escolha do tempo verbal apropriado para falar sobre suas metas futuras pode influenciar a percepção do entrevistador sobre sua clareza e confiança. Além disso, em contextos mais informais, como ao fazer planos com amigos, o uso correto destes tempos verbais pode evitar mal-entendidos sobre a certeza ou intenção de realizar uma atividade.

Desenvolvimento

Duração: (70 - 75 minutos)

A etapa de Desenvolvimento tem como finalidade permitir que os alunos apliquem de maneira prática e criativa os conceitos de 'going to' e 'will' aprendidos anteriormente em casa. Por meio de atividades lúdicas e colaborativas, os alunos terão a oportunidade de consolidar seu conhecimento, desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação, e explorar a criatividade na aplicação dos tempos futuros em inglês. Essas atividades são projetadas para serem envolventes e relevantes, garantindo um aprendizado significativo e duradouro.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Máquina do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Praticar a aplicação dos tempos verbais 'going to' e 'will' em um contexto criativo e colaborativo, desenvolvendo habilidades de apresentação e argumentação.

- Descrição: Os alunos irão projetar e apresentar uma 'Máquina do Futuro'. Cada grupo receberá materiais como cartolinas, canetas, marcadores e recortes de revistas para criar um pôster que descreva uma invenção futurística. Eles deverão utilizar 'going to' e 'will' para explicar como a máquina funcionará e quais problemas do futuro poderá resolver.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Distribua os materiais para cada grupo.

  • Peça que cada grupo imagine e desenhe uma máquina futurística no pôster.

  • Instrua os alunos a escreverem explicações usando 'going to' e 'will' para descrever as funções e os benefícios da máquina.

  • Cada grupo apresentará sua máquina para a classe, utilizando o pôster e explicando o uso dos tempos verbais.

Atividade 2 - Notícias do Futuro

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Aplicar os tempos verbais 'going to' e 'will' em um cenário de comunicação realista, desenvolvendo habilidades de planejamento, trabalho em equipe e apresentação.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão criar um telejornal do futuro. Cada grupo será responsável por apresentar uma notícia futurística usando 'going to' e 'will'. Eles precisarão planejar, gravar e apresentar um pequeno vídeo simulando uma notícia, prevendo eventos e mudanças no mundo.

- Instruções:

  • Organize os alunos em grupos de no mais que 5.

  • Explique que cada grupo irá criar um telejornal do futuro com uma notícia específica.

  • Os grupos devem planejar a notícia, escrever o roteiro e preparar os cenários (se necessário).

  • Utilizando dispositivos móveis ou câmeras, os alunos gravarão suas apresentações.

  • Cada grupo apresentará seu telejornal para a classe, usando 'going to' e 'will' para falar sobre os eventos futuros.

Atividade 3 - Diário de Bordo Futurista

> Duração: (60 - 70 minutos)

- Objetivo: Desenvolver a habilidade de escrita utilizando os tempos futuros em um contexto narrativo, estimulando a criatividade e a imaginação dos alunos.

- Descrição: Os alunos escreverão um 'Diário de Bordo' de uma viagem ao futuro. Eles utilizarão 'going to' e 'will' para descrever os locais visitados, as pessoas encontradas e as experiências vividas, como se realmente estivessem no futuro.

- Instruções:

  • Divida a classe em grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo escolhe um 'viajante do tempo' e cria seu diário de bordo.

  • Os alunos deverão escrever entradas diárias, usando 'going to' e 'will' para descrever as experiências futuras.

  • Os diários podem ser apresentados de forma criativa, como em um blog escrito ou em formato de vídeo.

  • Ao final, cada grupo compartilhará seu diário de bordo com a classe.

Retorno

Duração: (15 - 20 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através da reflexão e compartilhamento de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos articulem o que aprenderam, esclareçam dúvidas e recebam feedback tanto do professor quanto dos colegas. Este processo de revisão e análise crítica ajuda a garantir uma compreensão mais profunda e duradoura dos tempos verbais 'going to' e 'will'.

Discussão em Grupo

Inicie a discussão em grupo relembrando os alunos sobre a importância de usar 'going to' e 'will' corretamente para expressar ideias de futuro. Peça que cada grupo compartilhe o que aprendeu durante a atividade e discuta as diferenças entre os usos dos dois tempos verbais. Encoraje-os a explicar como decidiram aplicar 'going to' ou 'will' em cada situação e a justificar suas escolhas.

Perguntas Chave

1. Quais foram as principais diferenças que seu grupo observou entre 'going to' e 'will' durante a atividade?

2. Como vocês decidiram qual tempo verbal usar em diferentes partes de suas apresentações e por quê?

3. Houve alguma situação em que foi difícil escolher entre 'going to' e 'will'? Como vocês resolveram essa dúvida?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A etapa de Conclusão serve para reforçar o aprendizado, garantindo que os alunos tenham uma compreensão clara e consolidada dos conceitos abordados durante a aula. Além disso, visa enfatizar a conexão entre teoria e prática, mostrando como os alunos podem aplicar o que aprenderam em situações reais. Esta reflexão final ajuda a assegurar que o conhecimento adquirido seja retido e utilizado de maneira eficaz, preparando os alunos para aplicar os tempos verbais do futuro em suas vidas.

Resumo

Na conclusão da aula, o professor deve resumir os principais pontos abordados sobre os tempos verbais do futuro, 'going to' e 'will', relembrando as diferenças, usos e exemplos discutidos. Deve-se enfatizar como cada um dos tempos é aplicado em diferentes contextos e situações para expressar planos, decisões e previsões futuras.

Conexão com a Teoria

É crucial destacar como a aula de hoje conectou a teoria estudada previamente em casa com as atividades práticas realizadas em sala. Através das atividades como 'Máquina do Futuro', 'Notícias do Futuro' e 'Diário de Bordo Futurista', os alunos puderam aplicar diretamente o conhecimento teórico de 'going to' e 'will' em contextos criativos e realistas, solidificando a compreensão e a aplicação dos tempos futuros em inglês.

Fechamento

Para finalizar, o professor deve destacar a importância prática dos tempos verbais do futuro no cotidiano e em contextos profissionais, como em entrevistas de emprego, planejamento de eventos e decisões pessoais. Este conhecimento não só enriquece a comunicação em inglês, mas também ajuda os alunos a serem mais eficazes e claros em suas interações futuras, garantindo uma aplicabilidade direta do que foi aprendido na aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies