Entrar

Plano de aula de Pronomes: Reflexivos

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes: Reflexivos

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de pronomes reflexivos na língua inglesa, identificando como eles se diferenciam de outros tipos de pronomes.
  2. Reconhecer o uso adequado dos pronomes reflexivos em frases e textos, aplicando esse conhecimento na resolução de exercícios e atividades.
  3. Desenvolver a habilidade de formar frases corretamente com pronomes reflexivos, adquirindo fluência na sua utilização no discurso oral e escrito.

Objetivos secundários:

  • Identificar e corrigir erros comuns no uso de pronomes reflexivos.
  • Relacionar o uso de pronomes reflexivos com o contexto gramatical da frase.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações comunicativas reais.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores (3 - 4 minutos): O professor inicia a aula relembrando os conceitos básicos de pronomes em inglês, destacando a função de substituir substantivos e como eles variam de acordo com o caso gramatical. Esta revisão é fundamental para que os alunos possam compreender a importância e a função dos pronomes reflexivos.

  2. Situações-problema (3 - 4 minutos): O professor propõe duas situações para despertar o interesse dos alunos:

    • "Imagine que você está descrevendo uma ação que foi realizada por uma pessoa e que essa mesma pessoa também é o objeto dessa ação. Como você construiria essa frase em inglês?"
    • "Pense em uma situação em que você precisa se referir a si mesmo de forma reflexiva em uma conversa em inglês. Como você faria isso?"
  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor explica a importância do uso correto dos pronomes reflexivos na língua inglesa, mostrando que isso é essencial para a comunicação efetiva, seja na escrita, seja na fala. Ele pode dar exemplos de como o uso incorreto desses pronomes pode levar a mal-entendidos ou a frases que não fazem sentido.

  4. Ganhar a atenção dos alunos (2 - 3 minutos): O professor apresenta duas curiosidades sobre os pronomes reflexivos:

    • "Você sabia que, em inglês, usamos pronomes reflexivos de maneira muito mais frequente do que em português? Por exemplo, em inglês, é comum dizer 'I love myself' (eu me amo), enquanto em português diríamos simplesmente 'eu me amo'."
    • "Vocês já ouviram falar na 'Regra de Si'? Ela é uma regra gramatical em inglês que diz que, quando o sujeito e o objeto da frase se referem à mesma pessoa, usamos o pronome reflexivo. Por exemplo, 'I hurt myself' (Eu machuquei a mim mesmo)."

O professor conclui a Introdução explicando que, ao longo da aula, os alunos irão compreender melhor o conceito de pronomes reflexivos, aprenderão a usá-los corretamente e terão a oportunidade de praticar o que aprenderam em atividades interativas.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos)

    1.1. Definição de Pronomes Reflexivos (2 - 3 minutos): O professor explica que os pronomes reflexivos são usados quando o sujeito e o objeto da ação são a mesma pessoa. Ele deve enfatizar que, em inglês, o uso de pronomes reflexivos é muito mais comum do que em português. Por exemplo, em inglês, é comum dizer 'I love myself' (eu me amo), enquanto em português diríamos simplesmente 'eu me amo'.

    1.2. Formação dos Pronomes Reflexivos (3 - 4 minutos): O professor ensina como os pronomes reflexivos são formados em inglês. Ele deve explicar que, para a primeira pessoa do singular, usamos 'myself'; para a segunda pessoa do singular, 'yourself'; e para a terceira pessoa do singular, 'himself', 'herself', 'itself'. Para o plural, usamos 'ourselves', 'yourselves' e 'themselves'.

    1.3. Uso dos Pronomes Reflexivos (3 - 4 minutos): O professor destaca que os pronomes reflexivos são usados após verbos que terminam com '-self' ou '-selves', como 'enjoy oneself', 'blame oneself', 'hurt oneself'. Além disso, são utilizados após preposições, como 'by oneself', 'for oneself', 'with oneself'. O professor deve apresentar exemplos para cada caso, a fim de ilustrar o uso adequado dos pronomes reflexivos.

  2. Prática Orientada (10 - 12 minutos)

    2.1. Exercícios de Preenchimento de Lacunas (5 - 6 minutos): O professor fornece aos alunos uma série de frases com lacunas, onde eles devem preencher com o pronome reflexivo adequado. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos pratiquem o uso correto dos pronomes reflexivos. O professor deve circular pela sala, auxiliando os alunos que tiverem dúvidas e corrigindo os erros.

    2.2. Atividade de Fala (5 - 6 minutos): O professor divide a turma em pares e pede que eles criem diálogos curtos usando os pronomes reflexivos. O objetivo desta atividade é fazer com que os alunos pratiquem o uso dos pronomes reflexivos em um contexto de comunicação real. O professor deve circular pela sala, ouvindo e corrigindo os diálogos.

  3. Revisão e Feedback (5 - 7 minutos)

    3.1. Revisão da Teoria (2 - 3 minutos): O professor faz uma revisão dos conceitos apresentados, reforçando os pontos mais importantes e esclarecendo quaisquer dúvidas que os alunos possam ter.

    3.2. Feedback dos Exercícios (2 - 3 minutos): O professor dá feedback sobre os exercícios, destacando os erros mais comuns e explicando a forma correta de usar os pronomes reflexivos.

    3.3. Feedback das Atividades de Fala (1 - 2 minutos): O professor dá feedback sobre as atividades de fala, elogiando os pontos fortes e sugerindo melhorias.

O professor conclui o Desenvolvimento da aula explicando que, ao longo da aula, os alunos tiveram a oportunidade de entender melhor o conceito de pronomes reflexivos, aprender a usá-los corretamente e praticar o que aprenderam em atividades interativas. Ele reitera a importância do uso correto dos pronomes reflexivos para a comunicação efetiva em inglês.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão dos Conteúdos (3 - 4 minutos): O professor inicia esta etapa pedindo aos alunos que resumam o que aprenderam sobre pronomes reflexivos. Ele pode fazer perguntas como: "O que são pronomes reflexivos?" e "Quando devemos usar pronomes reflexivos em inglês?". Isso permitirá ao professor verificar se os Objetivos de aprendizado foram alcançados e se os alunos compreenderam a teoria apresentada.

  2. Conexão com a Prática (3 - 4 minutos): O professor então pede aos alunos que reflitam sobre como os pronomes reflexivos são usados em situações reais. Ele pode propor que os alunos pensem em exemplos de frases com pronomes reflexivos que eles podem ter encontrado em livros, músicas, filmes ou até mesmo em suas conversas diárias. O professor pode perguntar: "Como vocês veem o uso de pronomes reflexivos em suas vidas diárias?". Isso ajudará os alunos a perceberem a importância e a relevância do que aprenderam na aula.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): O professor propõe que os alunos reflitam por um minuto silenciosamente sobre as perguntas:

    • "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    • "Quais questões ainda não foram respondidas?"

    Após o minuto de reflexão, o professor pede que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso permitirá ao professor entender melhor o que os alunos aprenderam e quais aspectos da aula ainda precisam ser reforçados.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos): Com base nas respostas dos alunos e nas observações feitas durante a aula, o professor dá um feedback geral sobre o progresso da turma. Ele pode destacar os pontos fortes, como a participação ativa dos alunos e a compreensão do conceito de pronomes reflexivos, e também apontar as áreas que precisam de mais prática ou revisão.

  5. Encerramento da Aula (1 minuto): O professor conclui a aula resumindo os principais pontos abordados e reforçando a importância do uso correto dos pronomes reflexivos para a comunicação efetiva em inglês. Ele também pode dar uma prévia do que será abordado na próxima aula, para que os alunos possam se preparar antecipadamente.

O Retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o aprendizado dos alunos, reforçar os conceitos importantes e identificar quaisquer áreas que possam precisar de revisão ou prática adicional.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos): O professor inicia a Conclusão relembrando os principais pontos abordados durante a aula. Ele recapitula a definição de pronomes reflexivos, a formação desses pronomes em inglês e as regras para seu uso adequado. O professor também enfatiza a importância de pronomes reflexivos na comunicação em inglês e como eles são usados em diferentes contextos.

  2. Conexão da Teoria com a Prática (1 - 2 minutos): O professor explica como a aula conectou a teoria à prática. Ele destaca as atividades de preenchimento de lacunas e de fala, que permitiram aos alunos praticar o uso de pronomes reflexivos em situações reais. O professor enfatiza que a prática regular é essencial para a aquisição de fluência no uso de pronomes reflexivos.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor sugere materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu conhecimento sobre pronomes reflexivos. Ele pode recomendar livros de gramática em inglês, sites educacionais, vídeos instrutivos e exercícios online. O professor também pode fornecer uma lista de frases com pronomes reflexivos para os alunos praticarem em casa.

  4. Importância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor ressalta a relevância dos pronomes reflexivos no dia a dia. Ele pode dar exemplos de como esses pronomes são usados em situações cotidianas, como em conversas informais, em textos escritos e em situações profissionais. O professor encoraja os alunos a prestarem atenção ao uso de pronomes reflexivos em suas interações em inglês, a fim de aprimorar suas habilidades nessa área.

  5. Encerramento da Aula (1 minuto): O professor conclui a aula agradecendo a participação dos alunos e encorajando-os a continuarem praticando o uso de pronomes reflexivos. Ele reitera a importância de dominar esse conceito para a comunicação efetiva em inglês e expressa sua confiança no progresso dos alunos. O professor também pode dar uma prévia do que será abordado na próxima aula, para que os alunos possam se preparar antecipadamente.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies