Entrar

Plano de aula de Pronomes: Reflexivos

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Pronomes: Reflexivos

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender o conceito de pronomes reflexivos em inglês: Os alunos devem ser capazes de entender o que são pronomes reflexivos e qual é a sua função na língua inglesa. Eles devem entender que, diferentemente de outros pronomes, os pronomes reflexivos são usados para se referir de volta ao sujeito da frase.

  2. Identificar e utilizar pronomes reflexivos corretamente: Os alunos devem ser capazes de identificar pronomes reflexivos em textos e frases em inglês, bem como usá-los corretamente em suas próprias produções escritas e orais. Eles devem entender que o pronome reflexivo deve concordar em pessoa e número com o sujeito da frase.

  3. Desenvolver habilidades de autoaprendizado e resolução de problemas: Através do aprendizado sobre pronomes reflexivos, os alunos devem ser incentivados a desenvolver suas habilidades de autoaprendizado e resolução de problemas. Eles devem ser capazes de identificar suas próprias dificuldades e buscar soluções para superá-las.

Objetivos secundários:

  • Aplicar o conhecimento em situações práticas: Os alunos devem ser capazes de aplicar o que aprenderam sobre pronomes reflexivos em situações práticas, como na escrita de textos, na leitura e compreensão de textos e na comunicação oral.

  • Desenvolver a confiança na comunicação em inglês: Ao adquirir um entendimento sólido de pronomes reflexivos, os alunos devem ganhar confiança em suas habilidades de comunicação em inglês, o que pode ajudá-los a se sentir mais confortáveis e competentes ao falar e escrever neste idioma.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo Anterior: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão de pronomes pessoais, pois estes são necessários para a compreensão dos pronomes reflexivos. A revisão pode ser feita através de uma rápida atividade de revisão ou um questionário interativo. O objetivo é garantir que os alunos tenham um entendimento sólido dos pronomes pessoais antes de avançarem para os reflexivos.

  2. Situação-Problema 1: O professor pode apresentar aos alunos a seguinte situação: "Imagine que você está escrevendo um e-mail para um amigo descrevendo o que você faz todos os dias. Como você usaria os pronomes reflexivos para se referir a si mesmo nesta situação?" Esta situação serve para despertar o interesse dos alunos e contextualizar a importância do uso correto dos pronomes reflexivos.

  3. Contextualização: O professor deve explicar que os pronomes reflexivos são usados frequentemente em inglês, especialmente em situações em que a ação do verbo se volta para o próprio sujeito. Por exemplo, em frases como "I hurt myself" (Eu me machuquei) ou "They enjoyed themselves" (Eles se divertiram). O professor pode ainda destacar que o uso correto de pronomes reflexivos é uma habilidade essencial na escrita acadêmica e no inglês formal.

  4. Introdução ao Tópico: Para captar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades sobre os pronomes reflexivos. Por exemplo, que em inglês, ao contrário de algumas outras línguas, os pronomes reflexivos são usados com mais frequência. Outra curiosidade é que, em inglês, os pronomes reflexivos são usados não apenas para se referir a uma única pessoa, mas também para se referir a um grupo de pessoas, como em "They enjoyed themselves" (Eles se divertiram).

  5. Situação-Problema 2: Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode propor o seguinte desafio: "Vamos ver se vocês conseguem identificar o uso correto de pronomes reflexivos em algumas frases. Aqui está a primeira: 'John and I hurt ourselves playing basketball'. Qual é o pronome reflexivo nesta frase e por que foi usado?". Esta atividade serve para preparar os alunos para o conteúdo que será abordado na aula e para avaliar o que eles já sabem sobre o tópico.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Jogo de Cartas Reflexivas (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente cartas com frases que contenham pronomes reflexivos. Cada carta deve ter uma frase em inglês de um lado e o pronome reflexivo sublinhado no outro. Por exemplo, uma carta pode ter a frase "I hurt myself" de um lado e "myself" sublinhado do outro lado. As cartas devem ser colocadas em uma pilha no centro da mesa.
    • Execução: Os alunos, em grupos de no máximo 5, devem sentar-se em torno da mesa onde as cartas estão. Cada grupo deve girar a vez de pegar uma carta da pilha e ler a frase em voz alta, prestando atenção ao pronome reflexivo. Em seguida, eles devem discutir em grupo por que o pronome reflexivo foi usado naquela frase. Se a discussão estiver difícil, o professor pode fornecer dicas ou explicações adicionais. Depois, o grupo deve tentar criar uma nova frase que use o mesmo pronome reflexivo, mas com um verbo diferente. Eles devem escrever essa nova frase em um pedaço de papel e passar para o próximo grupo. O jogo continua até que todas as cartas tenham sido usadas. O grupo que tiver criado o maior número de frases corretas no final do jogo é o vencedor.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo ajudar os alunos a identificar e usar pronomes reflexivos corretamente, bem como desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e trabalho em equipe.
  2. Atividade de "Eu e Meus Amigos" (10 - 15 minutos):

    • Preparação: O professor deve preparar antecipadamente uma lista de situações cotidianas ou atividades que os alunos possam se relacionar. Por exemplo: "Quando eu e meus amigos vamos ao cinema", "Quando eu e minha família fazemos um piquenique", "Quando eu e meus colegas de classe estudamos para uma prova", etc.
    • Execução: Os alunos, ainda em seus grupos, devem escolher uma das situações da lista e criar uma pequena história ou diálogo usando pronomes reflexivos para se referir aos participantes da atividade. Eles devem escrever a história ou diálogo em um pedaço de papel e preparar-se para apresentar para a classe. O professor deve circular pela sala, ajudando os grupos conforme necessário e garantindo que eles estejam usando pronomes reflexivos corretamente. Após o tempo determinado, cada grupo deve apresentar sua história ou diálogo para a classe. Após cada apresentação, o professor deve conduzir uma breve discussão sobre o uso correto (ou não) dos pronomes reflexivos na história ou diálogo.
    • Objetivo: Esta atividade tem como objetivo permitir que os alunos apliquem o que aprenderam sobre pronomes reflexivos em uma situação realista e significativa, bem como desenvolver suas habilidades de escrita e comunicação oral em inglês.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos):

    • Compartilhamento das Soluções: O professor deve solicitar que cada grupo compartilhe suas soluções ou conclusões sobre as atividades realizadas. Cada grupo terá no máximo 3 minutos para apresentar suas ideias. O professor deve incentivar todos os alunos a participarem da discussão, fazendo perguntas para garantir que todos os alunos compreendam as respostas e os conceitos discutidos.
    • Correção Coletiva: Após todas as apresentações, o professor deve fazer uma correção coletiva, apontando os acertos e possíveis erros cometidos pelos grupos. O objetivo é garantir que todos os alunos tenham uma compreensão correta e clara do uso de pronomes reflexivos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Discussão sobre a Teoria: Após a correção coletiva, o professor deve conduzir uma discussão para conectar a prática das atividades com a teoria. Isso pode ser feito através de perguntas como: "Como vocês usaram os pronomes reflexivos nas atividades? Isso está de acordo com o que aprendemos sobre pronomes reflexivos?". O objetivo é ajudar os alunos a fazerem a conexão entre o que fizeram nas atividades e a teoria que aprenderam.
  3. Reflexão Individual (3 - 5 minutos):

    • Perguntas de Reflexão: O professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Para isso, pode-se sugerir as seguintes perguntas:
      1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje sobre pronomes reflexivos?"
      2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"
    • Tempo para Respostas: Os alunos devem ter um minuto para pensar sobre cada pergunta. Após esse tempo, eles devem compartilhar suas respostas com a classe. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e deve incentivar a participação de todos.
  4. Feedback Final (1 - 2 minutos):

    • Feedback do Professor: O professor deve encerrar a aula dando um feedback final aos alunos. Ele pode elogiar os esforços dos alunos, ressaltar os pontos fortes da aula e sugerir áreas para melhoria. O professor deve também reforçar os conceitos-chave da aula e encorajar os alunos a continuar praticando o uso de pronomes reflexivos em suas atividades de estudo em casa.
    • Encerramento da Aula: O professor deve então encerrar a aula, agradecendo a participação dos alunos e lembrando-os do tema da próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo da Aula (2 - 3 minutos):

    • O professor deve começar a Conclusão recapitulando os pontos principais abordados durante a aula. Isso inclui a definição de pronomes reflexivos, a maneira como eles são usados na língua inglesa, a importância de concordância em pessoa e número, e a aplicação prática desses pronomes em diferentes contextos.
    • Para reforçar o aprendizado, o professor pode fazer perguntas breves para a classe e solicitar que os alunos respondam em coro. Por exemplo, "Qual é a função dos pronomes reflexivos?" ou "Como vocês usaram os pronomes reflexivos na atividade de 'Eu e Meus Amigos'?".
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria dos pronomes reflexivos com a prática através das atividades realizadas. Isso pode incluir uma breve discussão sobre como a compreensão teórica dos pronomes reflexivos ajudou os alunos a resolver os problemas práticos apresentados nas atividades.
    • Além disso, o professor pode destacar como o uso correto de pronomes reflexivos pode ser aplicado em situações do dia a dia, como na escrita de e-mails, na leitura de textos em inglês, e na comunicação oral.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para que os alunos possam aprofundar seu entendimento sobre pronomes reflexivos. Isso pode incluir livros didáticos, sites de aprendizado de idiomas, vídeos educativos, exercícios online, entre outros.
    • Além disso, o professor pode recomendar que os alunos pratiquem o uso de pronomes reflexivos em suas atividades de estudo diárias, como na leitura de textos, na escrita de redações, e na conversação em inglês.
  4. Relevância do Tópico (1 minuto):

    • Para concluir, o professor deve enfatizar a importância do tópico da aula, destacando como o uso correto de pronomes reflexivos pode melhorar a comunicação em inglês.
    • O professor pode também explicar que a habilidade de usar pronomes reflexivos apropriadamente é uma habilidade valiosa em muitos contextos, incluindo a escrita acadêmica, a comunicação profissional e as interações sociais.
    • Encorajando os alunos a aplicar o que aprenderam, o professor pode dizer: "Lembre-se, praticar o uso de pronomes reflexivos não apenas ajudará você a se tornar um melhor falante de inglês, mas também a se comunicar de forma mais eficaz e confiante em diversas situações.".
  5. Encerramento da Aula:

    • O professor deve então encerrar a aula, agradecendo aos alunos pela participação e lembrando-os do tópico da próxima aula.
Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies