Entrar

Plano de aula de Verbos: Futuro Perfeito

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Futuro Perfeito

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a estrutura e uso do Futuro Perfeito em Inglês: Este objetivo é o cerne da aula, onde os alunos devem ser capazes de identificar e compreender a estrutura e o uso do Futuro Perfeito em Inglês. Eles devem entender a formação do tempo verbal, bem como quando e como ele é usado em frases e contextos específicos.

  2. Aplicar o conhecimento do Futuro Perfeito em Inglês em situações práticas: Além de compreender a teoria por trás do Futuro Perfeito, os alunos devem ser capazes de aplicar esse conhecimento em situações práticas. Eles devem ser capazes de formular suas próprias frases no Futuro Perfeito e usá-lo corretamente em um contexto conversacional.

  3. Diferenciar entre o Futuro Perfeito e outros tempos verbais em Inglês: Por fim, os alunos devem ser capazes de distinguir claramente o Futuro Perfeito de outros tempos verbais em Inglês. Isso envolve a compreensão das diferenças sutis entre o Futuro Perfeito, Futuro Simples e Futuro Contínuo.

Objetivos secundários:

  • Desenvolver a habilidade de escuta ativa em Inglês: Durante a aula, os alunos terão a oportunidade de praticar a habilidade de escuta ativa em Inglês, uma vez que o professor irá demonstrar o uso do Futuro Perfeito em contextos diversos.

  • Promover a participação ativa e a colaboração em sala de aula: Através do uso de atividades interativas e discussões em grupo, a aula também deve promover a participação ativa e a colaboração entre os alunos.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores (3 - 5 minutos): O professor deve começar a aula revisando brevemente os tempos verbais já estudados. Ele pode pedir aos alunos para darem exemplos de tempos verbais passados e futuros que eles já conhecem. Esta revisão ajudará a preparar o terreno para a Introdução do Futuro Perfeito.

  2. Situação problema (3 - 5 minutos): Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problema que ajudarão a contextualizar a importância do Futuro Perfeito:

    • Situação 1: O professor pode dizer: "Imagine que você está descrevendo um evento que acontecerá no futuro. No entanto, esse evento ocorrerá depois de outro evento que também será concluído no futuro. Como você expressaria isso em inglês?"

    • Situação 2: O professor pode dizer: "Agora, imagine que você está escrevendo uma carta para um amigo, explicando o que você planeja fazer durante o próximo ano. Como você usaria o Futuro Perfeito para expressar o que você terá feito até o final do ano?"

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve explicar a importância do Futuro Perfeito, destacando que é um tempo verbal frequentemente usado em situações cotidianas, como em previsões e planos futuros. Ele pode mencionar exemplos em que o Futuro Perfeito é utilizado, como em notícias, relatórios e conversas informais.

  4. Apresentação do tópico (2 - 3 minutos): Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades sobre o Futuro Perfeito:

    • Curiosidade 1: O Futuro Perfeito em inglês tem a mesma forma para todos os sujeitos, o que o torna mais simples do que alguns outros tempos verbais.

    • Curiosidade 2: O Futuro Perfeito é usado com menos frequência na fala do dia a dia em comparação com outros tempos verbais, mas ainda é muito importante em escrita formal, como em trabalhos acadêmicos e profissionais.

O professor deve encerrar a Introdução informando aos alunos que, ao final da aula, eles serão capazes de usar o Futuro Perfeito em inglês de maneira adequada e confiante.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria e explicação do Futuro Perfeito (10 - 12 minutos): O professor deve começar a parte teórica da aula explicando a estrutura do Futuro Perfeito em Inglês. Ele deve destacar que o Futuro Perfeito é formado pelo uso do verbo auxiliar "will" (ou "shall" na primeira pessoa do singular) seguido do verbo principal no particípio passado.

    • Exemplo: "By the time I finish my homework, my friends will have arrived." (No momento em que eu terminar minha lição de casa, meus amigos já terão chegado.)
  2. Exemplos e prática guiada (5 - 7 minutos): O professor deve então fornecer vários exemplos de frases no Futuro Perfeito e passar para uma prática guiada. Ele pode pedir aos alunos para completarem frases com a forma correta do Futuro Perfeito, explicando a lógica por trás de cada resposta.

    • Exemplo de preenchimento de lacunas: "By the time we get to the cinema, the movie ____ ____." (Quando chegarmos ao cinema, o filme já terá começado.)
  3. Discussão e esclarecimento de dúvidas (3 - 4 minutos): O professor deve então abrir espaço para perguntas e discussões, permitindo que os alunos esclareçam quaisquer dúvidas que possam ter. Ele deve estar preparado para explicar novamente a estrutura do Futuro Perfeito e fornecer exemplos adicionais, se necessário.

  4. Uso do Futuro Perfeito em situações reais (2 - 3 minutos): Finalmente, o professor deve apresentar aos alunos algumas situações do cotidiano em que o Futuro Perfeito é frequentemente usado. Isso pode incluir cenários de planejamento, previsão e expectativa.

    • Exemplo de situação: "Você está planejando uma festa de aniversário para um amigo. Você pode dizer: 'By the time the guests arrive, I will have decorated the whole house.'" (Quando os convidados chegarem, eu já terei decorado toda a casa.)

O professor deve enfatizar que a prática é fundamental para o domínio do Futuro Perfeito, e que os alunos terão a oportunidade de praticar mais durante a parte de exercícios da aula.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Revisão e recapitulação (3 - 4 minutos): O professor deve iniciar a fase de Retorno revisando os principais pontos abordados durante a aula. Ele pode pedir aos alunos para recapitularem a estrutura do Futuro Perfeito e o contexto em que é usado. Esta revisão ajudará a consolidar o conhecimento adquirido e a identificar quaisquer lacunas na compreensão dos alunos.

  2. Conexão com o mundo real (3 - 4 minutos): Em seguida, o professor deve estabelecer uma conexão entre o que foi aprendido e a aplicação no mundo real. Ele pode fazer isso apresentando exemplos adicionais de como o Futuro Perfeito é usado em situações cotidianas.

    • Exemplo 1: O professor pode dizer: "Quando assistimos a um jogo de futebol na TV, frequentemente ouvimos os comentaristas dizendo coisas como 'By the time he kicks the ball, the game will have ended.' (Quando ele chutar a bola, o jogo já terá terminado.) Isso é um exemplo de Futuro Perfeito sendo usado para expressar uma ação futura que será concluída antes de outra ação futura."

    • Exemplo 2: O professor pode dizer: "Nos noticiários, muitas vezes ouvimos os repórteres dizendo coisas como 'By the end of the day, the government will have made an announcement.' (Até o final do dia, o governo já terá feito um anúncio.) Mais uma vez, isso é Futuro Perfeito sendo usado para expressar uma ação futura que será concluída antes de um ponto específico no futuro."

  3. Reflexão final (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve propor que os alunos reflitam silenciosamente por um minuto sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como:

    1. "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?"
    2. "Quais questões ainda não foram respondidas?"

    O professor deve então pedir que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a classe. Essa atividade ajudará a reforçar o aprendizado e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de revisão adicional.

  4. Feedback do professor (1 minuto): O professor deve encerrar a aula fornecendo feedback aos alunos sobre seu desempenho e participação. Ele deve elogiar os esforços dos alunos e fornecer sugestões construtivas para melhorias futuras. O professor também pode reforçar a importância do Futuro Perfeito e incentivar os alunos a continuar praticando o tempo verbal em suas atividades de estudo independente.

O Retorno é uma parte crucial da aula, pois permite que os alunos consolidem o que aprenderam e vejam a relevância do conteúdo para suas vidas cotidianas. Além disso, proporciona ao professor a oportunidade de avaliar a eficácia de sua instrução e fazer ajustes, se necessário, para aulas futuras.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (2 - 3 minutos): O professor deve começar a parte de Conclusão da aula recapitulando os pontos-chave do conteúdo abordado durante a aula. Isso inclui a estrutura do Futuro Perfeito, seu uso em contextos específicos e a diferença entre o Futuro Perfeito e outros tempos verbais. O professor pode pedir aos alunos para resumirem o que aprenderam em suas próprias palavras, verificando assim a compreensão dos alunos e reforçando a retenção do conteúdo.

  2. Conexão entre teoria, prática e aplicações (1 - 2 minutos): O professor deve então explicar como a aula conectou a teoria do Futuro Perfeito com a prática de formular frases e situações reais. Ele deve enfatizar que, ao compreender a estrutura do Futuro Perfeito, os alunos são capazes de usá-lo corretamente em suas próprias comunicações em inglês, seja em conversas cotidianas, escrita acadêmica ou profissional.

  3. Materiais extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de estudo adicionais para os alunos que desejam aprofundar seu entendimento do Futuro Perfeito. Isso pode incluir sites de aprendizagem de idiomas, livros de gramática, exercícios online e vídeos instrucionais. O professor pode fornecer uma lista desses recursos e incentivá-los a explorá-los em seu próprio ritmo.

  4. Importância do Futuro Perfeito (1 minuto): Finalmente, o professor deve resumir a importância do Futuro Perfeito. Ele deve explicar que, embora não seja usado com tanta frequência na fala do dia a dia, é um tempo verbal essencial em contextos formais e escritos, e entender como usá-lo corretamente melhorará a fluência geral dos alunos em inglês.

O professor deve encerrar a aula reforçando a importância da prática contínua e do estudo independente para a compreensão e o domínio do Futuro Perfeito. Ele deve encorajar os alunos a revisarem o material da aula, a praticarem a formação de frases no Futuro Perfeito e a buscarem oportunidades de uso do tempo verbal em sua comunicação diária. Além disso, o professor deve estar disponível para responder a quaisquer perguntas adicionais que os alunos possam ter após a aula.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies