🇧🇷
Entrar

Plano de aula de Verbos: Phrasal Verbs

Inglês

Original Teachy

'EM13LGG403'

Verbos: Phrasal Verbs

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão de Phrasal Verbs: Os alunos devem entender o conceito de phrasal verbs, que são verbos seguidos de preposições ou advérbios que, juntos, formam um novo significado. O professor deve explicar que a separação dessas palavras pode alterar completamente o sentido do verbo, dificultando a tradução literal.

  2. Identificação de Phrasal Verbs: Depois de entender o conceito, os alunos devem ser capazes de identificar phrasal verbs em um texto ou conversa. Isso envolve a capacidade de reconhecer os verbos e as preposições ou advérbios associados que formam o phrasal verb.

  3. Aplicação de Phrasal Verbs: Finalmente, os alunos devem ser capazes de aplicar phrasal verbs em suas próprias produções de texto, seja na escrita formal ou informal, ou na fala. Isso implica em compreender o contexto apropriado para o uso dessas expressões e em empregá-las corretamente.

Objetivos Secundários:

  • Ampliação de Vocabulário: Paralelamente ao estudo dos phrasal verbs, os alunos serão expostos a um novo vocabulário, o que contribuirá para a ampliação de seus conhecimentos linguísticos.

  • Melhoria na Compreensão de Textos e Conversas: A habilidade de identificar e compreender phrasal verbs será uma ferramenta importante para a leitura e audição de textos e conversas em inglês, tornando-se um recurso valioso para o aprendizado contínuo da língua.

Introdução (10 - 12 minutos)

  1. Revisão de Conceitos Anteriores: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de verbos e preposições, que são essenciais para a compreensão de phrasal verbs. Isso pode ser feito através de uma rápida revisão interativa, onde os alunos são convidados a lembrar e compartilhar exemplos de verbos e preposições. O professor pode também introduzir alguns exemplos de frases comuns que usam verbos e preposições, para que os alunos possam observar como essas palavras se combinam e alteram o sentido do verbo.

  2. Situações Problema: O professor deve apresentar duas situações que irão despertar o interesse dos alunos e motivá-los a aprender sobre phrasal verbs. A primeira situação pode ser a leitura de um texto em inglês que contém vários phrasal verbs, desafiando os alunos a identificá-los. A segunda situação pode ser uma breve discussão sobre a importância dos phrasal verbs na comunicação cotidiana em inglês, ressaltando que o seu uso incorreto pode levar a mal-entendidos.

  3. Contextualização: O professor deve explicar que os phrasal verbs são uma parte importante da língua inglesa, amplamente utilizados em conversas informais, na literatura e na mídia. Além disso, deve destacar que o domínio dos phrasal verbs pode melhorar significativamente a fluência e a compreensão do inglês, tornando a comunicação mais natural e eficaz.

  4. Introdução do Tópico: Após estabelecer a importância e a relevância dos phrasal verbs, o professor pode introduzir o tópico da aula de forma atraente. Por exemplo, pode compartilhar algumas curiosidades sobre phrasal verbs, como o fato de que muitos deles têm múltiplos significados, ou que alguns phrasal verbs são específicos de certas regiões ou países de língua inglesa. Outra opção é apresentar uma breve história ou anedota que envolva o uso de phrasal verbs, para ilustrar como eles podem ser usados de forma criativa e expressiva.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Caça ao Phrasal Verb (10 - 12 minutos): O professor dividirá a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá um conjunto de cartões. Cada cartão terá uma frase em inglês que contém um phrasal verb. No verso do cartão, estará a definição literal das palavras do phrasal verb. O objetivo do jogo é que os alunos identifiquem o phrasal verb na frase e correspondam com a definição literal. O primeiro grupo a combinar corretamente todos os cartões será o vencedor. Essa atividade, além de promover a interação e colaboração entre os alunos, também reforçará a compreensão do conceito de phrasal verb e a habilidade de identificá-los.

    1. Preparação da Atividade: O professor deve preparar previamente os cartões com as frases e as definições. As frases devem ser retiradas de textos autênticos em inglês, como notícias, músicas, livros, etc., para garantir a contextualização e a relevância dos phrasal verbs. As definições devem ser literais e escritas de forma clara, para evitar ambiguidades.

    2. Execução da Atividade: O professor deve distribuir os cartões para os grupos e explicar as regras do jogo. Durante a atividade, o professor deve circular pela sala, observando o progresso dos grupos, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedback.

    3. Discussão e Feedback: Após a Conclusão da atividade, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde cada grupo compartilha as frases e os phrasal verbs que identificou. O professor deve corrigir quaisquer erros e reforçar os conceitos aprendidos.

  2. Atividade de Role-Playing (10 - 12 minutos): Ainda em grupos, os alunos serão convidados a criar diálogos curtos utilizando os phrasal verbs que identificaram na atividade anterior. Cada grupo deve se concentrar em um cenário específico (por exemplo, um diálogo em um restaurante, em uma loja, etc.). Os alunos devem se esforçar para usar os phrasal verbs de forma apropriada e natural, de acordo com o contexto. Ao final, cada grupo apresentará seu diálogo para a turma. Essa atividade permitirá que os alunos apliquem os phrasal verbs em situações reais de comunicação, promovendo a prática oral e a fluência.

    1. Preparação da Atividade: O professor deve fornecer aos grupos alguns exemplos de diálogos que usam phrasal verbs, para servir como modelo. Os grupos devem ter tempo para discutir e planejar o seu diálogo, decidindo quais phrasal verbs usar e como usá-los. O professor deve estar disponível para orientar e esclarecer dúvidas.

    2. Execução da Atividade: Cada grupo apresentará seu diálogo para a turma. O professor e os outros alunos devem prestar atenção ao uso dos phrasal verbs, fornecendo feedback construtivo.

    3. Discussão e Feedback: Após todas as apresentações, o professor deve promover uma discussão em sala de aula, onde os grupos podem compartilhar suas experiências e dificuldades na criação dos diálogos. O professor deve fornecer feedback individual e coletivo, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria.

  3. Atividade de Desenho (5 - 8 minutos): Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, os alunos serão desafiados a desenhar uma cena que represente o significado de um phrasal verb. Cada grupo receberá um phrasal verb diferente para trabalhar. Os desenhos serão exibidos na sala de aula e os outros grupos deverão adivinhar o phrasal verb representado. Essa atividade lúdica e visual ajudará os alunos a consolidar o significado dos phrasal verbs de forma divertida e memorável.

    1. Preparação da Atividade: O professor deve preparar previamente os phrasal verbs para a atividade e providenciar materiais de desenho (papel, lápis de cor, etc.).

    2. Execução da Atividade: O professor deve distribuir os phrasal verbs para os grupos e explicar as regras da atividade. Os alunos terão um tempo determinado para desenhar.

    3. Discussão e Feedback: Após a Conclusão da atividade, os desenhos serão exibidos e os outros grupos deverão adivinhar o phrasal verb representado. O professor deve corrigir quaisquer erros e fornecer feedback.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve organizar uma discussão em grupo, onde cada grupo compartilha as soluções ou conclusões que chegaram durante as atividades. Isso permitirá que os alunos aprendam uns com os outros, além de promover a prática da habilidade de fala em inglês. Durante a discussão, o professor deve incentivar os alunos a explicarem o raciocínio por trás de suas escolhas e a se referirem às regras e exemplos apresentados na aula. O professor deve moderar a discussão, garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de falar e que a conversa se mantenha focada no tópico da aula.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após a discussão em grupo, o professor deve fazer uma breve recapitulação da aula, reiterando os conceitos principais e a conexão entre a teoria e as atividades práticas. O professor pode, por exemplo, revisar alguns dos phrasal verbs mais desafiadores que foram identificados pelos alunos e explicar novamente o seu significado e uso. Além disso, o professor deve destacar como as habilidades de identificação e aplicação de phrasal verbs foram desenvolvidas durante as atividades em grupo.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para concluir a aula, o professor deve propor que os alunos façam uma breve reflexão individual sobre o que aprenderam. O professor deve fazer perguntas que estimulem a reflexão, como:

    1. Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?
    3. Como você pode aplicar o que aprendeu hoje em situações reais de comunicação em inglês?

    Os alunos devem ter um minuto para pensar em suas respostas. Em seguida, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas reflexões com a turma, se eles se sentirem confortáveis para isso. O professor deve incentivar respostas honestas e abertas, e garantir que todos os alunos sejam ouvidos e respeitados.

  4. Feedback e Encerramento (1 minuto): Por fim, o professor deve agradecer a participação dos alunos e reforçar a importância do estudo contínuo e da prática na melhoria das habilidades em inglês. O professor deve também informar aos alunos sobre as próximas aulas e tarefas, e encorajá-los a entrar em contato em caso de dúvidas ou dificuldades.

    O professor deve aproveitar esse momento para coletar feedback dos alunos sobre a aula, perguntando, por exemplo, o que eles gostaram mais e menos, ou o que acharam mais desafiador. Isso permitirá ao professor ajustar e melhorar as aulas futuras, de acordo com as necessidades e interesses dos alunos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação (1 - 2 minutos): O professor deve iniciar a Conclusão relembrando os pontos-chave da aula. Isso inclui a definição de phrasal verbs, a importância deles na língua inglesa e a habilidade desenvolvida pelos alunos para identificar e aplicar essas expressões. O professor pode recapitular alguns dos phrasal verbs mais relevantes que foram discutidos durante a aula, reforçando seus significados e usos.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria, a prática e as aplicações. O professor pode destacar como a atividade de "Caça ao Phrasal Verb" e o "Role-Playing" permitiram aos alunos aplicar a teoria dos phrasal verbs em situações práticas de comunicação. Além disso, o professor pode ressaltar como a atividade de desenho proporcionou uma aplicação lúdica e criativa dos phrasal verbs.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir alguns materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre phrasal verbs. Isso pode incluir livros de gramática, sites educacionais, vídeos online e músicas em inglês. O professor pode, por exemplo, recomendar o uso do Cambridge Dictionary Online e do Oxford Learner's Dictionaries, que oferecem explicações detalhadas de phrasal verbs, exemplos de uso e atividades interativas. Além disso, o professor pode sugerir que os alunos pratiquem a identificação e aplicação de phrasal verbs lendo textos em inglês, assistindo a filmes e séries, ouvindo músicas e podcasts, e participando de conversas em inglês.

  4. Importância do Tópico (1 minuto): Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos phrasal verbs no dia a dia, não apenas para a comunicação em inglês, mas também para a compreensão de textos e conversas. O professor pode lembrar aos alunos que os phrasal verbs são amplamente utilizados em diversos contextos, desde conversas informais e textos literários até discursos políticos e acadêmicos. Portanto, a habilidade de identificar e aplicar phrasal verbs é fundamental para a fluência e a eficácia na comunicação em inglês.

  5. Encerramento (1 minuto): O professor deve encerrar a aula agradecendo a participação e o esforço dos alunos, e encorajando-os a continuar estudando e praticando. O professor deve reforçar a disponibilidade para esclarecer dúvidas e a importância do feedback dos alunos para o aprimoramento das futuras aulas. Por fim, o professor deve lembrar aos alunos sobre as tarefas ou atividades que devem ser realizadas para a próxima aula, se houver.

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies