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Plano de aula de Determinantes: Propriedades

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de determinante e suas propriedades: Os alunos devem ser capazes de entender o que é um determinante e como ele é calculado, além de conhecer as principais propriedades que regem essa operação matemática.

  2. Aplicar as propriedades dos determinantes em cálculos práticos: Após entender as propriedades dos determinantes, os alunos devem ser capazes de aplicá-las em cálculos práticos, resolvendo exercícios que envolvam a manipulação dessas propriedades.

  3. Resolver sistemas lineares usando determinantes: A habilidade de resolver sistemas lineares usando determinantes é um dos principais Objetivos desta aula. Os alunos devem ser capazes de utilizar as propriedades dos determinantes para resolver eficientemente esse tipo de problema.

Objetivos secundários:

  • Estimular o pensamento crítico e analítico: Além do aspecto matemático, a resolução de sistemas lineares usando determinantes exige dos alunos um pensamento lógico, crítico e analítico. Portanto, um objetivo secundário é desenvolver essas habilidades em paralelo com o conteúdo matemático.

  • Promover a colaboração em grupo: A aula invertida é propícia para promover a colaboração entre os alunos. Portanto, outro objetivo secundário é incentivar a troca de ideias e o trabalho em equipe durante a resolução dos exercícios.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios: O professor deve iniciar a aula relembrando os conceitos de sistemas lineares e matrizes, pois são fundamentais para a compreensão do tópico a ser abordado. Essa revisão pode ser feita de forma interativa, solicitando que os alunos compartilhem o que lembram sobre o assunto e esclarecendo dúvidas que possam surgir. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-problema: O professor pode propor duas situações iniciais para despertar o interesse dos alunos no tópico. A primeira pode envolver a resolução de um sistema linear de duas equações e duas incógnitas sem o uso de determinantes, para que os alunos percebam a complexidade da tarefa. A segunda pode ser a apresentação de uma matriz quadrada e a pergunta: "Existe alguma forma de simplificar o cálculo de um sistema linear usando essa matriz?" Estas situações servirão como gatilho para a Introdução da teoria sobre determinantes. (3 - 5 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância dos determinantes, mostrando aplicações práticas em diversas áreas, como engenharia, ciências físicas e economia. Por exemplo, na engenharia, os determinantes são usados para resolver problemas de mecânica estrutural. Na economia, são usados para analisar a viabilidade de investimentos. Essas aplicações reforçam a importância do tópico e ajudam a motivar os alunos. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao tópico: O professor deve então introduzir o conceito de determinante, explicando que é um valor único associado a uma matriz quadrada. Pode também mencionar que o cálculo de determinantes tem propriedades interessantes e úteis, que serão exploradas na aula. Para despertar a curiosidade dos alunos, o professor pode apresentar algumas curiosidades sobre determinantes, como a de que o determinante de uma matriz é zero se e somente se a matriz não é invertível. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade Lúdica: "O Detetive dos Determinantes" (10 - 12 minutos)

    1.1. Preparação: O professor deve dividir a classe em grupos de no máximo cinco alunos e distribuir um conjunto de cartões coloridos para cada grupo. Cada cor representa um valor numérico diferente. Por exemplo, o cartão azul pode representar o valor 1, o vermelho o valor 2, e assim por diante. Além disso, o professor deve preparar uma série de matrizes quadradas simples (por exemplo, 2x2 e 3x3) em folhas de papel.

    1.2. Execução: Cada grupo recebe uma matriz e deve preencher os elementos da matriz com os cartões coloridos, seguindo a regra de que cada cartão de uma determinada cor deve ser usado apenas uma vez na matriz. O objetivo é que o grupo consiga montar a matriz de tal forma que o determinante seja igual a um valor predefinido.

    1.3. Vitória: O primeiro grupo que conseguir montar a matriz corretamente e calcular o determinante corretamente ganha a rodada. O professor deve garantir que todos os grupos compreendam o procedimento e a lógica por trás da atividade.

  2. Atividade de Discussão em Grupo: "Determinantes no Mundo Real" (5 - 7 minutos)

    2.1. Preparação: O professor deve preparar uma lista de problemas do mundo real que podem ser resolvidos usando determinantes. Por exemplo, a determinação da viabilidade econômica de um projeto de investimento, a resolução de um sistema de equações lineares que modela um problema de engenharia, etc.

    2.2. Execução: Os grupos devem escolher um problema da lista e discutir em conjunto como os determinantes podem ser usados para resolvê-lo. Cada grupo deve apresentar sua solução para a classe.

    2.3. Vitória: O grupo com a solução mais criativa e bem explicada ganha a atividade. O professor deve reforçar a importância dos determinantes no mundo real e a relevância do tópico para as carreiras dos alunos.

  3. Atividade Prática: "Resolvendo Sistemas Lineares com Determinantes" (5 - 6 minutos)

    3.1. Preparação: O professor deve preparar uma série de sistemas lineares simples (por exemplo, 2x2 e 3x3) em folhas de papel. O professor também deve preparar uma lista de passos para a resolução de sistemas lineares usando determinantes.

    3.2. Execução: Cada grupo recebe um sistema linear e deve resolvê-lo usando os determinantes. O professor deve circular pela sala para ajudar e esclarecer dúvidas.

    3.3. Vitória: O grupo que conseguir resolver a maior quantidade de sistemas lineares corretamente ganha a atividade. O professor deve revisar as soluções corretas com a classe e esclarecer qualquer dúvida que possa surgir.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos): O professor deve reunir todos os alunos e permitir que cada grupo compartilhe suas soluções ou conclusões das atividades realizadas. Esta é uma oportunidade para os alunos aprenderem uns com os outros, pois podem ser expostos a diferentes abordagens e estratégias para resolver os mesmos problemas. O professor deve incentivar a participação de todos os grupos, garantindo que cada um tenha a chance de compartilhar.

  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos): Após as apresentações dos grupos, o professor deve conectar as atividades realizadas com a teoria apresentada na Introdução. Isso pode ser feito destacando como as propriedades dos determinantes foram aplicadas nas atividades e como elas ajudaram a resolver os problemas propostos. O professor deve enfatizar a importância de entender as propriedades dos determinantes e como elas podem facilitar a resolução de sistemas lineares.

  3. Reflexão sobre a Aprendizagem (2 - 3 minutos): Para consolidar o aprendizado, o professor deve propor que os alunos reflitam em silêncio por um minuto sobre as seguintes perguntas:

    1. Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?
    2. Quais questões ainda não foram respondidas?

    Após o minuto de reflexão, o professor deve pedir a alguns voluntários que compartilhem suas respostas com a classe. Isso pode ajudar o professor a avaliar o nível de compreensão dos alunos e identificar quaisquer lacunas no aprendizado que precisem ser abordadas em aulas futuras.

  4. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve agradecer a participação de todos, elogiar os esforços dos alunos e fornecer feedback construtivo. O professor deve reforçar os principais pontos de aprendizado e lembrar aos alunos que as propriedades dos determinantes são um conceito fundamental que será utilizado em tópicos futuros. O professor deve também encorajar os alunos a continuarem praticando a resolução de sistemas lineares com determinantes para fortalecer ainda mais suas habilidades.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Deve resumir o conceito de determinante e suas propriedades, destacando como essas propriedades foram aplicadas nas atividades práticas. Também deve relembrar a importância dos determinantes na resolução de sistemas lineares e como eles podem simplificar o cálculo desses sistemas.

  2. Conexão entre Teoria e Prática (1 - 2 minutos): O professor deve enfatizar como a aula conectou a teoria, as atividades práticas e as discussões em grupo. Deve explicar como a teoria dos determinantes foi aplicada na prática para resolver sistemas lineares, e como as atividades lúdicas e de discussão ajudaram a solidificar o entendimento dos alunos sobre o assunto.

  3. Materiais Complementares (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre determinantes. Pode indicar livros didáticos, sites de matemática, vídeos explicativos, entre outros. Deve também encorajar os alunos a continuar praticando a resolução de sistemas lineares com determinantes por conta própria.

  4. Relevância do Assunto (1 minuto): Por fim, o professor deve reforçar a importância dos determinantes no dia a dia e em diversas áreas de estudo e carreira. Pode dar exemplos de como os determinantes são usados na engenharia, nas ciências físicas, na economia, entre outros. Deve ressaltar que, além de ser um tópico importante para a matemática, a habilidade de resolver sistemas lineares usando determinantes também desenvolve um pensamento crítico e analítico que é útil em muitas outras situações da vida.

Esta Conclusão ajudará os alunos a consolidar o que aprenderam, a entender a relevância do assunto e a se motivar para continuar estudando e praticando.

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Matemática

Problemas de Regra de 3 Indireta - EM13MAT314

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de Regra de 3 Indireta e sua aplicação em situações problemas.
  2. Desenvolver habilidades para resolver problemas práticos utilizando a Regra de 3 Indireta.
  3. Praticar a aplicação da Regra de 3 Indireta em contextos do mundo real, como por exemplo, em situações de consumo de recursos, produção de bens, entre outros.

Objetivos Secundários:

  • Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de abstração dos alunos.
  • Promover a prática de resolução de problemas complexos, incentivando a busca por soluções criativas e eficientes.
  • Fomentar a compreensão e a aplicação de conceitos matemáticos em situações reais, demonstrando a importância da matemática no cotidiano.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos prévios: O professor deve começar a aula fazendo uma breve revisão dos conceitos de proporção, grandezas direta e inversamente proporcionais, e da Regra de Três Simples. Isso é importante para que os alunos possam estabelecer conexões entre os conceitos já aprendidos e o novo conteúdo que será apresentado. O professor pode usar exemplos simples e práticos para reforçar a revisão, como calcular a quantidade de ingredientes necessários para dobrar uma receita.

  2. Situação-problema: Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problemas que envolvam a Regra de 3 Indireta. Por exemplo:

    • Se uma equipe de 8 operários leva 10 dias para fazer um trabalho, em quantos dias 12 operários fariam o mesmo trabalho?
    • Se uma pessoa consegue pintar uma casa em 10 dias, em quantos dias 2 pessoas conseguiriam pintar a mesma casa?
  3. Contextualização: O professor deve então explicar a importância da Regra de 3 Indireta, demonstrando como ela pode ser útil em diversas situações do cotidiano e em diferentes campos de conhecimento, como economia, engenharia, administração, entre outros. Por exemplo, a Regra de 3 Indireta pode ser usada para calcular o tempo necessário para fabricar um determinado número de produtos, considerando a quantidade de operários trabalhando.

  4. Introdução ao tópico: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode apresentar duas curiosidades ou aplicações práticas da Regra de 3 Indireta:

    • A primeira curiosidade pode ser sobre a origem do termo "Regra de 3", que vem do latim "regula tri", e significa "regra do três".
    • A segunda curiosidade pode ser sobre como a Regra de 3 Indireta é usada na medicina para calcular a dosagem de medicamentos. Por exemplo, se uma pessoa precisa tomar 10mg de um medicamento por dia e o medicamento está disponível em comprimidos de 20mg, ela deve partir o comprimido ao meio e tomar metade do comprimido por dia, ou seja, a quantidade de medicamento é inversa ao tamanho do comprimido.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Teoria (10 - 12 minutos):

    • O professor deve começar explicando o que é a Regra de 3 Indireta, apresentando a fórmula e demonstrando como ela é derivada a partir da proporção.
    • A fórmula da Regra de 3 Indireta é: $A \times B = C \times D$, onde $A$ e $C$ são grandezas inversamente proporcionais, e $B$ e $D$ são as grandezas correspondentes.
    • O professor deve então demonstrar como aplicar a fórmula, usando os exemplos das situações-problema apresentadas na Introdução. Ele deve destacar a importância de identificar corretamente as grandezas direta e inversamente proporcionais.
    • O professor deve também mostrar como simplificar a fórmula, dividindo $A$ por $D$ e $C$ por $B$, e como verificar se a resposta está correta, multiplicando os valores obtidos.
  2. Prática (10 - 13 minutos):

    • O professor deve propor uma série de exercícios para os alunos praticarem a resolução de problemas por meio da Regra de 3 Indireta. Os exercícios devem ser variados e contextualizados, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam de forma significativa.
    • Os alunos devem ser incentivados a resolver os problemas em grupos, para que possam discutir suas estratégias e trocar ideias. O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos que encontrarem dificuldades.
    • Após a resolução dos problemas, o professor deve corrigi-los em conjunto com a turma, explicando passo a passo a resolução de cada um.
  3. Reflexão (3 - 5 minutos):

    • Para finalizar a etapa de Desenvolvimento, o professor deve propor que os alunos reflitam sobre o que aprenderam. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que vocês aprenderam hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O professor deve encorajar os alunos a expressarem suas dúvidas e opiniões, e deve esclarecer qualquer ponto que ainda não esteja claro para a turma.
    • O objetivo desta reflexão é consolidar o aprendizado e preparar os alunos para a próxima etapa, que é a aplicação do conhecimento adquirido.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos):

    • O professor deve iniciar esta etapa promovendo uma discussão em grupo sobre a resolução dos exercícios. Cada grupo deve compartilhar as estratégias que utilizou para resolver os problemas de Regra de 3 Indireta, e o professor deve incentivar os outros grupos a fazerem perguntas e comentários.
    • O professor deve destacar as diferentes abordagens utilizadas pelos grupos e ressaltar que não há apenas um caminho para resolver um problema matemático. Isso ajuda a promover o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.
  2. Conexão com a Teoria (2 - 3 minutos):

    • Em seguida, o professor deve pedir aos alunos que reflitam sobre como a teoria da Regra de 3 Indireta se aplicou na prática, ou seja, como eles utilizaram os conceitos aprendidos para resolver os problemas propostos.
    • O professor pode fazer perguntas direcionadas para facilitar a reflexão, como: "Como vocês identificaram as grandezas direta e inversamente proporcionais nos problemas?", "Como vocês simplificaram a fórmula para encontrar o valor de uma das grandezas?", "Como vocês verificaram se a resposta estava correta?".
  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos):

    • Para encerrar a etapa de Retorno, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam na aula. Ele pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?".
    • O professor deve dar um minuto para os alunos pensarem sobre as perguntas, e depois pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso ajuda a identificar os pontos que foram bem compreendidos e os que ainda precisam ser reforçados.
    • O professor deve encorajar os alunos a expressarem suas dúvidas e opiniões, e deve esclarecer qualquer ponto que ainda não esteja claro para a turma.
    • O objetivo desta reflexão é consolidar o aprendizado e preparar os alunos para a próxima aula, reforçando a importância do conteúdo aprendido e incentivando a continuidade dos estudos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos):

    • O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados na aula. Isso inclui a definição de Regra de 3 Indireta, a fórmula para resolvê-la, a diferença entre grandezas direta e inversamente proporcionais, e a importância de simplificar a fórmula e verificar a resposta.
    • O professor pode utilizar um esquema visual ou um quadro resumo para ilustrar esses conceitos, o que pode facilitar a compreensão e a memorização dos alunos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos):

    • Em seguida, o professor deve explicar como a aula conectou a teoria da Regra de 3 Indireta com a prática de resolução de problemas e suas aplicações no mundo real.
    • Ele pode destacar, por exemplo, como a teoria da Regra de 3 Indireta foi aplicada na prática para resolver as situações-problema propostas, e como essas situações se relacionam com problemas do cotidiano, como o cálculo de tempo e recursos em diferentes contextos.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos):

    • O professor deve sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a Regra de 3 Indireta. Isso pode incluir livros de matemática, sites educacionais, vídeos explicativos, e exercícios adicionais.
    • Ele pode, por exemplo, indicar um vídeo online que explique a Regra de 3 Indireta de uma forma diferente da aula, ou um site que ofereça exercícios interativos para os alunos praticarem.
  4. Importância do Assunto (1 minuto):

    • Para concluir, o professor deve ressaltar a importância da Regra de 3 Indireta no cotidiano e em diversas áreas de conhecimento. Ele pode dar exemplos de como a Regra de 3 Indireta pode ser aplicada em situações do dia a dia, como no cálculo de tempo e recursos, e também em campos profissionais, como na administração de empresas, na engenharia, na economia, entre outros.
    • O professor deve enfatizar que o aprendizado da Regra de 3 Indireta não é apenas útil para resolver problemas matemáticos, mas também para desenvolver habilidades importantes, como o raciocínio lógico, a capacidade de abstração, e a resolução de problemas complexos.
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Matemática

Polinômios: Propriedades

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreensão das propriedades de polinômios: O objetivo principal desta aula é que os alunos entendam e sejam capazes de identificar as diferentes propriedades dos polinômios. Eles devem ser capazes de reconhecer a natureza dos polinômios e as implicações de suas propriedades.

  2. Aplicação das propriedades de polinômios: Além de entender as propriedades dos polinômios, os alunos devem ser capazes de aplicar esse conhecimento a problemas práticos. Eles devem ser capazes de resolver equações e inequações polinomiais, identificar e classificar polinômios, e simplificar expressões polinomiais usando as propriedades aprendidas.

  3. Desenvolvimento do pensamento crítico e analítico: Por fim, os alunos devem ser capazes de desenvolver habilidades de pensamento crítico e analítico ao trabalhar com polinômios. Eles devem ser capazes de avaliar diferentes estratégias de resolução de problemas, identificar erros comuns e aplicar suas habilidades matemáticas de forma eficaz e eficiente.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos anteriores (3 - 5 minutos): O professor deve começar relembrando os conceitos básicos sobre polinômios, como termos, coeficientes, grau, e a diferença entre monômios, binômios e trinômios. Esta revisão pode ser feita através de perguntas direcionadas aos alunos, estimulando sua participação ativa desde o início da aula.

  2. Situação problema (5 - 7 minutos): Em seguida, o professor deve apresentar duas situações problema que envolvem polinômios, mas que ainda não foram estudadas pelos alunos. Por exemplo, uma situação pode envolver a necessidade de simplificar uma expressão polinomial e a outra pode envolver a resolução de uma equação polinomial. O professor deve deixar claro que as soluções para essas situações serão abordadas durante a aula.

  3. Contextualização (2 - 3 minutos): O professor deve então contextualizar a importância dos polinômios, explicando que eles são amplamente utilizados em várias áreas da ciência e da engenharia, incluindo física, química, economia, entre outras. Por exemplo, polinômios são frequentemente usados para modelar o comportamento de fenômenos físicos, prever tendências econômicas, e resolver problemas de otimização em engenharia.

  4. Introdução ao tópico (3 - 5 minutos): Para ganhar a atenção dos alunos, o professor pode introduzir o tópico de polinômios de uma maneira interessante e relacionada ao cotidiano. Por exemplo, pode-se mencionar como os polinômios são usados em animação digital para criar e manipular imagens e objetos. Outra curiosidade é como os polinômios são usados na codificação de músicas digitais, onde diferentes partes da música são representadas por diferentes polinômios.

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Detetive dos Polinômios" (10 - 12 minutos): Inicie a atividade dividindo a classe em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo receberá cartões com diferentes expressões polinomiais, equações e inequações. O objetivo é que os alunos apliquem as propriedades dos polinômios para resolver as equações e simplificar as expressões. Os cartões podem variar em dificuldade para garantir que todos os alunos sejam desafiados.

    • Passo 1: Os alunos devem examinar cada cartão e identificar a propriedade do polinômio que pode ser aplicada.
    • Passo 2: Eles devem, então, aplicar a propriedade corretamente e chegar à solução ou simplificação.
    • Passo 3: Por fim, os alunos devem explicar o raciocínio por trás de cada aplicação de propriedade, promovendo a compreensão conceitual.
  2. Atividade "O Jogo dos Polinômios" (10 - 12 minutos): Esta é uma atividade lúdica que envolve a manipulação de polinômios. Cada grupo recebe um conjunto de cartas com diferentes polinômios. O professor, então, faz uma série de perguntas sobre as propriedades dos polinômios. O grupo que responder corretamente ganha a chance de jogar uma carta. O grupo que tiver o maior grau total de polinômios no final do jogo vence.

    • Passo 1: O professor faz uma pergunta sobre as propriedades dos polinômios, como "Qual é o grau total de um polinômio se o grau de cada termo é 3?".
    • Passo 2: O grupo que responder corretamente ganha a chance de jogar uma carta. Eles devem escolher um polinômio de seu conjunto e jogá-lo no "monte de polinômios".
    • Passo 3: Este processo se repete até que todas as perguntas tenham sido feitas. O grupo que tiver o maior grau total de polinômios no final do jogo vence.
  3. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): Após a Conclusão das atividades, o professor deve promover uma discussão em grupo. Cada grupo deve compartilhar suas soluções e raciocínios com a classe. O professor deve fornecer feedback e esclarecer quaisquer dúvidas ou mal-entendidos que possam surgir. Esta discussão ajudará a consolidar o aprendizado e aprofundar a compreensão dos alunos sobre as propriedades dos polinômios.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Compartilhamento das Soluções dos Grupos (5 - 7 minutos): Cada grupo terá até 3 minutos para apresentar suas soluções e conclusões das atividades realizadas. Durante as apresentações, o professor deverá incentivar a participação dos demais alunos, permitindo que eles façam perguntas ou comentários. O objetivo é que os alunos aprendam uns com os outros, compreendendo diferentes abordagens para o mesmo problema e discutindo a validade de cada uma. Além disso, o professor deve aproveitar esse momento para reforçar os conceitos aprendidos, corrigir possíveis erros e esclarecer dúvidas.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): Após as apresentações, o professor deve fazer uma recapitulação das atividades, destacando como elas se relacionam com a teoria apresentada no início da aula. O professor deve ressaltar as propriedades dos polinômios que foram aplicadas, como foram aplicadas e que resultados foram obtidos. Esta etapa é crucial para que os alunos percebam a relevância e a aplicabilidade dos conceitos teóricos na resolução de problemas práticos.

  3. Reflexão Individual (2 - 3 minutos): Para encerrar a aula, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que foi aprendido. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?", "Quais questões ainda não foram respondidas?". Os alunos terão um minuto para pensar sobre as perguntas e, em seguida, serão convidados a compartilhar suas reflexões com a classe. Esta atividade de reflexão ajuda os alunos a consolidar o que aprenderam e a identificar quaisquer lacunas em seu entendimento, que podem ser abordadas em aulas futuras.

  4. Feedback do Professor (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve fornecer um feedback geral sobre a aula, elogiando os esforços dos alunos, reforçando os conceitos mais importantes e destacando áreas que precisam de mais prática ou estudo. O professor também deve encorajar os alunos a continuar praticando em casa e a trazer quaisquer dúvidas para a próxima aula.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos): O professor deve começar a Conclusão da aula resumindo os principais pontos abordados. Isso inclui as propriedades dos polinômios, como identificar e classificar polinômios, resolver equações e inequações polinomiais, e simplificar expressões polinomiais. O professor pode fazer isso de forma interativa, solicitando que os alunos compartilhem o que lembram dos tópicos discutidos. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a identificar quaisquer áreas que possam precisar de revisão adicional.

  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos): Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria matemática com a prática de resolver problemas com polinômios. Isso pode incluir exemplos de como as propriedades dos polinômios foram aplicadas nas atividades em grupo, bem como em situações do dia a dia. O professor pode, por exemplo, mencionar como os polinômios são usados na ciência, na engenharia e na tecnologia para modelar e resolver problemas complexos. Isso ajuda a reforçar a relevância do assunto e a motivar os alunos a continuar aprendendo.

  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve então sugerir materiais extras para os alunos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre polinômios. Isso pode incluir livros de matemática, sites educacionais, vídeos do YouTube, jogos online e aplicativos de aprendizado de matemática. O professor pode, por exemplo, recomendar o Khan Academy, que tem uma ampla variedade de recursos sobre polinômios e outros tópicos matemáticos. Além disso, o professor deve encorajar os alunos a praticar o que aprenderam em casa, resolvendo problemas adicionais e discutindo quaisquer dificuldades na próxima aula.

  4. Importância do Tópico no Dia a Dia (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve enfatizar a importância dos polinômios na vida cotidiana. Isso pode incluir exemplos de como os polinômios são usados em várias profissões e campos de estudo, desde a física e a química até a economia e a engenharia. O professor pode, por exemplo, mencionar como os polinômios são usados para modelar a trajetória de um foguete, prever o tempo ou analisar dados financeiros. Isso ajuda a mostrar aos alunos que a matemática não é apenas uma disciplina acadêmica abstrata, mas uma ferramenta poderosa e relevante que pode ser aplicada em muitos aspectos da vida.

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Matemática

Volume: Blocos Retangulares - EF08MA21

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender o conceito de volume e como ele é calculado em um bloco retangular.

    • Os alunos devem ser capazes de identificar a fórmula para calcular o volume (V = L x A x P) e entender como cada um dos componentes (largura, altura e profundidade) contribui para o volume total do objeto.
    • Devem também ser capazes de aplicar esse conceito em situações práticas, como determinar o volume de um livro, caixa, ou qualquer objeto com forma semelhante.
  2. Desenvolver habilidades de resolução de problemas envolvendo cálculos de volume de blocos retangulares.

    • Os alunos devem ser capazes de aplicar a fórmula do volume para resolver problemas que envolvam o cálculo de volume de diferentes objetos.
    • Devem ser capazes de interpretar o problema, identificar as informações relevantes e aplicar a estratégia correta para chegar à solução.
  3. Entender a importância do volume na vida cotidiana.

    • Os alunos devem ser capazes de relacionar o conceito de volume com situações do dia a dia, como o preenchimento de recipientes, a organização de objetos em espaços, entre outros.
    • Devem ser capazes de reconhecer a utilidade do cálculo de volume em diferentes contextos, desde a construção de edifícios até a preparação de receitas na cozinha.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conceitos prévios:

    • O professor deve relembrar os alunos sobre o conceito de área e como ela é calculada em um retângulo. Isso é fundamental, pois o cálculo do volume de um bloco retangular envolve o cálculo da área de sua base.
    • Para isso, o professor pode propor uma breve atividade em que os alunos devem calcular a área de alguns retângulos, utilizando a fórmula A = L x A, onde L é a largura e A é a altura.
  2. Apresentação de situações-problema:

    • O professor deve propor duas situações-problema que envolvam o cálculo de volume de blocos retangulares, mas que sejam do cotidiano dos alunos. Por exemplo, o volume de uma caixa de sapatos ou o volume de um livro.
    • O professor deve perguntar aos alunos como eles poderiam calcular o volume destes objetos, provocando o pensamento e a curiosidade.
  3. Contextualização da importância do volume:

    • O professor deve explicar como o cálculo do volume é importante em diversos contextos, como na arquitetura (para calcular o volume de um ambiente, por exemplo), na engenharia (para calcular o volume de materiais em uma construção) e até mesmo na cozinha (para calcular o volume de ingredientes em uma receita).
  4. Introdução do tópico:

    • O professor deve introduzir o tópico de volume em blocos retangulares, explicando que, assim como a área, o volume é uma medida importante em geometria e tem muitas aplicações práticas.
    • Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades, como a história do Desenvolvimento da fórmula para calcular o volume, ou aplicações inusitadas do cálculo de volume, como na arte (para criar esculturas tridimensionais, por exemplo).

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade "Blocos Retangulares" (10 - 12 minutos)

    • O professor deve dividir a classe em grupos de 3 a 4 alunos.
    • Cada grupo receberá uma caixa com vários blocos retangulares de diferentes tamanhos e cores. Os blocos devem ser feitos de um material transparente para que os alunos possam visualizar o "interior" dos blocos.
    • O professor deve instruir os grupos a medir a largura, a altura e a profundidade de cada bloco e a calcular o volume de cada um, utilizando a fórmula do volume (V = L x A x P).
    • Para facilitar a medição, o professor pode fornecer réguas ou fitas métricas.
    • Os alunos devem registrar as medidas e os cálculos em uma folha de papel e, em seguida, comparar os volumes dos diferentes blocos.
    • O professor deve circular pela sala, orientando os alunos e esclarecendo dúvidas.
  2. Atividade "Volume no Dia a Dia" (10 - 12 minutos)

    • Ainda em seus grupos, os alunos devem discutir e listar situações do dia a dia onde o cálculo do volume é importante. Por exemplo, ao organizar livros em uma prateleira, ao encher um copo com água, ao calcular a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede, etc.
    • Em seguida, os grupos devem escolher uma das situações listadas e criar um pequeno cenário ou história em que o cálculo do volume de um bloco retangular seja necessário. Por exemplo, "João tem uma caixa de sapatos e quer saber se consegue colocar todos os seus livros dentro dela. Ele precisa calcular o volume da caixa e o volume dos livros para resolver o problema".
    • Cada grupo deve apresentar seu cenário para a classe. Os outros alunos devem tentar resolver o problema proposto, calculando o volume do bloco retangular e comparando-o com o volume do objeto mencionado no cenário.
    • O professor deve encorajar a participação de todos e fornecer feedback construtivo durante a atividade.
  3. Atividade "Calculando o Volume na Prática" (5 - 7 minutos)

    • O professor deve propor uma última atividade para consolidar o aprendizado. Nesta atividade, os alunos devem calcular o volume de alguns objetos reais trazidos para a sala de aula, como um livro, uma caixa, um copo, etc.
    • Para isso, os alunos devem medir a largura, a altura e a profundidade de cada objeto, e calcular o volume, utilizando a fórmula do volume.
    • O professor deve circular pela sala, auxiliando os grupos e monitorando o Desenvolvimento da atividade.
    • No final da atividade, os grupos devem compartilhar com a classe os volumes que calcularam e como fizeram para chegar à resposta.

Nestas atividades, os alunos terão a oportunidade de explorar o conceito de volume na prática, o que facilitará a compreensão do assunto e a aplicação da fórmula do volume em diferentes contextos. Além disso, as atividades em grupo promovem a colaboração e o Desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação e o trabalho em equipe.

Retorno (8 - 10 minutos)

  1. Discussão em Grupo (3 - 4 minutos)

    • O professor deve chamar a atenção de todos os alunos e promover uma discussão em grupo. Cada grupo terá no máximo 2 minutos para compartilhar suas soluções, conclusões e dificuldades encontradas durante as atividades.
    • Durante cada apresentação, o professor deve incentivar os demais alunos a fazerem perguntas e comentários, promovendo um ambiente de troca de ideias e aprendizado mútuo.
    • O professor deve fazer conexões entre as soluções apresentadas e a teoria discutida na Introdução da aula, reforçando o aprendizado e esclarecendo possíveis dúvidas.
  2. Análise e Reflexão (2 - 3 minutos)

    • Após as apresentações, o professor deve propor uma breve reflexão sobre as atividades realizadas. O professor deve perguntar aos alunos como eles se sentiram ao calcular o volume dos objetos reais e como isso se relaciona com o conceito teórico de volume.
    • O professor deve também questionar os alunos sobre quais foram as dificuldades encontradas e como eles conseguiram superá-las. Isso é importante para que os alunos percebam que as dificuldades são normais e que podem ser superadas com esforço e dedicação.
    • O professor deve ainda pedir aos alunos que reflitam sobre a importância do cálculo do volume em suas vidas cotidianas, reforçando a conexão entre a teoria e a prática, e a relevância do conteúdo para o dia a dia.
  3. Feedback e Encerramento (1 - 2 minutos)

    • Para encerrar a aula, o professor deve dar um feedback geral sobre o desempenho da turma, destacando os pontos positivos e os pontos a serem melhorados.
    • O professor deve também reforçar os principais conceitos e procedimentos aprendidos, e lembrar os alunos sobre a importância de praticar e revisar o conteúdo em casa.
    • Por fim, o professor deve agradecer a participação de todos e encorajar os alunos a continuarem estudando e se esforçando, lembrando que o aprendizado é um processo contínuo e que cada conquista, por menor que seja, é importante e deve ser valorizada.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve iniciar a Conclusão recapitulando os principais pontos abordados durante a aula. Isso inclui a definição de volume, a fórmula para calcular o volume de um bloco retangular (V = L x A x P), a diferença entre volume e área, e a importância do volume no dia a dia.
    • O professor deve reforçar que o volume é uma medida tridimensional que descreve o espaço ocupado por um objeto. Além disso, deve salientar que o cálculo do volume de um bloco retangular é feito a partir da multiplicação de suas dimensões: largura, altura e profundidade.
  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos)

    • Em seguida, o professor deve destacar como a aula conectou a teoria com a prática. Deve mencionar as atividades realizadas, como a medição e cálculo de volume dos blocos retangulares, a discussão sobre situações do dia a dia que envolvem o cálculo de volume, e a aplicação prática do conceito, ao calcular o volume de objetos reais.
    • O professor deve enfatizar que essas atividades permitiram aos alunos visualizar e manipular os conceitos teóricos, facilitando a compreensão e a aplicação do conteúdo.
  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • Para complementar o entendimento dos alunos, o professor pode sugerir materiais extras para estudo. Isso pode incluir livros de matemática, sites educativos, vídeos explicativos, entre outros.
    • O professor pode, por exemplo, indicar um site onde os alunos possam praticar o cálculo de volume de diferentes objetos, ou um vídeo que explique de forma lúdica e didática o conceito de volume.
  4. Aplicações Práticas (1 minuto)

    • Por fim, o professor deve reforçar a importância do cálculo de volume na vida cotidiana. Pode mencionar algumas aplicações práticas, como na arquitetura (para calcular o volume de um ambiente), na engenharia (para calcular o volume de materiais em uma construção) e na cozinha (para calcular o volume de ingredientes em uma receita).
    • O professor deve encerrar a aula ressaltando que o aprendizado do cálculo de volume de blocos retangulares é uma ferramenta valiosa que os alunos podem aplicar em diversas situações de suas vidas.
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