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Plano de aula de Sistemas lineares: resolução

Matemática

Original Teachy

'EM13MAT301'

Sistemas lineares: resolução

Plano de Aula | Metodologia Tradicional | Sistemas lineares: resolução

Palavras ChaveSistemas Lineares, Método de Cramer, Escalonamento, Eliminação de Gauss, Método de Substituição, Método de Adição, Determinantes, Matrizes, Resolução de Problemas, Matemática, Ensino Médio
Materiais NecessáriosQuadro branco, Marcadores coloridos, Projetor multimídia, Computador ou laptop, Slides de apresentação, Folhas de exercícios, Calculadoras científicas, Material de anotação (cadernos, canetas), Livros didáticos de Matemática
Códigos BNCCEM13MAT301: Resolver e elaborar problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, que envolvem equações lineares simultâneas, usando técnicas algébricas e gráficas, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico de sistemas lineares, esclarecendo a importância e a aplicação desses conhecimentos em diversas áreas da matemática e ciências aplicadas. Os objetivos principais buscam garantir que os alunos compreendam as técnicas de resolução e possam aplicá-las de forma prática e eficaz.

Objetivos principais:

1. Explicar detalhadamente o conceito de sistemas lineares e suas aplicações.

2. Demonstrar os métodos de resolução de sistemas lineares, incluindo o Método de Cramer e o escalonamento.

3. Fornecer exemplos práticos e resolver problemas junto com os alunos para garantir a compreensão dos métodos.

Introdução

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é introduzir os alunos ao tópico de sistemas lineares, esclarecendo a importância e a aplicação desses conhecimentos em diversas áreas da matemática e ciências aplicadas. Os objetivos principais buscam garantir que os alunos compreendam as técnicas de resolução e possam aplicá-las de forma prática e eficaz.

Contexto

Para iniciar a aula sobre sistemas lineares, explique aos alunos que eles estarão aprendendo uma das ferramentas matemáticas mais poderosas e amplamente utilizadas. Sistemas lineares aparecem em diversos campos, desde a ciência da computação até a engenharia, economia e até mesmo na biologia. Os conceitos que serão abordados são fundamentais para resolver problemas que envolvem múltiplas variáveis e equações simultâneas.

Curiosidades

Sabia que sistemas lineares são usados para modelar e resolver problemas em redes de transporte, como rotas de ônibus e planejamento de voos? Além disso, eles são fundamentais no processamento de imagens em computadores e na simulação de circuitos elétricos. Esses exemplos mostram como o entendimento de sistemas lineares pode ter um impacto direto no mundo ao nosso redor.

Desenvolvimento

Duração: (50 - 60 minutos)

A finalidade desta etapa é fornecer uma compreensão profunda dos métodos de resolução de sistemas lineares. Ao explorar os conceitos e aplicar os métodos de forma prática, os alunos desenvolverão habilidades críticas para resolver problemas matemáticos complexos. Esta etapa também visa garantir que os alunos consigam escolher e aplicar o método mais adequado para diferentes tipos de sistemas lineares.

Tópicos Abordados

1. Conceito de Sistemas Lineares: Explique que um sistema linear é um conjunto de duas ou mais equações lineares com duas ou mais variáveis. Esses sistemas podem ser resolvidos para encontrar o valor das variáveis que satisfazem todas as equações simultaneamente. 2. Método de Cramer: Detalhe que o Método de Cramer utiliza determinantes para resolver sistemas lineares. Explique a fórmula geral e como calcular determinantes de matrizes. Dê exemplos práticos resolvendo sistemas 2x2 e 3x3. 3. Escalonamento (Método da Eliminação de Gauss): Apresente o método de escalonamento, que transforma o sistema em uma forma escalonada usando operações elementares de linha. Demonstre como aplicar essas operações para resolver sistemas lineares. Inclua a resolução de um exemplo detalhado. 4. Outros Métodos de Resolução: Mencione brevemente outros métodos, como o Método de Substituição e o Método de Adição (ou Eliminação). Explique quando e por que esses métodos podem ser úteis. Resolva um exemplo simples usando um desses métodos.

Questões para Sala de Aula

1. Resolva o seguinte sistema linear usando o Método de Cramer: [\begin{cases} 2x + 3y = 5 \ 4x - y = 1 \end{cases}] 2. Utilizando o método de escalonamento, resolva o sistema: [\begin{cases} x + 2y - z = 4 \ 2x - y + 3z = 3 \ -x + y + z = 1 \end{cases}] 3. Resolva o sistema linear a seguir utilizando o Método de Substituição: [\begin{cases} x + y = 3 \ 2x - y = 0 \end{cases}]

Discussão de Questões

Duração: (20 - 25 minutos)

A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido pelos alunos através da discussão e análise das soluções apresentadas. Este momento permite que os alunos esclareçam dúvidas, compartilhem insights e reforcem a compreensão dos métodos de resolução de sistemas lineares. Além disso, a interação e reflexão sobre os métodos utilizados incentivam o pensamento crítico e a aplicação prática do conteúdo aprendido.

Discussão

  • Discussão da Questão 1: Para resolver o sistema linear usando o Método de Cramer:

  • Determine o determinante da matriz dos coeficientes.

  • Substitua a coluna dos termos independentes na matriz dos coeficientes para encontrar os determinantes necessários.

  • Divida os determinantes encontrados pelo determinante da matriz dos coeficientes para obter as soluções das variáveis.

Solução:

  • [\begin{cases} 2x + 3y = 5 \ 4x - y = 1 \end{cases}]

  • Determinante da matriz dos coeficientes: (D = \begin{vmatrix} 2 & 3 \ 4 & -1 \end{vmatrix} = (2 * -1) - (3 * 4) = -2 - 12 = -14)

  • Determinante para x: (D_x = \begin{vmatrix} 5 & 3 \ 1 & -1 \end{vmatrix} = (5 * -1) - (3 * 1) = -5 - 3 = -8)

  • Determinante para y: (D_y = \begin{vmatrix} 2 & 5 \ 4 & 1 \end{vmatrix} = (2 * 1) - (5 * 4) = 2 - 20 = -18)

  • Soluções: (x = \frac{D_x}{D} = \frac{-8}{-14} = \frac{4}{7}) e (y = \frac{D_y}{D} = \frac{-18}{-14} = \frac{9}{7})

  • Discussão da Questão 2: Para resolver o sistema usando o método de escalonamento:

Solução:

  • [\begin{cases} x + 2y - z = 4 \ 2x - y + 3z = 3 \ -x + y + z = 1 \end{cases}]

  • Transforme o sistema em uma matriz aumentada e aplique operações elementares de linha para obter a forma escalonada.

  • Aplique a eliminação de Gauss para zerar os elementos abaixo da diagonal principal.

  • Resolva o sistema triangular resultante.

Passo a passo:

Matriz aumentada inicial:

  • [\begin{pmatrix} 1 & 2 & -1 & | & 4 \ 2 & -1 & 3 & | & 3 \ -1 & 1 & 1 & | & 1 \end{pmatrix}]

L2 = L2 - 2L1:

  • [\begin{pmatrix} 1 & 2 & -1 & | & 4 \ 0 & -5 & 5 & | & -5 \ -1 & 1 & 1 & | & 1 \end{pmatrix}]

L3 = L3 + L1:

  • [\begin{pmatrix} 1 & 2 & -1 & | & 4 \ 0 & -5 & 5 & | & -5 \ 0 & 3 & 0 & | & 5 \end{pmatrix}]

L3 = L3 - 3/5 * L2:

  • [\begin{pmatrix} 1 & 2 & -1 & | & 4 \ 0 & -5 & 5 & | & -5 \ 0 & 0 & -3 & | & 2 \end{pmatrix}]

Solução do sistema triangular:

  • (z = -\frac{2}{3}), (y = 1), (x = 3)

  • Discussão da Questão 3: Para resolver o sistema linear usando o Método de Substituição:

Solução:

  • [\begin{cases} x + y = 3 \ 2x - y = 0 \end{cases}]

  • Isolar uma das variáveis em uma das equações.

  • Substituir a expressão encontrada na outra equação.

  • Resolver a equação resultante para encontrar o valor de uma variável.

  • Substituir o valor encontrado na expressão isolada para encontrar o valor da outra variável.

Passo a passo:

  • Da primeira equação: (y = 3 - x)

  • Substituindo na segunda equação: (2x - (3 - x) = 0)

  • Solução: (2x - 3 + x = 0 \rightarrow 3x = 3 \rightarrow x = 1)

  • Substituindo (x = 1) na expressão isolada: (y = 3 - 1\rightarrow y = 2)

  • Solução final: (x = 1), (y = 2)

Engajamento dos Alunos

1.Pergunta 1: Quais as vantagens e desvantagens do Método de Cramer em comparação com o método de escalonamento? 2.Pergunta 2: Em quais situações o método de substituição é preferível aos outros métodos? Dê exemplos práticos. 3.Pergunta 3: Como a escolha do método de resolução pode impactar a eficiência na resolução de sistemas lineares complexos? 4.Pergunta 4: Que outras áreas de estudo ou profissões podem se beneficiar do conhecimento sobre sistemas lineares? Dê exemplos. 5.Pergunta 5: Alguma parte do processo de resolução dos sistemas lineares foi mais difícil de entender? Qual e por quê?

Conclusão

Duração: (10 - 15 minutos)

A finalidade desta etapa é revisar e consolidar o conhecimento adquirido durante a aula, garantindo que os alunos retenham os conceitos e métodos discutidos. Ao resumir os pontos principais e destacar a conexão com aplicações práticas, esta etapa reforça a importância do conteúdo e prepara os alunos para futuras aplicações dos métodos de resolução de sistemas lineares.

Resumo

  • Introdução ao conceito de sistemas lineares e suas aplicações em várias áreas.
  • Explicação detalhada do Método de Cramer, incluindo o cálculo de determinantes e a aplicação do método para resolver sistemas 2x2 e 3x3.
  • Apresentação do método de escalonamento (eliminação de Gauss) e demonstração passo a passo para resolver sistemas lineares.
  • Breve menção a outros métodos de resolução, como substituição e adição, com exemplos práticos.
  • Resolução guiada de problemas utilizando os métodos discutidos.

Durante a aula, os alunos foram expostos tanto à teoria quanto à prática de resolver sistemas lineares. Cada método foi explicado detalhadamente e, em seguida, aplicado a problemas concretos, permitindo que os alunos vissem como esses métodos são utilizados para resolver problemas reais e complexos de matemática.

O conhecimento sobre sistemas lineares é extremamente relevante no dia a dia, pois esses métodos são usados em diversas áreas, como engenharia, economia e ciência da computação. Por exemplo, sistemas lineares são fundamentais no planejamento de redes de transporte e na simulação de circuitos elétricos. Esses exemplos mostram a aplicabilidade prática e a importância de dominar esses conceitos.

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