Entrar

Plano de aula de Polinômios: Relações de Girard

Matemática

Original Teachy

Polinômios: Relações de Girard

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Polinômios: Relações de Girard

Palavras ChavePolinômios, Relações de Vieta, Matemática, 3º ano do Ensino Médio, Metodologia Digital, Atividades Práticas, Aprendizado Ativo, Influenciadores Digitais, Caça ao Tesouro, Pesquisa Interativa, Resolução de Problemas, Pensamento Crítico, Ferramentas Tecnológicas, Colaboração, Engajamento
Materiais NecessáriosCelulares ou tablets com acesso à internet, Aplicativos de edição de vídeo (como InShot, iMovie, etc.), Plataforma online para compartilhamento de vídeos (fictícia), Ferramentas de criação de apresentações (Google Slides, Prezi, Canva), Google Forms ou Quizlet para criação da Caça ao Tesouro, Quadro branco e canetas para anotações rápidas, Material de suporte para resolução de problemas (papel, lápis, calculadoras), Projetor ou televisão para exibição dos vídeos criados pelos alunos
Códigos BNCC-
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaMatemática
Unidade TemáticaÁlgebra

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa é delinear claramente os objetivos da aula para que tanto o professor quanto os alunos estejam cientes das metas a serem atingidas. Estes objetivos guiarão as atividades práticas e discussões, assegurando um foco na aplicação das Relações de Vieta em contextos variados e na resolução de problemas complexos.

Objetivos principais:

1. Aplicar as Relações de Vieta para resolver problemas matemáticos complexos envolvendo polinômios.

2. Desenvolver habilidades para manipular expressões matemáticas que contenham relações entre raízes de polinômios.

Objetivos secundários:

  1. Fortalecer o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas em situações práticas.
  2. Integrar ferramentas tecnológicas para solução de problemas matemáticos.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é introduzir o tema de forma envolvente, conectando-o à vida real dos alunos e estimulando o interesse inicial. Ao utilizar seus celulares para buscar informações, os alunos começam a se engajar ativamente com o conteúdo e desenvolvem habilidades de pesquisa e síntese, preparando-se para as atividades práticas que seguirão.

Aquecendo

Para iniciar a aula de hoje sobre Polinômios: Relações de Vieta, explique aos alunos que as Relações de Vieta são conexões fascinantes entre os coeficientes e as raízes de um polinômio. Peça aos alunos que utilizem seus celulares para buscar um fato interessante sobre François Viète, o matemático que deu nome a essas relações, ou sobre a aplicação dessas relações em problemas do mundo real. Em seguida, solicite que compartilhem com a turma o que encontraram.

Reflexões Iniciais

1. O que são as Relações de Vieta e por que elas são importantes?

2. Como as Relações de Vieta nos ajudam a encontrar as raízes de um polinômio?

3. Quais são algumas aplicações práticas das Relações de Vieta no mundo moderno?

4. Alguém encontrou um fato interessante ou inusitado sobre François Viète?

Desenvolvimento

Duração: 65 - 75 minutos

A finalidade desta etapa é proporcionar uma experiência prática e colaborativa, onde os alunos podem aplicar os conhecimentos adquiridos sobre Relações de Vieta em contextos reais e resolver problemas complexos de forma criativa e tecnológica. Esta abordagem promove a compreensão profunda do conteúdo, desenvolvimento de habilidades digitais e engajamento dos alunos.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 -  Influenciadores Digitais de Polinômios 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Integrar conceitos matemáticos à comunicação digital, promovendo a compreensão das Relações de Vieta através da criação de conteúdo multimídia.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos se transformarão em influenciadores digitais especializados em Matemática. Eles deverão criar um vídeo curto (em formato de Stories do Instagram ou TikTok) explicando de maneira criativa como as Relações de Vieta podem ser utilizadas para resolver problemas reais envolvendo polinômios.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher um problema real (por exemplo, física, engenharia, economia) que possa ser resolvido utilizando polinômios e as Relações de Vieta.

  • Os alunos devem pesquisar mais sobre o problema escolhido e esboçar como as Relações de Vieta são aplicáveis na solução desse problema.

  • Utilizando seus celulares, os alunos devem gravar um vídeo curto (no máximo 3 minutos) explicando o problema, a solução proposta e como as Relações de Vieta são fundamentais nesse contexto.

  • Os vídeos devem ser editados e aprimorados para serem atrativos e informativos, utilizando ferramentas de edição disponíveis nos celulares ou online.

  • Cada grupo deve postar seu vídeo em uma plataforma fictícia de compartilhamento de conhecimento, explicando os conceitos matemáticos envolvidos de maneira divertida e engajante.

  • Por fim, os vídeos serão exibidos na sala de aula, e uma votação determinará o vídeo mais criativo e didático.

Atividade 2 -  Caça ao Tesouro Digital com Polinômios 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Promover a aplicação prática das Relações de Vieta através de uma atividade gamificada e colaborativa, incentivando o trabalho em equipe e o pensamento crítico.

- Descrição: Os alunos participarão de uma divertida 'Caça ao Tesouro' onde precisarão resolver uma sequência de enigmas matemáticos utilizando as Relações de Vieta. Cada enigma será um passo em direção ao próximo, e a equipe que resolver todos os enigmas primeiro será a vencedora.

- Instruções:

  • Separe os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Distribua a primeira pista/enigma para cada grupo. A pista pode ser encontrada em uma plataforma online (utilize ferramentas gratuitas como Google Forms ou Quizlet).

  • Cada enigma exigirá a aplicação das Relações de Vieta para encontrar a solução e avançar para a próxima pista.

  • Os enigmas podem incluir problemas com coeficientes polinomiais, raízes e relações entre esses elementos. Envolva cenários do mundo real para tornar a atividade mais contextualizada.

  • Os alunos devem resolver cada enigma e inserir a resposta correta na plataforma, que automaticamente fornecerá a próxima pista.

  • O professor deve monitorar o progresso e assistir ao desenvolvimento dos alunos, oferecendo dicas ou suporte quando necessário.

  • A equipe que concluir todas as pistas primeiro e encontrar o 'tesouro' digital será anunciada como vencedora.

Atividade 3 -  Projeto de Pesquisa e Apresentação Interativa 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Fomentar a aplicação dos conceitos matemáticos em problemas reais, promovendo habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação digital.

- Descrição: Os alunos devem desenvolver uma pesquisa sobre um problema complexo que pode ser resolvido utilizando polinômios e as Relações de Vieta. Em seguida, eles criarão uma apresentação interativa utilizando ferramentas como Google Slides, Prezi ou Canva, para explicar e demonstrar suas descobertas.

- Instruções:

  • Forme grupos de até 5 alunos.

  • Cada grupo deve identificar e selecionar um problema complexo de interesse (pode ser um problema em áreas como física, engenharia, biologia ou economia).

  • Os alunos devem pesquisar como os polinômios e as Relações de Vieta podem ser utilizados para resolver o problema escolhido.

  • Com base na pesquisa, cada grupo deve preparar uma apresentação interativa que explique o problema, a aplicação das Relações de Vieta e a solução proposta.

  • Incentive o uso de gráficos, animações e outros recursos visuais para tornar a apresentação mais dinâmica e compreensível.

  • Os alunos devem compartilhar e colaborar de forma digital utilizando ferramentas online para criar a apresentação.

  • Cada grupo deverá apresentar seu projeto para a classe, explicando como as Relações de Vieta foram utilizadas e as implicações dos resultados.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa é consolidar o aprendizado através da troca de experiências e reflexões, permitindo que os alunos reavaliem suas estratégias e compreensões. A discussão em grupo e o feedback 360° promovem um ambiente colaborativo onde cada estudante pode aprender com os outros, reconhecendo seus pontos fortes e identificando áreas a serem desenvolvidas, fortalecendo assim o espírito de equipe e o pensamento crítico.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde os grupos compartilham o que aprenderam ao realizar as atividades e suas conclusões. Comece agradecendo a dedicação de cada grupo e mencionando o quão interessante foi ver as diferentes abordagens usadas para aplicar as Relações de Vieta. Incentive os grupos a apresentarem suas experiências, desafios encontrados e soluções propostas. Sugira que cada grupo comente sobre o que mais lhes surpreendeu ou aprenderam durante o processo.

Reflexões

1. Como a aplicação das Relações de Vieta ajudou na resolução do problema que vocês escolheram? 2. Que desafios vocês encontraram ao utilizar as Relações de Vieta e como os superaram? 3. De que maneira esta atividade mudou ou ampliou a sua compreensão sobre polinômios e suas aplicações práticas?

Feedback 360°

Instrua os alunos a realizarem uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber feedback dos colegas do grupo em que trabalhou nas atividades. Explique a importância de um feedback construtivo e respeitoso, enfatizando que os comentários devem focar em pontos positivos e sugestões de melhoria. Oriente os alunos a utilizarem frases como 'Eu gostei de...' e 'Eu acho que você poderia...' para estruturação do feedback.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

Finalidade: A finalidade desta etapa é consolidar o conhecimento adquirido ao longo da aula, conectando-o de forma divertida e prática ao mundo real. Ao resumir os principais pontos, mostrar a relevância do conteúdo e destacar suas aplicações, a conclusão reforça o aprendizado e motiva os alunos a enxergarem a matemática como uma ferramenta poderosa para o seu dia a dia e futuro profissional.

Resumo

Resumo Divertido: Imagine que os polinômios são uma banda de rock, e as Relações de Vieta são o maestro que coordena a harmonia entre os coeficientes e as raízes. Hoje, exploramos como essa 'música matemática' pode ser utilizada para resolver problemas complexos de forma criativa e prática. Os alunos tornaram-se influenciadores digitais, solucionaram enigmas em uma caça ao tesouro e criaram apresentações interativas para aplicar esses conceitos no mundo real. Foi uma verdadeira sinfonia de aprendizado! 落

No Mundo

Conectando com o Mundo: A aula de hoje mostrou como a matemática, muitas vezes vista como abstrata, pode ser poderosa e prática no mundo moderno. Desde algoritmos utilizados em redes sociais até cálculos em engenharia e economia, as Relações de Vieta oferecem ferramentas essenciais para soluções criativas e eficientes em diversas áreas. Através da criação de conteúdo digital, os alunos vivenciaram essa conexão direta com a tecnologia e a comunicação moderna.

Na Prática

️ Aplicações Práticas: Entender as Relações de Vieta e sua aplicação nos polinômios é fundamental para resolver problemas complexos em diferentes campos, como física, engenharia, economia e até biologia. Essa compreensão não só facilita soluções mais eficientes, mas também auxilia na interpretação de dados e na modelagem de situações do mundo real.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies