Entrar

Plano de aula de Classificação dos pronomes: Pessoais, Possessivos e Demonstrativos

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Classificação dos pronomes: Pessoais, Possessivos e Demonstrativos

Plano de Aula | Metodologia Teachy | Classificação dos pronomes: Pessoais, Possessivos e Demonstrativos

Palavras ChavePronomes Pessoais, Pronomes Possessivos, Pronomes Demonstrativos, Metodologia Digital, Aprendizagem Ativa, Redes Sociais, Gramática, Ensino Médio, Atividades Práticas, Colaboração, Educação Digital
Materiais NecessáriosCelulares ou laptops com acesso à internet, Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, YouTube), Ferramentas de criação de conteúdo digital (aplicativos de edição de vídeo e imagem), Projetor ou TV para apresentação dos conteúdos, Papéis e canetas para anotações, Programas de apresentação (PowerPoint, Google Slides)
Códigos BNCCEM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
Ano Escolar3º ano do Ensino Médio
DisciplinaPortuguês
Unidade TemáticaGramática

Objetivos

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é fornecer uma visão clara dos objetivos principais e secundários que os alunos devem alcançar. Com isso, os estudantes serão capazes de focar no que é mais importante durante a aula, assegurando que possam identificar e utilizar pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos de maneira eficaz em diversas situações comunicativas.

Objetivos principais:

1. Entender as classificações de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

2. Identificar pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos em orações.

Objetivos secundários:

  1. Desenvolver habilidades de análise crítica ao interpretar textos.
  2. Aplicar conhecimento gramatical em contextos digitais, como redes sociais e fóruns.

Introdução

Duração: 15 - 20 minutos

A finalidade desta etapa é ambientar os alunos no tema da aula de maneira envolvente, utilizando ferramentas digitais que fazem parte do cotidiano deles. Através da interação inicial e da busca por fatos interessantes, os alunos se sentirão mais conectados ao conteúdo, tornando o aprendizado mais significativo e relevante. Além disso, as perguntas chave servirão para revisar conceitos básicos e preparar o terreno para atividades mais aprofundadas.

Aquecendo

Para iniciar a aula de forma dinâmica e envolvente, explique brevemente aos alunos que hoje irão explorar os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, ferramentas essenciais em qualquer língua para construir e compreender frases de maneira correta. Peça que utilizem seus celulares para buscar e compartilhar um fato interessante sobre como esses pronomes são usados nas redes sociais ou em algum contexto digital contemporâneo. Isso ajudará a contextualizar ainda mais a aula e a conectar o conteúdo ao cotidiano dos alunos.

Reflexões Iniciais

1. Quais são os diferentes tipos de pronomes que conhecemos?

2. Como os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos diferem entre si?

3. Podem dar exemplos de pronomes pessoais em frases usadas nas redes sociais?

4. Como os pronomes possessivos ajudam a indicar posse em uma conversa?

5. Em quais situações vocês usam pronomes demonstrativos no dia a dia?

Desenvolvimento

Duração: 70 - 85 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é proporcionar aos alunos uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre pronomes em atividades práticas e contextualizadas, utilizando tecnologias digitais. Ao trabalharem em grupo, os alunos desenvolvem habilidades de colaboração, pesquisa e criatividade, enriquecendo seu aprendizado e tornando a experiência mais dinâmica e envolvente.

Sugestões de Atividades

Recomenda-se que seja realizada apenas uma das atividades sugeridas

Atividade 1 - Influenciador de Gramática 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Entender e explicar as classificações de pronomes de maneira criativa e contextualizada, reforçando o aprendizado através da criação de conteúdo digital.

- Descrição: Nesta atividade, os alunos irão assumir o papel de influenciadores digitais especializados em gramática. O objetivo é criar um post para uma rede social (Instagram, TikTok, YouTube) explicando as diferenças entre pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, utilizando exemplos práticos e engajantes.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve escolher uma rede social para a qual criará o conteúdo.

  • Os alunos devem pesquisar exemplos práticos de uso de pronomes em redes sociais.

  • Utilizando seus celulares, os grupos devem filmar um vídeo curto (1-2 minutos) ou criar um carrossel de imagens explicando as diferenças entre pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

  • Os vídeos ou posts devem ser criativos, utilizando memes, GIFs e outros recursos visuais para tornar o conteúdo interessante e relevante.

  • Após a criação, cada grupo deve apresentar seu conteúdo para a turma, explicando as escolhas feitas e a estratégia utilizada para engajar o público.

Atividade 2 - Caça aos Pronomes ️‍♂️

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica, identificando pronomes em diversos contextos digitais e compreendendo suas funções de forma prática.

- Descrição: Os alunos participam de uma caça ao tesouro digital, onde precisam encontrar exemplos de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos em textos presentes na internet. Eles usarão smartphones ou computadores para explorar artigos, blogs, redes sociais e fóruns.

- Instruções:

  • Divida os alunos em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo recebe uma lista de tarefas que envolvem encontrar exemplos específicos de pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos em diferentes contextos online.

  • Os alunos devem tirar screenshots dos exemplos encontrados e organizá-los em uma apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.) explicando cada tipo de pronome e seu uso.

  • Os grupos apresentam suas descobertas para a turma, destacando a variedade de contextos em que os pronomes aparecem e como são utilizados.

  • Incentive a discussão entre os grupos sobre a relevância e a precisão dos exemplos encontrados.

Atividade 3 - Storytelling nas Redes 

> Duração: 60 - 70 minutos

- Objetivo: Aplicar o conhecimento de pronomes na construção de narrativas digitais, promovendo a criatividade e a compreensão prática dos conceitos gramaticais.

- Descrição: Os alunos criarão uma história interativa em formato de posts para redes sociais, utilizando pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos de maneira prática. A atividade envolve a criação de narrativas curtas que engajem o público e demonstrem o uso correto dos diferentes tipos de pronomes.

- Instruções:

  • Divida a turma em grupos de até 5 pessoas.

  • Cada grupo deve criar um personagem fictício e uma situação que será desenvolvida através de uma série de posts em uma rede social (como se fosse um diário ou história contínua).

  • Os alunos devem planejar a história e dividir as partes entre os integrantes do grupo, garantindo que todos os tipos de pronomes (pessoais, possessivos e demonstrativos) sejam utilizados corretamente.

  • Os grupos criam os posts usando recursos visuais (fotos, ilustrações, vídeos curtos) para tornar a narrativa mais envolvente.

  • Cada grupo apresenta sua história para a turma, explicando como utilizaram os pronomes e a lógica por trás de suas escolhas.

Retorno

Duração: 20 - 25 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar o aprendizado através da reflexão e troca de experiências. A discussão em grupo permite que os alunos verbalizem suas descobertas e compreensões, enquanto o feedback 360° promove um ambiente de cooperação e crescimento mútuo. Este momento é essencial para transformar o conhecimento adquirido em habilidades práticas e duradouras.

Discussão em Grupo

Promova uma discussão em grupo com todos os alunos, onde cada grupo compartilha o que aprendeu ao realizar as atividades e suas conclusões. Sugira o seguinte roteiro: Comece fazendo uma breve recapitulação das atividades realizadas e pergunte a cada grupo o que acharam mais interessante ou desafiador. Em seguida, peça que compartilhem exemplos práticos que encontraram ou criaram durante as atividades e expliquem como esses exemplos ajudam a entender melhor os pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos.

Reflexões

1. Como as atividades práticas ajudaram você a entender melhor os diferentes tipos de pronomes? 2. Qual foi a maior dificuldade que você encontrou ao identificar ou usar pronomes em contextos digitais? 3. De que maneira você aplicaria o conhecimento sobre pronomes em sua vida cotidiana, especialmente em comunicações digitais?

Feedback 360°

Instrua os alunos a participar de uma etapa de feedback 360°, onde cada aluno deve receber um feedback dos outros membros do grupo em que trabalhou. Oriente os alunos a oferecer feedback construtivo e respeitoso, abordando aspectos como colaboração, criatividade e precisão no uso dos pronomes. Explique a importância de reconhecer os pontos positivos e oferecer sugestões de melhoria de maneira empática.

Conclusão

Duração: 10 - 15 minutos

A finalidade desta etapa do plano de aula é consolidar os conhecimentos adquiridos de maneira alegre e envolvente, ajudando os alunos a reconhecer a relevância prática do conteúdo. A conclusão amarra todas as atividades realizadas, conecta o aprendizado ao mundo real e destaca a importância dos pronomes para a comunicação eficaz no cotidiano dos alunos.

Resumo

Parabéns, pessoal!  Hoje vocês dominaram o universo dos pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos! Entenderam a diferença entre 'eu', 'meu' e 'aquele' de uma forma super divertida e interativa. Vocês se tornaram verdadeiros influenciadores gramaticais, criaram histórias incríveis e até caçaram pronomes pela internet como verdadeiros detetives digitais! 

No Mundo

 Em um mundo onde a comunicação digital é predominante, saber utilizar os pronomes corretamente é essencial. Eles ajudam a clarear a mensagem, evitar mal-entendidos e tornam nossas interações online mais eficientes e respeitosas. Hoje, nos stories, posts e vídeos que vocês criaram, mostraram como a gramática está totalmente integrada ao nosso dia a dia digital moderno. 

Na Prática

 Saber identificar e utilizar pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos não é apenas uma habilidade acadêmica; é uma ferramenta fundamental para a comunicação eficaz em qualquer contexto. Seja para escrever um e-mail, postar nas redes sociais ou simplesmente conversar com amigos, o uso correto dos pronomes melhora a clareza e o entendimento das mensagens. ✒️

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Você tem dificuldade de prender a atenção dos alunos em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais sobre esse tema para deixar a sua aula mais dinâmica! Jogos, slides, atividades, vídeos e muito mais!

Quem viu esse plano de aula também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies