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Plano de aula de Concordância Verbal: Regra Geral e Casos Especiais

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Original Teachy

Concordância Verbal: Regra Geral e Casos Especiais

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a regra geral de concordância verbal: Os alunos deverão entender a importância da concordância verbal, como ela é formada e aplicada na língua portuguesa. Isso inclui a concordância do verbo com o sujeito, seja ele simples, composto, oculto ou indeterminado.

  2. Identificar e aplicar a concordância verbal em casos especiais: Os estudantes devem ser capazes de reconhecer e aplicar corretamente a concordância verbal em situações que fogem da regra geral. Isso inclui casos de sujeitos coletivos, verbos impessoais, orações sem sujeito e locuções verbais.

  3. Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual: Através do estudo da concordância verbal, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de análise e interpretação textual. Eles aprenderão a observar e compreender as relações entre os elementos de uma frase e como essas relações contribuem para o significado geral do texto.

Objetivos secundários:

  • Promover o debate e a troca de ideias: Durante a aula, os alunos serão incentivados a participar ativamente, compartilhando suas dúvidas, opiniões e exemplos. Isso promoverá o debate e a troca de ideias, enriquecendo o processo de aprendizado.

  • Estimular a prática através de exercícios: Além da teoria, a aula deverá incluir atividades práticas que permitam aos alunos aplicar o que aprenderam. Isso fortalecerá o entendimento do conteúdo e a habilidade de concordância verbal.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor deve iniciar relembrando os conceitos básicos de sujeito e verbo, que são fundamentais para o entendimento da concordância verbal. Para isso, pode propor breves atividades de relembrança, como a identificação do sujeito e do verbo em frases diversas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor pode propor duas situações problemas para despertar o interesse dos alunos e introduzir o tema. Pode, por exemplo, apresentar uma frase com a concordância verbal incorreta e desafiar os alunos a identificar o erro. Outra possibilidade é apresentar uma frase que envolve uma das regras especiais de concordância verbal e perguntar aos alunos se eles sabem como aplicá-la. Essas situações problemáticas servirão para contextualizar o tema e mostrar a sua relevância. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância da concordância verbal na língua portuguesa, destacando que a sua correta aplicação contribui para a clareza e a coerência do texto. Além disso, pode mencionar que a falta de concordância verbal é um dos erros mais comuns em redações de vestibular e concursos públicos, podendo prejudicar a nota do candidato. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades ou histórias relacionadas à concordância verbal. Por exemplo, pode mencionar que o famoso escritor Machado de Assis era conhecido por usar a concordância verbal de forma não usual, o que contribuía para a originalidade e a complexidade de suas obras. Além disso, pode apresentar um trecho de uma música ou de um poema que ilustre bem a concordância verbal. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Regra Geral da Concordância Verbal (5 - 7 minutos): O professor deve iniciar a explanação da regra geral da concordância verbal, explicando que o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito da frase. Para facilitar o entendimento, o professor pode utilizar exemplos práticos e contextualizados, envolvendo situações do cotidiano dos alunos. Além disso, é importante reforçar que a concordância verbal é um dos elementos que contribui para a coerência e a clareza do texto.

    • Exemplo 1: "Os meninos brincam no parque." (verbo no plural, concordando com o sujeito no plural)
    • Exemplo 2: "O menino brinca no parque." (verbo no singular, concordando com o sujeito no singular)
  2. Sujeito Simples, Composto, Oculto e Indeterminado (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que o sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, o sujeito composto é aquele que possui dois ou mais núcleos, o sujeito oculto é aquele que não está explícito na frase e o sujeito indeterminado é aquele que não se quer ou não se pode identificar. O professor deve demonstrar como a concordância verbal varia de acordo com o tipo de sujeito.

    • Exemplo 1: "O menino e a menina brincam no parque." (verbo no plural, concordando com o sujeito composto)
    • Exemplo 2: "Brincam no parque." (verbo no plural, concordando com o sujeito oculto)
    • Exemplo 3: "Deve-se estudar para aprender." (verbo na terceira pessoa do singular, concordando com o sujeito indeterminado)
  3. Sujeito Coletivo (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que o sujeito coletivo é um termo que, apesar de singular na forma, indica um conjunto de seres. O professor deve demonstrar como a concordância verbal varia quando o sujeito é coletivo.

    • Exemplo 1: "A multidão aplaudiu." (verbo no singular, concordando com o sujeito coletivo)
    • Exemplo 2: "As multidões aplaudiram." (verbo no plural, concordando com o sujeito coletivo)
  4. Verbos Impessoais, Orações sem Sujeito e Locuções Verbais (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito, as orações sem sujeito são aquelas que não possuem sujeito e as locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar e um verbo principal, sendo que o verbo auxiliar é o que sofre a concordância. O professor deve demonstrar como a concordância verbal varia nessas situações.

    • Exemplo 1: "Choveu muito ontem." (verbo impessoal, não sofre concordância)
    • Exemplo 2: "Há muitas pessoas na fila." (verbo haver, impessoal, não sofre concordância)
    • Exemplo 3: "Deve haver muitas pessoas na fila." (locução verbal, o verbo auxiliar deve concorda com o sujeito pessoas)

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas conclusões e tirar dúvidas. O professor pode iniciar a discussão pedindo para os alunos comentarem sobre a regra geral da concordância verbal, a concordância com sujeitos simples, compostos, ocultos e indeterminados, a concordância com sujeitos coletivos e os casos especiais de verbos impessoais, orações sem sujeito e locuções verbais. A ideia é que os alunos, com a orientação do professor, possam resumir e consolidar o conteúdo aprendido.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): O professor deve estimular os alunos a fazerem a conexão entre a teoria e a prática, perguntando como eles aplicariam o que aprenderam na análise e na produção de textos. Por exemplo, o professor pode propor a análise de um texto literário ou jornalístico, para que os alunos identifiquem e discutam os casos de concordância verbal presentes. Além disso, o professor pode propor que os alunos escrevam uma redação curta, onde eles terão a oportunidade de aplicar a concordância verbal, recebendo feedback imediato do professor.

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Essa reflexão ajudará os alunos a internalizarem o conteúdo e a identificarem possíveis lacunas em seu entendimento, que poderão ser abordadas em aulas futuras.

  4. Feedback (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve solicitar um feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito através de um formulário online ou de uma discussão aberta. O feedback dos alunos é fundamental para que o professor possa avaliar a eficácia de sua abordagem e realizar melhorias, se necessário.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos pontos principais abordados durante a aula, reforçando a regra geral da concordância verbal e os casos especiais. Deve-se destacar a importância de cada um desses elementos para a coerência e a clareza do texto. Além disso, o professor deve recapitular as situações que envolvem sujeito simples, composto, oculto e indeterminado, sujeito coletivo, verbos impessoais, orações sem sujeito e locuções verbais.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor deve reiterar como a aula permitiu aos alunos fazer a conexão entre a teoria e a prática. Deve-se enfatizar que a compreensão da teoria da concordância verbal é fundamental para a análise e a produção de textos coerentes e claros. O professor pode lembrar as atividades práticas realizadas durante a aula, como a análise de frases e a produção de redações, que permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar o seu entendimento sobre a concordância verbal. Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites educacionais, vídeos explicativos, exercícios online, entre outros. Além disso, o professor pode indicar leituras que exemplifiquem bem a concordância verbal, como trechos de obras literárias e notícias.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve reforçar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar que a concordância verbal é um dos elementos que contribui para a coerência e a clareza do texto, seja ele um e-mail, uma redação escolar, um texto de vestibular ou uma ata de reunião. Além disso, deve-se ressaltar que a correta aplicação da concordância verbal é uma habilidade valorizada em diversas áreas profissionais, como comunicação, direito, jornalismo, entre outras.

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