Professor(a),
acesse esse e milhares de outros planos de aula!

Na Teachy você acessa milhares de questões, cria listas, planos de aula e provas.

Cadastro Gratuito

Plano de aula de Concordância Verbal: Regra Geral e Casos Especiais

Objetivos (5 minutos)

  1. Compreender a regra geral de concordância verbal: Os alunos deverão entender a importância da concordância verbal, como ela é formada e aplicada na língua portuguesa. Isso inclui a concordância do verbo com o sujeito, seja ele simples, composto, oculto ou indeterminado.

  2. Identificar e aplicar a concordância verbal em casos especiais: Os estudantes devem ser capazes de reconhecer e aplicar corretamente a concordância verbal em situações que fogem da regra geral. Isso inclui casos de sujeitos coletivos, verbos impessoais, orações sem sujeito e locuções verbais.

  3. Desenvolver habilidades de análise e interpretação textual: Através do estudo da concordância verbal, os alunos serão incentivados a desenvolver habilidades de análise e interpretação textual. Eles aprenderão a observar e compreender as relações entre os elementos de uma frase e como essas relações contribuem para o significado geral do texto.

Objetivos secundários:

  • Promover o debate e a troca de ideias: Durante a aula, os alunos serão incentivados a participar ativamente, compartilhando suas dúvidas, opiniões e exemplos. Isso promoverá o debate e a troca de ideias, enriquecendo o processo de aprendizado.

  • Estimular a prática através de exercícios: Além da teoria, a aula deverá incluir atividades práticas que permitam aos alunos aplicar o que aprenderam. Isso fortalecerá o entendimento do conteúdo e a habilidade de concordância verbal.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdo: O professor deve iniciar relembrando os conceitos básicos de sujeito e verbo, que são fundamentais para o entendimento da concordância verbal. Para isso, pode propor breves atividades de relembrança, como a identificação do sujeito e do verbo em frases diversas. (3 - 5 minutos)

  2. Situações-Problema: O professor pode propor duas situações problemas para despertar o interesse dos alunos e introduzir o tema. Pode, por exemplo, apresentar uma frase com a concordância verbal incorreta e desafiar os alunos a identificar o erro. Outra possibilidade é apresentar uma frase que envolve uma das regras especiais de concordância verbal e perguntar aos alunos se eles sabem como aplicá-la. Essas situações problemáticas servirão para contextualizar o tema e mostrar a sua relevância. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve explicar a importância da concordância verbal na língua portuguesa, destacando que a sua correta aplicação contribui para a clareza e a coerência do texto. Além disso, pode mencionar que a falta de concordância verbal é um dos erros mais comuns em redações de vestibular e concursos públicos, podendo prejudicar a nota do candidato. (2 - 3 minutos)

  4. Ganhar a Atenção dos Alunos: Para despertar o interesse dos alunos, o professor pode compartilhar curiosidades ou histórias relacionadas à concordância verbal. Por exemplo, pode mencionar que o famoso escritor Machado de Assis era conhecido por usar a concordância verbal de forma não usual, o que contribuía para a originalidade e a complexidade de suas obras. Além disso, pode apresentar um trecho de uma música ou de um poema que ilustre bem a concordância verbal. (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Regra Geral da Concordância Verbal (5 - 7 minutos): O professor deve iniciar a explanação da regra geral da concordância verbal, explicando que o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito da frase. Para facilitar o entendimento, o professor pode utilizar exemplos práticos e contextualizados, envolvendo situações do cotidiano dos alunos. Além disso, é importante reforçar que a concordância verbal é um dos elementos que contribui para a coerência e a clareza do texto.

    • Exemplo 1: "Os meninos brincam no parque." (verbo no plural, concordando com o sujeito no plural)
    • Exemplo 2: "O menino brinca no parque." (verbo no singular, concordando com o sujeito no singular)
  2. Sujeito Simples, Composto, Oculto e Indeterminado (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que o sujeito simples é aquele que possui apenas um núcleo, o sujeito composto é aquele que possui dois ou mais núcleos, o sujeito oculto é aquele que não está explícito na frase e o sujeito indeterminado é aquele que não se quer ou não se pode identificar. O professor deve demonstrar como a concordância verbal varia de acordo com o tipo de sujeito.

    • Exemplo 1: "O menino e a menina brincam no parque." (verbo no plural, concordando com o sujeito composto)
    • Exemplo 2: "Brincam no parque." (verbo no plural, concordando com o sujeito oculto)
    • Exemplo 3: "Deve-se estudar para aprender." (verbo na terceira pessoa do singular, concordando com o sujeito indeterminado)
  3. Sujeito Coletivo (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que o sujeito coletivo é um termo que, apesar de singular na forma, indica um conjunto de seres. O professor deve demonstrar como a concordância verbal varia quando o sujeito é coletivo.

    • Exemplo 1: "A multidão aplaudiu." (verbo no singular, concordando com o sujeito coletivo)
    • Exemplo 2: "As multidões aplaudiram." (verbo no plural, concordando com o sujeito coletivo)
  4. Verbos Impessoais, Orações sem Sujeito e Locuções Verbais (5 - 7 minutos): O professor deve explicar que os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito, as orações sem sujeito são aquelas que não possuem sujeito e as locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar e um verbo principal, sendo que o verbo auxiliar é o que sofre a concordância. O professor deve demonstrar como a concordância verbal varia nessas situações.

    • Exemplo 1: "Choveu muito ontem." (verbo impessoal, não sofre concordância)
    • Exemplo 2: "Há muitas pessoas na fila." (verbo haver, impessoal, não sofre concordância)
    • Exemplo 3: "Deve haver muitas pessoas na fila." (locução verbal, o verbo auxiliar deve concorda com o sujeito pessoas)

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo (5 - 7 minutos): O professor deve promover uma discussão em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de compartilhar suas conclusões e tirar dúvidas. O professor pode iniciar a discussão pedindo para os alunos comentarem sobre a regra geral da concordância verbal, a concordância com sujeitos simples, compostos, ocultos e indeterminados, a concordância com sujeitos coletivos e os casos especiais de verbos impessoais, orações sem sujeito e locuções verbais. A ideia é que os alunos, com a orientação do professor, possam resumir e consolidar o conteúdo aprendido.

  2. Conexão com a Teoria (3 - 5 minutos): O professor deve estimular os alunos a fazerem a conexão entre a teoria e a prática, perguntando como eles aplicariam o que aprenderam na análise e na produção de textos. Por exemplo, o professor pode propor a análise de um texto literário ou jornalístico, para que os alunos identifiquem e discutam os casos de concordância verbal presentes. Além disso, o professor pode propor que os alunos escrevam uma redação curta, onde eles terão a oportunidade de aplicar a concordância verbal, recebendo feedback imediato do professor.

  3. Reflexão Final (2 - 3 minutos): Para finalizar, o professor deve propor que os alunos reflitam individualmente sobre o que aprenderam. O professor pode fazer perguntas como: "Qual foi o conceito mais importante que você aprendeu hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". Essa reflexão ajudará os alunos a internalizarem o conteúdo e a identificarem possíveis lacunas em seu entendimento, que poderão ser abordadas em aulas futuras.

  4. Feedback (2 - 3 minutos): Por fim, o professor deve solicitar um feedback dos alunos sobre a aula. Isso pode ser feito através de um formulário online ou de uma discussão aberta. O feedback dos alunos é fundamental para que o professor possa avaliar a eficácia de sua abordagem e realizar melhorias, se necessário.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo do Conteúdo (2 - 3 minutos): O professor deve fazer um resumo dos pontos principais abordados durante a aula, reforçando a regra geral da concordância verbal e os casos especiais. Deve-se destacar a importância de cada um desses elementos para a coerência e a clareza do texto. Além disso, o professor deve recapitular as situações que envolvem sujeito simples, composto, oculto e indeterminado, sujeito coletivo, verbos impessoais, orações sem sujeito e locuções verbais.

  2. Conexão Teoria-Prática (1 - 2 minutos): O professor deve reiterar como a aula permitiu aos alunos fazer a conexão entre a teoria e a prática. Deve-se enfatizar que a compreensão da teoria da concordância verbal é fundamental para a análise e a produção de textos coerentes e claros. O professor pode lembrar as atividades práticas realizadas durante a aula, como a análise de frases e a produção de redações, que permitiram aos alunos aplicar o que aprenderam.

  3. Materiais Extras (1 - 2 minutos): O professor deve sugerir materiais de estudo extras para os alunos que desejam aprofundar o seu entendimento sobre a concordância verbal. Esses materiais podem incluir livros didáticos, sites educacionais, vídeos explicativos, exercícios online, entre outros. Além disso, o professor pode indicar leituras que exemplifiquem bem a concordância verbal, como trechos de obras literárias e notícias.

  4. Importância do Assunto (1 - 2 minutos): Por fim, o professor deve reforçar a importância do assunto para o dia a dia dos alunos. Deve-se explicar que a concordância verbal é um dos elementos que contribui para a coerência e a clareza do texto, seja ele um e-mail, uma redação escolar, um texto de vestibular ou uma ata de reunião. Além disso, deve-se ressaltar que a correta aplicação da concordância verbal é uma habilidade valorizada em diversas áreas profissionais, como comunicação, direito, jornalismo, entre outras.

Deseja ter acesso a todos os planos de aula? Faça cadastro na Teachy!

Gostou do Plano de Aula? Veja outros relacionados:

Discipline logo

Português

Pontuação - EF08LP04', 'EF08LP16

As mudanças climáticas representam uma das maiores ameaças ao meio ambiente e à sustentabilidade da vida na Terra. Fenômenos como o aumento das temperaturas globais, derretimento das calotas polares, elevação do nível do mar e eventos climáticos extremos tornaram-se cada vez mais frequentes e intensos. Essas mudanças trazem graves consequências para a biodiversidade, segurança alimentar, recursos hídricos e habitação humana, exigindo ações urgentes para mitigação e adaptação. O debate sobre mudanças climáticas envolve não apenas questões ambientais, mas também econômicas, políticas e sociais, destacando a necessidade de cooperação internacional e comprometimento local para enfrentar esse desafio global. O futuro do planeta depende das decisões tomadas hoje para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e promover um desenvolvimento sustentável.

As consequências das mudanças climáticas para o futuro do planeta

Ver mais
Discipline logo

Português

Pontuação - EF08LP04', 'EF08LP16

A pandemia da COVID-19 impulsionou uma transformação sem precedentes na educação, com a adoção em massa do ensino à distância (EAD) como alternativa às aulas presenciais. Esse cenário evidenciou tanto o potencial quanto as limitações da EAD, destacando a importância da tecnologia no apoio ao aprendizado. Contudo, a transição abrupta para o ensino online também revelou disparidades significativas no acesso e na qualidade da educação, exacerbando desigualdades preexistentes. Problemas como a falta de acesso a dispositivos eletrônicos adequados e conexões de internet confiáveis afetam desproporcionalmente estudantes de baixa renda, colocando-os em desvantagem. Além disso, a adaptação ao novo formato requer desenvolvimento profissional dos educadores e uma reconfiguração dos métodos pedagógicos. Discutir os desafios da EAD é fundamental para aprimorar a qualidade e a acessibilidade da educação em uma sociedade cada vez mais digital.

Desafios da educação à distância no Brasil

Ver mais
Discipline logo

Português

Leitor Literário e Narrativa - EF02LP26, EF12LP18, EF02LP28

Introdução

Relevância do tema

Quando mergulhamos no mundo das palavras, é como se abríssemos uma janela mágica para lugares nunca antes explorados. A leitura é essa chave que nos permite viajar sem sair do lugar, conhecer novos amigos e viver aventuras incríveis. E no coração da leitura estão as narrativas e os poemas, dois tesouros que guardam histórias e sentimentos de um jeito todo especial. As narrativas nos contam histórias com começo, meio e fim, cheias de personagens, enquanto os poemas brincam com as palavras, criando um ritmo que é como música para nossos ouvidos. Entender a diferença entre eles e saber apreciá-los é importante porque nos torna leitores melhores e mais atentos, capazes de descobrir os segredos escondidos nas linhas de um livro. A magia de rimas e sonoridades nos leva a sentir a poesia de uma forma única, e isso é um presente maravilhoso que a leitura nos dá.

Contextualização

Em nossa jornada pelo mundo das letras e da comunicação, o português é como um vasto oceano a ser navegado. Ao chegarmos ao capítulo sobre o 'Leitor Literário e Narrativa', estamos desbravando uma ilha cheia de mistérios e belezas dentro desse oceano. Nesta etapa do percurso, focamos em explorar dois tipos de escrita que são fundamentais para entendermos como as histórias são contadas e como elas tocam nosso coração. Situa-se, portanto, como um marco essencial na compreensão da literatura como arte e expressão humana, construindo a base para futuras leituras e estudos mais aprofundados. Estabelece a ponte entre o aprendizado básico da língua e o apreço pela literatura, preparando os pequenos leitores para se tornarem grandes exploradores do vasto universo literário que aguarda por eles.

Teoria

Exemplos e casos

Vamos embarcar em uma aventura onde exploraremos exemplos e casos fascinantes. Imaginem a história de Ana, uma garotinha que encontrou um livro misterioso na biblioteca da escola. Ao abrir o livro, ela descobriu que cada página era uma aventura diferente, cheia de personagens, diálogos e muitas emoções. Esse livro era um tesouro de narrativas! Já no caso dos poemas, pensem em Pedro, que num dia cinzento descobriu um poema sobre o sol. As palavras dançavam nas linhas, rimavam e traziam uma melodia que parecia pintar o próprio sol no céu. Esses exemplos nos mostram como as narrativas e os poemas podem mudar a maneira como vemos o mundo e sentir as emoções que eles transmitem.

Componentes

###Narrativas

Narrativas são como trens que percorrem os trilhos de uma história. Elas têm uma sequência, começando na estação de partida chamada 'introdução', onde conhecemos os personagens e o cenário. Depois, o trem segue viagem até o meio da história, onde acontece o 'clímax', o ponto mais emocionante onde algo importante acontece. Finalmente, o trem chega ao seu destino, o 'desfecho', onde todas as aventuras se concluem e aprendemos algo com a jornada. As narrativas são compostas por elementos como personagens principais e secundários, cenário, enredo e um ponto de vista, que é como se escolhêssemos um assento no trem para observar toda a história.

###Poemas

Poemas são como arco-íris no céu da literatura, cheios de cores e curvas que são as palavras e versos. Eles têm um ritmo próprio, que pode ser rápido como um riacho ou lento como uma preguiça numa tarde quente. Os poemas usam rimas, que são palavras que têm sons parecidos no final, como 'gato' e 'sapato', criando uma música que ecoa em nossos corações. Eles também podem brincar com a forma, aparecendo em diferentes tamanhos e arranjos na página, como um desenho feito com palavras. Os poemas nos permitem expressar sentimentos e ideias de forma única, e muitas vezes, deixam espaço para nossa imaginação completar o quadro.

Aprofundamento do tema

Para aprofundar nosso entendimento sobre narrativas, devemos pensar em como uma boa história parece nos levar para outro mundo, não é mesmo? Quando as palavras são tecidas com habilidade, criam imagens vivas em nossa mente. É importante perceber que uma narrativa pode ser contada de diferentes pontos de vista, como se fosse uma câmera em um filme, que pode focar em um personagem ou mostrar toda a cena. Quanto aos poemas, o aprofundamento vem ao percebermos que as rimas e ritmos são apenas a ponta do iceberg. Existem poemas sem rima, chamados de 'verso livre', e poemas que contam histórias, unindo o mundo das narrativas com a poesia. Esse entrelaçamento da forma e do conteúdo faz da poesia uma arte rica e complexa.

Termos-chave

Narrativa: uma sequência de eventos ou experiências contadas como uma história. Pode ser ficcional ou baseada em fatos reais. Personagens são os indivíduos que habitam a narrativa, enquanto o enredo é a estrutura da história. Clímax é o ponto alto da narrativa, e desfecho é como a história se resolve. Poema: uma composição literária que expressa sentimentos, ideias, ou conta uma história de forma estilizada. Rima é a semelhança sonora entre palavras, enquanto ritmo é o padrão de sons e pausas na leitura de um poema. Verso é cada linha de um poema e estrofe é um conjunto de versos.

Prática

Reflexão sobre o tema

Vocês já pararam para pensar em como as histórias e os poemas estão presentes em nosso dia a dia? Desde os contos que nossos pais e avós nos contam até as canções que escutamos, cada uma tem sua própria narrativa e ritmo. Refletir sobre como a literatura pode influenciar nosso modo de ver o mundo é um passo importante para valorizar cada palavra e cada verso que encontramos. Por que será que algumas histórias nos emocionam? E como é possível que algumas palavras rimadas em um poema possam nos fazer sorrir ou pensar em algo de uma maneira totalmente nova?

Exercícios introdutórios

Desenhe sua cena favorita de uma história que você gosta e escreva uma frase sobre o que está acontecendo.

Crie uma lista de palavras que rimam com 'casa' e tente formar duas linhas de um poema com elas.

Imagine que você é um personagem em uma de suas histórias favoritas. O que você diria em um diálogo com outro personagem?

Escolha um objeto em sala de aula e escreva quatro linhas de um poema sobre ele. Lembre-se de prestar atenção às rimas!

Ouça uma música infantil e tente identificar a história que ela conta. Quais são os personagens e o que acontece com eles?

Projetos e Pesquisas

Criem um 'Jardim Literário' na sala de aula. Cada aluno pode escolher uma flor de papel e nela escrever o título de uma história ou poema que tenha lido e gostado. No verso da flor, devem escrever uma curta explicação sobre por que essa história ou poema é especial para eles. Depois, vamos plantar essas flores no nosso Jardim Literário para que todos possam ler e conhecer novas histórias e poemas escolhidos pelos amigos!

Ampliando

Além das narrativas e poemas, existem muitos outros gêneros literários que podemos descobrir! Há as lendas, que são histórias antigas cheias de mistério e ensinamentos, os mitos que explicam como as coisas no mundo foram criadas e as fábulas que, através dos animais, nos mostram lições importantes de vida. A literatura é um universo amplo e encantador, onde cada livro é uma porta para um novo mundo cheio de conhecimento, diversão e magia a ser explorado.

Conclusão

Conclusões

Ao percorrer as páginas deste capítulo, desvendamos a magia das narrativas e dos poemas e como elas enriquecem nossa imaginação e conhecimento. Compreendemos que as narrativas são como viagens incríveis que nos levam a conhecer personagens fascinantes e a vivenciar aventuras emocionantes com eles. Vimos que as histórias têm uma estrutura que nos prende desde a primeira palavra, nos conduzindo por caminhos cheios de surpresas até o grandioso final. Já os poemas, descobrimos serem verdadeiras obras de arte com palavras, pintando imagens e sentimentos com rimas e ritmos que tocam nossos corações de maneira única. Aprendemos que a poesia pode ser flexível e variada, permitindo que cada um de nós a sinta e a interprete à nossa maneira, como se cada poema falasse uma língua só nossa.

Além da compreensão, praticamos a habilidade de diferenciar entre as narrativas e os poemas. Identificamos como as rimas e sonoridades dão vida aos poemas, deixando-os ainda mais especiais e memoráveis. Jogamos com as palavras, criamos nossos próprios versos e exploramos a criação de histórias, exercitando não só a leitura e escrita, mas também a nossa criatividade e expressão pessoal. Esse capítulo nos convidou a olhar para os livros não apenas como objetos, mas como amigos que têm muitas histórias para contar e ensinamentos para compartilhar.

Por fim, refletimos sobre a importância das narrativas e poemas em nossa vida diária, reconhecendo que eles estão em todos os lugares, desde uma conversa com um amigo até as canções que cantarolamos. Valorizamos cada história lida e cada poema descoberto, entendendo que cada um deles tem o poder de transformar o ordinário em extraordinário e de nos fazer ver o mundo sob uma nova luz. Com isso, encerramos o capítulo, mas não a jornada, pois cada novo livro, cada nova página, é um convite para continuarmos a ser leitores curiosos e apaixonados pelo universo literário que nos aguarda.

Ver mais
Economize seu tempo usando a Teachy!
Na Teachy você tem acesso a:
Aulas e materiais prontos
Correções automáticas
Projetos e provas
Feedback individualizado com dashboard
Mascote Teachy
BR flagUS flag
Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies

2023 - Todos os direitos reservados

Siga a Teachy
nas redes sociais
Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter Logo