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Plano de aula de Conjunções Coordenativas e Período Composto por Coordenação

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Conjunções Coordenativas e Período Composto por Coordenação

Objetivos (5 - 10 minutos)

  1. Compreender o conceito de Conjunções Coordenativas:

    • Definição de conjunção e sua importância na construção de frases e textos.
    • Identificação das conjunções coordenativas aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
    • Exemplos de frases com o uso correto de cada tipo de conjunção coordenativa.
  2. Reconhecer o Período Composto por Coordenação:

    • Diferença entre período simples e período composto.
    • Identificação do período composto por coordenação na estrutura de um texto.
    • Compreensão do papel das conjunções coordenativas na construção do período composto.
  3. Praticar a aplicação do conteúdo aprendido:

    • Exercícios práticos de identificação e uso correto das conjunções coordenativas.
    • Produção de pequenos textos utilizando o período composto por coordenação.
    • Revisão e correção conjunta dos exercícios, promovendo a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Objetivos secundários:

  • Estimular a participação ativa dos alunos:

    • Incentivar a formulação de perguntas e dúvidas durante a explanação do conteúdo.
    • Promover a interação entre os alunos na realização dos exercícios práticos.
    • Valorizar as contribuições individuais e coletivas para o aprendizado da turma.
  • Desenvolver habilidades de escrita e interpretação:

    • Reforçar a importância do uso correto das conjunções na produção de textos coesos e coerentes.
    • Praticar a leitura e a interpretação de frases e textos que utilizam o período composto por coordenação.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de conteúdos relacionados:

    • O professor iniciará a aula relembrando conceitos básicos que são fundamentais para o entendimento do tópico do dia. Isso inclui a revisão de noções de frases simples e complexas, bem como de diferentes tipos de conjunções, em especial, as coordenativas. (3 - 5 minutos)
  2. Situações-problema:

    • O professor apresentará duas situações que serão o ponto de partida para a abordagem do tópico. A primeira situação pode ser a análise de um texto que apresente o uso de conjunções coordenativas. A segunda situação pode ser a proposta de um pequeno texto, sem o uso de conjunções, e desafiar os alunos a inserirem as conjunções coordenativas adequadas. (5 - 7 minutos)
  3. Contextualização:

    • O professor explicará a importância do tópico, mostrando que o uso correto das conjunções coordenativas é fundamental para a construção de textos coesos e coerentes. Além disso, pode destacar que a habilidade de identificar e utilizar adequadamente as conjunções é uma das competências avaliadas em provas de língua portuguesa, como o ENEM. (2 - 3 minutos)
  4. Ganhar a atenção dos alunos:

    • O professor pode compartilhar curiosidades sobre o uso de conjunções coordenativas, como o fato de que a língua portuguesa possui uma grande variedade de conjunções deste tipo, o que a diferencia de outras línguas. Além disso, pode contar uma história ou anedota que ilustre a importância do uso adequado das conjunções, como o famoso caso do anúncio que dizia: "Menina semianalfabeta vira presidente", que foi alvo de piadas por conta do uso inadequado da conjunção "sem". (2 - 3 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Atividade de Role-Playing:

    • A turma será dividida em grupos de 4 a 5 alunos. Cada grupo receberá uma situação hipotética que envolva o uso de conjunções coordenativas. Por exemplo, uma cena de um filme ou uma história em quadrinhos que deve ser reescrita com o uso correto das conjunções coordenativas. (10 - 12 minutos)

    • Os alunos terão que analisar a situação, identificar as conjunções coordenativas adequadas e reescrever o texto. Eles devem discutir em grupo a melhor maneira de fazer isso, promovendo a interação e a troca de ideias entre eles. (10 - 12 minutos)

  2. Atividade de Criação de História:

    • Ainda em grupos, os alunos terão que criar uma história curta, de no máximo 10 linhas, utilizando o máximo possível de conjunções coordenativas. A história deve ser coerente e fazer sentido, mesmo com o uso frequente das conjunções. (5 - 7 minutos)

    • Após a criação da história, cada grupo deverá compartilhá-la com a turma, que terá que identificar as conjunções coordenativas utilizadas. O professor irá corrigir as respostas, reforçando a correta identificação e uso das conjunções. (5 - 7 minutos)

  3. Atividade de Caça ao Tesouro Gramatical:

    • O professor irá espalhar pela sala de aula diversos cartões com frases escritas, algumas delas com conjunções coordenativas. Os alunos, ainda em grupos, terão que encontrar as frases com as conjunções coordenativas, categorizá-las de acordo com o tipo de conjunção (aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva, explicativa) e reescrever as frases, mantendo o sentido, mas substituindo a conjunção coordenativa por uma de outro tipo. (5 - 7 minutos)

    • Após a atividade, o professor irá revisar as respostas, corrigindo-as e explicando o porquê das alterações realizadas. Esta atividade é importante para que os alunos percebam que a substituição de uma conjunção coordenativa por outra pode alterar o sentido da frase. (5 - 7 minutos)

Estas atividades lúdicas e interativas visam engajar os alunos no processo de aprendizado, tornando o conteúdo mais claro e significativo para eles. Além disso, ao trabalhar em grupo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas.

Retorno (10 - 15 minutos)

  1. Discussão em Grupo:

    • O professor pedirá a cada grupo que compartilhe as soluções ou conclusões encontradas durante as atividades. Cada grupo terá um máximo de 3 minutos para apresentar. O professor deve garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de falar e que o tempo seja respeitado. (5 - 7 minutos)
    • Durante as apresentações, o professor deve fazer perguntas para estimular a reflexão dos alunos e promover a participação ativa de todos. Por exemplo, "Por que vocês escolheram essa conjunção em particular?", "Como a substituição da conjunção alterou o sentido da frase?" ou "Vocês encontraram alguma dificuldade na identificação das conjunções?". (3 - 5 minutos)
    • Após todas as apresentações, o professor deve fazer um breve resumo das principais ideias apresentadas pelos grupos, destacando os acertos e corrigindo eventuais erros. É importante que o professor reforce os conceitos fundamentais do tópico, fazendo a conexão entre a teoria e a prática. (2 - 3 minutos)
  2. Verificação da Aprendizagem:

    • O professor deve propor um momento de reflexão individual, onde os alunos terão que responder mentalmente a algumas perguntas. Essas perguntas devem servir para verificar o que foi aprendido e para identificar possíveis dúvidas ou dificuldades ainda existentes. Alguns exemplos de perguntas são: "Qual foi o conceito mais importante aprendido hoje?" e "Quais questões ainda não foram respondidas?". (2 - 3 minutos)
    • Após o momento de reflexão, o professor pode pedir que alguns alunos compartilhem suas respostas com a turma. Isso pode ser feito de forma voluntária ou o professor pode chamar alguns alunos aleatoriamente. O objetivo é promover a autoavaliação dos alunos e a troca de experiências. (2 - 3 minutos)
  3. Feedback do Professor:

    • Por fim, o professor deve dar um feedback geral sobre a aula, destacando os pontos positivos e apontando possíveis melhorias para as próximas aulas. O professor também deve reforçar a importância do conteúdo aprendido para a vida dos alunos, mostrando exemplos de situações reais onde o conhecimento sobre conjunções coordenativas e períodos compostos pode ser útil. (2 - 3 minutos)
    • O professor deve encerrar a aula reforçando a importância do estudo contínuo e da prática para a consolidação do aprendizado. Além disso, deve deixar claro que está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas que os alunos possam ter, seja durante a aula, seja fora dela. (1 - 2 minutos)

Este Retorno é uma etapa crucial do plano de aula, pois permite ao professor avaliar o progresso dos alunos, identificar dificuldades e esclarecer dúvidas. Além disso, ao promover a reflexão e a autoavaliação, o professor está ajudando os alunos a se tornarem mais autônomos em seu processo de aprendizado.

Conclusão (5 - 10 minutos)

  1. Resumo e Recapitulação:

    • O professor deve iniciar a Conclusão da aula fazendo um breve resumo dos principais pontos abordados, relembrando a definição de conjunções coordenativas, os tipos existentes (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas) e como elas são utilizadas na construção do período composto por coordenação. (2 - 3 minutos)
    • Em seguida, o professor deve recapitular as atividades realizadas, reforçando os aprendizados conquistados e a importância de cada uma delas para a compreensão e prática do conteúdo. (2 - 3 minutos)
  2. Conexão entre Teoria e Prática:

    • O professor deve destacar como a aula permitiu aos alunos vivenciar a teoria na prática, através das atividades que envolveram a análise e criação de textos, a identificação e uso correto das conjunções coordenativas, e a reflexão sobre o impacto dessas conjunções no sentido das frases e textos. (1 - 2 minutos)
    • Além disso, o professor deve reforçar como o conteúdo aprendido está diretamente ligado à habilidade de produção e interpretação de textos, que é uma das competências fundamentais para a comunicação e expressão em língua portuguesa. (1 - 2 minutos)
  3. Materiais Complementares:

    • Para complementar o conteúdo aprendido em aula, o professor pode sugerir a leitura de textos diversos, como notícias, artigos de opinião, contos, entre outros, para que os alunos possam identificar e analisar o uso das conjunções coordenativas na prática. (1 - 2 minutos)
    • Além disso, o professor pode indicar atividades extras, como a criação de um pequeno texto narrativo ou argumentativo que utilize o período composto por coordenação, ou a elaboração de uma lista de frases que contenham diferentes tipos de conjunções coordenativas. (1 - 2 minutos)
  4. Relevância do Assunto:

    • Por fim, o professor deve ressaltar a importância do conteúdo aprendido para a vida dos alunos, explicando que a habilidade de identificar e utilizar corretamente as conjunções coordenativas é fundamental não apenas para o estudo da língua portuguesa, mas também para a produção de textos em diversas situações do dia a dia, como em redações escolares, na comunicação por e-mail ou mensagens de texto, ou até mesmo em postagens em redes sociais. (1 - 2 minutos)

A Conclusão da aula tem como objetivo consolidar o aprendizado, fazer a conexão entre a teoria e a prática, e ressaltar a importância do conteúdo para a vida dos alunos. Além disso, ao sugerir materiais complementares e atividades extras, o professor está incentivando o estudo autônomo e a prática contínua, que são essenciais para a consolidação do aprendizado.

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