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Plano de aula de Conjunções Subordinativas: Período Composto por Subordinação e Orações Subordinadas Substantivas

Português

Original Teachy

'EM13LGG103'

Conjunções Subordinativas: Período Composto por Subordinação e Orações Subordinadas Substantivas

Objetivos (5 - 7 minutos)

  1. Compreender a estrutura e o uso das conjunções subordinativas em frases complexas.

    • Identificar as diferentes conjunções subordinativas e suas funções.
    • Diferenciar o uso das conjunções subordinativas de outros tipos de conjunções.
  2. Analisar o período composto por subordinação e as orações subordinadas substantivas.

    • Identificar as orações subordinadas substantivas em um período composto.
    • Compreender a função das orações subordinadas substantivas dentro de um período composto.
  3. Praticar o uso das conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas na produção de textos.

    • Aplicar o conhecimento adquirido na produção escrita de frases e textos.
    • Revisar e corrigir textos produzidos, identificando a correta utilização das conjunções subordinativas e das orações subordinadas substantivas.

Objetivos Secundários:

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos.
  • Melhorar a capacidade de expressão escrita.
  • Promover a compreensão da estrutura gramatical da língua portuguesa.

Introdução (10 - 15 minutos)

  1. Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de orações e frases, tipos de frases (simples e compostas) e a função das conjunções coordenativas. Essa revisão é essencial para que os alunos possam entender e relacionar o novo conteúdo que será apresentado. (3 - 5 minutos)

  2. Situações Problema: O professor pode apresentar duas situações problema para despertar o interesse dos alunos:

    • Situação 1: "Como podemos expressar ideias complexas de maneira clara e organizada em um texto?" Esta situação problema destaca a importância de entender a estrutura das frases complexas, que é onde as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas são usadas.

    • Situação 2: "Como podemos melhorar a estrutura e a fluidez de nossas redações?" Esta situação problema ressalta a relevância de conhecer e utilizar corretamente as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas na escrita. (5 - 7 minutos)

  3. Contextualização: O professor deve contextualizar a importância do assunto, explicando que o uso correto das conjunções subordinativas e das orações subordinadas substantivas contribui para a construção de textos mais coesos e coerentes. Além disso, pode mencionar que esses elementos são frequentemente utilizados em textos literários, acadêmicos e profissionais. (2 - 3 minutos)

  4. Introdução ao Tópico: O professor deve introduzir o tópico de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas, explicando que esses são elementos essenciais para a formação de frases complexas, que são comumente usadas na língua portuguesa. Para despertar o interesse dos alunos, pode compartilhar algumas curiosidades, como:

    • Curiosidade 1: "Você sabia que a língua portuguesa tem mais de 70 conjunções subordinativas? Apesar de usarmos apenas algumas no dia a dia, é importante conhecermos todas para termos um domínio completo da língua."

    • Curiosidade 2: "Você sabia que a língua portuguesa é uma das poucas línguas do mundo que possui orações subordinadas substantivas? Isso significa que podemos expressar ideias complexas de maneira mais detalhada e precisa do que em muitas outras línguas." (3 - 5 minutos)

Desenvolvimento (20 - 25 minutos)

  1. Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos)

    1.1. Definição de Conjunções Subordinativas e Orações Subordinadas Substantivas (3 - 4 minutos) - O professor deve explicar que as conjunções subordinativas são termos que ligam duas orações, fazendo com que uma delas (a oração subordinada) dependa da outra (a oração principal). - Deve ressaltar que as orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem a função de substantivo na oração, podendo ser de diferentes tipos (subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, predicativas e completivas nominais).

    1.2. Tipos de Conjunções Subordinativas (3 - 4 minutos) - O professor deve apresentar os dois tipos de conjunções subordinativas: as integrantes e as adverbiais. - Explicar que as conjunções subordinativas integrantes iniciam as orações subordinadas substantivas e as conjunções subordinativas adverbiais iniciam as orações subordinadas adverbiais.

    1.3. Uso das Conjunções Subordinativas e Orações Subordinadas Substantivas (2 - 3 minutos) - O professor deve exemplificar o uso de cada tipo de conjunção e de cada tipo de oração, utilizando frases simples e depois transformando-as em frases complexas. - Deve explicar que o uso correto das conjunções e das orações contribui para a coesão e coerência do texto.

    1.4. Exercícios de Fixação (2 - 3 minutos) - O professor deve propor alguns exercícios simples para que os alunos identifiquem as conjunções e as orações em diferentes contextos.

  2. Resolução de Dúvidas (5 - 7 minutos)

    • O professor deve abrir espaço para que os alunos esclareçam suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado.
    • Deve incentivar a participação de todos, perguntando se há alguma dúvida específica ou se alguém gostaria de compartilhar uma observação sobre o tema.
  3. Prática Orientada (5 - 6 minutos)

    • O professor deve propor que os alunos formem duplas ou pequenos grupos e elaborem frases complexas, utilizando as conjunções e orações subordinadas substantivas.
    • Deve circular pela sala, auxiliando e corrigindo as produções dos alunos.
    • Após a atividade, o professor deve selecionar algumas frases para serem analisadas em conjunto, ressaltando o uso correto das conjunções e das orações.

Ao final deste estágio, os alunos devem ter adquirido um conhecimento sólido sobre o uso das conjunções subordinativas e das orações subordinadas substantivas, serem capazes de identificá-las em diferentes contextos e de utilizá-las corretamente na produção de textos. Além disso, devem ter suas dúvidas esclarecidas e terem tido a oportunidade de praticar o que foi aprendido.

Retorno (10 - 12 minutos)

  1. Revisão dos Conceitos (3 - 4 minutos)

    • O professor deve iniciar o Retorno revendo os conceitos fundamentais discutidos durante a aula, como a definição de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas, os diferentes tipos de conjunções e orações, e a correta utilização desses elementos na formação de frases complexas.
    • Deve fazer perguntas abertas para os alunos, estimulando-os a recapitular o que foi aprendido. Por exemplo: "Como vocês definiriam conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas com suas próprias palavras?", "Quais são os tipos de conjunções que aprendemos hoje e quando cada uma delas é usada?", "Como podemos identificar uma oração subordinada substantiva em um texto?".
  2. Conexão entre Teoria e Prática (3 - 4 minutos)

    • O professor deve destacar como a aula conectou a teoria (os conceitos e regras gramaticais) com a prática (a aplicação desses conceitos na produção de frases e textos).
    • Pode ressaltar que, ao entender e saber utilizar as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas, os alunos estão mais preparados para produzir textos coesos e coerentes, habilidade essencial em diversas situações, desde a escrita acadêmica até a produção de e-mails profissionais.
    • Deve enfatizar que a prática é fundamental para a consolidação do aprendizado, e que os exercícios realizados em sala de aula são uma ótima oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam e esclarecerem suas dúvidas.
  3. Reflexão sobre a Importância do Conteúdo (2 - 3 minutos)

    • O professor deve estimular os alunos a refletirem sobre a importância do conteúdo aprendido para o seu dia a dia.
    • Pode fazer perguntas como: "Vocês conseguem identificar situações em que as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas são usadas, seja em textos que leem, seja em textos que escrevem?", "Como vocês acham que o conhecimento sobre esses elementos da língua portuguesa pode contribuir para a melhoria das suas habilidades de leitura e escrita?".
    • Deve ressaltar que, ao conhecer e saber utilizar esses elementos, os alunos se tornam leitores mais críticos e eficientes, capazes de compreender com mais profundidade os textos que leem, e escritores mais competentes, capazes de expressar suas ideias de maneira clara e organizada.
  4. Feedback e Orientação para Estudos Futuros (1 - 2 minutos)

    • O professor deve encerrar o Retorno fornecendo feedback sobre o desempenho dos alunos durante a aula e orientações para estudos futuros.
    • Pode elogiar a participação ativa dos alunos, a qualidade das perguntas e observações feitas, e o esforço demonstrado durante as atividades práticas.
    • Deve também sugerir materiais de estudo complementares, como livros, sites e vídeos que abordem o tema de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas de maneira mais aprofundada. Além disso, pode recomendar que os alunos pratiquem o que aprenderam, produzindo mais textos que façam uso desses elementos.

Conclusão (5 - 7 minutos)

  1. Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)

    • O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas, os diferentes tipos de conjunções e orações, e o uso correto desses elementos na formação de frases complexas.
    • Deve destacar a importância de entender a estrutura e o uso desses elementos para a produção de textos coesos e coerentes, e para a interpretação de textos complexos.
  2. Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)

    • O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (os conceitos e regras gramaticais) com a prática (a aplicação desses conceitos na produção de frases e textos) e com as aplicações (a importância desses conceitos para a produção e interpretação de textos).
    • Deve ressaltar que, ao entender e saber utilizar as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas, os alunos estão mais preparados para produzir textos coesos e coerentes, habilidade essencial em diversas situações, desde a escrita acadêmica até a produção de e-mails profissionais.
    • Deve ainda enfatizar que a prática é fundamental para a consolidação do aprendizado, e que os exercícios realizados em sala de aula são uma ótima oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam e esclarecerem suas dúvidas.
  3. Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos)

    • O professor deve sugerir materiais de estudo complementares, como livros, sites e vídeos que abordem o tema de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas de maneira mais aprofundada.
    • Pode também recomendar que os alunos pratiquem o que aprenderam, produzindo mais textos que façam uso desses elementos.
  4. Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)

    • O professor deve finalizar a aula destacando a importância do conteúdo apresentado para o dia a dia dos alunos.
    • Pode explicar que, ao conhecer e saber utilizar esses elementos, os alunos se tornam leitores mais críticos e eficientes, capazes de compreender com mais profundidade os textos que leem, e escritores mais competentes, capazes de expressar suas ideias de maneira clara e organizada.
    • Deve também ressaltar que o domínio desses elementos contribui para a melhoria das habilidades de comunicação dos alunos, tanto na esfera acadêmica quanto na profissional.
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