Objetivos (5 - 7 minutos)
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Compreender a estrutura e o uso das conjunções subordinativas em frases complexas.
- Identificar as diferentes conjunções subordinativas e suas funções.
- Diferenciar o uso das conjunções subordinativas de outros tipos de conjunções.
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Analisar o período composto por subordinação e as orações subordinadas substantivas.
- Identificar as orações subordinadas substantivas em um período composto.
- Compreender a função das orações subordinadas substantivas dentro de um período composto.
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Praticar o uso das conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas na produção de textos.
- Aplicar o conhecimento adquirido na produção escrita de frases e textos.
- Revisar e corrigir textos produzidos, identificando a correta utilização das conjunções subordinativas e das orações subordinadas substantivas.
Objetivos Secundários:
- Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos.
- Melhorar a capacidade de expressão escrita.
- Promover a compreensão da estrutura gramatical da língua portuguesa.
Introdução (10 - 15 minutos)
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Revisão de Conteúdos Prévios: O professor deve começar a aula revisando brevemente os conceitos de orações e frases, tipos de frases (simples e compostas) e a função das conjunções coordenativas. Essa revisão é essencial para que os alunos possam entender e relacionar o novo conteúdo que será apresentado. (3 - 5 minutos)
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Situações Problema: O professor pode apresentar duas situações problema para despertar o interesse dos alunos:
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Situação 1: "Como podemos expressar ideias complexas de maneira clara e organizada em um texto?" Esta situação problema destaca a importância de entender a estrutura das frases complexas, que é onde as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas são usadas.
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Situação 2: "Como podemos melhorar a estrutura e a fluidez de nossas redações?" Esta situação problema ressalta a relevância de conhecer e utilizar corretamente as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas na escrita. (5 - 7 minutos)
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Contextualização: O professor deve contextualizar a importância do assunto, explicando que o uso correto das conjunções subordinativas e das orações subordinadas substantivas contribui para a construção de textos mais coesos e coerentes. Além disso, pode mencionar que esses elementos são frequentemente utilizados em textos literários, acadêmicos e profissionais. (2 - 3 minutos)
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Introdução ao Tópico: O professor deve introduzir o tópico de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas, explicando que esses são elementos essenciais para a formação de frases complexas, que são comumente usadas na língua portuguesa. Para despertar o interesse dos alunos, pode compartilhar algumas curiosidades, como:
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Curiosidade 1: "Você sabia que a língua portuguesa tem mais de 70 conjunções subordinativas? Apesar de usarmos apenas algumas no dia a dia, é importante conhecermos todas para termos um domínio completo da língua."
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Curiosidade 2: "Você sabia que a língua portuguesa é uma das poucas línguas do mundo que possui orações subordinadas substantivas? Isso significa que podemos expressar ideias complexas de maneira mais detalhada e precisa do que em muitas outras línguas." (3 - 5 minutos)
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Desenvolvimento (20 - 25 minutos)
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Apresentação da Teoria (10 - 12 minutos)
1.1. Definição de Conjunções Subordinativas e Orações Subordinadas Substantivas (3 - 4 minutos) - O professor deve explicar que as conjunções subordinativas são termos que ligam duas orações, fazendo com que uma delas (a oração subordinada) dependa da outra (a oração principal). - Deve ressaltar que as orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem a função de substantivo na oração, podendo ser de diferentes tipos (subjetivas, objetivas diretas, objetivas indiretas, predicativas e completivas nominais).
1.2. Tipos de Conjunções Subordinativas (3 - 4 minutos) - O professor deve apresentar os dois tipos de conjunções subordinativas: as integrantes e as adverbiais. - Explicar que as conjunções subordinativas integrantes iniciam as orações subordinadas substantivas e as conjunções subordinativas adverbiais iniciam as orações subordinadas adverbiais.
1.3. Uso das Conjunções Subordinativas e Orações Subordinadas Substantivas (2 - 3 minutos) - O professor deve exemplificar o uso de cada tipo de conjunção e de cada tipo de oração, utilizando frases simples e depois transformando-as em frases complexas. - Deve explicar que o uso correto das conjunções e das orações contribui para a coesão e coerência do texto.
1.4. Exercícios de Fixação (2 - 3 minutos) - O professor deve propor alguns exercícios simples para que os alunos identifiquem as conjunções e as orações em diferentes contextos.
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Resolução de Dúvidas (5 - 7 minutos)
- O professor deve abrir espaço para que os alunos esclareçam suas dúvidas sobre o conteúdo apresentado.
- Deve incentivar a participação de todos, perguntando se há alguma dúvida específica ou se alguém gostaria de compartilhar uma observação sobre o tema.
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Prática Orientada (5 - 6 minutos)
- O professor deve propor que os alunos formem duplas ou pequenos grupos e elaborem frases complexas, utilizando as conjunções e orações subordinadas substantivas.
- Deve circular pela sala, auxiliando e corrigindo as produções dos alunos.
- Após a atividade, o professor deve selecionar algumas frases para serem analisadas em conjunto, ressaltando o uso correto das conjunções e das orações.
Ao final deste estágio, os alunos devem ter adquirido um conhecimento sólido sobre o uso das conjunções subordinativas e das orações subordinadas substantivas, serem capazes de identificá-las em diferentes contextos e de utilizá-las corretamente na produção de textos. Além disso, devem ter suas dúvidas esclarecidas e terem tido a oportunidade de praticar o que foi aprendido.
Retorno (10 - 12 minutos)
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Revisão dos Conceitos (3 - 4 minutos)
- O professor deve iniciar o Retorno revendo os conceitos fundamentais discutidos durante a aula, como a definição de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas, os diferentes tipos de conjunções e orações, e a correta utilização desses elementos na formação de frases complexas.
- Deve fazer perguntas abertas para os alunos, estimulando-os a recapitular o que foi aprendido. Por exemplo: "Como vocês definiriam conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas com suas próprias palavras?", "Quais são os tipos de conjunções que aprendemos hoje e quando cada uma delas é usada?", "Como podemos identificar uma oração subordinada substantiva em um texto?".
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Conexão entre Teoria e Prática (3 - 4 minutos)
- O professor deve destacar como a aula conectou a teoria (os conceitos e regras gramaticais) com a prática (a aplicação desses conceitos na produção de frases e textos).
- Pode ressaltar que, ao entender e saber utilizar as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas, os alunos estão mais preparados para produzir textos coesos e coerentes, habilidade essencial em diversas situações, desde a escrita acadêmica até a produção de e-mails profissionais.
- Deve enfatizar que a prática é fundamental para a consolidação do aprendizado, e que os exercícios realizados em sala de aula são uma ótima oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam e esclarecerem suas dúvidas.
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Reflexão sobre a Importância do Conteúdo (2 - 3 minutos)
- O professor deve estimular os alunos a refletirem sobre a importância do conteúdo aprendido para o seu dia a dia.
- Pode fazer perguntas como: "Vocês conseguem identificar situações em que as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas são usadas, seja em textos que leem, seja em textos que escrevem?", "Como vocês acham que o conhecimento sobre esses elementos da língua portuguesa pode contribuir para a melhoria das suas habilidades de leitura e escrita?".
- Deve ressaltar que, ao conhecer e saber utilizar esses elementos, os alunos se tornam leitores mais críticos e eficientes, capazes de compreender com mais profundidade os textos que leem, e escritores mais competentes, capazes de expressar suas ideias de maneira clara e organizada.
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Feedback e Orientação para Estudos Futuros (1 - 2 minutos)
- O professor deve encerrar o Retorno fornecendo feedback sobre o desempenho dos alunos durante a aula e orientações para estudos futuros.
- Pode elogiar a participação ativa dos alunos, a qualidade das perguntas e observações feitas, e o esforço demonstrado durante as atividades práticas.
- Deve também sugerir materiais de estudo complementares, como livros, sites e vídeos que abordem o tema de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas de maneira mais aprofundada. Além disso, pode recomendar que os alunos pratiquem o que aprenderam, produzindo mais textos que façam uso desses elementos.
Conclusão (5 - 7 minutos)
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Resumo dos Conteúdos (2 - 3 minutos)
- O professor deve recapitular os principais pontos abordados durante a aula, reforçando a definição de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas, os diferentes tipos de conjunções e orações, e o uso correto desses elementos na formação de frases complexas.
- Deve destacar a importância de entender a estrutura e o uso desses elementos para a produção de textos coesos e coerentes, e para a interpretação de textos complexos.
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Conexão entre Teoria, Prática e Aplicações (1 - 2 minutos)
- O professor deve explicar como a aula conectou a teoria (os conceitos e regras gramaticais) com a prática (a aplicação desses conceitos na produção de frases e textos) e com as aplicações (a importância desses conceitos para a produção e interpretação de textos).
- Deve ressaltar que, ao entender e saber utilizar as conjunções subordinativas e as orações subordinadas substantivas, os alunos estão mais preparados para produzir textos coesos e coerentes, habilidade essencial em diversas situações, desde a escrita acadêmica até a produção de e-mails profissionais.
- Deve ainda enfatizar que a prática é fundamental para a consolidação do aprendizado, e que os exercícios realizados em sala de aula são uma ótima oportunidade para os alunos aplicarem o que aprenderam e esclarecerem suas dúvidas.
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Sugestão de Materiais Extras (1 - 2 minutos)
- O professor deve sugerir materiais de estudo complementares, como livros, sites e vídeos que abordem o tema de conjunções subordinativas e orações subordinadas substantivas de maneira mais aprofundada.
- Pode também recomendar que os alunos pratiquem o que aprenderam, produzindo mais textos que façam uso desses elementos.
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Importância do Assunto para o Dia a Dia (1 minuto)
- O professor deve finalizar a aula destacando a importância do conteúdo apresentado para o dia a dia dos alunos.
- Pode explicar que, ao conhecer e saber utilizar esses elementos, os alunos se tornam leitores mais críticos e eficientes, capazes de compreender com mais profundidade os textos que leem, e escritores mais competentes, capazes de expressar suas ideias de maneira clara e organizada.
- Deve também ressaltar que o domínio desses elementos contribui para a melhoria das habilidades de comunicação dos alunos, tanto na esfera acadêmica quanto na profissional.